28.4.09

Memórias do Design Brasileiro

No próximo dia 05 de maio às 19:00h, será lançado o livro “Memórias do Design Brasileiro”, de Ethel Leon, na livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

A jornalista e pesquisadora do design, editora de Agitprop, atualizou e reuniu neste volume perfis jornalísticos publicados originalmente em outros veículos de comunicação entre 1989 e 2008.

São 12 os perfilados: Alexandre Wollner, Cauduro&Martino, Emilie Chamie, Estella Aronis, Jorge Zalszupin, Livio Levi, Manoel Coelho, Michel Arnoult, Milly Teperman, Pietro Maria Bardi, Ruben Martins e Zanine Caldas. Desse modo, o livro conforma um panorama da atuação de nomes importantes do design gráfico, de produtos, de escolas entre os anos 1950 e 1990.

No entanto, como a própria autora afirma: “... essa galeria está longe de ser completa. São muitos os nomes que precisam ser estudados, são muitos os desenhos a ser reunidos, os produtos a ser catalogados, fotografados, guardados. Há muito que fazer para que a memória não se torne o fantasma que nos persegue porque dela não tomamos conhecimento”.

Lançamento de livro:
Memórias do Design Brasileiro
Autora: Ethel Leon
Editora: SENAC-SP
200p.
ISBN 978-85-7359-812-4

MATÉRIA PUBLICADA POR AGITPROP

III Encontro de Comunicação e Marketing da ESPM reunirá nomes importantes do mercado publicitário

O III Encontro de Comunicação e Marketing da ESPM reunirá renomados profissionais da área publicitária, como o Diretor de Novos Negócios e Convergência da DPZ, Paulo Voltolino, o sócio e diretor de criação da Tribo Interactive, Raul Órfão e a vice-presidente de planejamento da Leo Burnett no Brasil, Ana Paula Cortat. O Encontro terá como tema: “Comunicação e Consumo na Sociedade do Acesso”, e acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, na ESPM.

Os empresários Paulo Voltolino e Raul Órfão estarão presentes no primeiro dia do evento, 5 de maio, terça-feira, às 14h30, como debatedores do painel “A experiência como paradigma do produto”, mediado pelo professor e membro do Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing da ESPM (CAEPM), Vladimir Safatle.

No segundo dia do Encontro, 6 de maio, quarta-feira, às 9h30, o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Laymert Garcia dos Santos, apresentará a Conferência “O consumo do imaterial”. Na sequência, a vice-presidente de planejamento da Leo Burnett e o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Jean Charles Jacques Zozzoli, levantarão questões a partir da visão do mercado e da academia, abrindo para debate dos participantes.

O objetivo do III Encontro é discutir as dinâmicas atuais da cultura de consumo, sobretudo a “desmaterialização” do produto, ou seja, produtos que são “bens imateriais”, fenômeno que tem ocorrido na indústria da cultura e da informação. Durante o evento haverá conferências, painéis de debate e sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos.

Aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site www.espm.br/encontroespm.

Mais informações no telefone (11) 5085-4500.

III Encontro de Comunicação e Marketing do CAEPM
Data: 5 e 6 de maio de 2009 (terça e quarta-feira)
Local: ESPM – Campus Prof. Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
Mais informações: www.espm.br/encontroespm
Telefone: 11-5085-4600

ESPM recebe o designer Lincoln Seragini

Convicto e autor da frase "O executivo deverá aprender gestão de design como o designer deverá aprender gestão de negócios", a ESPM recebe amanhã, 29 de abril, às 19h30, Lincoln Seragini um dos principais nomes da área - para discutir o tema "Design Innovation: revolução nos negócios e na escola", com o objetivo de mostrar aos participantes a visibilidade e a evolução que o Design vem conquistando ao longo dos anos.

Seragini vai abordar as principais tendências no setor, o design como ferramenta estratégica nas empresas, sua função agregada ao conceito de experiência do consumidor com a marca, e a evolução do setor no mundo dos negócios. Além disso, sinalizará a contribuição no processo de gestão da inovação, e a importância de ensinar aos futuros profissionais os fundamentos do design innovation. Atualmente Lincoln Seragini é diretor de educação do Retail Design Institute - Brazil (RDI) e membro do Conselho Gestor do Design Brasil.

Para a professora de Assuntos Emergentes em Design e Marketing da ESPM, Gisela Schulzinger, a área é promissora e a participação do design em grandes eventos como o Festival Publicitário de Cannes só vem reforçar a credibilidade do setor junto às empresas. "O design cresceu muito e ganhou força no Brasil nos últimos tempos, de tal forma que hoje grandes multinacionais criaram diretorias específicas para discutir estratégias incluindo o setor", explica.

A palestra é gratuita e aberta somente para alunos da ESPM. Mais informações pelo site www.espm.br ou pelo telefone (11) 5085-4600.

Informações: Design Innovation: revolução nos negócios e na escola
Data: 29 de abril de 2009 - quarta-feira
Horário: 19h30
ESPM - Campus Profº Francisco Gracioso
Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana
Auditório Renato Castelo Branco
Aberta para os alunos da ESPM
Realização: Diretoria de Graduação

Empreendorargh!

O Projeto Empreendorargh! é uma iniciativa de pesquisa & ensino itinerante criada em 2005 que leva aos designers noções sobre o mercado profissional e conceitos da administração, discutindo casos reais de indústrias e empresas da área bem (ou mal) sucedidas nos 15 estados brasileiros já visitados.

O que você verá:
- Como cobrar por um trabalho
- Negociando com clientes
- Montando uma empresa de design
- Sobrevivendo de design no Brasil (sim, é possível)
- O que se procura nos candidatos a empregos de design
- O mercado de trabalho em Recife X o resto do país
- Depoimentos dos empreendedores do design nacional

Ministrante:
Luis Fernando Pizzani - Designer de produtos pela PUCPR, pós-graduado em Gestão de negócios pelo IBMEC e coordenador geral do Projeto Empreendedorargh! há três anos.

de 14 a 16 de maio
AESO - Olinda

25% de desconto para inscrições antecipadas até sexta 08/maio ou participantes da palestra gratuita na AESO, na segunda dia 11 às 11hs

Inscrições via depósito e informações:
www.empreendedorargh.com.br