30.6.08

Aos Nossos Olhos



A Galeria Leme apresenta “Aos Nossos Olhos”, primeira exposição individual de Nina Pandolfo no Brasil. A artista, que começou a grafitar nas ruas de São Paulo em 1992, é uma das pioneiras da “street art” no país e faz parte do grupo que levou o grafite para museus e galerias de arte.

Os principais temas de seu trabalho são a infância e a natureza. Nina baseia-se na relação entre o olhar inocente das crianças e o olhar adulto para retratar meninas com cara de levadas e imensos olhos que expressam sentimentos secretos espelhados pela alma. A artista também reconhece a beleza em todos os animais, dando destaque aos insetos em seus murais e pinturas.

“Aos Nossos Olhos”, já começa nas ruas próximas à galeria. Nina cria grafites que cobrem muros e entram pela galeria, onde apresenta quatro esculturas e sete telas em grande formato.

As esculturas, feitas em resina, látex vulcanizado e tecido, representam meninas brincando e pintando em momento lúdico, como se os problemas fossem meras preocupações momentâneas, onde o impossível não existe e sonhos tornam-se realidade.

As telas, também feitas com técnica mista, recebem aplicações de CRYSTALLIZED™ - Swarovski Elements e peças de crochê, e retratam a imaginação destas crianças misturadas ao olhar adulto em um confronto entre pureza e malícia.

Em seu trabalho, Nina Pandolfo explora o tema universal da relação entre identidade interna e externa. O objetivo de seu trabalho é mostrar que podemos ver a vida através de um ângulo mais simples, com mais esperança, amor e sinceridade, e que as mesmas imagens podem ter diversos significados.

Nina Pandolfo nasceu em São Paulo em 1977. Vive e trabalha em São Paulo. Já participou de diversos projetos e exposições, tais como: Wholetrain Project - Nordeste tour, Recife, Natal e João Pessoa, Brasil (2007); Beyond Streetart, Düsseldorf, Alemanha (2007); The graffiti Project, Glasgow, Escócia (2007); Wholetrain, Rio de Janeiro, Brasil (2006); 9º Bienal de Havana, Havana, Cuba (2006); OutSide, Wuppertal, Alemanha (2006); Ruas, Itaú Cultural, São Paulo, Brasil (2006); Sub-Glob, Örebro Museum, Örebro, Suécia (2005); Lead Poisoning, New Image Art Gallery, Los Angeles, EUA (2005); Art Meeting in Tokyo, Japão (2005); Art Meeting, Atenas, Grécia (2005); Kusthpark, Munique, Alemanha (2005)

Fonte: Galeria Leme

"Adelino Ângelo - Reencontro da Humanidade"



Exposição "Adelino Ângelo - Reencontro da Humanidade", que está em cartaz até 18 de julho na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina, traz 89 trabalhos retratando a trajetória criativa do impressionista.

Nascido em 8 de novembro de 1931, na Vieira do Minho, Portugal, Mestre Adelino Ângelo participou de diversas bienais na Espanha, França e Estados Unidos. Com mais de 50 anos de carreira, Adelino Ângelo é reconhecido como mestre impressionista e foi reconhecido pela crítica internacional como "um dos mais puros e categorizados pintores retratistas da Europa".

Um dos mais puros humanistas pintores da Europa, denuncia as tragédias dos tempos atuais. Dois temas que aparecem com especial destaque em sua obra são a vida nômade dos ciganos e o drama dos loucos. Seus quadros fazem dele um psicanalista da pintura, que é uma forma de se libertar e chamar a atenção para as tragédias do mundo.

Informações
Local: Pinacoteca da APM
Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 278 - República - Centro - (11) 3188-4204
Preço: Grátis
Data: Até 18 de julho.
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Fonte: Guia da Semana