27.6.11

2ª. Mostra 3M de Arte Digital



Marcelo Tas, Giselle Beiguelman, Heloisa Buarque de Hollanda, Luli Radfahrer e Gil Giardelli compõem o júri que vai escolher os dois trabalhos de estudantes brasileiros para integrar, ao lado de nomes consagrados nacionais e internacionais, a 2ª Mostra 3M de Arte Digital e o respectivo catálogo.

A participação é aberta a estudantes universitários de graduação, mestrado ou doutorado de todo o Brasil. Os interessados devem enviar as obras, até dia 15 de julho, para novostalentos@mostra3mdeartedigital.com.br, nos formatos: digital, vídeo, imagem estática a ser impressa, slide show, animação e software. Além de receber obras finais, a iniciativa incentiva também o envio de projetos ainda não executados. Os nomes escolhidos para integrar a 2º Mostra 3M de Arte Digital serão revelados no final de julho. A seleção vai avaliar a utilização inovadora de formas de expressão – internet, imagens criadas em forma digital, softwares e conceitos avançados –, além da contextualização do trabalho dentro do que existe de arte digital.

A 2º Mostra 3M de Arte Digital, que tem o patrocínio da 3M do Brasil, será realizada em setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A curadoria será de Julius Wiedemann, editor da Taschen, pesquisador dedicado à convergência entre cultura, tecnologia e comunicação. Brasileiro, estudou design e marketing, sua carreira, contudo, é internacional. Trabalhou no Japão, como diretor de arte de revistas de design e eletrônicas, no Reino Unido e atualmente reside em Colônia, na Alemanha, onde é responsável por títulos sobre mídias digitais na prestigiada editora Taschen (propaganda, internet, computação gráfica, arte, design, jogos de computador, entre outros).

Sobre o Júri

Marcelo Tas:
É jornalista e comunicador de TV. Atualmente, Tas é o âncora do programa CQC, na TV Bandeirantes e autor do “Blog do Tas”, no Terra, um dos blogs mais premiados do país. Tas já foi agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, entre eles a bolsa da Fullbright Comission, quando foi artista residente na NYU- New York University, nos Estados Unidos. Em sua trajetória está o trabalho intenso com tecnologia, com grande foco em cultura e inovação com o público jovem. Marcelo Tas é palestrante frequente em universidades e eventos de tecnologia em todo o Brasil.

Heloisa Buarque de Hollanda:
Professora Titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea/ Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ, Diretora d´O Instituto Projetos e Pesquisa e da Aeroplano Editora Consultoria Ltda bem como Curadora do Portal Literal (www.literal.com.br). Heloisa Buarque de Hollanda vem trabalhando no impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo culturais, nos últimos cinco anos, através de extensa pesquisa acadêmica.

Gil Giardelli:
É especialista no Mundo.com, com 12 anos de experiência na era digital. Professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA na ESPM e CEO da Gaia Creative, empresa em que implementa inteligência de mídias sociais, economia colaborativa e gestão do conhecimento para empresas como Fundação Roberto Marinho, Grupo CCR, SEBRAE, Grupo Cruzeiro do Sul, entre outras. É fundador de outras cinco empresas da era digital. Giardelli é palestrante assíduo de eventos de tecnologia e já ministrou mais de 600 palestras.

Giselle Beiguelman:
É midiartista e professora universitária. Atua nas áreas relacionadas à criação e crítica de artemídia. É professora da FAU-USP, nas áreas de História da Arte e Design. Membro do júri do ars electronica (Linz, Áustria, 2010 e 2011), tem diversas obras premiadas, com destaque para O Livro depois do Livro (1999), egoscópio (2002), paisagem0 (com M. Bastos e R. Marchetti) e Fast/Slow_Scapes (2007). Vários de seus projetos e ensaios integram o currículo de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras e no exterior. Foi professora da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (2001 a 2011), curadora do Nokia Trends (2007 e 2008) e Diretora Artística do Instituto Sergio Motta (2008-2010).

Prêmio “O Melhor da Arquitetura 2011” tem inscrições prorrogadas até dia 4 de julho


A quarta edição do prêmio O Melhor da Arquitetura, promovido pela revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, passa a contemplar projetos de caráter industrial, em Edifícios Institucionais, e de reformas de casas e apartamentos, na categoria Residencial


As inscrições para o Prêmio O Melhor da Arquitetura 2011, promovido pela revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, da Editora Abril, foram prorrogadas para até dia 4 de julho. A premiação tem como objetivo destacar a criatividade dos profissionais, os projetos inovadores, as soluções sustentáveis, os aspectos técnicos e estéticos, além de revelar as tendências em arquitetura e urbanismo que promovem a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais.

"O prêmio vem se consolidando a cada ano, graças ao reconhecimento por arquitetos renomados e também ao empenho em atrair jovens talentos do mercado”, destaca Lívia Pedreira, publisher do Núcleo Casa e Construção da Editora Abril. Em 2010, foram 347 projetos inscritos, 64 finalistas (que foram selecionados pela redação e submetidos a um júri de nove profissionais e formadores de opinião) e 22 premiados. A definição dos vencedores leva em conta também a votação dos leitores e internautas: o ano passado foram 26 mil votos pela Internet.

Segundo Livia, a expectativa este ano é ampliar ainda mais a participação dos arquitetos de todo o país e mostrar a diversidade de soluções e a riqueza da produção arquitetônica nacional. “Por essa razão, nesta edição iremos contemplar projetos de caráter industrial em Edifícios Institucionais e, a pedidos, abrimos possibilidades para reformas de casas e apartamentos na categoria Residencial”, destaca.

Devido à relevância do evento, neste ano, foi criado um portal – www.melhordaarquitetura.com.br - dedicado especialmente ao prêmio. Por meio desse canal, o internauta tem acesso ao regulamento e ao sistema de inscrições. Além disso, o site reúne depoimentos de finalistas, vencedores, galerias de fotos e vídeos das três edições anteriores.

Para valorizar e apresentar a um público amplo os destaques da premiação, está programada uma exposição dos projetos finalistas no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, entre os dias 7 e 20 de novembro. “Acreditamos que com esta mostra reafirmamos nosso compromisso em ampliar o espaço de discussão sobre a arquitetura no Brasil”, pontua Livia.

Inscrições gratuitas até 4 de julho
O prazo para a entrega dos trabalhos vai até o dia 4 de julho de 2011. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via Internet (www.melhordaarquitetura.com.br) por meio do preenchimento do formulário, da ficha técnica e entrega do material para seleção prévia (1ª fase), conforme as regras expostas no regulamento. Os critérios básicos de avaliação da Comissão Julgadora são: inovação, solução plástica, implantação e integração com o entorno, sustentabilidade ambiental, acessibilidade, conforto termoacústico e materiais. Haverá também a votação via Internet na segunda fase da premiação.

Os vencedores (um por categoria) receberão o troféu O MELHOR DA ARQUITETURA 2011, além da publicação dos projetos na revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO e participarão da exposição no Museu da Casa Brasileira, juntamente com os demais finalistas. Os projetos arquitetônicos inscritos devem se enquadrar nas 10 categorias da premiação e terem obras realizadas e concluídas no território nacional no período de 1º de janeiro de 2008 a 31 de maio de 2011.

As categorias do O Melhor da Arquitetura 2011 são: Intervenção Urbana; Retrofit; Edifícios Institucionais nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Lazer e Indústria; Edifícios Comerciais ou de Escritórios (limitados a até 4 pavimentos ou 500 m²; e acima de 4 pavimentos ou 500 m²); Escritórios (instalações e interiores); Hotelaria (hotéis e resorts); Bares, Restaurantes e Casas Noturnas; Lojas e Showrooms; Condomínios Residenciais unifamiliares horizontais ou verticais (limitados a até 5 pavimentos ou 3 000 m²; e acima de 5 pavimentos ou 3 000 m²); Residencial (Reforma – Casa ou Apartamento, Cidade, Praia e Campo).

Cronograma:
Inscrições: até 4 de julho (www.melhordaarquitetura.com.br)
Divulgação oficial de 3 finalistas por categoria: de 28 de julho a 1 de agosto
Entrega do material completo na 2ª fase: 1 a 22 de agosto
Votação pelo site: 9 de agosto a 22 de setembro
Votação pela Comissão Julgadora: 8 a 19 de setembro
Cerimônia de entrega dos prêmios: 31 de outubro
Exposição dos projetos vencedores no Museu da Casa Brasileira: 7 a 20 de novembro

Nova campanha de iConta é protagonizada por Marco Luque


Para divulgar a iConta, modalidade de conta corrente inédita e 100% eletrônica lançada pelo Itaú em janeiro, nada mais natural do que desenvolver uma campanha focada em plataformas digitais – e que tenha como protagonista Marco Luque, personalidade que iniciou a sua carreira na web. Seguindo essa estratégia, a instituição financeira inicia comunicação assinada pela DM9DDB e produzida pela Cine, com direção de Felipe Mansur, a ação ficará no ar até o fim do ano por meio de hot site, publicidade interativa em portais, além de ações em redes sociais, no MSN, YouTube e Brand Channel do Itaú.

Marco Luque poderá ser visto no hot site www.itau.com.br/iconta interpretando os já conhecidos Taxista Silas e Emo Eloi, além do recém criado personagem Ed, o Nerd. Cada um dos personagens abordará, de maneira descontraída e divertida, os atributos da iConta: digital, ilimitada e grátis.

“A iConta é destinada para um público que gosta de realizar as tarefas do dia a dia de maneira prática e rápida. O serviço oferece a oportunidade de gerir as finanças por meio de um relacionamento digital, utilizando ferramentas que fazem parte da vida das pessoas, como internet, celular e tablets. Buscamos um caminho criativo e assertivo para conversar com esse público”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco.

“A escolha do Marco Luque foi estratégica para traduzir os atributos da iConta. Um humorista que nasceu e se fortaleceu por meio das redes sociais e da internet”, comenta Moacyr Netto, Moa, diretor de Criação e Convergência da DM9DDB.



Ficha Técnica Filme



Agência: DM9DDB
Cliente: Banco Itaú
Título: iConta apresenta YouTube #luqueaovivo.
Produto: iConta
Direção de criação: Moacyr Guimarães Netto
Criação: Moacyr Guimarães Netto, Daniel Ottoni, Renato Ramalho e Estevão Queiroga, Marcelo Bruzzesi, Fabio Benedetto, Cristian Mazzeo, Marcos Paulo das Chagas, Bruno Petito, Alexandre Braga e Andre Issao
Produtor de RTVC: Gibinha e Luciano Rocha Marcos
Produtor de Internet: Denis Gustavo Santos e Pedro Rais
Atendimento agência: Andrei Sanchez Croisfelt, Tomás Além Gil, Guilherme Bernardes e Giovanna Fernandes
Planejamento: Stella Chahin Manzano, Diana Junqueira Leite e Flavia Monteiro
Mídia: Fabio Saad, Patricia Fleury e João Gonçalves
Produtora de Imagem: Cine
Produtor de RTVC: Gilberto Pires (Gibinha) e Luciano Rocha
Produtora de Imagem: CINE
Direção: Felipe Mansur
Diretor de Fotografia: Marcelo Brasil
Produção Executiva: Raul Dória e Waldemar Tamagno
Montagem: Lucas Câmara e Felipe Mansur
Finalização: Equipe CINE
Pós Produção: Digital 21
Atendimento Produtora: Ana Oliveira
Produtora de Som: Voicez
Produtor: Luciano Kurban e Paulo Corcione
Atendimento Produtora de Som: Daniela Celer
Aprovação Cliente: Cristiane Magalhães teixeira Portela, Maria Silvia Ferreira, Adriana Higashi, Paula Martins e Cristiana Sant’Anna.

Ogilvy & Mather Brasil cria para Coca-Cola nos EUA


A Ogilvy & Mather Brasil acaba de lançar uma campanha para a Coca-Cola nos Estados Unidos, convidando os consumidores hispânicos a torcerem juntos na 2011 CONCACAF Gold Cup on Univision. Intitulado “Buscando Coca-Cola”, o filme reforça o conceito "Abra a felicidade", adotado mundialmente pela marca. O comercial, produzido em Los Angeles, traz Efren Ramirez, que fez “Napoleão Dinamite”, como ator principal. O diretor é o renomado Adam Hashemi.



O filme mostra um homem tentando comprar Coca-Cola antes de uma partida de futebol começar. Enquanto ele vai correndo pelo bairro atrás do refrigerante, um vizinho chega sempre à frente e consegue comprar a última Coca-Cola. Depois de retornar pra casa de mãos vazias, seu vizinho olha para o pacote e resolve divide-lo. Mostrando generosidade, ele então o convida pra assistirem o jogo juntos, dividindo também a Coca-Cola.



FICHA TÉCNICA
Agência: Ogilvy Brasil
Título: Buscando Coca-Cola
Duração: 1x60 e 1x30
Produto: Institucional
Cliente: Coca-Cola
VP nacional de criação: Anselmo Ramos
Diretor de criação: Claudio Lima
Diretor de Arte: Diego Machado
Redator: Rafael Donato
RTVC: Jennifer Picarelli
Atendimento: Paulo Fogaça e Virgínia Mendes
Planejamento: Bernardo Geoghean
Aprovação do Cliente: Reinaldo Padua e Miguel Nigrinis
Produtora: Furlined
Diretor: Adam Hashemi
Produtor Executivo: Jason Botkin
Atendimento Produtora: Rob Stark
Produtora de Som: Human Music

A fotografia como arte visual


No curso de bacharelado em Artes Visuais/Fotografia da Panamericana Faculdade de Arte e Design o aluno sai com uma formação ampla e humanitária.

Entender que a fotografia não é só técnica e, sim, uma linguagem visual. Esse é o objetivo do curso de bacharelado em Artes Visuais/Fotografia da Panamericana Faculdade de Arte e Design que visa a formação de um profissional completo. A coordenadora do curso Fabiana Bruno ressalta que o objetivo desse bacharelado é, além de ensinar as técnicas da fotografia, discutir e pensar esse campo de atuação. “No início do curso, o aluno ganha o embasamento teórico necessário para que ele possa pensar a fotografia de uma maneira mais abrangente. Através das disciplinas de história da arte, história da fotografia, antropologia e sociologia, entre outras, os aluno vai criar um repertório de conceitos e teorias que vão permitir pensar as questões referentes ao campo da fotografia.”, afirma Fabiana Bruno.

O aluno que cursa o bacharelado em Artes Visuais/Fotografia sai formado para trabalhar nas mais diferentes áreas. O curso também prepara os fotógrafos para atuarem como críticos de arte, curadores, mentores de projetos, pesquisadores no campo da imagem, além do domínio técnico pleno das técnicas fotográficas. A duração é de 3 anos e meio. O início das aulas é dia 1 de agosto de 2011.
Os interessados deverão marcar o dia e a hora da prova pelo telefone ou pessoalmente na Unidade da Angélica (Avenida Angélica número 1.900) a partir do dia 27 de junho.

Grade Curricular:
Análise do texto e da imagem (Semiologia)
Antropologia Visual
Atualidades e Tendências I
Atualidades e Tendências: Novos Meios Digitais
Criatividade
Crítica em Fotografia
Curadoria
Desenho
Edição de Imagem e Processos Gráficos I e II
Estúdio Fotográfico I e II
Ética e Legislação
Fotografia e Arte (Fotografia de Arquitetura, Decoração, Corpo/Erotismo, Gastronomia e Artes e Espetáculos)
Fotografia, Cultura e Memória
Fotografia Documental I e II (Fotojornalismo e Fotografia Científica)
Fotografia e Imagem em Movimento
Fotografia e Mercado (Fotografia Publicitária, Fotografia de Moda e Fotografia de Produto)
Fotografia no Brasil
Gestão e Captação de Recursos
História da arte
História da Fotografia
Imagem Analógica e Digital
Linguagem Visual
Menthoring
Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Orientação de TCC
Pesquisa em Fotografia
Prática fotográfica I e II
Produção de TCC
Sociologia
Técnica de Preservação e restauro de Acervos Fotográficos
Teoria da cor
Teoria e Percepção da Forma
Tratamento de Imagem I e II

www.escola-panamericana.com.br/faculdade

Metodista realiza Cursos de Férias sobre Comunicação e Gestão e Negócios

A Universidade Metodista de São Paulo recebe inscrições para os Cursos de Férias, voltados para as áreas de Comunicação e Gestão e Negócios, que serão realizados no mês de julho. Os interessados podem optar por cursos como Liderança Estratégica de Pessoas e Equipes, Estratégia do Oceano Azul e Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação no segmento Saúde.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Instituição (www.metodista.br/cursos-de-atualizacao-profissional) na página do curso escolhido. O prazo é de até uma semana antes do início das aulas.

No total são 12 opções de cursos, que incluem também as áreas de Ambientes Digitais e de Artes.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4366-5174, 4366-5630 e 4366-5227 ou pelo e-mail cursosp@metodista.br.

Exposição coletiva "5+1 s/papel" inaugura nova Galeria de Arte em Pinheiros

Um novo espaço cultural nasce em São Paulo. É a AVA – All visual arts. Localizado à Rua Mateus Grou, 513-A, no bairro de Pinheiros, será inaugurado no próximo dia 2 de junho, sábado, a partir das 11 horas, com a mostra “5 + 1 / Sobre Papel” com a qual abre seu programa de exposições temporárias. A mostra, que tem curadoria do critico de arte Enock Sacramento, reúne obras sobre papel de autoria de Ale Skaff, Cassiano Reis, Fernando Ekman, Israel Kislansky, Paulo Sayeg e Laura Stankus e permanece até 15 agosto.

Ale Skaff, arquiteto e urbanista pelo Mackenzie e fotógrafo pelo SENAC, com atuação no campo da cenografia, apresenta quatro técnicas mistas criadas com carvão, pastel e aquarela. Cassiano Reis, ilustrador com atuação em diversos jornais e revistas de São Paulo, entre os quais Folha de S. Paulo, Vida Simples, Superinteressante, Alfa, Vital e Joyce Pascovitich, mostra dois desenhos realizados com sumiê referenciados em memórias familiares. Fernando Ekman, recentemente premiado no Salão de Arte Contemporânea de Santo André e com exposição aberta no Museu de Arte de Goiânia, apresenta aquarelas recentes em que recria objetos diversos em aquarela (ventilador, rádio de pilha, máquina fotográfica) e em aquarela e nanquim (máquina de escrever, velocípede). O escultor Israel Kislansky participa da mostra com desenhos aquarelados que ele normalmente realiza a partir da modelo posada para ser servir de referência para a criação de uma escultura, numa espécie de ritual de aproximação e conhecimento de formas e volumes.

A arquiteta, cenógrafa e ilustradora Laura Stankus, que participa no momento da Quadrienal de Cenografia de Praga, integra a mostra com uma série de obras de pequenos formatos realizadas com nanquim sobre papel na qual a figura da mulher e um toque surrealista são recorrentes. Para completar o time, Paulo Sayeg integra a mostra com uma obra poderosa, instigante e vital, na linha das que o projetaram como um dos maiores desenhistas de sua geração no Brasil.

A AVA – Al visual arts foi criada pela economista Cristina Carvalho Oliveira, empresária oriunda da área financeira, e é gerenciada por Maria Fernanda Calil Angelini. Sua abertura oficial vem reforçar a representatividade do bairro de Pinheiros no contexto cultural da cidade de São Paulo. Sediando mais de 10 galerias de arte com programação ativa, localizadas sobretudo nas ruas Mateus Grou, Virgílio de Carvalho Pinto, Arthur de Azevedo, João Moura e Ferreira de Araújo, o bairro de Pinheiros abriga ainda importantes instituições culturais da cidade tais como o Instituto Tomie Ohtake, o SESC Pinheiros e o Centro Brasileiro Britânico.

Para o crítico de arte e curador desta coletiva, Enock Sacramento, “trata-se de seis artistas com linguagens diferentes, mas com um traço em comum: a obstinação pela qualidade.” Vale conferir.

SERVIÇO:
5+1 sobre papel
Obras sobre papel
Exposição coletiva com Ale Skaff, Cassiano Reis, Fernando Ekman, Israel Kislansky, Paulo Sayeg e Laura Stankus
Curadoria: Enock Sacramento
Abertura, 2 de julho, sábado, das 11h às 17h.
Visitação de 04 de julho a 15 de agosto de 2011
AVA All visual arts
Rua Mateus Grou, 513-A, Pinheiros
Tel 11 3031.2181
www.avaonline.com.br

Átomo Comunicação participa do 15º Encontro de Promoção e Eventos


Odilon Machado, presidente da Átomo Comunicação, será um dos palestrantes do 15º Encontro de Promoção e Eventos que acontece nos dias 27 e 28 de junho, no Auditório da Universidade Anhembi Morumbi. O tema da palestra é “Promoção como diferencial competitivo. Mais do que vender é conectar marcas e pessoas”.

Executivo da área de marketing há mais de 20 anos, Odilon tem em seu portfólio grandes conquistas e cases. Dirigiu marcas como Itautec, Philco e Moulinex, entre outras. Em 2002 criou a Átomo Comunicação, uma agência multiferramental que atualmente conta com 39 colaboradores nas suas áreas de planejamento, mídia, criação, operação e logística os quais atuam juntos a fim de refinar a estratégia de comunicação.

O 15º Encontro de Promoção e Eventos discutirá assuntos do universo do Marketing de Experiência e se configura como uma ótima aproximação das oportunidades do mercado.

Serviço:
15º Encontro de Promoção e Eventos
Data: 27 e 28 de junho
Horário: Das 19h00 às 22h30
Local: Auditório Anhembi Morumbi
Endereço: Rua Casa do Ator, 275

Design e a capacidade criativa de comunicar



No curso de bacharelado em Design da Panamericana Faculdade de Arte e Design o aluno sai com uma formação completa e preparado para atuar nas mais diferentes áreas. Não é à toa que este é um dos únicos cursos de Design no país a obter excelente conceito no Ministério da Educação.

Capacitar e formar profissionais habilitados a criar, desenvolver e comunicar um conceito ou ideia através de um produto visual. Esse é o objetivo do curso de bacharelado em Design da Panamericana Faculdade de Arte e Design, único do país a obter nota máxima no Ministério da Educação. Por meio de disciplinas como Ilustração, História do Design, Atualidades e Tendências, entre outras, o aluno vai captar o embasamento teórico e prático necessário para projetar as mais variadas peças visuais, criar marcas, logotipos e projetos de identidades corporativas e institucionais.

O objetivo da Panamericana Faculdade é formar designers capazes de conduzir projetos de forma criativa e não apenas executá-los. Assim, tornar o aluno pronto para trabalhar em agências de design, comunicação e publicidade nos departamentos de layout, na área de entretenimento, em empresas de comunicação, editoras de jornais, revistas e demais publicações impressas, indústrias gráfica, consultorias e na assessoria de projetos de sistemas de informação visual expresso em mídias ou suportes diversos, oferecendo serviços para viabilizar projetos de identidade corporativa e institucional, criação de marcas, signos, logotipos, embalagens, catálogos, cartões, convites e jogos.

A duração do curso é de 3 anos e meio. O início das aulas é dia 1 de agosto de 2011. O Vestibular se dá por agendamento e os interessados deverão marcar o dia e a hora da prova pelo telefone ou pessoalmente na Unidade da Angélica (Avenida Angélica número 1.900) a partir do dia 27 de junho.

Grade Curricular:
Animação I e II
Antropologia cultural
Atualidades e Tendências
Composição
Computação Gráfica
Criação e Produção Tipográfica
Criatividade
Desenho I e II
Design da Informação
Design e Inovação
Gestão de Design
História da arte
História do Design
Ilustração I
Ilustração II - Digital
Imagem Sequencial
Legislação e Ética
Linguagem Gráfica
Linguagem Visual
Metodologia em Pesquisa
Metodologia Visual I e II
Orientação de TCC
Produção de TCC
Produção Gráfica I e II
Produção Gráfica II
Projeto Gráfico I, II, III, IV e VI
Sociologia
Teoria da cor
Teoria e percepção das formas

www.escola-panamericana.com.br/faculdadeTelefone: (11) 36618511 – Ramal 142 – com Josilene Victor
ou pelo e-mail: saoep@escola-panamericana.com.br