11.7.12

História em quadrinhos é tema de workshop gratuito


O CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), localizado no Engenho Central, vai abrigar o workshop gratuito Processo de Criação da HQ Fade Out: Suicídio sem Dor – Roteiro, Desenho e Cores. A aula acontece no dia 21 de julho, das 15h às 17h, e as inscrições estão abertas pelo e-mail contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

São 40 vagas para o público a partir dos 13 anos. Para manifestar interesse é necessário informar no corpo do e-mail o nome completo, idade, endereço, telefone e RG. Para menores de 18 anos é necessária carta de autorização, assinada por um responsável legal.

Lançado em junho na sede do CEDHU Piracicaba, a história em quadrinhos Fade Out – Suicídio sem Dor foi concebida originalmente como roteiro de cinema. Ela é assinada pelo roteirista Beto Skubs, pelo desenhista Rafael de Latorre e pelo colorista Marcelo Maiolo.

 A transformação do roteiro em HQ se deu graças a um prêmio do Estado de São Paulo para produção de histórias em quadrinhos, o ProAC (Programa de Ação Cultural). O workshop integra a programação do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberto em 25 de agosto, e é realizado em parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural.

Para que os participantes tenham acesso às várias etapas de produção da história em quadrinhos, os artistas gráficos dividiram em três eixos o encontro do dia 21. Na aula sobre roteiro, Beto Skubs vai explicar como acontece a adaptação de uma obra concebida para o cinema em história de quadrinhos, além de abordar o processo de criação de cenas, estrutura, diálogos e personagens.

Na pauta do processo de desenho, sob os cuidados de Rafael de Latorre, serão transmitidos conceitos sobre concepção visual dos personagens, layout das páginas a partir do Photoshop, posicionamento dos balões, finalização da página a lápis, entre outros assuntos.


 Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer temas relacionados ao processo de colorização, com Marcelo Maiolo. Ele vai comentar, entre outras coisas, como funciona a colorização digital, a criação da paleta levando em conta os aspectos psicológicos, a utilização da luz, a modelagem dos volumes em diferentes estilos e os tipos de ferramentas digitais e softwares.

A HISTÓRIA
De ritmo ágil, divertido e com muitas referências à cultura pop, cinema, TV e música, a HQ Fade Out: Suicídio sem Dor traz a história de Kurt, que quer se matar, mas tem problemas morais, religiosos e familiares. Como pode se matar sem que os amigos pensem que é um bunda mole? Quando encontra pistas de um serial killer em atividade, Kurt tem a oportunidade de refletir sobre sua própria vida e questões práticas da sua existência.

SERVIÇO – O workshop Processo de Criação da HQ Fade Out: Suicídio sem Dor – Roteiro, Desenho e Cores acontece no CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP). Dia 21 de julho, das 15h às 17h. Mais informações: (19) 3403-2620.