25.9.09

CCPR reformula Workchopp e lança o CCPR Lab Music


Na próxima quinta-feira, 1º de outubro, às 20h, o Clube de Criação do Paraná (CCPR) irá apresentar mais uma edição do Workchopp, evento que mistura entretenimento, confraternização e atualização profissional, com Felipe Luchi (foto), diretor de criação da Lew Lara TBWA, de São Paulo, como palestrante convidado. Esta edição, porém, marca uma nova fase do evento, que volta reformulado e cheio de novidades.

A primeira delas é que, antes bimestral, o Workchopp volta a ser mensal atendendo aos pedidos dos próprios associados, com local fixo: o Vasquinho, no bairro Bom Retiro. Nesta edição, o Clube lançará, também, o seu mais novo projeto musical, o CCPR Lab Music, formado pelos músicos Glauco Sölter (baixista), Endrigo Bettega (baterista) e Mário Conde (guitarrista), todos curitibanos, com trabalhos nacionais e internacionais já consagrados pela crítica e que também tocarão em outros eventos do Clube.

Sócios do Clube continuam com entrada gratuita e, os demais interessados em prestigiar o evento, podem participar adquirindo o ingresso no local. De acordo com Marcos Pamplona, presidente do CCPR, o novo formato resgata a idéia original do Workchopp, que foi se perdendo com o tempo. “Vamos criar um espaço só nosso, com uma banda nossa, para promover uma troca espontânea de idéias e informações. Quem for ao Workchopp, vai enriquecer seu repertório criativo de todas as maneiras", explica.

Integrantes da Abedesign participam de atividades em Salvador e São Paulo

Gisela Schulzinger, da Haus Design, filiada à Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), fará palestra no café de abertura da Fispal Bahia 2009, no próximo dia 29 de setembro, em Salvador. Na ocasião, ela falará sobre "Design Estratégico: uma poderosa ferramenta de construção de marca e inovação".

Já Maria Elisa Korte, da Abedesign, juntamente com Sônia Carvalho, da Associação dos Designers Gráficos (ADG) participa da equipe de desenvolvimento das regras do concurso da marca de São Paulo na Expo Xangai 2010. Com o tema "Cidade Melhor, Vida Melhor", a organização da feira internacional espera receber mais de 70 milhões de visitantes e escolheu o município brasileiro, entre 55 cidades que vão à mostra, pelo projeto Cidade Limpa que conquistou o 4º lugar entre os participantes da seleção.

Sobre a Abedesign – Entidade fundada em 2004 que visa a difusão do design brasileiro, contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, crescimento do mercado e facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje a Abedesign conta com 110 associados, que mensalmente participam de reuniões para definição de seu plano de ações e seminários sobre assuntos ligados ao setor. Para mais informações acesse o site www.abedesign.org.br.

O Pintor de Deus



A CAIXA Cultural São Paulo (Sé) inaugura no dia 09 de outubro (sexta-feira), às 19 horas, a mostra “O Pintor de Deus”, de autoria do artista plástico Waldomiro e reunirá 20 pinturas produzidas nos últimos anos. Esses quadros versam principalmente sobre temas religiosos, uma das vertentes mais fortes e ricas de sua produção pictórica.

Na última década, já dividindo sua residência entre Osasco e Goiânia, passou a expressar em seus quadros o que pode ser definido como primitivismo temático. Os sem-terra, o desemprego, o atentado de 11 de setembro nos EUA, a guerra do Iraque são retratados em cores fortes, traços definidos. Pinturas que falam.

A visitação acontece a partir do dia 10 de outubro e segue até 22 de novembro, de terça-feira a domingo, das 09 às 21 horas. A entrada é franca, com classificação livre.

Esse projeto foi selecionado por meio de edital de projetos e programas 2009 para Ocupação dos Espaços Culturais da CAIXA.



Sobre o artista:
Waldomiro de Deus nasceu em Itagibá, sul da Bahia. Sua família perambulou por Ipiaú, Gandu e Prado, no sul baiano. Há cerca de 50 anos, Waldomiro saiu no interior do Nordeste, subiu num pau-de-arara com a família e foi buscar uma vida melhor em São Paulo. Passou fome e frio, lutou muito, venceu e hoje é conhecido mundialmente.

Considerado pela crítica um dos três maiores pintores primitivistas do Brasil, ao lado de Djanira e José Antonio da Silva, Waldomiro fez, em setembro de 2004, uma exposição com 54 obras no Museu Brasileiro de Escultura (Mube), em São Paulo. A exposição, calorosamente saudada pela crítica, comemorou os 60 anos de vida e os 44 anos da arte de Waldomiro.

A história inacreditável de um pintor
Trabalhando como jardineiro, aproveitava as frias noites paulistanas para pintar em pedaços de papel. Como pintava na hora em que deveria estar dormindo e dormia na hora em que deveria estar trabalhando, foi mandado embora. Sem alternativa, resolveu expor seus trabalhos no Viaduto do Chá, um dos símbolos da capital paulista, já naquela época o Eldorado de milhões de nordestinos.

O marquês italiano Terry Della Stuffa passou pelo local, se apaixonou por aquela pintura ingênua e adotou Waldomiro, que ganhou casa, comida e, melhor, tempo de sobra e material à vontade para exercer sua arte. A partir daí, nas mãos de Deus, o pintor ganhou o mundo. Suas obras estão expostas em museus e galerias de arte e foram adquiridas por colecionadores da Europa, Estados Unidos, Japão e Oriente Médio.

Um exílio artístico fez de Waldomiro cidadão do mundo. Morou na França, Itália, Alemanha e Israel, onde espalhou seus quadros e cravou seu nome como um dos grandes artistas brasileiros e adorado pelos críticos por onde passou.

De volta ao Brasil, fixou residência em Osasco, cidade industrial da Grande São Paulo. Sua casa, repleta de quadros e esculturas, tornou-se ponto de referência para artistas, colecionadores, empresários, jornalistas e amantes da arte naif. Naquela época, apesar de algumas obras contestadoras, Waldomiro ainda adotava um estilo lírico, mostrando o cotidiano das cidades e do meio rural.

Exposição: O Pintor de Deus - Waldomiro de Deus - Exposição de Pinturas Naif
Abertura - 09 de outubro - sexta-feira – 19h – para convidados e imprensa
Visitação – 10 de outubro a 22 de novembro de 2009
Horários: terça-feira a domingo, das 09 às 21hs
Local: CAIXA CULTURAL SÃO PAULO - Grande Salão - Praça da Sé, 111
Classificação etária: Livre
Entrada franca
Realização: CAIXA Cultural São Paulo
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Informações e agendamento: (011) 3321-4400

Diretores de criação da premiada agência de publicidade chilena participam de evento paulistano

No mês de outubro, os irmãos Sebastian e Cristhian Zegers, diretores de criação geral da agência Leche2, vencedora do Leão de Ouro em Cannes 2008 na categoria radio: eficiência e criativo, participam do 2°New Brand Communication (www.nbc09.com.br). O encontro reunirá os principais profissionais da comunicação mundial na FAAP (Fundação Álvares Penteado), que participa como co-realizadora. No evento, os irmãos comandam o seminário “La criatividad no és una Ciência’’, que desmistificará a criatividade como uma ciência, apontando-a como uma estratégia natural para a transformação do desenvolvimento evolutivo do ser-humano. A participação dos especialistas acontece no dia 20/10, às 9h50.

Os irmãos Zegers foram considerados duas das figuras mais promissoras da nova geração criativa do Chile. Juntos há três anos, fundaram a agência Leche2 e possuem um portofólio de clientes mundiais como Nestlé, Blockbuster e Fanta. (http://www.leche2.cl/). No Brasil, se destacam pela famosa campanha “Coma este anúncio” da MTV (http://www.comaesteanuncio.com.br/site.html).

Sobre o 2º New Brand Communication
O 2º New Brand Communication é um evento que ocorre anualmente em São Paulo entre os dias 20 a 22 de outubro. O encontro tem por objetivo promover a troca de experiências de profissionais internacionais responsáveis pela construção de grandes marcas com criativos de agências, diretores de marketing de empresas e pessoas interessadas em inovação na comunicação.

Os dois primeiros dias serão divididos em quatro blocos, que abordam os temas Redes Sociais, Marketing Viral, Marketing Mobile e Comportamento do novo consumidor. Serão 18 apresentações de alguns dos fundadores e principais executivos de algumas das agências mais ágeis e bem-sucedidas da Europa, Estados Unidos e América Latina. A exemplo de Benjamin Palmer daBarbarian Group(New York),Carl Johnson, da Anomaly (New York), Tim Lucas, da TWRAmerica (London), Engin Celikbas e Richard Willian Walker, da Kessels Kramer (Amsterdam e Londres), Johan Gromark, da Label Göteborg (Suécia), Mike Geiger e Will McGuinness, da Goodby Silverstein & Partners (São Francisco), Matthew Smith, da The Viral Factory (London), Sebastian Zegers e Cristobal Zegers, da Leche2 (Chile), Joshua Green, da Massachusetts Institute of Technology (Boston), Ivan Askwith, do Big Spaceship (New York) e Maurício Mota,da The Alchemists (Rio de Janeiro). Todos apresentarão suas experiências com os clientes, incluindo nomes como Coca-Cola, The New York Times, Virgin, M&M’s, Diesel, Samsung, Nike, BurgerKing e Dove.

Já o terceiro dia assume um clima de confraternização dedicado aos estudantes da FAAP. A intenção é dividir o conhecimento por meio da troca de informação e colaboração com os estudantes. Eles assistirão a cinco apresentações com os criativos internacionais. A FAAP será palco do encontro em razão do ambiente acadêmico propício para a troca de experiências. Os ingressos para participar dos dois primeiros dias já estão a venda e podem ser adquiridos pelo site www.nbc09.com.br , pelo e-mail aliste-se@nbc09.com.br ou pelo telefone (11) 3127-7788. O custo para participação nos dois dias de evento é de R$ 1.800. Na compra de três ou quatro convites, o preço de cada um sai por R$ 1.620. De cinco a nove, R$ 1.440 cada. Acima de dez, R$ 1.260 cada. Haverá desconto de 30% em cima desses valores para as compras efetuadas até dia 1º de outubro.

O evento é idealizado e organizado pela Idealista, uma empresa de Marketing e Publicidade liderada por Zé Macfarland. A empresa possui uma rede de relacionamento global, que tem o objetivo buscar o que mais está em evidencia em todo o mundo quando o assunto é inovação na comunicação. Procuram os profissionais que são premiados e que fazem a diferença na construção de marcas. Conta com os parceiros Alex West, em Londres, Ignacio Oreamuno, no Canadá e Richard Hullingum, Nova Zelândia. A seleção dos que virão apresentar-se no New Brand Communication é feita por todos estes parceiros.

MAS/ESPM marca presença no CREAM 2009

Muito talento e criatividade. Com estes atributos, os alunos da MAS/ESPM Mariana Rocha, Juan Camilo, Augusto dos Anjos, Leonardo Cave, Tatiana Almeida e Bruno Mkhohl estão entre os 20 finalistas da primeira edição do CREAM Brasil. A competição consiste na coleta de peças publicitárias elaboradas por jovens de escolas de todo o mundo. Os melhores trabalhos, incluindo os brasileiros da MAS/ESPM terão seus trabalhos expostos no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, e, em outubro, em Londres.

O evento é promovido pela The Talent Business – empresa especializada na área de comunicação e marketing com atuação no mercado global – e tem como objetivo descobrir novos talentos e apresentar os futuros criativos do cenário publicitário internacional.