18.5.10

Panamericana recebe mestre da embalagem de luxo

A Panamericana Escola de Arte e Design e a Eastman Chemical do Brasil trazem ao Brasil para palestra única, dia 25 de maio, às 19h30, um dos mais celebrados designers de embalagens cosméticas do mundo: Marc Rosen. O evento é aberto ao público e acontece no auditório da unidade Groelândia – Rua Groenlândia, nº77, Jardim Europa, em São Paulo.

Mencionado freqüentemente em publicações como o The New York Times, o designer tem sido uma influência importante no design de embalagens cosméticas e luxuosas desde a década de 70. Ao longo dos anos, Rosen vem criando designs de embalagens vencedores de prêmios para Fendi, Nina Ricci, Victoria’s Secret, Revlon, Karl Lagerfeld, Estée Lauder, Perry Ellis, Oscar de la Renta, Avon, Halston, Chloe, entre outros, explorando ao máximo seu poder criativo, as tecnologias mais inovadoras e antecipando tendências.

Para participar é preciso se inscrever com antecedência pelo e-mail: palestra@escola-panamericana.com.br. As vagas são limitadas!

Rico Lins desenvolve oficina de ilustração e design na Universidade do Livro

A Universidade do Livro, da Fundação Editora da Unesp, promove nos dias 25 e 26 de maio, das 18h às 21h, a Oficina Ilustração e Design com Rico Lins. O curso objetiva o aprofundamento da interpretação visual de textos, estudos de projetos gráficos, pesquisa de técnicas e soluções gráficas.

Por meio de palestras conceituais, exercícios práticos e discussões em grupo, os participantes serão estimulados a desenvolver projetos gráficos que apliquem ao design e à direção de arte a linguagem da ilustração, da colagem e da fotomontagem.

As aulas serão ministradas por Rico Lins, formado em 1976 pela Escola Superior de Desenho Industrial. Lins trabalhou em Paris no Le Monde e no Libéracion. Na década de 90, atuou como free-lancer atendendo clientes como MTV, gravadoras BMG, e WEA, revistas Time e New Yorker e em jornais como o The Washington Post e The New York Times. Neste último recebeu o prêmio da Society of Publication Designers, por ilustrações de capas. Em 2006 foi premiado no NY Type Directors por seu projeto Brasil em cartaz e recebeu o prêmio APCA 2009 de Melhor Exposição Gráfica pela exposição Rico Lins: Uma Gráfica na Fronteira no Instituto Tomie Ohtake. Consultor nas áreas de design e comunicação empresarial, coordena seu estúdio de criação em São Paulo, atuando nas áreas de design, propaganda, marketing cultural e mídia eletrônica. É também coordenador do programa de mestrado do Istituto Europeo di Design, ministra palestras e oficinas no Brasil e exterior.

Voltada para designers, diretores de arte, diagramadores, arquitetos, estudantes, publicitários, editores, assistentes editoriais, produtores gráficos, ilustradores, fotógrafos e demais interessados, a Oficina Ilustração e Design com Rico Lins acontece na sede da Universidade do Livro, Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo, SP). O investimento é de R$ 319 (R$ 255 para sócios e estudantes).

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail universidadedolivro@editora.unesp.br ou telefone (11) 3242-9555. O programa completo está acessível no site www.editoraunesp.com.br.

Oi Futuro em Ipanema apresenta exposições inéditas de Adriana Varela e Renato Rezende


O Oi Futuro em Ipanema apresenta, a partir do dia 21 de maio, trabalhos inéditos da artista Adriana Varella e do poeta Renato Rezende. Adriana traz para a galeria a videoinstalação Trans pequenos esboços (transição/translúcido/transgressão/transmutação/transversal) e uma obra de arte pública que integra o projeto de intervenção da fachada do Oi Futuro em Ipanema. Já Renato Rezende participa da terceira edição do Projeto Passagem com o poema visual Eu posso perfeitamente mastigar abelhas vivas.

Artista brasileira residente em Nova Iorque, Adriana Varella utiliza múltiplas mídias em suas obras, tais como instalação, vídeo, som, fotografia, desenho e escultura. Em seu trabalho, busca desafiar o imaginário ao usar intervenções, experimentações e buscar novas propostas. As obras inéditas de Adriana são inspiradas na idéia Trans, que contempla o homem e sua relação com o espaço público, seja ele urbano ou rural. A videoinstalação Trans pequenos esboços traz cinco projeções que ocupam as paredes e chão da galeria, em um clima imaginário de sonho.

Renato Rezende trabalha o poema em um campo ampliado que inclui a prosa, a performance, o digital, a videoarte e instalações multimídias. Em Eu posso perfeitamente mastigar abelhas vivas, o artista se utiliza de sons, luzes e imagens para criar um ambiente visual e sonoro de uma colméia. Renato já apresentou seus trabalhos na Fundação Baldreit, em Baden-Baden, no festival de poesia de Berlim (com o coletivo GRAP = rap + poesia + grafitti) e no evento Urbano Digital, no Parque Lage, Rio de Janeiro. É também autor dos livros Passeio (Record, 2001), Ímpar (Lamparina, 2005, Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional) e Noiva (Azougue, 2008).

Serviço
ARTES VISUAIS
Renato Rezende (Térreo)
Adriana Varella (Galeria)
Curadoria: Alberto Saraiva
Oi FUTURO – Ipanema
De 21 de maio a 18 de julho
De terça a domingo, das 13h às 21h
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, tel.: (21) 3201- 3010
Entrada franca
Classificação etária: Livre
www.oifuturo.org.br