20.6.11

Abertas as inscrições para os cursos de curta duração do Núcleo de Cultura com início no segundo semestre

Pólo de ensino e de difusão da moda, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) é reconhecida por oferecer graduação e pós-graduação nesta área, mas também por promover cursos livres voltados para quem deseja aperfeiçoar conhecimento ou apenas aprender novas habilidades. O Núcleo de Cultura da FAAP, que desenvolve estes programas, está com inscrições abertas para aulas de joalheria, história da moda, ilustração e desenho. Confira:

História da Moda
Ministrado pelo especialista e professor João Braga, o curso vai percorrer a história do mundo ocidental, desde a pré-história com a evolução da tanga até o início do século XXI com os mega desfiles e espetáculos de moda. Analisará as interfaces com a política, religião, arte, economia e tradições. Serão realizadas oito aulas, às quartas-feiras, de 10/08 a 05/10.

Ilustração de Moda no Coreldraw X5
Serão apresentadas as técnicas digitais para construção de um corpo – com estudos de olhos, boca e nariz, desenho de rosto e de cabelo - de vestuário e colorização por meio de programas gráficos como o CorelDraw X5, Photoshop CS5 e Painter XI. Também serão estudadas a construção de catálogo, lookbook ou editorial como finalização do projeto para impressão ou para inclusão no meio digital. O curso, ministrado pela professora Elá Camarena, designer de moda desde 1985, será realizado às sextas-feiras, de 19/08 a 02/12, com 45 horas de duração.

Joalheria - Módulo I e II
Na primeira etapa, será apresentada uma visão panorâmica da joalheria e seus processos produtivos para que o aluno possa cursar o módulo II. Dividido em aulas práticas e teóricas, o curso, ministrado pela professora e designer Eliana Gola, focará no fazer da jóia, ou seja, serão aplicados exercícios individuais nos quais o participante desenvolverá um produto a cada duas aulas. Será realizado de 17/08 a 14/12, no período da tarde.

No módulo II, que será aplicado na mesma data, porém, no período da noite, serão apresentadas a história da joia, tipos de cravação e desenho artístico, nas aulas teóricas. Nas aulas práticas, o aluno aprenderá as técnicas de filigrana, matrimônio de metais e de cravação.

Desenho de Coleção de Moda no Coreldraw X5 e Photoshop
Também ministrado pela professora e designer Elá Camarena, o curso tem o objetivo de apresentar como o desenho técnico de moda é feito a partir da ferramenta CorelDraw X5. O programa também fará uma análise com os alunos do que é o desenho técnico digital e sua função em comparação ao desenho ilustrativo digital. Nas aulas serão apresentados ainda modelos reais de vestuário para que os alunos identifiquem além da forma dos modelos, todos os detalhes necessários para a construção. As aulas serão realizadas aos sábados, de 27/08 a 17/02.

Cursos livres do Núcleo de Cultura – Moda

Datas e horários:
História da Moda – 10/08 a 05/10 (quartas-feiras – das 15h00 às 18h00)
Ilustração de Moda no Coreldraw X5 – 19/08 a 02/12 (sexta-feiras – das 14h00 às 17h00)
Joalheria I – 17/08 a 14/12 (quartas-feiras – das 14h00 às 18h00)
Joalheria II - – 17/08 a 14/12 (quartas-feiras – das 19h00 às 22h00)
Desenho de Coleção de Moda no Coreldraw X5 e Photoshop – 27/08 a 17/12 (sábados – 9h00às 12h00)
Local: FAAP – Prédio I
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: (11) 3662-7034 ou nucleo.informacao@faap.br

“Quem Faz Nossa História É Você”


Campanha para apresentar a promoção que vai contar na TV a história de 12 clientes com a rede varejista acaba de entrar no ar

A Casas Bahia entra na mídia para apresentar ação inovadora na qual a estrela é o cliente. A promoção “Quem Faz Nossa História É Você” premiará 12 consumidores. Cada um deles vai protagonizar um comercial de 30 segundos que conta a sua história com a rede varejista. Com veiculação nacional até o fim do ano.

Para participar, é simples: a cada R$ 300 em compras o cliente troca por um cupom e concorre a um sorteio pela Loteria Federal. Toda quinzena serão sorteados cinco consumidores que vão ganhar TVs LCD (um total de 60 aparelhos). Dentre estes, será selecionado um para virar o protagonista de um comercial. Os 12 escolhidos também levam para casa uma TV Led 3D. O primeiro sorteio aconteceu no dia 15 de junho e o seu filme irá ao ar exatamente um mês depois.

A promoção é assinada pela agência Young & Rubicam, que também criou os dois comerciais que estrearam neste fim de semana, nos canais abertos, anúncios e material de PDV para divulgar a promoção.

No primeiro filme, uma moça entra no ônibus normalmente até que é aclamada pelos outros passageiros como celebridade, posa para fotos, dá autógrafos e sai da condução sobre um tapete vermelho estendido.


 





Na mesma linha, o segundo filme mostra um homem que sai de casa como em um dia comum, mas é logo abordado pelos vizinhos. Até que se forma uma multidão ao seu redor e uma garota jovem e linda chega perto dele para tirar fotos com seu celular. A mulher do novo “astro” da rua, porém, não gosta nem um pouco.

A criação é de Ricardo Papp, Jorge Murtinho, Pedro Yoshizuka e Daniel Sarti Souza. Aprovação de Roberto Fulcherberguer e Flavia Altheman. Mais informações sobre a promoção estão disponíveis no site http://promocaonossahistoria.casasbahia.com.br.



Ficha Técnica:
Cliente: Casas Bahia
Campanha: Promoção Quem Faz Nossa História é Você
Título: Famoso/ Famosa
Peça: 2X30”
Agência: Y&R
Criação: Ricardo Papp, Daniel Sarti, Jorge Murtinho e Pedro Yoshizuka
Atendimento: Carolina Rodrigues
Produção RTV: Bia Camiza e Glauco Gomes
Produtora filme: CB FILMES
Direção de cena: Rubens Crispim
Dir. Fotografia: Eduardo Mattos
Trilha sonora: A VOZ DO BRASIL
Aprovação cliente: Roberto Fulcherberguer e Flavia Altheman

Vivo lança campanha para sua plataforma de serviços



Em filmes para web, apresentador Luciano Huck mostra e explica como aproveitar ao máximo todos os serviços exclusivos, aplicativos e jogos oferecidos pela operadora

“Loja de Serviços Vivo. Para você aproveitar melhor a vida”. Com esse mote, a Vivo inicia ação digital para evidenciar a oferta de produtos interativos por meio de sua loja de serviços – www.vivo.com.br/lojaservicosvivo. Com criação da agência Wunderman, a ação engloba a renovação visual da plataforma, a elaboração de filmes para web com Luciano Huck, campanha online em sites e atividades na página da marca no Facebook.

Segundo João Bell, gerente de web e mídia social da Vivo, a iniciativa tem como objetivo apresentar todo o leque de serviços exclusivos, bem como os aplicativos e jogos oferecidos pela operadora. “Com essas ferramentas o consumidor pode ampliar a capacidade multimídia do seu aparelho celular”, afirma o executivo.

Produzidos pela Casablanca, os filmes criados pela Wunderman para web mostram Luciano Huck em um cenário repleto de elementos interativos onde, em formato de tutorial, o apresentador destaca os seguintes serviços: Vivo Som de Chamada, que permite ao consumidor personalizar qual música uma pessoa vai ouvir sempre que ligar para aquele número; Vivo Torpedo Recado, que converte mensagens de voz deixadas na caixa postal em SMS; Vivo Kantoo, primeiro curso de idiomas do Brasil disponível também por SMS; e o Vivo Torpedo SMS.




Já para a página da operadora no Facebook (www.facebook.com/vivo), além de uma aba com as novidades sobre a plataforma de serviços, a agência criou o quiz Vivo Som de Chamada, no qual os usuários respondem perguntas sobre os amigos e dedicam músicas de acordo com a resposta postada.

Para completar, uma campanha online para veiculação nos principais portais do país também irá ao ar para destacar a Loja de Serviços Vivo. A criação é de João Paulo Martins, Rodrigo Zanchinni, Rafael Palermo, Ricardo Diniz, Felipe Sona, Diogo Mangiacavalli e Ricardo Martins, com direção de criação de Rodrigo Jatene e Adriano Abdalla.

FICHA TÉCNICA

Título: “Loja de Serviços Vivo. Para você aproveitar melhor a vida”.
Agência: Wunderman
Cliente: Vivo
Produto: Loja de Serviços Vivo
VP de Criação: Paulo Sanna
Direção de Criação: Adriano Abdalla e Rodrigo Jatene
Criação: João Paulo Martins, Rodrigo Zanchinni, Rafael Palermo, Ricardo Diniz, Felipe Sona, Diogo Mangiacavalli, Ricardo Martins
Atendimento: Alessandra Santana, Marcelle Resende, Janaína Kudo, Mariana Oliveira
Planejamento: Marcelo Andrade
Mídia: Patrícia Cardoso
Gerente de Projeto: Calina Mika
Produtora: Casablanca
Diretor de Cena: Pedro Grimaldi
Pós Produção: Casablanca Efects
Diretores de Pós Producao: Parana e Emerson Bonadias
3D: Ricardo Bardal e Ivã Righini
Diretor de Produçao: Newton Ambar
Diretor de Atendimento Produtora: Alexandre Grecco
Aúdio: Audio Lunar
RTV: Riardo Ramos, Andreza Cursino
Aprovação cliente: João Bell, Juliana Covino

Red Balloon deixa capa da Folha em inglês




Uma ação promocional criada para escola da inglês Red Balloon deixou a capa do jornal Folha de S.Paulo com todas as reportagens escritas em inglês. O trabalho é assinado pelo departamento de mídia Ogilvy & Mather e começou com o fechamento da primeira página pela equipe editorial do jornal. Depois, todas as matérias foram traduzidas e a capa promocional pode ser montada. Para ilustrar a peça publicitária um anúncio de rodapé traz o seguinte título: “Não tá entendendo nada? Peça pro seu filho te ajudar”. Além da primeira página, para complementar a ação a Folha de S.Paulo ainda trouxe mais três páginas inteiras de anúncio divulgando os cursos de inglês da Red Balloon.





FICHA TÉCNICA/MÍDIA IMPRESSA
Anunciante: Red Balloon
Produto: Institucional
Título: Capa em Inglês
Agência: Ogilvy & Mather
VP nacional de criação: Anselmo Ramos
Redator: Hugo Veiga
Diretores de arte: Dogura Kozonoe/Eduardo Doss/Diego Machado
Diretor de Criação: Fred Lima
Atendimento: Camila Porto
Mídia: Luis Monteleone/Raoni Oliveira
Produção Gráfica: Antonio Carlos/Marcio Santos
Aprovação/cliente: Michel Lam/Rodrigo Facchinetti

American Airlines anuncia novo AA.com


O site da American Airlines acaba de passar por uma reformulação geral. Ele foi repaginado e redesenhado com o objetivo de apresentar aos usuários maior interatividade e novidades. Além disso, muitas funcionalidades foram inclusas.

Dentre as vantagens oferecidas, destacam-se a maior facilidade para encontrar voos e reservar passagens, acesso a conta AAdvantage com a possibilidade de resgatar milhas, promoções exclusivas e o idioma português em todo o site.

A campanha de lançamento foi criada pela WMcCann e possui veiculação nacional. Para isso, foram desenvolvidos anúncios para mídia impressa, spots de rádio, vinhetas para TV a cabo e cinema, samplings e mídia exterior.



Para conferir as novidades, acesse: AA.com.

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann
Cliente: American Airlines
Produto: Institucional
Nome da campanha: Lançamento novo AA.com
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Milton Mastrocessario “Cebola”
Direção de arte: Renato Zandoná
Redação: Rubens Marinelli
Atendimento: Ralph Silveira Prado, Caio Amaral
Mídia: Ana Beatriz Martini, Carla Machado, Ludmilla Antonelli, Iuri Pereira
Aprovação pelo cliente: Dilson Verçosa Jr., José Roberto Trinca
RTV (Vinhetas): Paula Moraes e Arlete Piccinini
Produtora do filme: Dínamo Filmes
Produtor Executivo: Pedro Bueno
Diretor: João Simi
Animação: Dínamo Digital
Edição: Beto Araújo
Finalização: Dínamo Digital
Efeitos: Dínamo Digital
Pós-produção: Dínamo Digital
Produtora de Som: Quinquilharia
Trilha: Quincas Moreira
Locutor: Pedro Rezende
RTV (Spots): Paulo Moraes e Arlete Piccinini
Produtora de Som: Quinquilharia
Trilha: Quincas Moreira
Locutor: Jac Cordeiro, Alaor Coutinho, Alexandre Pieri, Sonia Perez, Pedro Rezende
Diretor de Produção Gráfica: Marcelo Hack
Produção Gráfica: Marcelo Pinto / Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Ricardo Lívio, Zizi Damasco
Gráfica: Arizona
Retoque: Arizona

Maria Chuteira



Quando anunciou a parceria com a Confederação Brasileira de Rugby em dezembro de 2009, a Topper tinha como uma de suas missões apresentar a modalidade para milhões de brasileiros. Muito popular na Argentina, Europa, África e Oceania, sendo o segundo esporte em equipes mais praticado no mundo, o rugby chegou ao Brasil pelas mãos de Charles Miller, que também trouxe o futebol para o País, mas a bola oval não conseguiu repetir o sucesso que teve a redonda.

E foi pensando em mostrar com humor o desconhecimento do rugby no Brasil que, no ano passado, a Topper lançou duas campanhas sobre o esporte. A primeira, em abril, contou com dois filmes que mostravam o anonimato dos atletas brasileiros e o desinteresse da imprensa pelo esporte. A assinatura dos filmes tinha o slogan “Rugby, Isso ainda vai ser grande no Brasil”. Já no segundo semestre estrearam outros três filmes sobre o esporte em rede nacional. Todos eles mostrando também em tom irônico os últimos resultados da Seleção Brasileira frente aos times sul-americanos.



Do primeiro filme até hoje, mais de um ano se passou e os resultados do esporte Brasil mudaram. Centenas de pessoas começaram a praticar a modalidade e a Seleção Brasileira conquistou resultados jamais vistos antes, vencendo seus principais adversários sul-americanos. E, para celebrar esse novo momento, a Topper apresenta este mês um novo filme publicitário sobre o esporte, que faz parte de uma terceira fase da campanha de divulgação da modalidade.



O bom-humor mais uma vez é a principal característica da peça, que será veiculada no canal Band. No filme, o mesmo apresentador que ironizava os resultados do Brasil nos últimos anos, agora até apresenta a primeira maria-chuteira do rugby brasileiro. A peça foi criada pela agência Talent – pelos profissionais João Livi, Alexandre Catarino e Rubens Kato – e produzida pela Toca dos Filmes.

Última rodada convocatória para o Adobe Design Achievement Awards 2011 se encerra em 24 de junho

Esta é a última oportunidade para registrar os trabalhos na premiação global Adobe Design Achievement Awards 2011. A competição, que não requer taxa de inscrição, é aberta a alunos, professores e funcionários de ensino superior em todo o mundo. Ainda dá tempo para registrar os trabalhos por meio eletrônico, que termina na sexta-feira, 24 de junho.

Uma vez realizada a seleção dos semifinalistas da terceira rodada, o júri deve escolher os finalistas que receberão uma viagem para Taipei, em Taiwan, para participar da cerimônia de premiação durante o Congresso IDA 2011, de 24 a 26 de outubro . Os ganhadores de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro de US$3 mil e aplicativos Adobe.

A competição reconhece os melhores designers gráficos, fotógrafos, ilustradores, animadores, cineastas digitais, desenvolvedores e artistas que trabalham com computação e sejam estudantes ou professores de instituições de educação superior.

Para obter mais informações sobre as inscrições, as datas de inscrição, as categorias e muito mais, visite: www.adobeawards.com/br/.

Os estudantes e professores estão convidados a enviar seus projetos por meio deste site e também consultar os trabalhos ganhadores dos últimos dez anos de premiação no ADAA Gallery. Para compartilhar comentários e experiências sobre os prêmios, visite-nos no Facebook e siga-nos no Twitter.

Facebook: www.facebook.com/creativesuitebr

Duloren acelera o coração


Marca de lingerie começa a veicular nova campanha publicitária, produzida em parceria com redes sociais, e lança novo site na Internet

A Duloren vai acelerar os batimentos cardíacos dos rapazes em julho. A marca de lingerie, a maior em distribuição no País, começará a veicular no próximo mês sua primeira campanha publicitária produzida em parceria com as redes sociais.

As peças, assinadas pela Agnelo Pacheco Rio, fazem referência às advertências sobre riscos para a saúde presentes em alguns anúncios. A frase ‘O Ministério da Sedução adverte: usar Duloren causa dependência química no coração, você pode se apaixonar’ foi criada por um dos seguidores da marca no Twitter.

“As redes sociais, como o Twitter e Facebook, estão com tudo. Não há como negar a grande influência delas. Por isso, estamos investindo em diversas ações nas mídias sociais. Queremos estar mais perto e saber o que os nossos consumidores pensam”, explica Denise Areal, diretora de Marketing e Estilo da Duloren.

Presidente e diretor nacional de criação da agência que leva seu nome, o publicitário Agnelo Pacheco acredita que as referências aos alertas do Ministério da Saúde devem ajudar a popularizar a campanha. “O que fizemos foi explorar a ideia de um Ministério para os assuntos da paixão. As frases resumem bem o que nós, homens, sentimos diante da sensualidade das peças da Duloren”, resume Agnelo.

A Duloren tem hoje aproximadamente 4 mil seguidores no Facebook (www.facebook.com/duloren) e outros 2,5 mil no Twitter (www.twitter.com/dulorenbrasil). A nova campanha será veiculada na Internet, na mídia impressa e em mais de 20 mil pontos de vendas da marca espalhados pelo País.

Comercial & Cia entrevista hoje Gustavo Diament, vice-presidente de Marketing da Nextel

O programa Comercial & Cia que vai ao ar hoje segunda-feira, 20, às 21h20, na rádio BandNews FM, conversa com Gustavo Diament, vice-presidente de Marketing da Nextel sobre a forte disputa entre as operadoras de telefonia móvel na área de publicidade, estratégias de marketing, investimento e previsão de fechamento para 2011, como tem sido o ano para o setor de telefonia móvel em geral, qual a imagem que os consumidores têm das operadoras e os diferencias da marca do ponto de vista estratégico, como por exemplo, o toque exclusivo da Nextel.

O executivo explica também o projeto Waves For Wather apresentado à Nextel pela Loducca. O projeto consiste em levar tecnologia de filtragem de água para populações carentes do mundo todo. Um simples filtro gera água potável o suficiente para beneficiar 100 pessoas por dia.

O programa conta ainda com a participação da colunista Lô Politi, com a coluna o Filme da Semana.

Comercial & Cia vai ao ar hoje, segunda-feita, dia 20, às 21h20, na rádio BandNews FM.

Dials: São Paulo – 96,9 / Campinas – 106,7 / Ribeirão Preto – 96,7 / Rio de Janeiro – 94,9 / Porto Alegre – 99,3 / Belo Horizonte – 89,5 / Salvador – 99,1 / Brasília – 90,5 / Curitiba – 96,9