21.9.10

Famiglia Baglione em Minas Gerais


Artistas do coletivo paulistano Famiglia Baglione se unem para a exposição coletiva “Sem Título e Sem Rótulo”, em Nova Lima, Minas Gerais

Alexandre Cruz “Sesper”, Felipe Yung “Flip”, Thais Beltrame e Herbert Baglione, da Famiglia Baglione, se juntam para apresentarem obras originais na exposição “Sem Título e Sem Rótulo”, a partir do próximo sábado, dia 25 de setembro, na Galeria Murilo Castro, em Minas Gerais.

Os artistas pertencem a uma nova geração que consegue estabelecer um diálogo com diferentes públicos, em diferentes pontos do mundo, utilizando as linguagens da pintura, da instalação, do desenho e da vídeo-arte.

Suas referências vão da cultura pop às teorias do caos e da conspiração, do punk rock ao estudo das caligrafias orientais e grandes mestres da pintura. O que conecta esses quatro artistas, além de terem a mesma faixa etária, é que todos consomem praticamente as mesmas referências, fazem parte de um momento potencializado da era da informação, além de todos terem a necessidade de expressar seu talento sem o auxílio de docentes de academias de arte. Contudo, o sentido de unidade acaba ai, pois, cada um, estabelece estilos e técnicas bastante particulares em seus trabalhos.


Essas diferenças harmônicas entre eles é perfeitamente retratada em “Sem Título e Sem Rótulo”, que fica a disposição do público até o dia 23 de outubro, na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais.


Sobre a Famiglia Baglione
Unidos em espírito, mas decididamente diferente em estilo e técnica, os cinco membros da Famiglia Baglione, com base em São Paulo, surgiram como algumas das vozes mais originais da arte contemporânea brasileira. Sob a orientação do manager William Baglione, o grupo tem participado de exposições e eventos especiais em todo o mundo.

Sobre a Galeria Murilo Castro
Localizada em Nova Lima, Minas Gerais, a Galeria Murilo Castro firma-se como ponto de encontro de artistas e colecionadores, realizando um consistente trabalho de divulgação da arte contemporânea, com exposições em Belo Horizonte e participações em feiras nacionais e internacionais.

O acervo da galeria é composto por obras de artistas consagrados e novas formas de representação de talentos emergentes. A Murilo Castro tem proporcionado e contribuído para a divulgação e incentivo dos diferentes meios da manifestação artística.

SERVIÇO
“Sem Título e Sem Rótulo”, por Alexandre Cruz “Sesper”, Felipe Yung “Flip”, Thais Beltrame e Herbert Baglione.
Onde: Galeria Murilo Castro, R. Niágara, 384, Nova Lima - MG, tel. 31 3287-0110.
Quando: 25 de setembro a 23 de outubro, segunda a sexta, das 13h às 18h, sábado das 10h às 13h. Grátis. Livre.
www.famiglia.art.br
www.murilocastro.com.br

Participação de expoentes da publicidade e cobertura online marcam o O 22º Fest’Up

Cibar Ruiz_Tônica

O 22º Fest’Up – Festival Universitário de Propaganda, promovido no último fim de semana pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), uma das mais tradicionais agremiações de publicitários da América do Sul, foi um sucesso. Mais de mil estudantes e 50 docentes de faculdades de comunicação participaram dos dois dias de evento na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), na capital paulista, que contou com 37 conferencistas.

Com palestras sobre criação, atendimento, planejamento, mídia, inovação e produção de som, cinema e filmes publicitários, importantes nomes do mercado publicitário nacional trocaram experiência e conhecimento com os participantes do festival. Entre os palestrantes, estavam Carlos Righi (Fulano Filmes), Mentor Muniz Neto (Bullet), Gal Barradas (F.Biz), Joel Severo (Rede Globo) Sergio Campanelli (MCR), Djalma Oliveira (Globosat), Flavio Rezende (DPZ e IVC), Patrícia Muratori (DM9DDB), Marcelo Passos (Africa), Marcos Araújo (Sentimental Filmes), Cibar Ruiz (Tônica), Pedro Corbett e Piu Afonseca (BorghiErh/Lowe), Rafael Carmineti (Lew’Lara\TBWA) e Marcio Beauclair (Publicis).


Pedro Corbett e Piu Afonseca_BorghiErhLowe

“Estamos vivendo uma era fantástica da publicidade. A era das grandes ideias" comentou Cibar Ruiz, diretor de criação da Tônica de Comunicação. Já sobre social media, tema de grande relevância na atualidade, a dupla de criação Pedro Corbett e Piu Afonseca, da BorghiErh/Lowe, afirmou que não adianta uma marca estar presente nas redes sociais se isso não for de forma natural.

Gal Barradas, CEO da F.biz, em sua apresentação, falou sobre o conceito moderno de marketing que hoje consiste em 'diálogo', ou seja, uma constante relação com o público. "Marca é aquilo capaz de despertar uma explosão emocional", afirmou.

Além dos bate-papos com renomados publicitários, outro ponto alto do evento foi a competição de cartazes e jingles. Este ano, o cartaz vencedor, que ilustrará a campanha do Fest’Up no ano que vem, foi produzido pela Faculdade Unimar. Já o melhor jingle foi para a Faculdade São Luiz de Jaboticabal, que teve como briefing os cinco anos da rádio BandNews FM.

Gal Barradas_F.biz

Este ano, a organização fez a cobertura online do evento pelo perfil da APP Brasil no Twitter (www.twitter.com/appbrasil), que também pode ser conferida por meio do uso da hashtag #festup.

“Hoje, o Twitter é um meio incrível de troca de informações e interação. Por isso, não podíamos deixar de utilizar essa ferramenta. O resultado foi ótimo, com centenas de tweets gerando conteúdo sobre o festival, compartilhamento de notícias e fotos e muitos novos seguidores. O balanço do evento foi, com certeza, positivo”, afirma Paulo Chueiri, presidente da APP.

Créditos | Foto: Alexandre Oliveira

INTERATIVIDARTE


Waldemar Cordeiro- A Mulher que não é BB

As obras dos artistas visuais brasileiros mais renomados da atualidade estão reunidas na exposição “Tékhne”, em cartaz no Museu de Arte Brasileira da FAAP desde o dia 14 de setembro. Amélia Toledo, Ana Maria Tavares, Anaísa Franco, Caetano Dias, Denise Agassi, Karina Dias, Lucas Bambozzi, luiz duVa, Regina Silveira, Rejane Cantoni, Leonardo Crescenti, Alexandre Rangel e Rodrigo Paglieri exibem instalações, videoinstalações, esculturas e net-art totalmente interativas e que provocam sensações e reflexões nos visitantes.

“Pedra-Luz”, de Amélia Toledo, foi recriada especialmente para a exposição e possibilita refletir sobre a relação tempo/espaço por meio de um grande espelho que projeta “paisagens” de pedras opacas, rugosas, cristalinas, transparentes, translúcidas. Os espectadores, que ficam deitados sobre um colchão, tem a possibilidade de mergulhar no imaginário colorido da artista.

Anaísa Franco apresenta Expanded-Eye (2009), escultura luminosa e interativa composta por um olho gigante transparente e suspenso que, através de uma câmera infravermelha, projeta os olhos do visitante que interagir com a obra dentro da escultura, e multiplica a quantidade de olhos a cada piscar. A artista faz um convite à expansão da visão dos seres humanos à sua própria realidade e a que o cerca.

Uma escultura cinética e imersiva denominada “Túnel” também interage com os visitantes. De autoria da dupla Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, a obra é composta de 93 pórticos que se desalinham em função da posição e da massa do corpo do ‘interator’. Ao entrar dentro dela e se posicionar próximo a uma das paredes laterais, o visitante poderá ver, por exemplo, variações na altura do piso.

Vencedora do maior e mais antigo prêmio de arte e tecnologia do mundo, o Prix Ars Electronica 2010, a obra Mobile Crash (2009), de Lucas Bambozzi, é exibida pela primeira vez no Brasil. Composta por quatro projeções que criam um ambiente sonoro e visualmente imersivo, a obra registra a destruição sistemática (através de martelos) de uma série de produtos tecnológicos, a maioria deles obsoletos, cuja sequência de loops pode ser modificada pelo público, através de gestos intuitivos como apontar para uma tela ou pelo simples caminhar em direção a obra.

A exposição, com curadoria de Denise Mattar e Christine Mello, comemora os 50 anos do MAB-FAAP e acontece simultaneamente à mostra “Memórias Reveladas”, que apresenta o processo de concepção do MAB-FAAP e homenageia os artistas, professores e alunos que contribuíram para a construção da Fundação como referência nas artes plásticas e na promoção da cultura brasileira.

Exposições "Memórias Reveladas" e "Tékhne"
Período de visitação:Tékhne: de 14/09 a 14/11
Memórias Reveladas: de 14/09 a 12/12
Horário:de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00
sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00
Local: Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas:(11) 3662-7200
ENTRADA FRANCA

Que tal ser assistente do artista urbano Florentijn Hofman?


O criativo interventor holandês estará em São Paulo para palestrar no Pixel Show e criar uma obra no meio da cidade de São Paulo. E você pode ajudá-lo nessa ação.

O Pixel Show, maior evento de criatividade do Brasil, conta em sua edição 2010 com a presença do interventor urbano holandês Florentijn Hofman, conhecido no mundo todo por sua inusitada arte.

Além de palestrar e falar sobre seu processo criativo, o artista, trazido pela Opanka, patrocinadora do evento, irá realizar uma intervenção em São Paulo, onde acontece o encontro, e você pode fazer parte da equipe que irá colocar essa ideia em prática!

Serão 10 selecionados para o cargo de assistente, que receberão uma ajuda de custo e terão a experiência de trabalhar ao lado de um dos nomes mais conceituados da arte urbana mundial.

Para isso, você precisa ter os seguintes requisitos:
- Residir em São Paulo;
- Ter fluência em inglês ou holandês
- Disponibilidade para trabalhar em turno integral de 30 de setembro a 15 de outubro (montagem da obra) e entre 18 e 19 de outubro (desmontagem da obra)
- Estar cursando universidade na área das artes visuais, arquitetura ou design.

Inscreva-se agora! www.opanka.com.br

VOLPONI desenvolve projeto gráfico de livro do Instituto Prometheus


O Instituto Prometheus, associação civil de caráter privado sem fins lucrativos que realiza estudos nas áreas ambientais, cultural, social, política e educacional, cria, pela primeira vez, um livro resultado das palestras do I Fórum Rumos da Cidadania, que aconteceu no ano passado.

O livro teve como responsável na parte de criação do projeto gráfico, capa e diagramação, a Volponi Comunicação, empresa paulistana especializada em desenvolver estratégias e ferramentas de comunicação e design para empresas diversas.

Com tiragem inicial de 3000 exemplares, o livro Rumos da Cidadania tem 100 páginas, formato 16x23 cm, e foi impresso em papel Polém 115gr.

Além da publicação da obra, o Instituto acaba de realizar o II Fórum Rumos da Cidadania "Ciência e Autonomia Nacional", que aconteceu em Campos do Jordão (SP). O evento contou também com a realização da Fundação Lia Maria Aguiar e a presença de profissionais altamente qualificados para debater sobre assuntos essenciais para o desenvolvimento científico do Brasil.

SOBRE A VOLPONI
Especializada em solucionar problemas de comunicação de empresas, a Volponi dispõe de ferramentas de marketing, publicidade e design, trabalhando de forma integrada nos três níveis da comunicação organizacional: interna, institucional e mercadológica.
www.volponionline.com.br

Design Urbano: Uma Trajetória

Heloísa Passos ministra palestra na Panamericana


No dia 23/09, às 19h, a diretora de fotografia e cinema Heloísa Passos ministra palestra na Panamericana Escola de Arte e Design, sede Groenlândia (rua Groenlândia, 77 – São Paulo, SP). A participação é gratuita. Os interessados devem se inscrever pelo site palestra@escola-panamericana.com.br

Heloisa é curitibana e estudou sociologia na Universidade Federal do Paraná e fotografia na Câmera Work, em Londres. Desde 1996 trabalha como diretora de fotografia e foi premiada em diversos festivais como melhor direção de fotografia em curta metragem, entre eles: Gramado, Cine Ceará, Miami e Jornada da Bahia. Em 2007 recebeu o prêmio de Excelência Cinematográfica no Sundance Film Festival pelo longa metragem “Manda Bala” de Jason Kohn. Como diretora de fotografia em longa metragem assina os seguintes filmes: “Mulheres do Brasil” de Malu de Martino, “Meninas” de Sandra Werneck, “KFZ-1348” de Gabriel Marcaro e Marcelo Pedroso e “Manda Bala” de Jason Kohn. Fotografou a instalação “Ah, Se tudo fosse sempre assim” de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes para26Ëš Bienal de São Paulo (2004). Como diretora, assina os filmes: “Do Tempo Que Eu Comia Pipoca” (2001), “Viva Volta” (2005), “Caminho da Escola Paraná” (2006) e Osório (2008). É membro da Associação Brasileira de Cinematografia e faz parte da Sambaphoto, agência de fotografia. Em 2006 lançou o livro de fotografias “Desdobramento”.

NEOGAMA/BBH reforça sua equipe


A NEOGAMA/BBH acaba de contratar reforços para as áreas de Atendimento, Mídia e RTV. Na Mídia, as novidades são o supervisor de Pesquisa de Mídia Edison Tamashiro (ex- Young & Rubicam) e o coordenador de mídia para Bradesco Fabio Ribeiro (ex- JWT). Com passagem pela Almap BBDO, Edison já atendeu Ambev, Colgate Palmolive, Danone, LG e Perdigão. Já Fabio, que também passou pela Almap BBDO, trabalhou com Bayer, Cadbury Adams, Johnson&Johnson, Rolex e Volkswagen. Amanda Limberte (ex- Lew’Lara\TBWA) é a nova assistente de Atendimento para a conta de varejo de Renault. Em sua trajetória profissional, ela atendeu Camargo Corrêa, Sabesp e Shopping Jardim Sul. No RTV, a nova contratada é Mel Duarte (ex- Globo), que irá trabalhar com clientes da América Latina como assistente de Produção Internacional.