15.8.11

Filme da F/Nazca para Nike está na revista Shots de agosto



O filme Antes e Depois, criado pela F/Nazca para a Nike, foi selecionado para a edição 130 da revista Shots.

Veiculado em junho de 2011, o filme faz uma homenagem ao jogador Ronaldo em seu jogo de despedida no amistoso da Seleção Brasileira. A peça mostra que o jogador foi capaz de dividir o universo do futebol em duas eras: antes e depois de Ronaldo. Em 60’’ vemos os diferenciais do Fenômeno, como seu estilo de jogo rápido e a técnica, que influenciaram milhares de novos jogadores e fãs, gerando uma visibilidade sem precedentes no futebol brasileiro.

Assinam a criação Eduardo Lima, João Linneu e Theo Rocha, com direção de criação de Fabio Fernandes, Eduardo Lima e Theo Rocha.


Ficha Técnica:

Cliente: Nike
Título: Antes e Depois
Produto: Futebol
Especificação: Produção de filme
Direção De Criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima / Theo Rocha
Criação: Eduardo Lima / João Linneu / Theo Rocha
Head of Art: João Linneu
Rtvc: Adriano Costa/ Marcio Leitão
Atendimento: Marcello Penna / Saulo Sanchez / Camila Hamaoui
Mídia: Lica Bueno / Sandro Cachiello / Bruno Storace
Planejamento: José Porto / Utymo Oliveira
Produtora: Ioiô Filmes
Direção: Jones e Tino
Direção de Fotografia: Andre Faccioli
Pós Produção: Tribbo Post
Animação: Fernando Lanças
Ilustração: André Maciel
Montagem: Ricardo Jones/ Marcio Leitão
Finalização: Marcio Leitão
Atendimento: Lu Novelli
Produtora Áudio: Satélite
Produtor/Maestro: Música do Barbatuques "Baianá" editada pela equipe satélite
Aprovação/Cliente: Tiago Pinto / Guilherme Glezer

Telasul PDV lança concurso Ponto de Vista para criar expositor

A Telasul PDV, de Garibaldi (RS) lança o concurso Ponto de Vista. Voltado a estudantes de design e arquitetura e designers freelancers, o concurso vai premiar o melhor projeto de expositor de óculos com um iPad. Além disso, o projeto vencedor entrará na linha de acessórios da Telasul PDV.

De 12 de agosto a 21 de outubro os interessados em participar podem inscrever seus projetos através do site www.telasulpdv.com.br/pontodevista. Cada participante poderá enviar até três projetos que ficarão disponíveis em uma galeria online no site do concurso, junto com os demais projetos já cadastrados e terão a possibilidade de compartilhá-los nas redes sociais.

Terminado o período de inscrições, a Telasul PDV vai escolher, através de uma comissão julgadora, os três melhores projetos que irão a votação popular no site a partir do dia 31 de outubro. O vencedor será o autor do projeto mais votado e será conhecido no dia 30 de novembro de 2011.

Concurso Ponto de Vista | Telasul PDV

Quando: Inscrições de 12 de agosto a 21 de outubro

site www.telasulpdv.com.br/pontodevista

Museu da Casa Brasileira abriga mostra com trabalhos da primeira turma do curso de Design da USP

Funcionalidade e ousadia são a marca dos trabalhos dos doze primeiros formandos em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Sinônimo de excelência e inovação, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) agregou às suas atividades tradicionais, há pouco mais de cinco anos, o curso de graduação em Design. Um primeiro resultado dessa experiência poderá ser conferido pelo público, a partir de 18 de agosto, na exposição FAUFORMA: DESIGNERS, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. A mostra reúne trabalhos de conclusão de curso de doze integrantes da primeira turma de formandos em Design na FAU.

A ideia da exposição nasceu da importância de fomentar a reflexão sobre a formação acadêmica de profissionais de design, considerando que a criação do curso decorreu de demanda manifestada pelo mercado. Os projetos dos alunos dessa primeira turma trazem um conceito comum e original: a identidade visual é sempre pensada em função do usuário. Ou seja, o produto só faz sentido existe alguém que o coloque em prática. “Não pode haver incentivo maior do que explicitar para a comunidade FAU e para a sociedade um produto intelectual bem resolvido, extremamente criativo, com reais aplicações no mercado e útil”, afirma Marcelo de Andrade Roméro, diretor da FAUUSP.

Os trabalhos também refletem o perfil engajado dos formandos, jovens integrados aos debates e às redes culturais da época presente. Eles conseguiram manter uma produção paralela ou interativa com as atividades da graduação da USP, considerada generalista desde o início. Dessa forma, construíram uma alternativa efetiva à imagem caricata do “designer de estilos”, marcado por soluções ligeiras e formalistas.

Alguns dos temas tratados nos projetos são tradicionalmente associados ao design de produto (design de objetos como móveis e carros) ou ao design gráfico (design de livros ou de interfaces gráficas digitais), mas mesmo estes foram desenvolvidos como trabalhos que envolvem conhecimentos de ambas as áreas, a partir de uma concepção unificada do campo do design. “Os trabalhos resultantes transitam entre os universos do comunicar, educar, entreter, habitar e transportar”, afirma Priscila Farias, uma das professoras orientadoras.

A iniciativa de abrigar a exposição FAUFORMA: DESIGNERS tem um caráter simbólico para o Museu da Casa Brasileira, pioneiro na valorização e incentivo ao design brasileiro, ao criar, em 1986, o seu Prêmio Design, evento realizado, de forma ininterrupta, ao longo dos últimos 25 anos. “Apresentar o trabalho da primeira turma de bacharéis em Design da FAU cumpre a missão do museu enquanto incentivador e ator das discussões relativas ao design”, afirma Miriam Lerner, diretora geral do Museu.

O Museu da Casa Brasileira apresenta ainda uma presença marcante do design em sua agenda cultural, na forma de exposições temporárias, mesas redondas, palestras e lançamentos de livro, tendo se tornado referência nacional e internacional neste debate e reflexão. A FAUFORMA: DESIGNERS tem o apoio da Editora Blucher e da Imprensa Oficial.


Os trabalhos

1. Jogo de Xadrez para deficientes visuais, por Amanda Iyomasa - Jogo de xadrez com foco em usabilidade, cognição, segurança e portabilidade.Por poder ser utilizado tanto por pessoas com deficiência visual quanto por videntes,promove a socialização por meio do esporte e do lazer. O trabalho teve como objetivo promover a integração de pessoas com deficiência visual na sociedade por meio do esporte e do lazer, com a criação de um equipamento para o jogo de xadrez que pode ser utilizado tanto por pessoas cegas, como por pessoas videntes.

2. Sistema visual de navegação por programação e conteúdos interativos de ensino a distância da TV Escola, por André Tanaka - Interface visual do canal de ensino a distância TV Escola, que organiza e determina o fluxo de navegação do usuário dentro do sistema e apresenta aos usuários os materiais disponíveis para visualização. Projeto desenvolvido com o objetivo de unificar os conteúdos de ensino a distância da TV Escola em uma única mídia, a TV Digital, possibilitando aos usuários um acesso mais completo e intuitivo.

3. Cadeira compactável, empilhável e removível, por Cheng Yu Chen - Cadeira compactável que possui maior versatilidade de uso para locais quepermitem alternância de utilização dos móveis em um mesmo espaço.O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo estudar o mobiliário mais utilizado pelas pessoas na dia-a-dia – cadeira. A finalidade é projetar uma cadeira compacta que apresente maior versatilidade de uso e que, ao mesmo tempo, ao ser compactável e removível, garanta melhor aproveitamento de espaço.

4. Equipamento portátil para transporte de compras domésticas por usuários a pé, por Cibele Scera Lee - Equipamento composto por uma estrutura móvel metálica com suportes para sacolas de tecido, de utilização em locais internos e externos, auxiliando o transporte durante e após as compras. O transporte de compras domésticas (gêneros alimentícios, produtos para cuidados pessoais e de limpeza) por usuários a pé é uma situação do cotidiano, porém ainda não tem sido um tema muito abordado para que se desenvolvam equipamentos adequados com esta finalidade.

5. Mobiliário para estudo, descanso e armazenamento, para usuários individuais em ambientes de espaço reduzido, por Fábio Watanabe - Mobiliário para pequenos espaços usados para morar e viver. O público alvo é constituído por estudantes que moram fora de suas casas, em repúblicas, jovens adultos solteiros que vivem em quitinetes e pessoas que se encontram na situação de “nomadismo contemporâneo”, viajando pelo mundo e vivendo em locais de forma temporária.

6. Projeto gráfico para o livro infantil “A Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes, por Fernanda Ozilak - Livro “A Arca de Noé” em edição reduzida e formato de sanfona, que atrai, principalmente, crianças alfabetizadas e em processo de alfabetização. O projeto destaca a necessidade da utilização de preceitos do Design Gráfico no desenvolvimento de livros infantis.

7. Violão acústico ergonômico, por Kiyoshi Koide - Violão acústico com nova forma e novos materiais, que visa melhorar sua ergonomia e diminuir seu impacto ambiental. Este trabalho de conclusão de curso tinha como principal objetivo o projeto de um violão acústico ergonômico, pois este é um instrumento muito popular, mas seu design permanece praticamente inalterado desde o final do século XIX.

8. Curta experimental de animação: representação tridimensional digital aplicada, por Lucas de Senna - Curta de animação 3D e apresentação sobre técnicas utilizadas na área. O projeto propõe a produção de um curta de animação no qual predominem técnicas de representação tridimensional digital. Tal curta servirá como estudo de caso e base para discussão de técnicas aplicadas a soluções complexas em “3D”.

9. Website educativo voltado ao ensino da língua inglesa para crianças do ensino fundamental entre 9 a 12 anos, por Luisa Enomoto - Website que visa o ensino de inglês para crianças entre 9 e 10 anos, tendo como escopo tal aprendizado em escolas públicas. O trabalho envolve a pesquisa de métodos de ensino de inglês, importância do letramento na infância, o atual estado do ensino de inglês e informatização em escolas públicas e a relaçãoentre interfaces digitais e usuários da faixa etária atendida.

10. Embalagens para produtos saudáveis destinados ao público infantil, por Marina Alvarez - Embalagem de alimento baseado em frutas, com considerações sobre a relação pós-consumo entre criança e invólucro. A busca por uma alimentação saudável deve começar cedo, desde a infância. A embalagem criada neste trabalho mostra que frutas, verduras e legumes podem atrair o público infantil.A embalagem deve deixar produtos nutritivos mais interessantes para as crianças, direcionando sua linguagem especificamente para elas.

11. Veículo para deslocamento pendular, por Takeshi Sumi - Veículo individual destinado ao transporte da casa para o trabalho e do trabalho para casa. O projeto é um veículo individual destinado ao deslocamento pendular, ou seja, o deslocamento diário da casa ao trabalho e do trabalho a casa. O fato de ser individual é justificado pela baixa média de ocupação de veículos nos centros urbanos, frequentemente abaixo de dois passageiros. O objetivo do veículo é ter agilidade no trânsito e, ao mesmo tempo, proporcionar segurança e conforto ao usuário, não existindo atualmente no mercado nenhum modelo que preencha satisfatoriamente esses três requisitos simultaneamente.

12. Produto destinado a servir água mineral fornecida em garrafões retornáveis de 10 e 20 litros, por William Kimura - O trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de mobiliário para pequenos espaços usados para morar e viver, unindo três necessidades humanas fundamentais: o descanso, o trabalho e o armazenamento. Este trabalho tem como objetivo a proposição de um novo produto que cumpra a função de servir a água fornecida em garrafões retornáveis de 10 e 20 litros. Tais garrafões,apesar de possuírem um uso muito difundido, apresentam problemas evidentes relacionados ao seu consumo, decorrentes de deficiências tanto dos próprios garrafões (pesados, difíceis de abrir e de transportar) quanto dos produtos destinados a servi-los (em especial nas questões ergonômicas e de higiene).

FAUFORMA: DESIGNERS
Abertura: 18 de agosto
Visitação: 19 de agosto a 18 de setembro, das 10h às 18h
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Entrada Franca

Acesso a portadores de deficiência física
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
Estacionamento: de terça a sábado até 30 min. grátis, até 2 horas R$ 8,00, demais horas R$ 2,00. Domingo: preço único de R$ 15,00.
Bicicletário com 20 vagas

Centro Universitário Maria Antonia inaugura exposições


Órgão vinculado à Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP, o Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), apresenta cinco mostras individuais de artistas contemporâneos brasileiros. Entre as obras que irão compor a exposição estão os desenhos, projetos e maquetes do artista Paulo Mendes da Rocha, com curadoria de Ana Helena Curti. A mostra das pinturas de João José Costa que atendem à curadoria de Felipe Scovino. E, além desses, a instalação de Marcos Gorgatti, pinturas de Alberto Bitar e fotografias de Marina Rheingantz, que complementam o circuito artístico.


Um dos nomes em destaque da exposição, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, tem em suas obras a representatividade do modelo de Arquitetura Moderna Brasileira, sendo considerado um dos principais expoentes de uma geração de arquitetos formados na década de 50. As fotografias da jovem artista plástica Marina Rheingantz, também chamam atenção pelo seu olhar diferenciado, que busca uma interpretação particular do observador.


A exposição estará aberta para visitação até 23 de outubro. Trata-se de uma atividade gratuita que atinge públicos de todas as idades. O agendamento para realização de visitas monitoradas deverá ser realizado pelo e-mail educama@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5210.

O Centro Universitário Maria Antonia firmou-se como pólo de referência cultural na cidade de São Paulo, realizando atividades diversificadas e orientadas para uma formação abrangente. Órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, ele oferece uma programação regular de mostras de arte, concertos, cursos de especialização e de difusão, além de atividades de arte-educação. Desenvolve também seminários e debates, além de iniciativas que colaboram para a revitalização das atividades educativas e culturais da cidade, como programas específicos de capacitação para professores das redes públicas municipal e estadual.

PRCEU - A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária destaca-se por sua atuação abrangente no âmbito da Universidade. Sob coordenação da Professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o PRCEU se propõe a complementar as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas na Universidade, atuando como um canal aberto de interlocução com a sociedade, por meio de atividades específicas e independentes que estimulam o universitário a ampliar suas visões e opiniões durante o processo de formação.

SERVIÇO
Evento: Exposições no Maria Antonia
Local: CEUMA
Endereço: Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque
Data: até de outubro de 2011
Horário: terça a sexta-feira, 10hs às 21hs - sábados, domingos e feriados, 10hs às 18hs
Ingresso: entrada franca

Batavinho lança promoção “É O Bicho!” em PDVs de todo o Brasil



A Batavo, por meio do petit suisse Batavinho, presenteia o público infantil com a promoção “É O Bicho!”, que vai distribuir 600 mil brindes. A ação inicia no dia 17 de agosto e encerra no final de setembro. São miniaturas de bichinhos, disponíveis em sete cores e sete modelos diferentes – girafa, leão, elefante, cachorro, coelho, camelo e gato. Para colecionar basta comprar uma bandeja de Batavinho Morango, Morango Maxi ou Uva participante da promoção, que já traz o encarte com uma peça. “Com a ação, estimularemos o consumo de cálcio e vitaminas D, nutrientes essenciais para o fortalecimento dos ossos”, afirma Nadya Ribeiro, gerente de Trade Marketing da Unidade de Lácteos da BRF Brasil Foods.

Durante o período, promotoras da marca estarão presentes nas maiores redes de supermercado de todo o país. A comunicação foi desenvolvida pela agência Agevole e contará com material promocional em todos os PDVs.