27.6.09

AlmapBBDO conquista 8 Leões no 56ª. edição do Festival de Cannes



Agência é a segunda mais premiada do festival em 2009: são 3 Leões de Ouro, 1 Leão de Prata e 4 de Bronze. DM9DDB é a Agência do Ano.

A AlmapBBDO conquistou 8 Leões no Festival Internacional de Publicidade, o Cannes Lions 2009, que terminou ontem (sábado, 27/6) à noite. São 3 de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze. Ela foi a segunda agência mais premiada do Festival. A DM9DDB é a Agência do Ano. A terceira colocada é a DDB Istambul. A AlmapBBDO já havia sido Agência do Ano em 2000.



Um dos leões de Ouro da AlmapBBDO este ano foi em Filme, com o comercial “Cachorro-Peixe” (http://www.youtube.com/watch?v=cQlEHIxI5GQ ), criado para o SpaceFox, da Volkswagen. É o primeiro Ouro do Brasil em Filmes, na subcategoria Automóveis, depois de 27 anos. O anterior foi para “Fiat Itália/Família Graciotti”, da MPM/Casabranca, em 1982. A disputa dos comerciais criados para carros é considerada uma das mais difíceis do Festival.

O outro Leão da AlmapBBDO em Filmes é de Bronze, para “Caixas”, criado para Caminhões Volkswagen. (http://www.youtube.com/watch?v=3AqaB0b_mEo )

Em Design, a AlmapBBDO trouxe o único Leão de Ouro do Brasil com o case da construção da imagem visual das Havaianas (http://www.youtube.com/watch?v=ajSu4fI7t5c ). Num filme, foi contado – de maneira resumida e artística – como foi feita a comunicação visual que resultou na marca das sandálias mais famosas do mundo. A criação é de diversos designers e diretores de arte da agência. A direção de criação é de Marcello Serpa e Marcus Sulzbacher. A produção é da Digital 21/Cine.

O Leão de Prata, em Design, foi conquistado pelo convite criado para as Havaianas, para o São Paulo Fashion Week de 2008 (http://www.twitpic.com/8amqp ).

“Estamos muito orgulhosos. Ganhamos vários Leões, sendo 3 de Ouro com os trabalhos do nosso dia a dia”, diz Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO. “São trabalhos que ganharam as ruas, são discutidos em bares, chats na internet e conhecidos de todos bem antes de fazerem sucesso nas salas de júri em Cannes. Essa é uma das razões do prestígio da Almap junto a seus clientes e ao mercado.”

Ao todo, a AlmapBBDO teve 31 peças nos shortlists do Festival (8 em Press, 11 em Outdoor, 3 em Film, 1 em Cyber, 5 em Radio e 3 em Design). Este ano o Brasil volta do Cannes Lions, com 32 Leões. No ano passado foram 41.

O primeiro Leão de Ouro da AlmapBBDO foi definido na categoria Press, com os anúncios da campanha “Até onde vai a sua criatividade?”, para a Panamericana Escola de Arte e Design (EPA), criada por André Godoi e André Gola, com direção de criação de Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. (http://www.twitpic.com/27z2i )

O Leão de Bronze em Press foi para “Pássaros”, de Greenpeace, criado por André Kassu, Marcos Medeiros e Marco Monteiro. A direção de criação é de Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. A peça é um papel de presente, estampado com pássaros coloridos, mas mortos, que foi encartado nos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. (http://www.twitpic.com/2rx2k )

O bronze em Outdoor foi para a campanha de Aspirina®, da Bayer, criada por Marcos Medeiros e André Kassu, com direção de criação de Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. (http://www.twitpic.com/86wkw )

O único Leão brasileiro em Rádio também é da AlmapBBDO: Bronze para os spots da campanha integrada “Até onde vai sua criatividade?”, para a EPA.

"Direção de criação de Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. A produtora é Rebolucion e o diretor, Armando Bo. A computação gráfica foi realizada pela Bitt Animation. Veiculada em novembro de 2008 e dirigida ao público jovem, a assinatura da campanha é “SpaceFox. Cabe o que você imaginar”. Inclusive um cachorro-peixe!

O filme “Caixas” foi criado por Eduardo Andrietta, Ary Nogueira e Marcus Kawamura, com direção de criação de Luiz Sanches e Dulcídio Caldeira. A produtora é a Sentimental Filmes, com direção de Paulo Diehl. Faz parte da campanha cujos anúncios conquistaram Prata em Press e Outdoor no Festival de Cannes de 2008. Nele, embalagens de produtos diversos transformam-se em caminhões da Volkswagen. São sacos de cimento, caixas de ovos, de legumes, de leite, engradado de bebidas e outros, mostrando que os caminhões Volkswagen são feitos sob medida para cada tipo de carga. Daí a assinatura: Volkswagen. Caminhões sob Medida”. Foi veiculado a partir de junho de 2008.

DM9DDB é a agência do ano em Cannes



A DM9DDB acaba de conquistar o título de Agência do Ano no 56º Festival Internacional de Publicidade, que termina hoje na França. É o quarto título mundial que a agência conquista em Cannes, ratificando sua condição de mais premiada na história da participação brasileira nesta que é a mais importante premiação da propaganda mundial.

A DM9DDB traz, desta vez para o Brasil, nove Leões – dois de ouro, na categoria anúncios para mídia impressa, para os clientes Terra e LatinStock; quatro de prata, nas categorias outdoor (2), mídia (1) e design (1), respectivamente para FedEx, Terra, WWF e SaxSoFunny, e três bronzes, nas categorias internet, para Cia. Athletica, e filme, para Tok&Stok.

Além dos prêmios da DM9 - que é uma sociedade dos grupos ABC (brasileiro) e DDB (multinacional), e foi fundada há 20 anos por Nizan Guanaes e Guga Valente -, o Brasil conquistou outros 23 leões. A também brasileira Almap BBDO ficou em segundo na lista das mais premiadas. Em terceiro, a DDB de Istambul, cujo diretor de criação é, curiosamente, um ex-funcionário da DM9, Karpat Polat, turco que durante um ano fez intercâmbio profissional na agência sediada em São Paulo.

“Esta vitória é fruto do trabalho do dia-a-dia, da crença de clientes que acreditam na criatividade como veículo para fortalecer marcas e aumentar resultados. É, sobretudo, uma vitória coletiva, nascida do talento de uma equipe aguerrida, que busca a excelência em todas as áreas da agência” festejou o presidente da DM9DDB e sócio do Grupo ABC, Sergio Valente.