11.11.09

Exposição Serigrafia


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR.

Mais informações sobre a exposição no site da Livraria Pop

FGV-EAESP e Walmart realizam a 47ª Feira de Marketing – produtos sustentáveis

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas com o apoio do Walmart realizará no dia 13 de novembro a Feira de Marketing de produtos sustentáveis. O evento, que já está em sua 47ª. edição mostrará 22 produtos inovadores que seguem os conceitos de sustentabilidade elaborados pelos alunos do quinto semestre de Administração de Empresas. Entre os produtos que já surgiram em edições anteriores da Feira de Marketing, destaque para as bebidas leves à base de vinho Kooler, chá em caixinha e maionese temperada.

O Walmart, além de premiar os três grupos vencedores, promoverá um encontro entre eles com alguns de seus fornecedores para avaliar a possibilidade de apoiar o desenvolvimento e comercialização destes produtos. Na semana da realização do evento, os grupos apresentarão seus produtos e planos de marketing para um corpo de vinte e dois jurados, composto por especialistas de mercado e professores do departamento de marketing da FGV-EAESP que levarão em conta critérios como originalidade, viabilidade econômica, grau de inovação e efetividade das estratégias de marketing dos produtos.

No dia 13, a partir das 12 horas, serão expostos os trabalhos em evento aberto ao público que poderá votar nas melhores iniciativas em seis categorias, como por exemplo, o melhor produto, o produto mais sustentável e o nome mais criativo. Ao final do dia, haverá a divulgação dos ganhadores selecionados pelo júri e público visitante.

Yanna Soares mostra “Lembranças Deslocadas” em Salvador


Após a participação em eventos internacionais, Yanna Soares inaugura no dia 12 de novembro a exposição “Lembranças Deslocadas” na loja concept de interiores Toque da Casa, em Salvador. A mostra é formada por 15 serigrafias, onde a artista explora uma nova direção poética em seu trabalho, levando o espectador para um jogo de cores e dimensões em composições que evidenciam os processos de colagem e gravura.

A realização da impressão serigráfica, no qual a tinta é vazada em chapas de acrílico transparente sobrepostas, cria um efeito tridimensional para as obras. O resultado é um festival de formas em cores vibrantes que dialogam sobre as incontáveis possibilidades e níveis de ver e lembrar e as influências das imagens do cotidiano na memória e nos sonhos. A artista examina o seu próprio deslocamento através dos anos e o efeito destas observações fotográficas na memória real e imaginária.

A artista soteropolitana, formada pelo tradicional Pratt Institute de Nova York e pelo Central St. Martins College of Art and Design de Londres, tem influências do tropicalismo e da pop art americana. Yanna Soares realizou em março de 2009 sua primeira exposição individual em Londres, na Galeria Beverley Knowles. Em julho do mesmo ano, a artista participou da mostra coletiva “La Infinita Posibilidad de Existir”, na Galeria Victor Saavedra, em Barcelona. A artista conta também com participações na London Art Fair, Bienal do Recôncavo, além de exposições coletivas em galerias em Buenos Aires e Nova York. Nacionalmente, Yanna Soares é representada pela galeria Paulo Darzé, em Salvador.

Serviço
Exposição: “Lembranças Deslocadas”
Data: de 12 de novembro – 12 de janeiro
Coquetel: 12 de novembro, quinta-feira às 20h
Local: Toque da Casa (Al das Espatódeas, 355 - Caminho das Árvores, Salvador - BA)
Informações: (71) 3503-7457

www.yannasoares.com

FutureBrand cria proposta de valor e identidade visual de Cielo, marca que substitui a VisaNet



A VisaNet Brasil, empresa que gerencia o relacionamento com toda a rede de estabelecimentos comerciais habilitados a aceitar cartões Visa no país, mudou de nome e passa a se chamar Cielo. Os trabalhos de reformulação da proposta de valor, o naming e a identidade visual foram desenvolvidos pela consultoria em branding FutureBrand.

A adoção do nome Cielo, diferentemente de outras empresas do setor, mostra a opção por um termo menos descritivo, mais associativo e abstrato, que permite a construção de um significado próprio sem criar restrições às suas áreas de atuação. A mudança também propicia a criação de uma identidade própria para a Companhia, que sempre esteve associada à marca de um dos seus acionistas (Visa).

O projeto desenvolvido pela FutureBrand consumiu mais de um ano, envolvendo ativamente o marketing, a diretoria e acionistas da VisaNet. A proposta de valor totalmente alinhada ao futuro da Companhia, assim como as soluções de nome e identidade visual adotadas, colocam Cielo em uma posição única, assumindo um espaço muito bem demarcado e diferenciado em seu mercado, comunicando uma mudança efetiva.

Assim, a nova marca reforça pilares que a Companhia pretende explicitar em sua atuação: agilidade nos seus movimentos; amplitude, cobrindo um território muito amplo com segurança e ousadia; crescimento permanente, para si e seus parceiros, indo além dos limites, inovando sempre. Cielo busca um vínculo mais emocional com seus parceiros, tangibilizando a essência da marca: tornar possível. O céu é amplo, infinito, um espaço para altos vôos e, portanto, amplas possibilidades.

A nova marca busca ainda ressaltar a diversidade de serviços e o atendimento a demandas que venham de negócios de qualquer porte, setor econômico ou lugar. Nesta nova fase, a proposta de valor de Cielo define uma marca que se envolve profundamente com seus clientes, que conhece bem suas necessidades e assume compromissos que adicionem valor para seus negócios.

A marca reforça valores inerentes aos serviços que presta e se firma como uma empresa merecedora da confiança de consumidores e comerciantes, empregando os mais exigentes protocolos de segurança para garantir a integridade e a infalibilidade das transações. Neste ponto, Cielo aponta para o desenvolvimento de tecnologia para formatar soluções que agilizem e impulsionem as transações e os relacionamentos, dominando questões complexas e oferecendo respostas robustas, porém simples.

Na definição visual da logomarca de Cielo, um dos desafios da FutureBrand foi o de, conforme a proposta de valor, diferenciá-la das demais empresas do setor. As cores e o desenho trazem associações com tecnologia e modernidade e transmitem atributos importantes para o relacionamento da marca com os seus diferentes públicos, como envolvimento, assertividade e proximidade.

DESENVOLVIMENTO - O trabalho dos profissionais da FutureBrand e VisaNet foi executado em três fases: 1) Investigação: na qual se realizaram entrevistas extensas e profundas com todos os executivos e lideranças, análises do setor e alinhamento com o planejamento estratégico da Companhia; 2) Solução/proposta de valor: após amplos estudos do público-alvo primário e dos objetivos estratégicos da Companhia, foram estabelecidos os pilares e a promessa da marca; 3) Criação: rodadas de avaliações e discussões para a escolha do nome, pesquisas com o público-alvo e elaboração da identidade visual.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há sete anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, O Boticário, Brookfield, Comgás, Garoto, Grupo Ibmec, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, VisaNet, Votorantim e Whirlpool. Alguns exemplos de trabalhos com marcas conhecidas são a proposta de valor e a nova logomarca da rede Pão de Açúcar, a arquitetura de marcas do Grupo Ibmec Educaional, a criação de Taeq (Grupo Pão de Açúcar) e Sollys (Nestlé). A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

Nova campanha publicitária da Vh1 Brasil é assinada pela AlmapBBDO


A Vh1 (89 na NET, 84 na SKY e 59 na TVA, entre outras operadoras), canal de música, entretenimento e cultura pop da Viacom lança sua nova campanha publicitária no Brasil. Criada pela AlmapBBDO, a iniciativa é o primeiro trabalho conjunto desde que as empresas firmaram parceria em maio desse ano, e incluirá anúncios, filme, spot de rádio e Internet.

O objetivo da campanha é usar a linguagem irreverente da Vh1 e referências da cultura pop para reforçar o posicionamento do canal junto a seus espectadores, além de atrair novos clientes. A estratégia prevê dois picos de ações, um agora no final do ano e um logo após o Carnaval. A campanha impressa já começou a sair nas revistas Trip, Rolling Stone Brasil, Caras, Veja, Veja SP e nos jornais Meio & Mensagem, Propaganda e Marketing e Folha de S. Paulo, e há também ações na Internet.


Nas peças impressas, os anúncios se utilizam de pequenos cubos, parecidos com os de jogos de palavras cruzadas que unidos mostram o título e criam imagens que se relacionam a um tema sobre música ou celebridades. A peça “Woodstock”, por exemplo, traz ícones do movimento hippie, que é diretamente ligado ao histórico festival de música americano realizado em 1969. Haverá ainda duas outras propostas: “Guitar Hero” e “Paternidade”, que seguem a mesma linha, brincando sobre a vida dos astros da música. A logomarca do canal, também em formato de cubos, revela que a Vh1 está 100% “encaixada” com esse conteúdo de música.

Mídias eletrônicas
Na internet, em breve um hotsite disponibilizará 12 players relacionados a ícones da cultura pop. Com esse conteúdo, o usuário poderá customizar seus blogs, incrementando a forma de ver vídeos na internet: em vez de usar a estrutura dos sites de hospedagem de vídeos, a barra de comandos que mostra o andamento do filme será substituída por uma figura relacionada a ícones da música. Há players com Gene Simons, Elvis Presley, Madonna, Amy Winehouse, entre outras celebridades.

Além disso, cada versão do anúncio impresso ganhará banners de web que usará o mesmo conceito de pequenos cubos formando frases. Os banners serão veiculados em vários canais e home page do UOL, MSN e Yahoo e em sites como Showlivre, Fliperama, Guia da Semana, Território da Música e na Rede Viacom (rede de sites internacionais do grupo Viacom em que há boa visitação de brasileiros, como comedycentral.com, jackass.com, mtv.com, vh1.com, shockwave.com e addictinggames.com).

A campanha prevê ainda um comercial e um spot de rádio, que entrarão ainda em novembro em canais de TV por assinatura e nas rádios Oi, Kiss e Alpha FM.

Ficha Técnica
Anunciante: Vh1
Título: “A importância de um canal como a Vh1? Se Woodstock dependesse da memória de quem estava lá, ninguém saberia o que aconteceu.”, “Na Vh1 você conhece a vida dos astros de rock e descobre uma coisa: ninguém chegou lá tocando guitarra de videogame.”, “Só na Vh1 você acompanha o artista em toda sua trajetória. Do anonimato aos testes de paternidade.”
Produto: Vh1
Diretor de Criação: Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marcos Medeiros
Redator: André Kassu
Ilustrador: Bicicleta sem Freio
Ilustrador 3D: Ricardo Campesi
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Martha Almeida, Luciane Nery, Victor Minelli
Mídia: Flavio De Pauw e Fernando Vida
Aprovação: Carolina Vianna, Jimmy Leroy