6.8.12

Salão de Humor terá maior mostra da história


Os cartuns, caricaturas, charges, tiras/histórias em quadrinhos e trabalhos com o tema Intolerância que vão fazer parte da mostra principal do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba já estão definidos. Esta será a maior mostra da história do evento, com 436 obras, selecionadas entre 3.442 inscritas.

O júri de seleção – formado por Luiz Gustavo Paffaro, Antônio Carlos de Paula Júnior (Junião), Luiz Carlos Fernandes, Cláudia Kfouri, Celso Figueiredo Neto, Fernanda de Aquino Giulietti e Mario Mastrotti – se reuniu no último final de semana, no Center Flat Service, para analisar os trabalhos de 845 artistas de 64 países.

Segundo Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), a opção por aumentar o número de trabalhos na exposição partiu do próprio júri, ao notar a alta qualidade das obras enviadas ao Salão. “Foi algo natural. Os integrantes da comissão de seleção foram muito coesos e perceberam que não era justo deixar de fora alguns trabalhos”, diz ele.

Cerimônia de abertura e anúncio dos vencedores acontecem no dia 25 de agosto, no Engenho Central de Piracicaba, onde estarão expostas 89 caricaturas, 100 cartuns, 76 charges, 78 tiras/HQs e 85 trabalhos sobre intolerância. Das peças tridimensionais, confeccionadas em plataformas além do papel, foram selecionadas oito obras.

Em meio às caricaturas recebidas, destaque para a presidente Dilma Rousseff, o atacante Neymar, o lutador de UFC Anderson Silva, o presidente sírio Bashar Al Assad e o humorista Chico Anysio, morto em março deste ano. No suporte tridimensional estão Raul Seixas, Hermeto Pascoal, Noel Rosa e até a figura de Nhô Quim, mascote do XV de Novembro de Piracicaba.

Nas charges, os temas mais recorrentes possuem ligação com as redes sociais e o uso das novas tecnologias, os jogos olímpicos e os acontecimentos políticos brasileiros e internacionais (como a crise na Síria e os problemas financeiros na Europa). Os artistas gráficos também brincaram com o estilo cross-dressing de Laerte Coutinho, cartunista da Folha de S. Paulo. Além disso, problemas sobre sexualidade, religião e liberdade de imprensa aparecem no tema intolerância.


O Salão registrou inscrições de todos os Estados brasileiros e de países como Albânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Grécia, Finlândia, Hungria, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Uzbequistão, Irã, Israel, Macedônia, Paquistão, Quênia, Sérvia, Sudão, Turquia, Ucrânia, entre outros.

JÚRI INTERNACIONAL – As 436 obras vão passar por novo julgamento, desta vez no dia 18 de agosto, quando a comissão julgadora vai decidir os vencedores do Salão, que este ano totaliza R$ 47 mil em prêmios.

 Para a comissão julgadora de premiação estão convidados Marilena Nardi (Itália), Vladimir Kazanevsky (Ucrânia), Marlene Pohle (Alemanha) e os brasileiros Paulo Ramos, Arlindo Rodrigues, Gustavo Duarte e Eduardo Baptistão.

Considerado um dos mais tradicionais do mundo, o Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU. O evento foi criado por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba, com o apoio de grandes nomes do humor nacional como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época os responsáveis pelo irreverente Jornal O Pasquim.

PARALELAS – Duas exposições paralelas podem ser conferidas em Piracicaba. Até 22 de agosto permanece em cartaz Gibi do Glauco, organizada pelo jornal Folha de S. Paulo para marcar a trajetória do cartunista Glauco Vilas Boas (1957/2010), criador de personagens famosos como Geraldão, Dona Marta, Casal Neuras e Faquinha. As obras estão no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e podem ser vistas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

No Restaurante Sal e Grill (travessa Campos Salles, 230, Centro) acontece a mostra Desenhos do Salão 2011, com cartuns, caricaturas e tiras premiadas e selecionadas na 38ª edição. Visitas até 14 de outubro, de segunda-feira a domingo, das 12h às 15h e das 19h às 23h.

SERVIÇO
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. 
Abertura dia 25 de agosto, no Parque do Engenho Central de Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454). 
Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Escala cria campanhas de Dia dos Pais para Sonae Sierra Brasil


“Ele esperou os mesmos nove meses por você”. Este é o mote de uma das campanhas assinadas pela Escala para os shoppings da Sonae Sierra Brasil neste Dia dos Pais. Ao todo serão cinco campanhas desenvolvidas para os onze empreendimentos da empresa, entre divulgações institucionais e ações promocionais. Investimento total dos shoppings na data é de mais de R$ 1 milhão.

“Nosso maior desafio é criar campanhas dentro de um alinhamento corporativo, mas pensando em cada shopping e suas diferentes praças. A partir do posicionamento e da ação de cada empreendimento, além das particularidades de seu mercado, produzimos cinco diferentes campanhas”, diz Rafaela Thomé, diretora de negócios da Escala.

Sete empreendimentos localizados nos estados de São Paulo e Amazonas apostam na divulgação institucional para o período. Os anúncios trazem um pai como se estivesse “gestando” seu filho e a assinatura “Ele esperou os mesmos nove meses por você”. Veiculada de 6 a 12 de agosto em jornais e também em spots de rádio, a campanha divulga os shoppings Campo Limpo e Penha, em São Paulo; Metrópole, em São Bernardo do Campo; Parque D. Pedro, em Campinas; Franca Shopping, na cidade de Franca; Tivoli, em Santa Bárbara d’Oeste; e Manauara Shopping, em Manaus.

O Pátio Brasil Shopping, localizado em Brasília, terá uma divulgação institucional diferenciada para a data, com veiculação de 6 a 12 de agosto em rádios, jornais e comunicação interna. Com o título “15 anos e pensando nos próximos 15”, a campanha dará continuidade às comemorações do aniversário de quinze anos do empreendimento e também faz alusão ao Dia dos Pais. No anúncio, um pai com um filho pequeno verá seu futuro com o filho já adulto.

Campanhas promocionais 
O Shopping Plaza Sul, na capital paulista, aposta em sorteio de viagens para o Dia dos Pais. A cada R$ 200 em compras os clientes ganham um cupom para concorrer a uma viagem com acompanhante para a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. No total serão três viagens com seis dias de duração. A promoção é válida de 6 a 26 de agosto e o sorteio acontece no dia 27. A campanha tem como mote “Seu pai vai pro Sul” e conta com anúncios em rádios, jornais, mídia externa e comunicação no shopping.

Também em São Paulo, o Boavista Shopping irá promover uma ação comprou-ganhou de 10 a 19 de agosto. A cada R$ 200 em compras, o visitante ganhará uma caricatura que poderá ser feita com pai e filho ou individual. Para o Dia dos Pais, o empreendimento também preparou uma exposição de 30 bicicletas e triciclos antigos. A divulgação tem como mote “A Cara do Seu Pai”, com peças em estilo de HQ, que serão veiculadas do dia 10 de agosto ao dia 2 de setembro.

Para o Uberlândia Shopping, em Minas Gerais, foi criada a campanha promocional “Seu Pai de Harley”. De 6 a 19 de agosto, a cada R$ 150 em compras, o visitante poderá trocar as notas fiscais por um cupom para concorrer a uma moto Harley Davidson Iron 883. O sorteio acontece no dia 20 de agosto. A divulgação acontece em rádios, jornais e comunicação interna.

 Ficha técnica – Sonae Sierra Brasil – Campanha Pais Rede Título: “Ele esperou os mesmos 9 meses por você” Agência: Escala Comunicação e Marketing Direção de criação: Getúlio Albrecht Diretor de arte: Renan Bulgari e João Leite Redator: Danniela Ferreira Produção gráfica: Gabriela Grazziotin e Maria Fernanda Massoni RTVC e Art Buyer: Marina Pimentel Fotografia /Tratamento de Imagem/Produção ilustração 3D: Marcelo Paciullo Garutt Produtora/som: Lua Produções Sonoras Arte-finalista: Érico Marçal, Daniel Piazza e Fábio Rebeque Conexões: Ester Ribeiro Atendimento: Rafaela Thomé e Thaís Argenton Aprovação/cliente: Laureane Cavalcanti

Avesso estreia na éTV

A Pset Criações e Produções, produtora responsável pelo Programa Avesso, acaba de confirmar o acordo para exibição do programa na emissora éTV. Atualmente ela está disponível para mais de 100 cidades do Brasil, nas regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país pela GVT TV, no canal 16.

O Avesso será exibido de segunda a sexta, nos seguintes horários: 01h00, 05h30, 12h00, 15h00 (segunda a quarta), 18h00 (quinta e sexta) e 23h00. No sábado às 12h45 será exibida uma versão de 15 minutos composta por 5 programas.

Criado em 1999, o Avesso mostra os bastidores da comunicação, com cenas inéditas e depoimentos exclusivos de diretores de criação, diretores de marketing, produtores, atores, e demais profissionais envolvidos nessas ações.

A éTV tem em sua grade de programação a interatividade com todas as regiões do país, atra­vés de programas regionais, dando maior possibilidade de publicidade e divulgação local, além da unificação. Desta forma, a éTV desperta e resgata as tradições, origens e costumes de cada região.

A parceria entre as duas empresas vinha sendo alinhada desde o início do ano. Para a diretora da PSET, Rosaura Pessetti, “O acordo é estratégico, pois a intenção é levar o fascinante mundo da comunicação para os telespectadores da éTV, que agora poderão acompanhar de perto este mundo. A parceria reforça a multiplataforma desenvolvida pelo programa, que tem o conceito de distribuição everywhere”.

Para Beto Ferreira, presidente da éTV, esta parceria vem ao encontro do conceito da emissora de veicular conteúdo qualificado, 100% brasileiro e que valorize a produção audiovisual local. “O Brasil tem produções de referência internacional e o programa Avesso é uma delas. Fico feliz em ter o Avesso na nossa grade de programação”, destaca Beto.

Ford apresenta a nova estratégia global da marca com a assinatura Go Further



A Ford apresentou no último domingo (5 de agosto) a nova estratégia global da marca, sintetizada na assinatura Go Further, que traduz o atual momento de crescimento e renovação da linha de produtos, com veículos inovadores como a Nova Ranger e o Novo EcoSport. O lançamento é marcado por uma campanha que foi ao ar ontem, no intervalo do Fantástico, na Rede Globo.

“Go Further não é só uma campanha, mas um novo posicionamento global da marca, que mostra o compromisso da Ford de oferecer produtos cada vez melhores, com base nos pilares de criatividade, qualidade, segurança e sustentabilidade”, diz Maurício Greco, gerente de Comunicação de Marketing da Ford.

Segundo ele, a nova visão significa, na prática, entregar veículos sintonizados com os desejos e necessidades dos consumidores. “Ela mostra o nosso foco em entregar veículos que excedem as expectativas dos clientes, com design inovador, nível superior de qualidade e tecnologias avançadas para oferecer mais segurança e eficiência no uso do combustível.”

O lançamento do Go Further é feito juntamente com a apresentação oficial do Novo EcoSport para a imprensa especializada. E não por acaso. “O Novo EcoSport é a materialização do conceito Go Further. É um verdadeiro produto global, criado no Brasil, no qual todos os aspectos foram desenvolvidos para dar ao consumidor o melhor em termos de tecnologia automotiva no segmento”, afirma Greco.

O novo posicionamento Go Further passa a ter um papel relevante no modelo de negócios da Ford e será reforçado com o lançamento dos próximos produtos globais da marca. Até 2015, todo o portfólio da Ford será formado por veículos globais.

“Este é um momento único para nós. Depois do New Fiesta e da Nova Ranger, a chegada do Novo EcoSport ao mercado reforça a sequência espetacular de novos produtos que estão revigorando a marca aos olhos do consumidor, transformando a Ford de hoje, que tem uma posição importante no mercado e produtos vencedores, na Ford de amanhã, que inova e surpreende com novidades de tirar o fôlego”, completa Greco.

Inovação em todos os sentidos 
O Go Further é baseado na combinação dos seguintes elementos: talento e inovação, tecnologia acessível e pessoas servindo pessoas. Ele revela o objetivo da Ford de estar cada vez estar mais próxima do consumidor, de maneira global, criativa, inspiradora e humana.

“Todas as interações e experiências que as pessoas têm com os produtos e serviços da marca fazem parte dessa proposta. Queremos que o consumidor perceba essa inovação em todos os sentidos”, acrescenta.