10.11.08
Férias animadas
Postado por
Paulo R. Lisboa
às
10:58 AM
0
comentários
Nave
O programa Nave (Núcleo Avançado em Educação) é uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e o Oi Futuro - instituto de responsabilidade social da Oi. Trata-se de um espaço de conhecimento para a busca de respostas às grandes questões do século XXI.
Na inauguração do programa, a fachada do prédio - localizado na rua Uruguai 204, Tijuca, Rio de Janeiro - passou por uma intervenção do designer e artista visual Jair de Souza (empresa Vinte Zero Um). A idéia é transformar o local em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, através do concurso público Casulo.
Estudantes de todo o Brasil, de diversas áreas, poderão criar trabalhos autorais para expor em uma tela gigantesca fixada na fachada do prédio que abriga o programa, que será substituída periodicamente. O Casulo foi concebido para expor obras de arte e tecnologia inéditas, ao mesmo tempo em que revela novos talentos e democratiza o acesso do grande público ao trabalho de artistas renomados, especialmente convidados.
As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto até o dia 10 de dezembro. O tema é livre, porém é necessário que a imagem criada realce os nuances entre arte e tecnologia. A obra deve representar uma nova estética visual proporcionada pelas novas tecnologias e recursos digitais utilizados na identidade visual do prédio.
A fachada da edificação possui uma tela ortofônica, um banner micro-perfurado feito com material sintético de alta resistência. A imagem escolhida será impressa no tamanho de 18 x 18 m. A tela é iluminada das 18h às 24h através de um sistema especial com refletores elipsoidais, que recortam perfeitamente o formato da tela, criando dessa maneira um efeito de backlight.
A imagem pode ser figurativa, abstrata, fotográfica, gráfica, tipográfica, ou qualquer outro tipo de representação visual. Os trabalhos serão selecionados por um júri a ser constituído pela direção do Oi Futuro e da empresa de comunicação Vinte Zero Um.
Além de ter o seu projeto exposto em uma das principais vias da cidade do Rio de Janeiro, o vencedor recebe como prémio um aparelho celular Nokia N95 com um chip da Oi.
Os melhores trabalhos ainda ganham exposição no site do próprio projeto por tempo indeterminado. Para a mostra virtual, não há quantidade determinada de trabalhos.
Quando: inscrições até 10 de dezembro
Quanto: grátis
Mais informações: www.onave.org.br/casulo
Fonte: ZUPI
Postado por
Paulo R. Lisboa
às
4:23 AM
0
comentários
Pedro Martinelli lança Gente x Mato
O fotojornalista Pedro Martinelli lança, no dia 11 de novembro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o livro “Gente x Mato”, da editora Jaraqui.
A publicação se propõe a trazer algumas das razões para a devastadora ocupação da Floresta Amazônica e resultados das políticas públicas adotadas desde a ocupação da região até os dias de hoje
A obra começa com uma provocação: na contracapa, a reprodução de um anúncio dos anos 70, veiculado na imprensa nacional pelo governo brasileiro. Sob o título “Chega de lendas, vamos faturar”, a Sudam conclamava: “Há um tesouro à sua espera. Aproveite. Fature. Enriqueça junto com o Brasil”.
As viagens de Martinelli à região tiveram início na década de 70, quando, sob o comando dos militares, foi iniciada a exploração da Amazônia e também a construção da Cuiabá-Santarém.
O fotógrafo conheceu a região como integrante de uma expedição liderada pelos irmãos Villas-Boas e registrou, para O Globo, o primeiro contato com os índios Panará, imagem que ganhou a mídia mundial.
“Gente x Mato” tem 168 imagens, formato tablóide e colaboração do jornalista e roteirista Marcelo Macca e do designer Ciro Girard.
Está subdividido em 9 capítulos: Moda; Ferramentas; Visite a Amazônia; Amazônia de quem?; Profissões; Compras; Comida; Solidões e Troncos.
www.pedromartinelli.com.br
Lançamento “Gente x Mato”
Local: Livraria Cultura – Cjto Nacional
Av. Paulista, 2.073
Data: 3ª feira, 11/11
Horário: das 19h às 21h30
Preço: R$ 50
Venda exclusiva: Livraria Cultura
www.livrariacultura.com.br
Fonte: CCSP
Postado por
Paulo R. Lisboa
às
4:16 AM
0
comentários