11.6.08

Senac São Paulo e SIB promovem o 5º IlustraBrasil!



Entre os dias 16 de junho e 30 de novembro, o Senac São Paulo e a Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB) realizam a 5ª edição do IlustraBrasil!, o principal espaço para a discussão da ilustração produzida no País.

Criado pela SIB, há seis anos o evento promove a integração entre os ilustradores e trabalha para resgatar os valores e a história de uma das profissões mais importantes para a cultura e o imaginário gráfico do país. Além disso, é uma grande oportunidade para os interessados conhecerem a diversidade de um tipo de arte criada não para museus, mas para a agilidade da reprodução e da comunicação de massa.

Os organizadores esperam um aumento do número de visitantes em 2008, dado o crescente interesse pela profissão. Desde a sua fundação, em 2002, a SIB vem conseguindo manter uma saudável discussão sobre a postura, a produção e o envolvimento do artista e seu trabalho.

O 5º IlustraBrasil! irá oferecer uma exposição dos associados SIB, que percorre vários locais da rede Senac. A mostra reúne 93 expositores de alto nível profissional, oferecendo ao público ilustrações com diferentes idéias, técnicas e estilos.

Paralelamente, a programação conta também com uma agenda de palestras, debates e oficina de arte na unidade Lapa Scipião, de 16 de junho a 8 de julho, sempre às 20 horas. O objetivo é proporcionar a troca de impressões sobre as matérias-primas básicas da ilustração, com a participação de profissionais premiados no Brasil e no exterior.

Entre os convidados, destaque para o ilustrador e cartunista mineiro Cau Gómez, premiado em diversos salões internacionais e colaborador do jornal "A Tarde". Outros profissionais que participam do evento são Romero Cavalcanti, Spacca, Marcatti, Guazzelli, Gabriel Ba, Fábio Moon, Alceu Baptistão, além do cartunista Caco Galhardo e o multimídia Marcelo Tas.

Todas as atividades têm entrada franca. Os interessados em participar das atividades na unidade Lapa Scipião devem realizar inscrições antecipadamente. Entre em contato para mais informações.

Confira a programação abaixo:

Senac Lapa Scipião
16 de Junho - às 20 horas
Coquetel e abertura da exposição de associados SIB
Período da exposição: de 16 de junho a 13 de julho - das 9 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 16h30, aos sábados.

18 de Junho - às 20 horas
Palestra com Cau Gomez, premiado ilustrador e cartunista mineiro

19 de Junho - às 20 horas
Oficina com Cau Gomez

24 de Junho - às 20 horas
Palestra: ”Ilustração arte & ilustração para arte”, com o ilustrador Romero Cavalcanti.

25 de Junho - às 20 horas
Mesa-redonda: ”Prós e Contras das adaptações literárias para os quadrinhos”
Debatedores: Spacca, Marcatti, Guazzelli, Gabriel Bá e Fábio Moon

30 de Junho - às 20 horas
Palestra: “O poder das criações virtuais e o processo de animação 3D”, com Alceu Baptistão, da Produtora Vetor Zero.

1º de Julho - às 20 horas
Mesa-redonda: “Ilustrador de publicidade: o camaleão das artes gráficas”
Debatedores: Dr2 e Estúdio Milkshake

8 de Julho - às 20 horas
Mesa-redonda: “O personagem nos quadrinhos e na TV”
Debatedores: Caco Galhardo e Marcelo Tas

Local: Senac Lapa Scipião
Rua Scipião, 67, Lapa
São Paulo - SP
Informações: (11) 3475-2200

Exposição de associados SIB em outras unidades:
Quando: de 15 de junho a 30 de novembro - das 9 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 16h30, aos sábados.

Senac Santo Amaro
Quando: 15 de julho a 14 de agosto
Rua Dr. Antônio Bento, 393
Informações: (11) 3737-3900

Senac Santana
Quando: 18 de agosto a 6 de setembro
Rua Voluntários da Pátria, 3167
Informações: (11) 2146-8250

Senac Piracicaba
Quando: de 30 de agosto a 12 de outubro
Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900
Informações: (19) 2105-0199

Senac Campinas
Quando: de 1º a 31 de outubro
Rua Sacramento, 490
Informações: (19) 2117-0600

Senac Taubaté
Quando: de 1º a 30 de novembro
Rua Nelson Freire Campello, 202
Informações: (12) 2125-6099

Evento: 5º IlustraBrasil!
Quando: de 16 de junho a 30 de novembro de 2008
Local: várias unidades da rede Senac (confira a programação acima)
Informações: confira os telefones das unidades participantes na programação
Quanto: entrada franca (as palestras são gratuitas, mas é necessário inscrição antecipada)

Oficina 4x4 de Humor Gráfico



As datas de realização da Oficina 4x4 de Humor Gráfico foram alteradas para os dias 14 e 21 de junho. Os temas abordados dessa edição serão ilustração publicitária, com Pryscila Vieira; charges e caricaturas, com Ademir Paixão; cartum, com Marcos Jacobsen e tirinhas, com Benett Macedo. Sobre os professores:

Pryscila Vieira
Formada em Design pela PUC-PR, já passou por agências como Z Publicidade e Umuarama. Atualmente é sócia-presidente da Obra Pryma, empresa que presta serviço de ilustração para várias agências, assessorias de imprensa, jornais e empresas do país. Além disso, ela também faz as ilustrações para as vinhetas animadas da Rede Globo, e diversas publicações da Editora Abril.

Ademir Paixão
Ilustrador da Gazeta do Povo há 20 anos, Paixão já recebeu diversos prêmios importantes. Entre eles, o prêmio Cultura e Divulgação, concedido pela Câmara Municipal de Curitiba, pelo trabalho voluntário em um projeto do Instituto RPC, onde percorre escolas públicas ensinando desenhos para crianças.

Marcos Jacobsen
Chargista da Folha de Londrina, tem suas charges, cartuns e ilustrações publicadas nos principais jornais paranaenses, como Jornal do Estado e O Estado do Paraná, desde a década de 80. Há dois anos, criou as ilustrações da obra Lenda das Águas, editada em parceria com o poeta e jornalista Zeca Corrêa Leite.

Benett Macedo
Jornalista e cartunista profissional há 9 anos, Benett já colaborou com a Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil. Em 2005, venceu o Salão de Humor de Piracicaba, um dos mais tradicionais eventos do gênero no Brasil, na categoria Tiras. Além disso, ele ainda arruma tempo para manter um site (www.benett.com.br) e três blogs.

Em virtude dessa alteração, as inscrições ficarão abertas até o dia 14 de junho. O investimento é de R$ 220 e sócios do CCPR têm 50% de desconto. Não perca tempo porque as vagas são limitadas.