1.2.11

Nova campanha publicitária marca 54 anos de Furnas


Para comemorar os seus 54 anos de criação, Furnas acaba de lançar sua nova campanha publicitária institucional nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Com a pergunta “Você sabe o que Furnas faz por você?”, a campanha aborda a importância da empresa para o país e para os brasileiros, destacando a sua atuação na geração e transmissão de energia, a construção de novos empreendimentos e as ações nas áreas social e ambiental.

“Contar a história de Furnas é sempre um orgulho para a empresa. Tivemos várias conquistas importantes nesses 54 anos a nova campanha reforça a importância de Furnas para o desenvolvimento do país no passado e no presente”, afirma Daniel Daisson, superintendente da Coordenação de Comunicação Social de Furnas.

Com duração de um mês, a campanha contempla TV, Rádio, Jornais, Internet e mídia externa. Dois filmes de 30 segundos estão sendo veiculados em TVs abertas (Globo, SBT, Band, Record, Rede TV, TV Brasil e TV Cultura) e em TVs por assinatura. Já nos jornais, além da grande imprensa, serão publicados anúncios em veículos importantes da mídia regional de cidades como Goiânia (MT), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Palmas (TO), entre outros.



Para as rádios foram produzidos spots de 30 segundos. Ao todo, 25 cidades do país veicularão inserções, entre elas Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Manaus (AM), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). A campanha de internet atingirá 16 sites.

A nova campanha institucional chega também aos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, que já exibem os filmes em telas de LCD. São 100 inserções por dia no total. No mesmo local, totens de carregadores de celulares permitem que o usuário visualize informações e acesse a homepage de Furnas.

Painéis rodoviários levam as mensagens da empresa às principais estradas federais e estaduais de Foz do Iguaçu, Belo Horizonte, São Paulo e Rio. Complementando as ações de mídia externa, trens do Metrô e da Supervia do Rio de Janeiro tiveram seus vagões envelopados com layouts da campanha.

Ação online da Claro, criada pela F/Nazca, movimenta internet para divulgar a promoção Recarga Fenomenal



Para acompanhar o lançamento da campanha "Recarga Fenomenal" da Claro, a F/Nazca criou uma ação online especial que teve início no dia 19/01, no Twitter @ClaroRonaldo. A ação online começou quando Ronaldo postou em seu canal no microblog e no YouTube um vídeo em que ele acerta uma garrafinha de água que está na cabeça de um amigo – http://www.youtube.com/watch?v=okRRf_rMC8c. A partir disso, surge mais um personagem, o francês Remi Gaillard, conhecido mundialmente por seus vídeos demonstrando uma incrível habilidade e talento com a bola. Através do Twitter @nqtv, Remi desafiou Ronaldo, no dia 20/01, a fazer melhores jogadas do que as dele.

"Aproveitamos o fato de o Ronaldo ter uma relação direta com os fãs através do Twitter da Claro e fizemos tudo começar como se fosse um post corriqueiro. Depois foi só colocar o desafio do Remi para a coisa pegar fogo. Nas redes sociais, criar uma polêmica pode ser um gatilho muito eficiente pra engajar as pessoas na história", explica Theo Rocha, diretor de criação da F/Nazca.

Começava então o desafio: Ronaldo e Remi postaram vídeos com ações inusitadas tentando um superar o outro. Nesse período, o jogador contou também com a participação dos seus seguidores pedindo sugestões aos usuários e avisando sobre os próximos desafios.

A ação online terminou hoje, 01/02, quando o Fenômeno postou um vídeo no YouTube dizendo ao Remi que “Difícil é não ganhar dele” – http://www.youtube.com/user/clarobrasil. Nesse vídeo, a ação executada por Ronaldo interage com os elementos do YouTube desconstruindo a página e revelando o conceito da promoção, um formato que a Claro utiliza pela primeira vez explorando a iniciativa da operadora de se aproximar do público nas redes sociais. Ronaldo e Remi trocaram 15 mensagens e postaram 5 vídeos, que ao todo tiveram em torno de 300 mil views no período da ação.

O francês Remi diz que aceitou participar da ação por considerá-la original e também por admirar Ronaldo. “Esta ação é diferente daquelas que temos costume de ver e eu acho isso muito legal. E também por isso eu aceitei participar, porque é original. A notícia cruzou o Atlântico e se fala muito sobre isso na França”, afirma.

Assinam a criação Isabelle de Vooght e Fabio Barbato, com direção de criação de Fabio Fernandes e Theo Rocha.

Vídeos:
1º vídeo do Ronaldo
http://www.youtube.com/watch?v=okRRf_rMC8c

1º vídeo do Remi
http://www.dailymotion.com/video/xgo8uy_remi-gaillard-vs-ronaldo-1_fun

2º vídeo do Ronaldo
http://www.youtube.com/watch?v=JVMzKdRmX9U

2º vídeo do Remi
http://www.dailymotion.com/video/xgrz31_ronaldo-vs-remi-gaillard_fun

3º vídeo do Ronaldo (ação YouTube)
http://www.youtube.com/user/clarobrasil

Ficha técnica:
Título: Desafio Ronaldo
Cliente: Claro
Diretor de criação: Fabio Fernandes / Theo Rocha
Diretor de arte: Isabelle de Vooght
Redator: Fabio Barbato
Motion: Estevão Puggina
Diretor de Tecnologia: Jefferson Russo
Programador: Jefferson Russo / Rafael Barros
Planejamento: Fernand Alphen / Dorian Dack
Atendimento: Saulo Sanchez / Teca Vilaça
Mídia: Lica Bueno / Francesca Picchi / Camila Donice / Leonardo Moraes
RTV: Adriano Costa
Produtora: Tribbo
Áudio: Ritmika
Aprovação cliente: Erni Schroeder Junior / Fernanda Raquel de Oliveira Rodrigues

André Cypriano expõe AFRO-COLOMBIANOS na Galeria Portfolio


Fotografo busca chamar atenção para o racismo por meio de imagens que ficarão em exposição até 10 de março. A entrada é franca.

Dia 4 de fevereiro, a partir das 19h30, será aberta ao público curitibano a exposição AFRO-COLOMBIANOS, do fotógrafo documentarista André Cypriano. As pessoas retratadas nesta mostra são de diversas regiões do país latino, principalmente sul e centro oeste, incluindo as ilhas do Caribe Providência e Saint Andrés, e as cidades de Bogotá e Cartagena. Segundo o fotógrafo, Afro-Colombianos busca abrir um interesse sobre os quilombolas Sul Americanos.

Em parte, isto porque as similaridades e diferenças nas tradições e costumes entre os afro-brasileiros e afro-colombianos são inúmeras. Estima-se que 10% da população da Colômbia sejam de tal descendência, número que chega a mais de 4,5 milhões de pessoas.

“Pouquíssima atenção tem sido dada para esta população. O fator racismo, ainda imenso naquele país, pede por uma mobilização especial. Ainda há em Bogotá bares e restaurantes proibindo a entrada de negros, mesmo que estejam vestidos de terno e gravata”, afirma André.

Os palenques (como lá são chamados os quilombos) têm como principais fontes de renda a pesca e o extrato artesanal do ouro. E algumas comunidades encontram-se em áreas consideradas de risco, por conta da presença do grupo revolucionário FARCs.



Sobre o fotógrafo
O interesse de André Cypriano com a cultura afro-descendente começou em 1993, quando o foto-documentarista visitou pela primeira vez a cidade de Salvador, Bahia. Na favela da Rocinha (RJ), Cypriano morou com uma família de afro descendência por 30 dias para documentar o portfólio ROCINHA. Em seguida, desenvolveu os projetos QUILOMBOLAS E CAPOEIRA. Com o passar dos anos, André Cypriano, passou a estudar a tradição cultural e física voltadas as áreas de antropologia e de expressões de misticismo.

Atualmente, André trabalha como fotógrafo freelancer no Brasil e no exterior. Seus trabalhos autorais abordam questões culturais e sociais, e são compostos de imagens que instigam e sensibilizam para mudanças na sociedade. O portfólio AFRO-COLOMBIANOS foi possibilitado por meio de convite e apoio do Ministério da Cultura de Bogotá, assim como da AORI Produções Culturais.

Serviço
Exposição fotográfica AFRO-COLOMBIANOS
Quando: 4 de fevereiro a de março
Onde: Galeria Portfolio. Rua André Folloni, 634, Centro Cívico, Curitiba