21.5.08

Design catarinense ganha o mundo



Nesta quarta-feira, 21, designers catarinenses estarão em Gana, África, para receber dois Oscars do design: o WorldStar. Com esta conquista, o escritório de Joinville faz história. Agora, já colecionam quarto Oscars. Ganharam nos anos anteriores com os projetos de embalagem para White Class e a embalagens de Plantas “Hemerocallis”. E este ano receberão o WorldStar pela embalagem do Whiteness Perfect e da lasanha Pastagnolli. “Esta conquista reflete nossa busca contínua pela excelência”, ressalta Marcos Sebben, designer e diretor da Design Inverso.

O WorldStar é o principal prêmio da embalagem mundial. É concedido pela World Packaging Organisation e este ano 12 embalagens nacionais foram escolhidas, duas dela da Design Inverso. Ao todo, receberão a premiação 166 embalagens de todo mundo.

A WPO é uma ONG com sede na Suécia e reconhecida em todo o mundo por sua imparcialidade. O prêmio é definido através de consenso do júri sobre a embalagem em relação a sua superioridade sobre os outros inscritos em sua categoria no quesito inovação. O júri é formado por profissionais membros-representantes das maiores instituições de embalagens de seus países de origem filiadas a WPO e um membro da IPPO - International Packaging Press Organization.

Os trabalhos foram divididos nas categorias Bebidas, Eletrônicos, Alimentos, Beleza e Cuidados Pessoais, Limpeza, Farmacêuticos, Eletroeletrônicos e Miscelânea.

Para a Associação Brasileira de Embalagens (Abre), a forte conquista brasileira comprovou a competitividade da indústria nacional e sua excelência em qualidade e criatividade, pois sendo o mercado de embalagens mundial extremamente globalizado, o comércio internacional de insumos e embalagens exige das empresas tecnologia de ponta, diferenciação e produtividade.

Sobre os vencedores
O Whiteness é um produto odontológico com função de clareador dental para uso domiciliar, comercializado nas concentrações 10 e 16%, conforme a necessidade de tratamento, em kits (cinco dosadores) e mini-kits (três dosadores). É fabricado pela FGM, maior indústria de clareadores dentais de América Latina.

O redesenho do produto privilegiou a maior exposição vertical para ganhar mais espaço no ponto de venda e no consultório odontológico. Seu desenvolvimento está em linha com as preocupações com a saúde e cuidados pessoais do consumidor moderno, em especial os que são o foco deste produto, pessoas das classes A e B. Para chegar a estes consumidores, o design privilegiou o visual clean, usando transparência e aplicação de verniz sobre pp, apoiando a visualização do produto e do kit com dosador e moldeira em seu interior.

A embalagem para Lasanha Pastagnolli está diretamente ligada ao ritmo de vida moderno. A empresa precisava desenvolver uma embalagem para este novo consumidor – com pouco tempo para refeições e adepto de pratos rápidos e práticos, sem elaborações complicadas.

Para atender a esta demanda foi desenvolvida uma embalagem de 600 gramas para lasanha e com possibilidade de ir direto ao microondas. Apesar de desejar um produto prático para consumo rápido em casa ou no trabalho, há desejo de comprar alimentos saudáveis, tradicionais e com método de preparo que remetam as referências passadas, de comida caseira.

A utilização de imagem diferenciada para cada sabor reforça o apetit appeal e facilitar a escolha no ponto de venda. Focada no consumidor single, ávido por conveniência, a Lasanha Pastagnolli necessitava de uma embalagem que tivesse na praticidade um de seus pontos fortes. A embalagem anterior, de alumínio revestida por um saco plástico, tinha imagem caseira. O objetivo da empresa era criar uma embalagem moderna, que transmitisse a idéia de tradicionalismo, sem abrir mão do conceito de comida caseira.

Foi desenvolvida uma embalagem de papel-cartão que pode ir direto ao microondas. Para atender às necessidades de produção da empresa e visando a consciência ambiental, o produto não necessita de embalagem secundária e o processo de montagem é simplificado, dependendo apenas de fechamento por solda. Portanto, a nova embalagem para lasanha oferece praticidade tanto para a empresa quanto para seu consumidor.

Fonte: Acontecendo Aqui