12.12.07

Curso de design da ESPM forma a primeira turma e apresenta projetos

A ESPM São Paulo concluirá mais uma etapa em seu trajeto de excelência acadêmica ao formar, este mês, os primeiros alunos do Bacharelado em Design.

O curso, o primeiro do Brasil a contemplar a integração estratégica com a área de Marketing, teve início em 2004 propondo-se a ensinar Design Visual, abarcando o estudo dos meios impressos e digital, uma opção mais ampla na formação do estudante e mais conectada com o panorama contemporâneo.

Os primeiros projetos de conclusão de curso – os PGDs – serão apresentados entre os dias 10 e 12 de dezembro a partir das 19h30 no campus Francisco Gracioso.

Os trabalhos são estudos propositivos para empresas, onde se identificou a necessidade de uma abordagem mais aprofundada sobre design. Os alunos desenvolveram elaboradas pesquisas temáticas, estudo do segmento com o suporte metodológico, a conceituação e a busca das melhores linguagens e tecnologia para o desenvolvimento do design, em uma das áreas definidas pelo programa. Os alunos são orientados por professores-designers e seus trabalhos são submetidos à qualificação e à banca final de apresentação.

Abaixo segue a relação dos projetos:

1. Empresa colaboradora- Lecare
Tema: Design e Artesanato- da matéria prima à comunicação visual

A empresa trabalha com comercialização de artesanato e práticas de fair trade. Os estudantes desenvolveram um projeto completo de identidade visual, incluindo mídia digital.

2. Empresa colaboradora- Cotton Project
Tema: design para o lançamento de marca surfwear

A empresa, nova no mercado, decidiu investir na inovação de seus produtos por meio de um design diferenciado. Os estudantes propõem um novo design para a identidade da empresa como também para alguns de seus produtos.

3. Empresa colaboradora- Empório Moema
Tema: uma proposta de design sustentável

Os estudantes, que pretendem montar um escritório assim que se formarem, estudaram as possibilidades de trazer pilares da sustentabilidade e incorporá-los ao design. Para isso, propõem uma metodologia e desenvolvem o projeto-piloto para o Empório Moema- em redesenho de marca com desenvolvimento de embalagens que buscou adequação de materiais e custo.

4. Empresa colaboradora- Andrea by nexx
Tema: nova proposta de identidade visual para empresa do segmento joalheiro.

O projeto identificou um material de comunicação visual não compatível com o público alvo e a sofisticação do negócio, propondo um novo design para as peças de comunicação.

5. Empresa colaboradora- Doutores da Alegria
Tema: design tipográfico como recurso auxiliar na divulgação e fixação da marca.

O projeto traz o estudo de um novo alfabeto, e uma fonte gerada, a qual poderá ser usada pelos doutores da alegria em seus materiais de comunicação, como também propõe alguns pequenos jogos que podem ser explorados como recurso lúdico no tratamento das crianças.

6. Empresa colaboradora- Cosacnaify
Tema: design editorial e diversificação de produto cultural.

O projeto propõe –se a estudar detidamente a editora cosacnaify, elaborar o planejamento estratégico que contempla, na visão dos estudantes, um novo produto: uma revista cultural, com design diferenciado, arrojado e experimental, atributos da editora que vem apostando no design tanto quanto à forma quanto em conteúdo.

Fonte: ESPM

Exposição Customilk



Transformar lixo em obras de arte e expor em uma galeria! Esta é a idéia da inusitada Exposição Customilk que será inaugurada no dia 12 de dezembro, ás 19H, na Galeria Mundo Arte Global em Porto Alegre. Explorando o contexto da TOY ART – que no Brasil é eminentemente artesanal - mais de 120 nomes conhecidos das artes plásticas, música, publicidade, moda e entretenimento do Brasil e exterior foram convidados para transformar embalagens de leite em divertidos TOY´s.

A idéia, que mistura POP ART com TOY ART, vai transformar a galeria Mundo Arte Global em uma espécie de supermercado divertido onde as obras serão expostas em displays diferenciados.Para abrigar a exposição na galeria, prateleiras foram especialmente construídas com placas recicladas de embalagens longa vida da Tetra Pak, instaladas em um cenário que faz alusão a uma espécie de fazendola moderna.

Criatividade, talento e principalmente educação ambiental servem de ponto de partida para o Projeto Customilk que tem o patrocínio da Tetra Pak e é apoiado pela Escola de Design da Unisinos, sediada em Porto Alegre. A criação do evento é da Extra Studio de Criação e a Produção Executiva é de Mauren Motta.

Entre os criadores estão os artistas Carol W, Diego Medina, Trampo, Cusco, Nina Moraes, do RS, Bonga Tinta Loka e Dingos de SP , Cook Crew da Bahia, Horrate do Chile, os músicos Tonho Croco, Pancho, Malásia, Sugus, os fotografos Raul Krebs, Jean Schwarz, as agências Escala, E21, as revistas Noise, Solto etc, a Loja Pó de Estrela, Tatiana Sperahck entre tantos outros.

Além da exposição na Galeria no mês de dezembro, vão acontecer exposições itinerantes pelo litoral gaúcho no verão e workshops de reciclagem de embalagens longa vida que serão ministradas na Escola de Design da Unisinos em Março pelos artistas do Extra Studio. Depois disso, em 2008, a exposição viaja por cinco capitais brasileiras. Acesse: Mundo Arte Global

O que: Exposição Customilk
Quando: Dia 12 de dezembro ás 19h
Onde: Galeria Mundo Arte Global – Av Protásio Alves, 2876 – 51.30246130

Quanto a TOY ART
Toy Art é um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e que já é comercializado em várias lojas no mundo. Os brinquedos geralmente são produzidos em séries e criados por grafiteiros, ilustradores e artistas. Alguns, porém, se dedicam a customizar um único personagem ou uma única série. A febre da Toy Art se alastrou e virou epidemia. Não são brinquedos de criança, mas sim de adultos modernos e antenados. Os bonecos de vinil, ou brinquedos de design, tornaram-se o centro de um movimento com cultura própria, rivais, heróis e celebridades. A maioria das peças é criada por artistas do grafite de renome mundial, como o norte-americano Brian Kaws, o chinês Michael Lau ou japonês Spanky. No Brasil ainda não existem Toys fabricados e a nossa produção é totalmente artesanal.

Sobre a Mundo Arte Global
O Mundo Arte Global é um espaço ímpar na cidade de Porto Alegre onde arte, moda e música se misturam. Durante o ano de 2007 foram realizadas mais de 15 exposições de artistas nacionais e internacionais, workshops e encontros de arte. Estas ações fomentaram a arte e a cultura em Porto Alegre. Focada em arte alternativa e expressão jovem, a Mundo Arte Global lança um olhar diferenciado sobre a arte de rua, as novas tecnologias e os jovens artistas contemporâneos. Espaço livre para expressão do novo, a galeria é incentivadora da utilização de materiais reciclados como suporte para a arte.