23.3.10

II Prêmio Sebrae Minas Design

Os alunos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), do Curso de Desenho Industrial - Habilitação em Design de Produto, participam da 2ª edição do Prêmio Sebrae Minas Design. A ação estimula a criação de produtos originais e funcionais que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de polos produtivos de Minas Gerais.

Os projetos inscritos são desenvolvidos nas aulas de "Ecodesign", ministradas pelo professor e coordenador do curso de Desenho Industrial, Milton Francisco Júnior, e "Projeto de Produto", disciplina lecionada pelo professor Edison Barone. Ambos adotaram a iniciativa após uma apresentação do Sebrae. "Achei a proposta interessante para ser aplicada em sala de aula. Propus aos alunos que desenvolvessem produtos inovadores por meio de resíduos, que contemplassem o consumo consciente e o estímulo à inclusão social, sendo que o foco do nosso trabalho é voltado à responsabilidade ambiental", explica o professor Milton. Foram desenvolvidos objetos de mesa e luminárias com utilização de resíduos de ardósia, MDF - Fibra de Média Densidade e Pinus (derivados de madeira).


Desde fevereiro, os estudantes pesquisam em classe informações dos polos produtivos de Papagaios, Nova Serrana, Santa Rita do Sapucaí e Ubá, regiões contempladas com a 2ª edição do Prêmio. "Realizamos pesquisas sobre a economia, geografia, aspectos sociais e econômicos desses locais. Buscamos conhecer a realidade dos moradores e das pequenas empresas para elaborar
projetos que tragam geração de negócios e benefícios à população", acrescenta o professor Milton.

De acordo com a aluna do Curso de Desenho Industrial, Lilian Keung, 22 anos, o trabalho acadêmico baseado no Prêmio servirá para despertar a consciência ambiental e desenvolvimento de portfólio. "Para nós, estudantes, a criação de um projeto inovador pode ser o primeiro passo para o ingresso no mercado de trabalho."

Sobre o Prêmio
Estão abertas até 31 de março as inscrições para o 2º Prêmio Sebrae Minas Design para profissionais da área e estudantes de design de todo o país. A iniciativa irá premiar a criação de objetos inovadores para micro e pequenas empresas dos setores de ardósia, calçados, eletroeletrônicos e móveis de polos industriais mineiros. Outra possibilidade de participação no Prêmio são projetos que indiquem novas formas e funções para os resíduos desses setores e para a indústria da construção civil. Os seis vencedores em cada categoria - profissional e estudante - participarão de missão técnica internacional a um centro de referência em design da Europa. As inscrições podem ser feitas no site www.sebraemg.com.br/premiodesign.