9.11.10

AlmapBBDO conquista GP em Print com Billboard no Festival de Londres


A AlmapBBDO conquistou ontem o Grand Prix em Print na 25ª Edição do Festival de Londres com a campanha criada para a revista Billboard – os anúncios Bono, Eminem, Amy, Britney e Marylin. A cerimônia de entrega foi ontem à noite, e os troféus foram recebidos pelo diretor de arte Marcos Medeiros e o redator André Kassu. A campanha ainda conquistou Ouro nas categorias Poster, Art Direction e Consumer Campaign. O festival só entregou dois Grand LIAs. O outro foi para a Ogilvy Johannesburgo, em Film.

Além destes prêmios, a AlmapBBDO conquistou ainda os troféus de Bronze com a campanha “Até onde vai a sua criatividade”, para a Panamericana Escola de Arte e Design, em Integrated Campaign; em Poster, com a campanha “Trena”, criada para Caminhões Volkswagen; e com “Sensor de Estacionamento”, para Volkswagen, em Print-Automotive Products. A campanha Ilustração, de Havaianas, recebeu o Bronze em Print-Consumer Campaign e Print-Illustration Campaign.

Ficaram entre as finalistas o “Livro Ilustrado Havaianas”, em Non-Traditional Corporate Image; “Escala de Cor” e as peças Cachorros, Pontos Vermelhos, Pregos e Amarelo, da campanha “Até onde vai a sua Criatividade?”, em Non-Traditional Retail (Escala de Cor) e Print- Consumer Campaign e, em Radio, os 3 spots de Saveiro: Amigos, Casal e Filha.

Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO, foi presidente do júri de Non-Traditional, Print, Poster e Billboard.

As outras agências brasileiras premiadas foram Ogilvy, DM9DDB e Moma. A Leo Burnett teve trabalho incluído entre os finalistas.

Pela primeira vez, em seus 25 anos de existência, o Festival de Londres conferiu os títulos de Rede do Ano, Agência do Ano e Produtora do Ano. A Y&R é a Rede do Ano. A RCK/Y&R, de Londres, conquistou o prêmio de Agência do Ano e a MJZ foi a Produtora do Ano. O festival recebeu 13.562 inscrições de 79 países. Só 4% destes trabalhos foram para o shortlist. Destes, 0,6% conquistaram Ouro; 0,87% receberam Prata e 1,12%, Bronze.

Mais informações sobre a premiação do Festival de Londres no site http://www.liaawards.com/

Mostra paralela da 5ª Bienal de Gravura de Santo André prossegue com exposição de Valdeck de Garanhuns e do acervo de Roberto Gyarfi



Legenda: Mestre impressor Roberto Gyarfi seleciona obras para a exposição
Crédito: Beto Garavello/PSA


Mais duas aberturas imperdíveis dão continuidade à mostra paralela da 5ª Bienal de Gravura de Santo André. Obras de Valdeck de Garanhuns ocuparão o Gambalaia Espaço de Arte e Convivência a partir desta quarta-feira (10). A abertura está marcada para as 19h30.

O gravador, ator, cantador, poeta e bonequeiro pernambucano lança mão da xilogravura, processo de reprodução mais antigo que existe, para retratar o folclore nordestino.

No dia seguinte (11), será aberta a mostra Expoentes da Gravura na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, composta pelo acervo pessoal do mestre impressor Roberto Gyarfi, o Alemão, que também ministra a oficina Litografia Colaborativa no mesmo local.

A seleção das obras foi feita em conjunto com os gravadores que participam da oficina. Estarão expostos trabalhos de 21 artistas como Maria Bonomi, Emanuel Araújo, Arcangelo Ianelli, Otávio Araújo e Aldemir Martins, além da única litografia feita por Luiz Sacilotto, formando um grande panorama da arte entre as décadas de 1970 e 2000.

“A mostra também será didática porque o visitante poderá conhecer os local da oficina e observar as matrizes”, explica Alemão. “Quem quiser ter um contato maior pode comparecer a uma aula, que é realizada aos sábados, das 13h30 às 16h30”, convida.

Outras exposições
A Câmara Municipal de Santo André recebe a exposição de Lourdes Sakotani a partir do dia 17. Obras do acervo da Casa do Olhar, formado ao longo das demais bienais da cidade, poderão ser conferidas na Universidade Federal do ABC (UFABC), com abertura no dia 23.

Fragmentos da Epopéia Paulista apresentará as matrizes do painel produzido pela gravurista Maria Bonomi para a Estação da Luz, a partir do dia 25, na Sabina Escola Parque do Conhecimento. No dia 26, a Livraria Alpharrabio recebe coletânea de obras de Mestre Jerônimo. Por fim, obras de Regina Drozina ocuparão o Centro de Referência Semasa, a partir do dia 27. A exposição Dumas Gráfico, do artista Dumas, já pode ser conferida na Casa da Palavra.

Todas as exposições, com exceção da UFABC, que vai até 15 de dezembro deste ano, poderão ser conferidas até 15 de janeiro de 2011, com entrada gratuita.

Bienal
A 5ª Bienal de Gravura de Santo André, com abertura no próximo dia 18 de novembro, às 20h, e exposição dos trabalhos selecionados e premiados, será um grande panorama da arte na atualidade.

O evento recebeu 612 obras de várias regiões do Brasil e até da Inglaterra. Dezesseis delas receberam o Prêmio Aquisição, com valores entre R$ 100 e R$ 500, e farão parte do acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto.

O artista Cleber Alexsander foi contemplado com o Prêmio Cidade de Santo André, no valor de R$ 1.500. Os prêmios-estímulo ficaram com João Luengo e Vinicius Almeida (Vica).

A Comissão de Seleção e Premiação da mostra foi composta por Evandro Carlos Jardim e Francisco Maringelli, os mais votados dentre os inscritos, e Paulo Camilo Penna, indicado pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da cidade.

A exposição será realizada entre os dias 18 de novembro e 15 de janeiro de 2011, no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André, com entrada gratuita.

Legenda: Trabalhos poderão ser conferidos até janeiro de 2011 com entrada gratuita
Crédito: Beto Garavello /PSA

SERVIÇO:
Programação paralela:

Dumas Gráfico
Visitação: Até 15 de janeiro de 2011, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados, das 10h às 19h.
Local: Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André).

Valdeck de Garanhuns
Abertura: 10 de novembro de 2010, às 19h30.
Visitação: Até 15 de janeiro de 2011, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e das 19h às 21h.
Local: Gambalaia (Rua das Monções, 1.018 – bairro Jardim – Santo André).

Expoentes da Gravura
Abertura: 11 de novembro de 2010, às 19h30.
Visitação: Até 15 de janeiro de 2011, de terça-feira a sábado – 10h às 17h.
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André).

Lourdes Sakotani
Abertura: 17 de novembro de 2010, às 19h30.
Visitação: Até 15 de janeiro de 2011, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Câmara Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André).

Acervo
Abertura: 23 de novembro de 2010, às 19h30.
Visitação: Até 15 de dezembro de 2010, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30.
Local: Universidade Federal do ABC (Rua Santa Adélia, 166 – bairro Bangu – Santo André).

Fragmentos da Epopéia Paulista
Abertura: 25 de novembro de 2010, às 10h.
Visitação: Até 15 de janeiro de 2011, das 9h às 16h.
Local: Sabina (Rua Juquiá, s/nº – Paraíso – Santo André).

Mestre Jerônimo
Abertura: 26 de novembro de 2010, às 19h.
Visitação: Até 22 de janeiro de 2011.
Local: Livraria Alpharrabio (Rua Eduardo Monteiro, 151 – Vila Bastos – Santo André).

Regina Drozina
Abertura: 27 de novembro de 2010, às 15h.
Visitação: Até 15 de janeiro de 2011, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h45.
Local: Centro de Referência do Semasa (Rua José Caballero, 143 – Centro – Santo André).

Entrada gratuita em todos os locais.

Nesfit lança ação para a campanha “Operação Biquíni”

Nesfit, marca de cereais matinais da Nestlé, propõe mais uma vez a “Operação Biquíni” para o verão que acaba de chegar. Criada pela WMcCann, a nova ação contempla um site e peças online, e dá continuidade à proposta da marca de incentivar a prática de exercícios, além de estimular uma alimentação saudável.

A preocupação das mulheres com a boa forma física aumenta com a chegada da nova estação. Para ter um corpo em forma, uma alimentação saudável e a atividade física diária podem ajudar. A “Operação Biquíni” é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com orientações de como manter hábitos de vida mais saudáveis o ano todo.

Criado pela agência WMcCann, o site de Nesfit (www.nesfit.com.br) oferece dicas para ajudar as mulheres a se prepararem para o verão em 14 dias, com sugestões de um cardápio equilibrado e atividades físicas. Além disso, o site traz informações sobre o lançamento do Concurso Cultural “Amigas Unidas para Arrasar no Verão”.

O Concurso convida a usuária a entrar no site e dizer o que ela e uma amiga estão dispostas a fazer para ter um verão saudável. Serão escolhidas as 7 melhores respostas e cada uma das vencedoras do concurso ganhará dois biquínis, um para ela e outro para a sua melhor amiga. O resultado com o nome das ganhadoras será divulgado no site, no início de dezembro.

Ficha técnica
Título: Operação Biquíni 2010
Produto: Nesfit
Cliente: CPW
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Fabio Matiazzi
Redator: Ana Dolabela
Diretor de Arte: Leticia Santos
Atendimento: Andrea Sanches, Ralph Silveira Prado, Caio Amaral
Gerente de Projetos: Marina Serra
Aprovação: Luisa Corrêa, Tássia Penna
Url: www.nesfit.com.br
Produção Web: Sun/MRM
Designer: Giselle Pinto
Programador: Eduardo Cardoso e Felipe Brito
Animador: André Nagae
Mídia: Yara Apparício, Carolina Bacarin, Rafael Borges
Data de Veiculação: Novembro, 2010
Meio: Internet

Istituto Europeo di Design (IED) divulga datas do Processo Seletivo 2011

O Istituto Europeo di Design (IED), instituição educacional européia com mais de 40 anos de atuação nas áreas de Design, Moda e Artes Visuais, anuncia as datas de inscrição para o processo seletivo 2011. As vagas oferecidas são para os cursos de Design de Produto, Design de Interiores, Design de Moda, Produção Joalheira, Design Gráfico e Produção Multimídia.

Os candidatos que concluírem o Ensino Médio até fevereiro de 2011 poderão se inscrever até um dia antes da prova e escolher entre três datas diferentes: 1º, 7 e 15 de dezembro de 2010, sempre das 14h às 17h. As inscrições (taxa de inscrição de R$ 50) poderão ser realizadas no site do IED (www.ied.edu.br) ou no Departamento de Informação e Orientação (IED – Rua Maranhão, 617 – Higienópolis). Os candidatos que agendarem horário por telefone (11-3660-8000) e realizarem a inscrição pessoalmente na faculdade estarão dispensados do pagamento da taxa.

A avaliação é composta por duas provas realizadas no mesmo dia: a primeira será Redação e a outra, Expressão e Criatividade (competências e habilidades do candidato, exigidas em cada curso ou área do saber sobre Cultura Brasileira, Conhecimentos Gerais e Ciências Humanas). O candidato terá três horas para realizá-las. No dia da prova, o candidato deve trazer RG original, cópia do formulário de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e os materiais artísticos constantes no edital.

Os candidatos com equivalente à nota 5,0 na Redação do ENEM estarão dispensados das provas (até o limite de 20% do total de vagas por curso). Para que a nota seja utilizada, é necessário preencher a ficha de inscrição no site e no dia da matrícula e, além dos documentos necessários, apresentar o Boletim Individual de Resultados ENEM/INEP/MEC.

O IED desenvolve seus cursos superiores em ambiente altamente profissionalizado. Cada classe tem capacidade máxima para 25 alunos. O motivo é permitir um espaço de maior interação entre professores e alunos, além da valorização do acompanhamento individualizado. As salas, laboratórios e ateliês são equipados com tecnologia multimídia, wireless e laboratórios que também simulam a realidade profissional. Com duração de três anos, os cursos oferecem meios eficazes para a inserção do aluno no mercado de trabalho.

Processo Seletivo 2011 - Istituto Europeo di Design
Inscrições: até um dia antes das provas – Departamento de Informação e Orientação da faculdade ou pelo site www.ied.edu.br.
Datas do Processo Seletivo: 1º, 7 e 15 de dezembro de 2010
Local: IED - Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Informações: (11) 3660-8000

AvessoTV acompanha o projeto “Sou Fã de Criança”, em prol das causas do GRAAC

O GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – criado em 1991, é uma instituição sem fins lucrativos, criada para garantir o acesso de crianças e adolescentes de baixa renda ao tratamento do câncer.

Com mais de 450 voluntários, o hospital do GRAACC, que no começo funcionava numa pequena casa, hoje em uma sede muita mais estruturada, realiza mensalmente cerca de 2.500 atendimentos, entre sessões de quimioterapia, consultas médicas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes de medula óssea e outros. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o GRAACC também atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa nessa área.

Para atrair cada vez mais visibilidade, a equipe de comunicação do GRAAC vêm desenvolvendo desde o ano passado um amplo plano de ação para o projeto “Sou fã de criança”, em sua constante busca de parcerias e doações. O projeto surgiu da necessidade de chamar a atenção das pessoas para a causa de uma forma mais leve e positiva. Várias ações foram pensadas para divulgar a marca e a luta contra o câncer infanto-juvenil, como a corrida e caminhada realizada anualmente, o dia do Mc lanche feliz (no qual toda a verba alcançada na venda de big macs nesse dia é revertida ao GRAACC), e mais recentemente um flash mob no aeroporto de Congonhas.

A equipe do Avesso foi até lá conferir os bastidores dessa ação. Mais de cem pessoas participaram do flashmob , todas voluntárias.

A que mais se destacou, Dona Margaridinha de 86 anos, fez questão de participar e dançar no flash mob. Acompanhada de sua bengala e das centenas de pessoas participantes, a voluntária dançou e cantou no saguão do aeroporto, e disse em entrevista a equipe do Avesso: “se houver outro, podem me chamar que eu vou!”

Outra iniciativa em prol dessa batalha contra o câncer é a revista Sorria. Criada pela editora Mol, Sorria é uma revista social que tem 100% de seu lucro, descontado os impostos, revertido ao GRAACC.

Saiba como foi o flashmob, como a revista é feita, como são pensadas as pautas, quem é a equipe criadora da revista, e fique sabendo todos os detalhes dos bastidores de algumas dessas ações desenvolvidas pelo GRAAC.

Junte-se a nós nessa causa e conheça o trabalho desenvolvido pelo GRAAC.

Acesse http://www.avesso.com.br/site/?p=3174 e tornem-se mais um fã de criança.

Jaime Troiano fala sobre a força das marcas regionais em evento da QG Propaganda

No segundo encontro do QG Retail Lab – núcleo de inteligência de varejo da QG Propaganda – que será realizado no próximo dia 11, em São Paulo, para debater tendências, inovações e movimentos do mercado – Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Banding, o primeiro grupo brasileiro totalmente dedicado à gestão de marcas, falará sobre o aumento do peso das marcas regionais entre os líderes de vendas.

O encontro abordará os pontos principais da relação mercado global x mercado regional, a força das marcas regionais, o “Apartheid Mercadológico”, a relação dos consumidores com essas marcas e o comportamento do consumidor. “Vivenciamos o amadurecimento do mercado brasileiro e a palestra irá discutir a diferença entre os mercados global e regional”, ressalta Paulo Zoega, sócio diretor da QG Propaganda.

Direcionado a clientes da agência, jornalistas do setor, convidados e profissionais da QG Propaganda, o evento visa debater movimentos de mercado e seus impactos para varejistas e fabricantes.

SERVIÇO:
Data: 11/11/2010
Local: Rua Dr. Cardoso de Mello, 900, Vila Olímpia, São Paulo
Horário: 8h30

Sobre Jaime Troiano:
Presidente do GRUPO TROIANO DE BRANDING, empresa que atua há 17 anos no mercado brasileiro e latino-americano. Engenheiro químico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e sociólogo formado pela Universidade de São Paulo. De 1986 a 1990, foi Vice-Presidente de Consumer Insights e Planejamento da Young & Rubicam no Brasil e América Latina. Foi Vice-Presidente de Planejamento da MPM-Lintas e da BBDO, responsável por essa área na América Latina. Nestes últimos 17 anos, como um dos dirigentes do Grupo, tem assessorado empresas no desenvolvimento de negócios, análise de marcas e comportamento de consumidor em vários segmentos do mercado. É articulista do Portal da HSM, do Jornal Meio & Mensagem, do Mundo do Marketing e de outros veículos no segmento de marketing, negócios e comunicação, além de colunista da Rádio BandNews FM. Autor do livro “As marcas no divã: uma análise de consumidores e criação de valor” (Editora Globo)

QG Propaganda
Há 18 anos no mercado, a QG Propaganda traz em seu DNA atitude e aptidão para desenvolver projetos de comunicação totalmente orientados para resultados. Comandada por Paulo Zoega, a empresa foi incorporada ao Grupo Talent em 1998, mas mantém sua própria identidade.

Com uma equipe multidisciplinar formada por 110 colaboradores, a agência é especializada em campanhas de comunicação integrada. Para isso, atua em propaganda, internet, merchandising e alinhamento de comunicação das marcas nos diversos pontos de contato com o consumidor: ações below the line, de trade marketing, relacionamento e promoção.

Desde o começo deste ano, a QG conta também com o QG Retail Lab, Núcleo de Inteligência de Varejo, uma espécie de laboratório que investiga as principais tendências do mercado e estimula a circulação de novas idéias. Sempre com foco no segmento de varejo, o núcleo abastece um blog com notícias pitorescas do setor e organiza eventos mensais com nomes de peso para discutir o tema inovação. http://www.qgretail.blogspot.com/

Presente em São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, a QG atende a clientes de diversas cidades e diferentes segmentos. Em seu portfólio estão marcas como Walmart, Ovomaltine, Rossi, Mackenzie, Meio & Mensagem, Jequiti, Arroz Tio João, Adria, Serasa Experian, Monsanto Imagine, Big, Dicico, Mapfre, Ipiranga, e Semp Toshiba. Para mais informações, visite http://www.qg.com.br/

W3haus lança “Um Blog e Dois Recheios” para Lacta Specialité


Para divulgar novo chocolate, agência de comunicação interativa inova e cria blog que traduz recheios especiais em posts diferentes sobre um mesmo tema assinados por casal que se conheceu na internet

O novo chocolate Lacta Specialité chega ao mercado com uma mistura de sabores e texturas para surpreender os consumidores. Apresenta uma combinação especial de recheio e calda nos sabores morango ou caramelo. Para divulgá-lo, a agência de comunicação interativa W3haus traduziu a duplicidade de sabores para a internet no blog Lacta Specialité (http://www.lacta.com.br/blog), que sempre apresenta dois posts diferentes sobre um mesmo tema.

Para falar de sensações de forma instigante, a W3haus escalou um casal que já tem tradição na produção de bom conteúdo e um estilo de vida recheado de experiências.

O conteúdo duplo é assinado pelo casal de blogueiros Ian Black (twitter.com/ianblack) e Marina Santa Helena (twitter.com/santahelena). Arquiteta e ex-estudante de moda, Marina é VJ da MTV atualmente. Ian é consultor de mídias sociais premiado em Cannes. Os dois se conheceram pela internet em 2006, quando moravam a 3 mil quilometro de distância – ele, em São Paulo e ela, em Belém (PA).

A cada post, os dois exploram um mesmo tema sob pontos de vista diferentes e complementares. Os assuntos são os mais variados. Será possível conhecer um pouco mais sobre a história dos dois, viagens, sonhos e muito mais. O design do site também é inspirado no novo chocolate. Os posts dele são apresentados em um fundo caramelo e o dela, em um fundo vermelho, numa menção às opções do produto.

Sobre W3haus
Com 10 anos de experiência, a W3haus possui sedes em São Paulo, Porto Alegre e Londres. A agência atende clientes como Petrobras, Lacta, Gelatina Royal, Sonho de Valsa, Trakinas, Tramontina e Nickelodeon.

Router Beta em ação para Natura Ekos


A Router Beta, agência de marketing promocional e digital, assina a criação e produção do portal da marca Natura Ekos e também um concurso cultural, com parceria com a revista National Geographic Brasil (Ed. Abril), que tem como objetivo ressaltar a importância dos biomas brasileiros. A promoção é voltada para homens e mulheres que sejam antenados com os pilares da sustentabilidade apresentados pela marca – Responsabilidade Socioambiental, Biodiversidade e Brasilidade. A COP 2010 – 16ª. Conferência das Partes, da ONU, que tem como tema a Biodiversidade, é uma das inspirações para a criação do site e também do concurso.

“O caminho criativo e o prêmio que adotamos para o concurso vem reforçar a proposta de valor da marca Natura Ekos, que é fazer com que o brasileiro redescobra e valorize as suas riquezas, e os nossos biomas assim como a nossa cultura são parte disso. O portal também tem como objetivo formar uma rede de conhecimento e pessoas que buscam despertar a consciência de que todos nós fazemos parte de uma grande cadeia, conectando os homens com a natureza, preservando e difundindo o patrimônio cultural e ambiental brasileiro”, explica Thomaz Krause, diretor de criação da Router Beta.



No concurso cultural, os participantes poderão enviar fotos ou escrever textos sobre um dos sete biomas do Brasil: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampa, Zonas Costeira e Marinha. Os vencedores das categorias Texto e Foto – julgados por uma comissão técnica formada por representantes dos portais Ekos e Natura – ganharão uma viagem para conhecer os Castanhais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, no Amapá (AP), e acompanharão todo o processo de coleta da castanha. As inscrições poderão ser realizadas do final de outubro e vai até 31 de dezembro 2010.

Além disso, os ganhadores terão a oportunidade de publicar fotos e texto sobre a experiência da viagem ao Castanhal, por meio de um Informe Publicitário de cinco páginas, na revista National Geographic Brasil, na edição de julho de 2011. A publicação ainda divulgará a dinâmica do concurso, na edição de dezembro de 2010, em seu site e por meio de newsletter.

http://www.naturaekos.com.br/concurso/

Ficha Técnica da Equipe Router Beta que assina a campanha
Thomaz Krause (Sócio e Diretor de Criação)
Thays Prado (Editora do Portal Natura Ekos)
Camila Pires (Gerente de Conta)
Sérgio Clara (Diretor de Arte)
Diego Ortega (Designer)
Will Soares (Produção Online)
Stefano Mendes (Produção Online)

Biruta leva Pit Stop Shell para as ruas de São Paulo


Assistir às corridas de Formula 1 e acompanhar a movimentação nos boxes das equipes é muito comum para os fãs do esporte. Mas os paulistanos presenciaram sequências de Pit Stop no meio das ruas, em ação que a Biruta Mídias Mirabolantes preparou para a Shell. Duas equipes simularam as paradas estratégicas dos veículos de F1 em carros convencionais, nos cruzamentos de ruas de acesso ao Autódromo de Interlagos.





Promotores limparam os vidros dos automóveis, serviram água e amendoim para os motoristas abordados e ainda simularam o sinal de parada e partida dos veículos com as placas “Stop” e “Go”. Esses sinalizadores também chamaram a atenção de quem passava pelo saguão de desembarque do aeroporto de Guarulhos, onde um promotor fantasiado de piloto de F1 interagiu com o público ao mostrar estas placas. No saguão, as pessoas ainda conferiram outros itens tradicionais de corrida, como um capacete e pneus dos carros.