6.10.10

Academia Internacional de Cinema abre inscrições para o mais completo curso de Crítica de Artes de São Paulo

A Academia Internacional de Cinema, uma das mais importantes instituições de ensino do cinema do País, abre inscrições para a Oficina Crítica, que começa no próximo dia 19 de outubro, às 9h. Serão 10 encontros, às terças e quintas, das 9h às 12h, com emissão de certificado ao final do processo.

Na Oficina Crítica, o aluno vai conhecer os principais momentos da História da Crítica de Artes no mundo e, posteriormente, no Brasil, englobando a crítica de música, teatro, cinema, artes visuais e literatura. Em seguida, vai conhecer as novas áreas da crítica, como gastronomia, moda e games. Posteriormente, os novos campos da crítica serão discutidos e analisados, como a internet e a televisão. Estas duas partes serão acompanhadas por críticas de época, bem como textos críticos de sites, blogs, canais de TV etc., proporcionando aulas dinâmicas e interativas.

A segunda parte do curso é voltada para a prática. Os alunos irão analisar os elementos contidos em críticas de grandes jornais, revistas, sites e canais de TV do Brasil, aprendendo assim os elementos mais importantes que devem estar contidos numa crítica, bem como aqueles que devem ser evitados. O curso termina com os alunos escrevendo e analisando suas próprias críticas, feitas sobre um produto da área cultural de seu interesse.

O curso é ministrado por Franthiesco Ballerini, Mestre em Comunicação Social (com ênfase em crítica cinematográfica), atual crítico da TV Gazeta e do jornal O Vale e com quase dez anos de experiência em jornalismo cultural e crítica nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, nas revistas Flash, Sci-fiNews, Contigo! e na Rádio Eldorado.

Sobre a Academia Internacional de Cinema - A Academia Internacional de Cinema é a única no Brasil a oferecer um Curso Técnico em Direção Cinematográfica, um programa de dois anos reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Além do Filmworks (como o curso técnico é chamado por professores e alunos), a AIC realiza cursos intensivos de cinema digital e película 16mm, e oficinas nas áreas de roteiro, direção de arte, produção executiva, pós-produção, documentário, interpretação para cinema e TV, e criação literária. Com infra-estrutura técnica e professores atuantes no mercado audiovisual, a AIC se destaca pela ênfase na prática e na teoria aplicada. Ao longo de seus cinco anos de atividades, já produziu com seus alunos mais de 2 mil curtas metragens. Sua agenda de eventos já incluiu palestras e debates com dezenas de cineastas reconhecidos nacional e internacionalmente.

Agência Fuel realiza duas novas contratações


Com o crescimento de número de contas atendidas pela Agência Fuel este ano, a empresa acaba de aumentar seu quadro de colaboradores com o objetivo de dar maior eficiência e rapidez no atendimento das diferentes exigências de seus clientes, e para tanto, contrata Larissa Dueira para o cargo de Gerente de Atendimento e Augusto Vilena que atuará como Gerente de Operações.

Larissa Dueira iniciou a sua carreira no Recife, onde atuou na Assessoria de Comunicação do Bompreço, tendo sido responsável por muitos eventos e omunicação institucional de uma das maiores redes varejistas do Brasil. Em seguida, assumiu o atendimento promocional da Fox Film em todo Norte/Nordeste, através da agência Espaço/Z Marketing de Entretenimento, onde esteve durante sete anos e através de promoção, foi transferida para São Paulo como Coordenadora de Contas para desenvolver vários projetos especiais na área de cinema, games e home entertainment. Larissa fez MBA em Gestão de Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas

Augusto Vilena, tem em sua bagagem profissional, passagens por empresas: Davene, KM Casa, GAMA.Italy e nas agências Yes Agency, New Style e Brandworks Comunicação e, ainda, na assessoria de imprensa ExLibris. O profissional adquiriu larga experiência em convenções de vendas, treinamentos em nível nacional, ações no PDV - como trade marketing e desenvolvimento de produtos - e, marca enquanto marketing. Coordenou equipes experientes na Brandworks e na New Style na área de incentivo, promoção e blitz. Com essa diversidade de ambientes coorporativos e agências, Augusto tornou-se expert em capital humano e análises criteriosas para planos anuais de marketing/trademarketing.

Novo modelo de Havaianas IPÊ chega com campanha da AlmapBBDO


















Chega às revistas o novo anúncio criado pela AlmapBBDO para as Havaianas IPÊ. Ele mostra o modelo das sandálias colocado com os pés trocados, como se fossem asas de borboleta sobre um fundo composto por folhas de papel recortado em vários tons de verde, formando uma floresta e seus animais. A direção de arte do anúncio é de Eric Benitez e Marcos Sulzbacher, com redação de Cesar Herzkowicz. Estará nas páginas das semanais e revistas de variedades em outubro.

Há seis anos, as Havaianas e o Instituto IPÊ formam uma parceria para ajudar a conservar o meio ambiente: 7% do valor das vendas das Havaianas IPÊ são repassados para o Instituto, que destina os recursos a conservação da fauna e flora do Brasil.

De 2004 até hoje, já foram vendidos mais de 4,3 milhões de pares e arrecadados mais de 2,3 milhões de reais para os mais de 50 projetos do IPÊ pelo Brasil. Ao adquirir as Havaianas IPÊ, o consumidor não está apenas comprando um modelo diferenciado das Havaianas, mas também investindo nos projetos de conservação do Instituto.

O IPÊ é uma organização não governamental que trabalha há mais de 17 anos pela conservação da biodiversidade e atua principalmente nas regiões dos Estados de São Paulo e Paraná (Mata Atlântica), Amazonas e Pará (Amazônia) e Mato Grosso do Sul (Pantanal).

Ficha Técnica – Anúncio
Anunciante: Havaianas
Título: Havainas Ipê
Produto: Havainas Ipê
Diretor de Criação: Marcello Serpa e Marcos Sulzbacher
Redator: Cesar Herzkowicz
Diretor de Arte: Eric Benitez e Marcos Sulzbacher
Ilustrador: Eric Benitez
Fotógrafo: Daishi Pais
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra e Marcos Souza
Atendimento: Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Izabela Vilela
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches, Giuliana Tranquilini

Visite a feira do Pixel Show SP . Inscreva-se nos Workshops!

Carlos Dias apresenta a exposição ALEM, na Choque Cultural



A partir de 16 de outubro, o gaúcho radicado em São Paulo que, hoje, mora em Santa Catarina, Carlos Dias apresenta a exposição inédita ALEM na Choque Cultural. A galeria de Pinheiros, São Paulo, abre todas as salas para que o artista mostre sua catarse criativa até 20 de novembro.

Segundo Carlos Dias, a exposição ALEM reunirá grandes pinturas mescladas a instalações, como a que poderá ser vista no andar de cima da Choque Cultural, que ganhou o nome de DARKUARTO, mesmo nome que Dias dá ao seu ateliê. Trabalhos menores, fotos, desenhos e rascunhos estarão à mostra como aconteceu com a sua parede amarela na exposição De dentro para fora/ De fora para dentro, que recebeu cerca de 130 mil pessoas de novembro de 2009 a fevereiro de 2010 no MASP.

“Eu queria um nome curto, dual, que não se restrinja nem ao bem, nem ao mal! Escolhi ALEM por conta da busca, de querer saber quem somos, pra onde vamos... Ao pintar ou desenhar, acredito que é possível criar nosso próprio universo, que vai além de onde estamos”, conta o artista. Ele costuma observar o comportamento das pessoas nessa “busca” por meio do estudo da simbologia do tarô e da astrologia, além de pesquisar enciclopédias, revistas antigas (Pop, Planeta etc), patuás, alquimia, macumbas, amuletos, psicologia junguiana, e até locais de concentração e manifestação de fé. “Tudo isso me serve de inspiração”, conta.

Suas telas inéditas irão ocupar as demais áreas da Choque Cultural e representam sua fase atual, depois da mudança para Florianópolis. Dias conta que o “tempo” local o ajudou a deixar de ser tão visceral e o aproximou de momentos mais calmos focados no aprendizado contínuo. Por outro lado, sua movimentação entre São Paulo e outras cidades do país promove a medida certa da inquietação e compulsão para seus desenhos.

A exposição contará com um vídeo que vai permitir ao público conhecer um pouco mais da personalidade de Carlos Dias. Ele também anuncia: “pela primeira vez, vou juntar o meu alterego musical a uma exposição. Mostrarei um disco de 64 minutos, com três sequências musicais, do Albertinho dos Reis!”, arremata. Uma trilha também será editada para ambientar ALEM. “Acredito que esse é um momento novo na minha carreira em que consegui reunir artes plásticas, vídeo e música em uma exposição”, detalha.

Carlos Dias, também conhecido como ASA (Ao Seu Alcance) busca algumas referências no trabalho do Grupo COBRA, Jean Michel Basquiat, Karel Appel, Hieronymus Bosch, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso e Salvador Dalí, mas apresenta uma obra muito expressiva, instintiva e característica. Dias também aponta a influência das imagens do livro Hieroglyphika de Horapollo (a primeira chave para a decifração da escrita hieroglífica egípcia), que também inspirou Bosch. “Meu trabalho é uma somatória de técnicas e coisas que passo e, hoje, tenho me dedicado bastante à pintura; quase uma manifestação inconsciente. Os lugares por onde circulo, as pessoas que conheço e as coisas que aprendo sempre estarão presentes, mesmo que de uma forma subjetiva, nas minhas obras”, detalha Dias. O contato com artistas, como Carla Barth e Luciano Scherer também colabora no processo criativo do artista, que usa muita tinta acrílica, canetão e até spray.

O artista nasceu em Porto Alegre, em 1974, e morou muitos anos em São Paulo, onde participou ativamente de manifestações culturais juvenis nos anos oitenta e noventa: skate, punk, hardcore, graffiti, street art etc. Carlos construiu um mundo psicodélico, pop e expressionista, povoado por personagens surreais em cenários caóticos, que o levou a participar de diversas exposições, incluindo uma coletiva em Los Angeles, chamada São Paulo, além de sua última individual no Acervo da Choque no fim de 2010.

Carlos é um artista multimídia, que pesquisa suportes incomuns e o desenvolvimento das ferramentas para lidar com eles. Sua principal linguagem é a pintura em proposta estética suja, contemporânea, pop, energética e barulhenta, que impacta pelos sentidos e não pelo intelecto. No seu trabalho, a instalação também é destaque. Sua gráfica é marcante e fortemente ligada à pintura gestual.


Rabiscos, escorridos e manchas são elementos recorrentes nas suas pinturas, onde vez ou outra surge uma frase ou palavra escrita numa tipografia própria. A cor também é elemento essencial e surge associada à exploração de materiais inusitados, como o flúor, a purpurina ou a tinta metalizada. Os suportes podem variar muito, das telas aos painéis de madeira, passando por qualquer objeto encontrado e que possa ser pintado.

É uma expressividade barulhenta, que dialoga abertamente com a música do Againe, Polara, Caxabaxa e outras bandas formadas pelo artista ao logo das últimas décadas. Carlos é músico, compositor, performer e autor de alguns sucessos gravados por bandas pop, como CPM 22 ou Cansei de Ser Sexy.

+ vídeos e músicas/ seleções de Carlos Dias aka Albertinho dos Reis aka ASA – Ao Seu Alcance:
www.aoseualcance.com



ALEM por Carlos Dias @ Choque Cultural
Abertura: 16 de outubro, das 16h às 20h
De 16 de outubro a 20 de novembro
Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-2365
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h

Grátis - Livre

NEOGAMA/BBH cria 16 comerciais para nova fase da comunicação de varejo da Renault


Hoje será lançada a segunda fase da campanha de varejo da Renault, criada pela NEOGAMA/BBH, com a veiculação de filmes do novo “Plantão Renault”. O noticiário bem-humorado que anuncia as ofertas da montadora foi reformulado e agora Bento Ribeiro (VJ da MTV) passa a interpretar um repórter especial que irá às ruas para cobrir as novidades da Renault. Miá Mello (do programa “Legendários” da Record e do grupo “Deznecessários”) permanece como âncora do programa.

Outra inovação é que, para aumentar a efetividade da comunicação, os filmes passarão a trabalhar com temas específicos, de acordo com datas comemorativas, promoções especiais da empresa ou necessidades mercadológicas regionais.



No primeiro comercial da campanha, que promove o feirão realizado dentro da concessionária, o próprio repórter se interessa por uma das promoções e alerta um cliente que observa o carro “É muita oferta! Mas este aqui é meu, nem vem”. O segundo comercial se inspira na proximidade das eleições e apresenta uma matéria especial sobre a mais recente pesquisa eleitoral. O jornalista anuncia, em primeira mão, os resultados da enquete: “50% das pessoas acham Renault um ótimo negócio e os outros 50% concordam.”



No total, serão gravados 16 filmes para serem veiculados até abril do próximo ano, explorando as oportunidades de cada ocasião. Além dos comerciais, a campanha também é composta por anúncios.

Assista aos comerciais:



Ficha técnica
Título: “Plantão Renault”
Agência: NEOGAMA/BBH
Produto: Varejo
Anunciante: Renault do Brasil S/A
Secundagem: 30”
Diretor Geral de Criação: Alexandre Gama
Diretores de Criação: Márcio Ribas e James Ribeiro
Diretor de Arte: James Ribeiro, Cesar Peña, Marcelo Vendramel e Wagner Santana
Redator: José Carlos Picka Jr. e Mauro Thiele
Produtora: Dinamo Filmes
Direção: Edu Cama
Fotografia: Francisco Oliveira
Produção: Equipe Dinamo Digital
Montador: Kaue Kabreira
Finalização: Equipe Dinamo Digital
Trilha: Sax So Funny
Atores: Bento Ribeiro e Miá Mello
RTVC: Xanna D’Aguiar, Fernanda Crespo, Mariana Barbiellini, Tiago Cruz, Marcos Camurati
Atendimento: Luiz Tosi, Thaís Pedro, Heitor Pereira e Amanda Limberte
Planejamento: Eduardo Lorenzi e Luciano Di Eugenio
Mídia: Luciana Schwartz, Cristiano Cezar, Priscila Carmona e Rogerio Nascimento
Aprovado por: Frederic Posez, Andrea Costa, Livia Kinoshita e Tenile Vicenzi

Cursos de Curta-Duração promovem aprimoramento profissional

A programação de outubro dos cursos do Projeto Pense Melhor, realizada pela Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), tem início na próxima sexta-feira, 08/10. No campus de São Paulo serão oferecidos quatro cursos para desenvolver o pensamento produtivo, uso de indicadores para monitoramento de projetos, o exercício da liderança e técnicas de negociação de vendas. As sedes da FAAP em São José dos Campos e em Ribeirão Preto também realizarão cursos ao longo do mês.

O projeto “Pense Melhor” tem como objetivo formatar cursos de curta e média duração, in-company, bem como workshops e coachings baseados em livros e best-sellers nacionais e internacionais. Utilizando-se de técnicas andragógicas – didática para o ensino de adultos –, com dinâmicas e interatividade, o projeto é voltado para acadêmicos e profissionais de recursos humanos, marketing, negócios e interessados em desenvolver ações relacionadas à criatividade. Os cursos são modulares, com duração de quatro horas, e contam com a participação de professores amplamente qualificados.

As inscrições para participar dos cursos estão abertas e podem ser feitas através do site
http://pos.faap.br/pensemelhor. Todos os participantes receberão o livro correspondente ao curso no qual está inscrito, além do material de apoio e certificado de participação. O investimento para cada um dos cursos é R$ 195,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449.

Confira a programação – FAAP SP:
08/10 (sexta-feira)
- 08h00 às 12h00 – Pense Melhor
O curso faz introdução a metodologia do pensamento produtivo, apresentando técnicas e critérios para pensar mais eficaz e produtivamente. O programa é ministrado pela Prof. Celi Langhi, doutora e mestre em Psicologia da Aprendizagem, e vai discutir temas como resolução de problemas, estrutura do pensamento produtivo, modelo de seis etapas “Think”, pensamento produtivo revisitado e aplicado às diversas áreas do conhecimento. Os participantes receberão o livro “Pense Melhor”, de Tim Hurson, além do material de apoio e certificado de participação.

- 14h00 às 18h00 – Como monitorar projetos através de indicadores
Ministrado pelo Prof. Armando Terribili Filho, doutor em Educação e certificado PMP pelo PMI (Project Management Institute), o curso vai apresentar ferramentas de gestão para avaliação do progresso e desempenho de diversos projetos. Serão abordados indicadores de mercado - custos (CPI) e prazos (SPI) –, planejamento e efetividade da comunicação, gestão de riscos (IGR) e de satisfação do patrocinador. O curso vai demonstrar como os indicadores de projetos podem identificar lacunas operacionais, além de desenvolver competências como tomada de decisão, orientação ao cliente, gestão da informação e orientação a resultados. Os participantes receberão o livro “Indicadores de Gerenciamento de Projetos: Monitoração Contínua”, de autoria do professor Terribili.

18/10 (segunda-feira)
- 08h00 às 12h00 – A arte e o exercício de liderar
Considerado um dos grandes desafios da atualidade, liderar necessita estabelecer o equilíbrio entre o cumprimento das tarefas e o lado humano de cada indivíduo. Para isso, o curso propõe refletir sobre a prática e o exercício diário da liderança. Serão abordados temas como o comportamento organizacional, clima e motivação nas empresas, cultura organizacional e a importância do feedback. O programa, que será ministrado pela Psicóloga e especialista em Psicologia Organizacional e em Gestão de Recursos Humanos, Maria Elisa Moreira, pretende destacar competências como liderança, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e intrapessoal e gestão de mudança. Os alunos receberão o livro “Liderar não é Preciso”, de autoria da professora.

- 14h00 às 18h00 - Negociação Estratégica de Vendas
Ministrado pelo Prof. Richard Hessler Furck, o curso vai proporcionar aos participantes utilizar as ferramentas de negociação para obter resultados na prática. A programação inclui a discussão de temas sobre como lidar com as expectativas, diferença do uso da razão e da emoção ao negociar, administração do tempo, dicas para obter sucesso em uma negociação, além de apresentar quatro estilos de negociação com exercícios e testes de autoavaliação. O livro “Como chegar ao Sim – A Estratégia da Negociação de Harvard”, de William Ury, será entregue aos participantes do curso.

Projeto Pense Melhor - FAAP Pós-Graduação – outubro/10
Datas e horários: 08/10: 08h00 às 12h00 – Pense Melhor
14h00 às 18h00 – Como monitorar projetos através de indicadores
18/10: 08h00 às 12h00 – A arte e o exercício de liderar
14h00 às 18h00 - Negociação Estratégica de Vendas
Local: FAAP São Paulo – Centro de Excelência
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília
Inscrições: (11) 3662-7449 ou pos.palestras@faap.br
Programação: http://pos.faap.br/pensemelhor

Renata Porto lança ousada coleção “Seres Encantados”












A artista Renata Porto anuncia o lançamento de sua mais ousada coleção: Seres Encantados. São broches em formato de animais, folhas e frutos, existentes ou reinventados pela artista. “Neste mundo de fantasia, os seres surgem livremente, as formas e a imaginação parecem ganhar vida. São peças de brinquedo de borracha, animais de madeira, pérolas com formas diferentes, flores, folhas e frutos em prata, ouro e outros materiais que ganham vida na bancada de trabalho” explica Renata Porto.

As peças são desenvolvidas em prata, ouro, pérola e brinquedos de borracha e madeira. Os broches são produzidos em duas partes que se encaixam. “Além dos seres inventados, as pessoas poderão brincar com a imaginação misturando as peças. Por exemplo, a cabeça de um elefante com o corpo de um tigre” ilustra a artista.

O coquetel de lançamento será no Espaço Più, atelier e galeria de Renata Porto localizado na Vila Madalena, que abre suas portas para apresentar o novo trabalho ao público nos dias 14, 15 e 16 de outubro, das 09h00 às 19h00.

Serviço
Coquetel “Seres Encantados”
De 14 a 16 de outubro das 09h00 às 19h00.
Espaço Più – Rua Girassol, nº 314 – Vila Madalena
Entrada Gratuita

Sobre Renata Porto
Formada em Desenho Industrial pela FAAP, em São Paulo, Renata Porto se especializou em joalheria contemporânea na escola Ar.Co – Lisboa e está sempre em busca de novas formas e conceitos. Todas as peças são criadas e desenvolvidas em seu novo atelier na Vila Madalena, em São Paulo. Além do trabalho de criação, a artista ministra cursos e palestras sobre seu trabalho e técnicas que desenvolve com diferentes tipos de materiais. Seu trabalho é marcado pela fina mistura de prata, ouro, pedras, pérolas e outros materiais experimentais, tais como lã, borracha hidráulica, nylon, porcelana, entre outros.