20.5.09

Aché Laboratórios renova embalagens



O Aché Laboratórios apresenta em maio, nas farmácias de todo o Brasil, suas novas embalagens., O projeto gráfico, conduzido pela agência M Design, fortaleceu a presença e a qualidade do Aché, valorizando as marcas dos produtos e da empresa.

A reformulação dos grafismos e alinhamento visual das centenas de embalagens compreendeu todos os medicamentos do Aché: sob prescrição médica, MIP (medicamentos isentos de prescrição), fitoterápicos e genéricos, comercializados sobre a marca Biosintética, que também foi modernizada e posicionada no topo das embalagens, em lugar de destaque. Os novos padrões unificaram caixas, rótulos, bisnagas, embalagens de vidro, amostra grátis, bulas e blisters.

Foram adotadas regras de diagramação e paletas exclusivas de cores que viabilizaram uma unidade entre os produtos e organizaram e hierarquizaram informações essenciais tais como: dosagens, princípios ativos, concentração, quantidades e prescrições, entre outros, numa sintonia com a assinatura de qualidade, confiança e segurança do Aché. “As novas embalagens estão mais práticas e funcionais, pois ressaltam, de maneira clara e objetiva, as informações necessárias aos consumidores e aos profissionais da saúde”, explica Vânia Nogueira Machado, diretora Comercial do Aché.

O fundo magenta, cor tradicional do fabricante, foi adotado como unidade dominante na comunicação. Sobre esta, uma testeira metrizada por um arco branco sintetiza, ao lado da marca Aché, um movimento ascendente de avanço, como se apontasse o futuro, num traço de modernidade. A cor garantiu maior visibilidade da marca e se faz clara, objetiva e inconfundível no pdv. “O design das novas embalagens revela características da nossa marca das quais nos orgulhamos e perseguimos: crescimento, amplitude e maior presença do Aché nos pontos de venda, horizonte para os colaboradores, futuro para a empresa e grandeza para enfrentar e superar desafios”, afirma Vânia.

“O impacto é sensível ao se visualizar nas prateleiras o paredão magenta dos produtos Aché e a realização prova que performance e estética podem andar de mãos dadas e dentro das normas regulatórias do setor”, comenta Renato Nishimura, diretor de criação da M Design.

Sobre o Aché Laboratórios
O Aché é uma empresa 100% brasileira, com mais de 40 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com dois complexos industriais, um em sua sede, em Guarulhos (SP), e outro em São Paulo (SP), mais de 3.000 colaboradores e uma das maiores forças de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com mais de 210 marcas e 500 apresentações entre medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição). No mercado internacional, exporta para 12 países da América do Norte, América Latina e África. Em 2008, o Aché registrou receita operacional bruta de mais R$ 1,9 bilhão.

Ficha Técnica Profissional:
Direção de Criação: Tadeu Matsumoto e Renato Nishimura
Criação: Renato Aota e Renato Nishimura
Atendimento: Tadeu Matsumoto
Produção Gráfica: Rachel Simões
Gerente de Comunicação: Márcia Tedesco Dal Secco

www.mdesign.art.br

Em ação pioneira no Brasil, Mars inclui GDA nas embalagens de chocolate



Pela primeira vez no mercado brasileiro de chocolate, um fabricante colocará na parte frontal dos produtos suas informações calóricas (Kcal). A iniciativa, pioneira da Mars, é parte de uma ação de comunicação voltada à saúde e nutrição das pessoas. “Reflete nossa preocupação com o bem estar dos consumidores e reafirma nosso compromisso em Saúde e Nutrição”, destaca Filipe Ferreira, presidente Mars Chocolate América Latina. O primeiro produto, com a embalagem modificada, que chegará aos consumidores será o M&M’s Tubo em julho. Até o final do ano, todas as marcas de chocolate da Mars terão as devidas modificações.

Na Mars as informações nutricionais são chamadas de GDA - Guideline Daily Amounts. GDA é a referência nutricional da composição dos ingredientes dos produtos. Uma maneira de comunicar o consumo médio de calorias, gorduras, gorduras saturadas, sódio e açúcar existente nos chocolates. Em português, a sigla GDA é traduzida para VDR - Valor Diário de Referência. O GDA auxiliará os consumidores da Mars a comparar a quantidade oferecida de nutrientes na alimentação desejada com a quantidade recomendada para o consumo diário específico de cada um.

A diferença entre a colocação nutricional dos ingredientes dos chocolates da Mars para seus concorrentes, passa pelo fato dessas informações virem estampadas na parte frontal (Kcal) e posterior das embalagens (gorduras, sódio e açúcar), por meio de uma comunicação amigável, clara, de fácil entendimento.

É importante destacar que o GDA foi criado para proporcionar informação transparente aos consumidores e, a partir daí, cada um buscar a alimentação mais adequada para sua vida. O GDA não é uma maneira de dizer como as pessoas devem se alimentar. A meta da Mars é apoiar os seus consumidores a uma dieta balanceada. Com a iniciativa, a Mars é a primeira indústria de confeitos e alimentos a anunciar, globalmente, que usaria o GDA em todas as embalagens novas de seus produtos a partir do final do terceiro trimestre de 2009.

O GDA surgiu na Grã-Bretanha em 2006. Para desenvolvê-lo, a Mars conduziu pesquisas em conjunto com indústria alimentícia, governo, organizações de defesa do consumidor e nutricionistas. Com os resultados, o conceito foi incorporado às embalagens dos produtos da empresa. A Mars já implementou o GDA na Austrália Europa, México e mercado americano. O mercado brasileiro, na América Latina, é o segundo a receber o GDA. O primeiro foi o México.

Fernando Chamarelli Viracocha



Fernando Chamarelli é designer gráfico, ilustrador e artista plástico autodidata. Por viver em um país multicultural e de contrastes, mescla diferentes linguagens e influências em seus trabalhos.

Assim como um mosaico, elementos geométricos, formas orgânicas e linhas harmônicas unem símbolos, lendas, filosofias, costumes e religiões de civilizações antigas e modernas.

Dentro desta diversidade destacam-se a forte influência da cultura popular brasileira e da arte pré-colombiana. Sua arte segue o ritmo da globalização, encurtando fronteiras e aproximando culturas.

Personagens sempre com expressões sérias vivem em diferentes realidades e aparecem em situações surreais. A música tem um papel muito importante durante suas criações.

Abretura dia 19 de maio / terça-feira das 19h30 - 22h30. Até 20 de junho
Livraira POP, rua Virgílio de Carvalho Pinto, 297, Pinheiros - São Paulo - 3081-7865.

www.livrariapop.com.br

23º Concurso do cartaz



Com número recorde de inscrições, 722, o concurso do cartaz para o Prêmio Design MCB recebeu participantes de 19 estados brasileiros, além de Espanha e Argentina. Sob a coordenação de Vicente Gil, a comissão julgadora foi integrada por Alécio Rossi, Carlos Dranger, Fábio Prata, Ronald Kapaz, Rogério Batagliesi e Paulo Moretto, que selecionaram 7 cartazes para participar da exposição do 23º Prêmio Design.

O MCB agradece a expressiva partipação de todos neste concurso que se fortalece a cada nova edição e desafia seus inscritos a criarem a peça gráfica que divulgará o mais tradicional prêmio de design de produto do país.

Prazo para retirada de trabalhos não selecionados: de 18 de maio a 8 de junho.

Para receber notícias sobre o Prêmio Design MCB e seu concurso de cartaz durante todo o ano, com lembretes sobre os processos de inscrição e todas as informações necessárias, siga o Prêmio no twitter, pelo endereço: www.twitter.com/mcbpremiodesign.

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