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Colorgin apoia Exposição Kosmo Art Tour em São Paulo

 

A Colorgin, sinônimo de tintas em spray, apoia a Exposição Kosmo Art Tour, em São Paulo. Toda a ação é concentrada na produção de murais e exposições, cujo foco principal é a promoção da arte urbana e a criação de uma rede de artistas.

O evento acontece até o dia 20 de novembro no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura, com entrada franca. Estarão expostos trabalhos de arte de dezoito grafiteiros, entre franceses e belgas que trarão peças de seus acervos, mais os trabalhos locais feitos com o spray Colorgin Arts.

Nos anos de 2009 e 2010, o evento aconteceu nas cidades de Amsterdã, Bruxelas e Paris.



Serviço:
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Avenida Europa, 218 – Jardim Europa
Visitas de terça a domingo, das 9h às 19h
Entrada gratuita

Sobre a Sherwin-Williams
A Sherwin-Williams está presente no Brasil há mais de 60 anos com o objetivo de trazer ao mercado as melhores opções em revestimento e proteção com tintas para as mais diversas finalidades. A empresa atua tanto no segmento imobiliário, quanto industrial e automotivo, sempre com produtos reconhecidos por sua durabilidade, qualidade e inovação. Entre suas principais marcas estão Metalatex, Novacor, Kem Tone, Aquacryl, Colorgin, Sumaré e Euronavy, amplamente reconhecidas por formadores de opinião e consumidores.

Reconhecidamente uma das empresas do setor que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, a Sherwin-Williams é responsável por diversos produtos que tornaram-se referências de mercado, como o primeiro esmalte a base d’água e o primeiro spray aerosol que utiliza como base a água.

A empresa está localizada no estado de São Paulo, onde possui escritório e fábrica no município de Taboão da Serra, no segmento imobiliário. Também fazem parte do grupo a unidade de tintas industriais e aerosol em Sumaré e comercialização de tinta em pó, a divisão Lazzuril, voltada para a indústria automotiva e instalada em São Bernardo do Campo.

Stephan Doitschinoff faz palestra na FAAP


 A convite da Pós Graduação da FAAP, Stephan Doitschinoff ministra a palestra Arte, Vivência e Significado, no sábado, 05 de novembro, às 9h, no Auditório Sede da Fundação. Os interessados em assistir à palestra devem se inscrever pelo site da FAAP e a taxa de inscrição foi substituída por um quilo de alimento não perecível.

Stephan Doitschinoff vai falar sobre o seu processo criativo, pesquisa e simbologia na palestra Arte, Vivência e Significado. O artista vem ministrando cursos e palestras nos últimos anos – MAM, Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Escola Guignard em Belo Horizonte e FMU em São Paulo receberam Stephan esse ano.

Ainda em 2011, no dia 25 de novembro, das 19h às 21h, o artista faz palestra no auditório do MASP e lança seus filmes “Tudo é Vaidade” e “Brilho do Sol” no MASP. E em 10 de dezembro dá início à sua exposição individual na Galeria Jonathan Levine, em Nova York, onde faz também audiência de vídeos e workshop.

Os filmes
Por conta de seu site specific feito em Lençóis onde encontrou pontos de convergência entre as festas populares da Bahia e do norte de Portugal e também a convite da Prefeitura de Lisboa, Doitschinoff foi, em junho deste ano, a Portugal para se aprofundar na cultura das festas populares e tradição das máscaras ibéricas e caretos do norte do país. Antonio Pinela Tiza, grande pesquisar do assunto, acompanhou o processo, que foi exibido em formato em duas instalações multimídia em uma viela do bairro Mouraria que deu origem a uma espécie de procissão. Esta performance, que ganhou o nome de Brilho do Sol, virou um curta metragem, editado por Patrocínio Brothers, cuja première ocorre no MASP e segue para Nova York na exposição individual do artista.

O mesmo acontece com o filme Tudo é Vaidade que retrata as duas performances criadas por Stephan Doitschinoff durante sua exposição Cras, no Acervo da Choque (2010). Inspiradas por procissões e na tradição das indulgências, as performances traziam algumas de suas obras, como oratórios, além de moedas que eram entregues ao público. Ao depositarem-nas nos oratórios, recebiam pequenos cartões com mensagens do artista. Com cinco minutos, o curta tem direção de fotografia de Rafael Levy, edição de Kauê Cabrera, numa parceria entre Movie&Art e Dinamo Filmes.

Novo Asceticismo
A partir de 10 de dezembro, Stephan estará em Nova York apresentando a exposição Novo Asceticismo na galeria nova-iorquina Jonathan Levine, até 07 de janeiro de 2012. Todos os trabalhos apresentados são inéditos e compreendem 12 obras (uma série inédita de telas, desenhos, múltiplos), além do filme “Tudo é Vaidade”. Nela, o artista procura refletir sobre os tipos de sacrifícios e privações necessárias para o homem contemporâneo conseguir viver plenamente, sem se alienar ou cair nas armadilhas e vícios mentais da sociedade. Também irá exibir os filmes...

Segundo Doitschinoff, esse novo corpo de trabalho é permeado por reflexões sobre praticas e temas recorrentes ao Novo Asceticismo, como a discussão sobre a sexualidade e o corpo, o xamanismo contemporâneo e a postura "asceta" em relação aos dilemas políticos do nosso tempo. “Penso no homem que busca uma maneira plena de viver sem ser pego nas teias do condicionamento social, porém interagindo com a sociedade, sem negá-la ou dela se excluir”, reflete.

O "Novo Asceticismo" sugere que o homem moderno, pra conseguir seguir um caminho de auto-conhecimento e desenvolvimento da consciência, deve também procurar práticas que o auxiliem no seu caminho e o ajudem a se libertar, sem que ele tenha que se excluir da sociedade (como era comum entre os ascetas tradicionais). Tudo isso para que ele possa ser mais um membro ativo na sociedade, participando, inspirando e influenciando a sociedade.

Nos tempos remotos, os Ascetas, para buscarem a iluminação, se excluíam da sociedade indo morar no mato ou em cavernas, praticavam jejum, auto-flagelo e abstinência sexual. Segundo Doitschinoff, hoje em dia, porém, houve um aumento gigantesco e desproporcional no número e na intensidade dos agentes de alienação e embrutecimento das grandes massas.

Stephan Doitschinoff
Stephan Doitschinoff, conhecido como Calma, nasceu em São Paulo, em 1977. É um artista autodidata e sua formação foi muito influenciada pela convivência com os mais diversos tipos de crenças e rituais religiosos. Além de filho de pastor evangélico, neto e bisneto de espíritas, Stephan conviveu no bairro em que passou sua infância e juventude em contato com um centro Hare Chrishna e até mesmo um terreiro de umbanda. A multiplicidade integra sua história não só em vivências ou estudos da religiosidade, mas também no cotidiano e no percurso profissional. Adolescente, Stephan envolveu-se com a cultura do skate e os movimentos punk e hardcore de São Paulo.

Mundos que podem se mostrar tão distantes, em seu percurso se conectam. O envolvimento com o hardcore, por exemplo, o levou a se tornar vegan e, em seguida, macrobiótico. Passou também a estudar o zen budismo e o taoísmo e, devido ao profundo interesse pela influência da religiosidade sobre a mente humana, aprofundou seus estudos em leituras de psicologia junguiana e mitologia, ampliando assim sua pesquisa estética e filosófica.

A partir de 2002, Stephan passa a interagir e intervir na cidade por meio da pintura e da aplicação de pôsteres, adesivos e estênceis. Trabalhando também com ilustração, sua produção diferenciada lhe rende, em 2006, o prêmio Jabuti de Ilustração, pelo livro “Palavra Cigana” (Cosac Naify). Após residência artística na Inglaterra, retorna ao Brasil e parte para o desenvolvimento de seu mais audacioso projeto artístico: Lençóis (BA). Imerso na realidade dessa cidade onde morou por três anos, e tendo como fonte de referência e inspiração as crenças e histórias de seus moradores, Stephan realizou intervenções na cidade e seus arredores.

Essa grande instalação urbana, que envolveu toda a população da cidade, é um trabalho de fôlego que desenvolve importantes questões sobre as dimensões político-sociais da arte pública. A experiência foi documentada no filme Temporal, produzido pela Movie&Art, e em sua monografia Calma. The Art of Stephan Doitschinof, publicada pela editora alemã Gestalten.

Integrando a mostra De Dentro para Fora/ De Fora para Dentro no Museu de Arte de São Paulo, Stephan apresentou uma retrospectiva de suas pinturas e desenhos, fotografias documentais do trabalho realizado na Bahia. As produções expostas, realizadas em diferentes técnicas e suportes, distribuídas em quatro ambientes, levaram o artista a receber o título de Artista Revelação de 2009, pela APCA- Associação Paulista de Críticos de Arte. No mesmo ano, recebeu o prêmio Interações Estéticas: Residências Artísticas em Pontos de Cultura. A premiação, realizada por um edital da Fundação Nacional das Artes e do Ministério da Cultura, contemplou seu projeto autoral, nomeado A Mão, escultura instalada nos arredores do Ponto de Cultura Museu Afro Brasil.

Stephan já mostrou sua arte no Museu de Arte Contemporânea de San Diego, Jonathan Levine (coletiva), Stolen Space, Fondacion Cartier, entre outras.

Palestra: Arte Vivência e Significado
Data: 05/11 (Sábado) às 9 horas
Auditório Sede, Rua Alagoas, 903 - Predio 3 - Auditório 2.
Higienópolis /SP
www.faap.br/pos
Inscrições: http://academico.faap.br/faap_pos2010/seminarios/inscricao_eventos.asp?codcurso=542

Première: “Brilho do Sol” e “Tudo é Vaidade” + conversa
25 de novembro, das 19h às 21h
Auditório do MASP - Av. Paulista, 1578
Informações ao público: www.masp.art.br | Twitter: http://twitter.com/maspmuseu |Tel.: (11) 3251.5644
Grátis (capacidade sujeita à lotação da sala – fila de chegada)

Nova campanha do Burger King explora os 5 sentidos


"Grelhado no fogo como churrasco." Esse é o mote da nova campanha de marketing dos restaurantes BURGER KING® Brasil, que recorre aos cinco sentidos para mostrar o principal diferencial dos hambúrgueres da marca: a carne grelhada no fogo, o que garante um sabor único ao sanduíche. Com criação da Ogilvy Brasil, o trabalho é composto por filme de 30 segundos, que vai ao ar nacionalmente hoje. Spot de rádio, material de PDV e mídias outdoor (nesse caso, fora de SP) completam a campanha.

Segundo Ariel Grunkraut, diretor de Marketing da marca BURGER KING® no Brasil, o objetivo da campanha é aguçar os sentidos, gerar experimentação e reforçar que os hambúrgueres da rede BURGER KING® têm sabor de comida de verdade. “Nossos produtos têm um processo único de produção, pois eles são grelhados no fogo, na hora, da mesma forma como é feito no churrasco. As marcas de grelhado na carne ou no frango são verdadeiras”, reforça o executivo. “É isso o que realmente dá aos hambúrgueres dos restaurantes BURGER KING® um sabor único no mercado”.

“Ainda no comercial criado para a TV, o consumidor perceberá claramente o som da grelha, o aroma delicioso de churrasco no ambiente, a maciez do pão e a visão dos ingredientes frescos e rigorosamente selecionados”, diz Grunkraut.

Outros diferenciais beneficiam os consumidores dos restaurantes BURGER KING®. A promessa ´FAÇA DO SEU JEITO™´ permite ao consumidor adicionar ou alterar os ingredientes na quantidade ideal para saciar a sua fome. A rede BURGER KING® também é a única de fast food a fornecer o exclusivo benefício do FREE REFILL, que permite repetir gratuitamente, durante até 30 minutos, qualquer refrigerante do postmix à vontade.

Museu da Casa Brasileira apresenta Design Gráfico Holandês – Trabalhos Recentes no dia 3 de novembro

Como parte da programação especial das comemorações do 25ª Prêmio Design MCB, a instituição promove palestra gratuita com a participação de três proeminentes designers holandeses para falar do momento atual da produção gráfica em seu país e apresentação de seus trabalhos


Reconhecido internacionalmente a partir da década de 1990 por meio de empresas consagradas como Droog e Mooi e da reconhecida designer Hella Jongerius, o design holandês contemporâneo será tema da palestra Design Gráfico Holandês – Trabalhos Recentes, no dia 3 de novembro, no Museu da Casa Brasileira – instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Realizado pelo Consulado da Holanda em São Paulo e pela Central de Cultura – Mondriaan Foundation, o evento apresentará o trabalho de três proeminentes holandeses: Nikki Gonnissen, do estúdio Thonik, Karen van de Kraats e Richard van der Laken, do escritório De Designpolitie, e será voltado para profissionais, professores, estudantes da área e interessados no tema.

Os palestrantes mostram trabalhos representativos do atual cenário do design gráfico holandês, muitas vezes caracterizado como experimental, inovador e bem-humorado. A noite será composta pela exposição dos três profissionais e terminará com uma sessão de perguntas e respostas, com a participação da plateia.


SOBRE OS PALESTRANTES
Nikki Gonnissen, do Thonik, um dos escritórios de design mais conhecidos na Holanda, especialmente pelos trabalhos desenvolvido para o Partido Socialista Holandês, para o município de Amsterdã e para o Museu Boijmans van Beuningen. O Thonik já viajou o mundo, apresentando seu trabalho na China e no Japão.

Karen van de Kraats trabalha para diversos clientes culturais e comerciais. Suas peças se distinguem pelos impressos conceituais e tipográficos e pela procura por soluções inovadoras na estruturação e na organização do conteúdo. O resultado final de seus trabalhos destaca a relação entre forma e conteúdo, apresentando também o atrito entre o caos e a ordem. Materiais, cor e tipografia desempenham um papel importante neste processo.

Richard van der Laken, da De Designpolitie, escritório conhecido pelos trabalhos para o Partido Liberal político holandês, para a Zoo Artis e para a Escola de Artes de Utrecht. De Designpolitie também organiza um simpósio internacional anual sobre a dimensão social dos projetos chamado O design pode fazer!. O estúdio teve trabalhos apresentados em plataformas internacionais, bem como em uma grande apresentação no Yatra Design em Mumbai, na Índia.


SOBRE O 25º PRÊMIO DESIGN MCB
Em 1986, pouca gente sabia o que era ou dava importância ao design. Com a postura visionária, o publicitário Roberto Duailibi, então à frente do Museu da Casa Brasileira, resolveu instituir um prêmio para incentivar a área. Em sua 25ª edição, o Prêmio Design MCB é realizado pela Secretaria do Estado de Cultura através do Museu da Casa Brasileira e consolidou-se como referência no segmento e selo de qualidade para os profissionais premiados e selecionados.

Para celebrar os 25 anos da premiação, o MCB promove agenda paralela de exposições especiais e palestras sobre o tema:

7/nov | 19h30 – Abertura da Exposição “Prêmios do Design Nórdico”
Uma seleção de fotos e produtos representativos do cenário nórdico contemporâneo dos vencedores das mais importantes premiações da Finlândia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Islândia. Na abertura, às 19h30, o curador Kari Korkman, presidente da “Semana de Design de Helsinque”, fará uma visita guiada.

29/11 | 19h30 – Palestra “Prêmios do Design Nórdico”
Jan Stavik, diretor do Conselho de Design Norueguês, e Ewa Kumlin, diretora do Svenk Form – associação sueca – trazem discussões sobre a produção nórdica atual e a importância de suas premiações.


SERVIÇO
Palestra Design Gráfico Holandês – Trabalhos recentes
Local: Museu da Casa Brasileira
Data: 03 de novembro, às 19h30.
Ingresso: Grátis

Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
Contato: (11) 3032-3727
Site:www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Acesso a portadores de deficiência física.

Estacionamento: Evento Noturno: preço único de R$ 15,00.
Bicicletário com 20 vagas
Realização: Consulado da Holanda em São Paulo
Patrocínio: Central de Cultura - Mondriaan Foundation

De olho na formação dos novos talentos da moda, a Coats Corrente patrocina pela segunda vez a Faap Moda 2011

Moda, talento, sucesso, oportunidade, visão, entusiasmo, valores e muita garra. São esses princípios que impulsionaram a Coats Corrente, uma gigante multinacional do segmento de linhas, zíperes e entretelas de alto padrão, a patrocinar, mais uma vez, a Faap Moda 2011, que acontece no dia 8 de novembro, na sede da Fundação Armando Álvares Penteado, em Higienópolis.

Ligado aos cursos Sequencial em Moda e graduação em Design de Moda, o concurso tem como tema deste ano a geração Millenium com suas escolhas e limites, marcados pela liberdade e a interatividade; o mundo real e o virtual; a euforia tecnológica e as plataformas multidisciplinares.

Os seis finalistas desenvolveram uma minicoleção e, durante cinco meses, participaram de todas as etapas de concepção de uma coleção, sendo acompanhados pelos professores do curso e através de workshops de profissionais atuantes no mercado da moda. É uma imersão densa e muito produtiva.

A Coats, além de disponibilizar o espaço Coats dentro do campus da FAAP, também deixa à disposição seus profissionais na fábrica para consultorias especializadas, a fim de orientar sobre acabamentos – melhor linha a ser aplicada, características do zíper e o bom uso de entretelas. A ação faz parte de um programa mais amplo que envolve palestras e orientações ministradas aos alunos, dentro de universidades de moda durante todo o ano. Além disso, promove visitas monitoradas à fábrica, a fim de demonstrar o valor da costura na evolução tecnológica e visual do produto, fortalecendo a formação técnica dos estudantes.

Na última edição do evento, por exemplo, com a coleção Corpo e Vestuário de Adriana Pereira Tristão já se previa o prêmio. Tristão brincou e abusou da sarja branca, transformando-a em esculturas entreteladas. A inspiração veio da busca do histórico, étnico e estético, das formas extremas e dos aspectos etnográficos e antropológicos na manipulação corporal.

Uma das razões de Adriana ter dado vazão à sua criatividade e de ter transformado seu sonho de projeto em uma coleção premiada, está nas entretelas. “Não imaginava que havia tantas opções de entretelas”, comenta Adriana. “Durante as visitas à fábrica da Coats os consultores me colocaram a par de cada produto e qual era mais adequado para os resultados de que eu precisava”.

Adriana Tristão está entre as finalistas novamente. Ao lado de Anna Carolina Lasmar, Giovanna Pontes, Mauricio Somenzari, Mayara Bernardes e, Rafaela Mattos. “Esperamos que esses talentos da moda, mostrem não só a incrível criatividade que têm, mas o quanto se preocupam com a finalização dos seus produtos”, comenta Antônio Carlos Longuini, diretor de vendas e marketing da Coats Corrente. “É a combinação de inovação, beleza, elegância e qualidade que os ajudarão a alcançar a excelência em suas criações”.

Além desse suporte técnico, os finalistas serão prestigiados com uma escultura do artista plástico Rodrigo Andrade Camargo. Inspirada na delicadeza dos traços femininos, a escultura parece parodiar uma frase de Confúcio: “ Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo”.
No corpo de jurados estão grandes nomes do mercado da moda: Drausio Gragnani, diretor de arte; a stylist e estilista de chapéus Luciana Braga (filha do Roberto Carlos); Eduardo Mahfuz Toldi, diretor criativo da marca Egrey; Bárbara Casasola, estilista radicada em Londres; Karina Mota, proprietária da loja Surface to Air; o estilista masculino Ricardo Almeida; Cláudia Ribeiro, diretora de conteúdo da SP Magazine; Maria Prata, diretora da Harper`s Bazaar; Dudi Machado, diretor do site RG; Marjorie Ueda, editora de moda da Revista Moda-Joyce; Reinaldo Lourenço, estilista; Do nata Meirelles, diretora de estilo da Vogue; Lino Villaventura, também estilista; Fernanda Boghosian, proprietária das lojas Roberto Cavalli e Versace Brasil; Dimitri Mussad, diretor da agência Acaju do Brasil; Mariasole Cecchi, designer italiana de acessórios; Vera Lígia – professora de moda da Faculdade Santa Marcelina. O público presente também poderá opinar, graças à votação eletrônica disponível na plateia.

A Coats brindará o ganhador com uma viagem à Londres, com direito à acompanhante.

O evento acontece no dia 8/11 (terça-feira), no Teatro FAAP e será transmitido ao vivo, às 21h, pelo site www.faap.br.

Exposição Prêmios do Design Nórdico reúne os melhores trabalhos do design escandinavo



De 8 de novembro a 15 de janeiro, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura, recebe a exposição Prêmios do Design Nórdico, que integra o programa oficial do Helsinki World Design Capital 2012, ano em que a cidade de Helsinque será a capital mundial do design. Os visitantes poderão conferir como as diferentes vertentes adotadas nos trabalhos da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia se manifestam através de profissionais que, nos anos recentes, foram agraciados com 12 dos mais prestigiados prêmios desses países.

Prêmios do Design Nórdico integra a Invasão Nórdica, uma série de eventos dedicados à cultura dos países escandinavos, em várias cidades do Estado de São Paulo, em iniciativa das embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia e do Instituto Cultural da Dinamarca. A mostra foi viabilizada pela lei de incentivo estadual como parte do Proac, Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
 

O curador Kari Korkman, fundador e diretor da Semana de Design de Helsinque, fará uma visita guiada na abertura, no dia 7 de novembro, às 19h30. Segundo ele, a seleção de 16 paineis e 18 objetos representa os atributos tradicionais associados ao design nórdico: simplicidade, minimalismo, funcionalidade e preço acessível. "Contudo, novas características surgiram", diz ele. "O processo do design mudou um pouco, do designer individual para a equipe de design. A inovação contínua não é mais um processo de uma só pessoa, já que exige ampla variedade de habilidades profissionais". Entre os objetos selecionados estão um capacete ciclístico com air bag, um boneco simulador neonatal, um perfume, caixas de som, fones de ouvido, um aspirador de pó e um cobertor que funciona como roupa.
Também será realizado no Museu da Casa Brasileira um seminário sobre design contemporâneo, no dia 29 de novembro, com a presença dos designers Ewa Cumlin, diretora da Svensk Form (Swedish Society of Crafts and Design), e do norueguês Torbjørn Anderssen, do escritório Anderssen & Voll, e da jornalista Adélia Borges. Seminário e mostra ocorrem no âmbito das comemorações de 25 anos do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

Kari Korkman dará uma palestra, no dia 8 de novembro, sobre a semana e o conceito do The World Design Capital, na loja Scandinavia Designs.





Exposição Prêmios do Design Nórdico
evento oficial do Helsinki World Design Capital 2012
abertura: 7 de novembro, às 19h30 – entrada gratuita
com apresentação do músico norueguês Kenneth Ishak
visitação: de 8 de novembro a 15 janeiro

Conheça os vencedores do Concurso LYCRA® Future Designers 2011


De forma surpreendente e repleta de emoções, a terceira edição do Concurso LYCRA® Future Designers chegou à final e premiou, no Nacional Club (SP), nove revelações entre os 17 finalistas da noite, comandada pela apresentadora Chris Nicklas. Após seis meses de intensos trabalhos, os grandes vencedores são: primeiro lugar da categoria underwear Jerônima Baco (GO), seguida por Lucas Bello Markarian (SP) e Cristiana Martins (MG). No jeanswear o grande destaque foi Danielly Narimato (PR), que esteve na final em 2010; em segundo Betto Gomes (RJ), e terceiro. Eber Custódio (SP). E para o segmento swimwear a revelação foi Cacau Junior (CE); Adryele Morais (CE) na segunda colocação e Eleotério A. de Jesus Neto (GO) em terceiro.




“A cada ano o desafio é ainda maior e mais uma vez a marca LYCRA® conseguiu promover a troca de informação e conhecimento entre todos os elos da cadeia têxtil. É muito gratificante ver o resultado”, avalia Andrea Martins, diretora de marketing da marca do fio LYCRA® para América do Sul. Também presente no evento e no Brasil especialmente para esta ocasião, a diretora global de comunicação da marca LYCRA®, Denise Sakuma considera que a iniciativa reforça o compromisso da INVISTA com a inovação permanente. “Desde a sua criação em 2009, o Concurso tem trazido grandes insights para a INVISTA por ser uma plataforma de comunicação com vários públicos – estilistas promissores, participantes, jornalistas, clientes e consumidores. E o que era antes um laboratório de idéias ganhou força e este ano, além de todas as inovações desta edição, como a inclusão de três segmentos e as ações interativas no site, a franquia LYCRA® Future Designers chegou ao México, onde está sendo realizada a primeira edição do Concurso”, comenta.


Primeiro lugar categoria swimwear

Cada um dos finalistas apresentou três looks em desfile conceitual, organizado pela stylist Letícia Toniazzo e ao som da banda Sertanília – eleita em votação aberta ao público para tocar no evento . As criações foram avaliadas por uma banca de grande expressão no cenário nacional da moda: André Lucian (estilista e vencedor da edição 2010 do Concurso), Bia Paes de Barros (Caras), Bianca Zaramella (Istoé Gente), Camila Toledo (Stylesight), Carlos Miele (M 5/ M. Officer), Carolina Vasone (UOL moda), Cecília Bourdoun (Fruit de La Passion), Claudio Silveira (Dragão Fashion Brasil), Daniel Conti (canal Glitz), Deborah Bresser(IG Moda), Lula Rodrigues (blog Lula Rodrigues), Marcio Branfi (Gloss), Marília Siqueira (Morena Rosa), Paola Robba (Poko Pano), Renata Gadelha (figurinista TV Globo), Roni Argalji (DuLoren) e Sandra Bento (Un.i).

Os três primeiros lugares – um em cada categoria – receberam como prêmio uma viagem de estudos para feira Première Vision, referência mundial no lançamento de tendências, em Paris, França. Os segundos colocados ganharam um tablet e os terceiros um mp3 players. Após a entrega dos prêmios, a festa continuou ao som da banda Sertanilia e DJ.


Primeiro lugar categoria jeanswear

Sobre os vencedores:
Vencedora da categoria underwear, Jerônima Baco, 22 anos, mato-grossense que reside em Goiânia, inspirou-se no universo dos carros antigos e as reformas feitas por seus donos. Assim como na lingerie, podem ter as formas antigas reformadas e adaptadas aos dias atuais. “Fiquei surpresa e o nível dos concorrentes foi muito alto. Ter ganho é muito importante para meu futuro profissional, pois portas abrirão daqui para frente”, declara Jerônima.


Primeiro lugar categoria underwear

Pela segunda vez consecutiva na final do Concurso LYCRA® Future Designers o primeiro lugar do segmento jeanswear ficou com a rondoniense Danielly Narimato, 21 anos, que mora em Londrina (PR), e cursa o quarto ano da Universidade Estadual de Londrina. “Minha inspiração veio do abstrato, da vontade humana de sentir-se capaz de controlar o destino, seja pelos avanços tecnológicos ou pela crença em simpatias e amuletos”, explica Danielly. “Dei meu máximo, mas quando vi os demais trabalhos fiquei na dúvida se ganharia. Estou muito feliz e muito grata pela oportunidade” finaliza.

E o cearense Cacau Junior, 21 anos, estudante da Universidade Federal do Ceará, encontrou no seu próprio Estado, nas heranças e tradições deixadas pelas mulheres que produzem louças, no município de Limoeiro do Norte, as ideias para vencer na categoria swimwear. “Ter participado proporcionou uma visibilidade muito boa para minha carreira, por ser um concurso de abrangência nacional e muito reconhecido”, analisa Cacau.

Thales Leite expõe Veús na 3ª Mostra do Programa de Exposições 2011 do CCSP


Série de imagens que revela as transformações dos espaços urbanos, a mostra fotográfica “Véus”, do carioca Thales Leite poderá ser vista durante a 3ª Mostra do Programa de Exposições 2011 do Centro Cultural São Paulo (CCSP), entre os dias 05 de novembro e 29 de janeiro, na Capital. São 15 fotografias e um políptico de seis imagens, que abordam as linhas, os padrões e as estruturas das redes de contenção de edifícios em obras, explorando questões da passagem do tempo e da ocupação dos espaços.

Ao se lançar um olhar mais atento sobre as imagens de Véus, porém, nota-se a ausência de pessoas, cores ou referências que identifiquem os prédios ou os lugares. Isto porque, para o artista, mais importante do que a identificação da construção é a descoberta do momento transitório. Thales ignora escalas e perspectivas arquitetônicas, utilizando do alto contraste para compor imagens que são a representação dessas efêmeras e monumentais esculturas urbanas.



As fotografias, que passam um caráter vagante e casual, são resultado de pesquisa, iniciada em 2009, das estruturas poéticas nas áreas metropolitanas, onde a arquitetura adquire por meio das fotografias caráter escultórico.

Para o pesquisador e arte-educador Cayo Honorato, as fotografias do artista possuem uma redução compositiva que faz com que as fachadas tomem o lugar de estruturas e que o necessário se torne ornamento. “Elas não se interessam por diferenciar os desejos concretos de renovação dos de preservação. Ao mesmo tempo em que emprestam à arquitetura certa solenidade atemporal, exibem-na com algum encanto por meio do que move e muda, como se meditasse na vida e morte das formas, na beatitude da luz, no presságio das sombras”, afirma.

Já sob a perspectiva da arquiteta e urbanista Elisabete Reis, o olhar diferenciado ao capturar cenas cotidianas é o que mais chama a atenção na exposição. Em sua leitura, ao valorizar as possíveis insinuações das existências arquitetônicas, seus rastros e restos, Thales instiga o olhar do observador até uma sensibilidade sutil da cidade em suas inumeráveis possibilidades de interpretação.

A série “Véus” foi selecionada, entre mais de 380 trabalhos inscritos para realizar uma exposição individual em espaço coletivo no Centro Cultural São Paulo. Assim como Thales Leite, outros 17 artistas foram escolhidos pela Curadoria de Artes Visuais do CCSP para participarem, ao longo do ano, do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, que chega em 2011 a sua 22ª edição.



Trajetória
Thales Leite nasceu em 1979 na cidade do Rio de Janeiro, Graduado em Cinema na Universidade Federal Fluminense, iniciou em fotografia em 1995 como aprendiz de J. R. Ripper. Trabalhou como assistente do artista visual Marcos Bonisson e dos fotógrafos Alexandre Sant'Anna, Bruno Veiga e Sergio Pagano.

A partir de 2007 começa a expor em coletivas, como na FotoRio (2007), Woolo Art Galery Berlin (2007), SP Arte (2008) e 12ª Semana de Forografia do Museum de Artes de Ribeirão Preto (2009). Em 2009, apresenta sua primeira individual em nova edição do FotoRio. No ano de 2010 expõe seu trabalho em mostra individual durante o Paraty em Foco 2010. Já em 2011, a sua série Véus foi apresentada em uma individual no Centro Cultural Justiça Federal, como curadoria de Marcelo Campos e na coletiva Conexão FotoRio na H.A.P Galeria, como parte do FotoRio 2011 e em novembro estará em uma outra individual no Centro Cultural São Paulo, no programa de artes visuais de 2011.

Além das pesquisas no campo das artes visuais, segue trabalhando como consultor de diversos artistas plásticos que buscam se expressar em mídias digitais e também como fotógrafo freelancer. Seus mais recentes trabalhos estão presente na coleção de diversos colecionadores particulares. Thales Leite é representado pela H.A.P. Galeria.

Sobre o Programa de exposições
Por seus 22 anos de existência, o Programa de Exposições do CCSP figura entre as atividades institucionais periódicas mais tradicionais do ambiente cultural brasileiro. A iniciativa apresenta o trabalho de artistas em início de trajetória profissional - inscritos em edital publicado anualmente e selecionados por uma comissão julgadora diferente a cada edição, sempre ao lado da produção recente de nomes cuja obra esteja em curso há pelo menos uma década.

Serviço
THALES LEITE – “VÉUS”
III Mostra do Programa de Exposições 2011
De 05 de novembro a 29 de janeiro
Local: Centro Cultural São Paulo - CCSP
Endereço: Rua Vergueiro 1000 - Paraíso - São Paulo
Tel.:(11) 3397-4002
Horários: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados das 10h às 18h
Entrada Franca

Brainbox cria para Primorata e vence EmbalagemMarca 2011


A Brainbox Design Estratégico foi a vencedora do Prêmio EmbalagemMarca 2011-Grande Cases de Embalagens, com o case Biscoitos e Massas Primorata, desenvolvido para a Guerra Alimentos.

Para atender à demanda do cliente, que queria ganhar mais espaço nas gôndolas e conquistar consumidores das classes C e D, a Brainbox optou pela substituição da impressão flexográfica das embalagens pela rotogravura, da mesma forma que o filme de BOPP monocamada deu lugar a um de BOPP com laminação metalizada total e cobertura de verniz perolado. “Esta escolha resultou em um visual mais limpo e ‘apetite appeal’ com muito mais impacto no ponto de venda. Apesar do acréscimo de 12% a 15% no custo das embalagens, o valor de comercialização do kilo do produto dobrou e as mudanças resultaram em um aumento de 67% nas vendas em apenas seis meses”, explica o sócio da Brainbox responsável pelo projeto, Ludger Tamaoki. “A troca no processo foi determinante para a conquista dos varejistas e dos consumidores, o que é comprovado pelo salto de 6% para 25% de presença da marca nos pontos de venda”, comemora Ricardo Guerra, diretor do Grupo Guerra.

O júri avalia as embalagens sob a ótica dos benefícios que trazem para a indústria usuária, fornecedores, consumidores finais e o meio ambiente, considerando a redução de materiais aplicados, a produtividade em linha, inovação, design, impacto ambiental, desempenho no ponto de venda e conveniência. Neste ano foram premiados 30 cases, em um concurso que tem como objetivo incentivar e valorizar a busca da excelência nas embalagens brasileiras.

“A conquista do prêmio EmbalagemMarca é extremamente relevante para a Brainbox, pois é uma premiação que valoriza a história da embalagem como um todo, desde a concepção até os resultados, que, neste caso, foram o maior valor adicionado ao produto e o aumento substancial do faturamento da marca”, finaliza Tamaoki.

As embalagens vencedoras ficarão expostas no Centro Universitário Senac Campus Santo Amaro, em São Paulo.

Leo Burnett Tailor Made sedia Global Product Committee

A Leo Burnett Tailor Made vai sediar, de 1º a 4 de novembro, o GPC - Global Product Committee -, o maior evento de criatividade mundial da rede, que tem como objetivo avaliar os melhores trabalhos desenvolvidos pelas agências no mundo para assegurar um alto nível de criatividade a seus clientes.

Na ocasião, estarão presentes o CCO da Leo Burnett, Mark Tutssel, os anfitriões Paulo Giovanni, CEO da Leo Burnett Tailor Made, e os vice-presidentes de criação da agência brasileira, Marcelo Reis e Ruy Lindenberg, além dos maiores criativos das agências Leo Burnett de Melbourne, Chicago, Buenos Aires, Beirute, Bogotá, San Juan, Bangkok, Detroit, Londres, Sydney e Lisboa.

Serão julgados trabalhos realizados para marcas como McDonald’s, Coca-Cola Company, Fiat, Diageo, Chrysler e Samsung, entre outros grandes clientes, com base em critérios preestabelecidos de acordo com a filosofia HumanKind, que norteia a construção das marcas atendidas pela rede.