8.8.12

Reedição de Um olhar sobre o Design Brasileiro será lançada na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

No próximo sábado, 11 de agosto, às 11h00, o SENAI-SP Editora promove a reedição do livro Um olhar sobre o Design Brasileiro, organizado por Joice Joppert Leal, da Associação Objeto Brasil. A nova edição do livro traz 304 páginas e mais de 600 imagens. O lançamento é uma iniciativa conjunta da Associação Objeto Brasil e do SENAI-SP Editora, e integra a coleção de Design com coordenação de Sheila Brabo, gerente do SENAI SP Design e Rodrigo Faria e Silva, diretor da editora.

O tema é abordado em diversos seguimentos – indumentária, joias, objetos, publicidade, têxteis, embalagens, móveis, as políticas industriais de promoção e a exportação do design e reúne artigos assinados por autores com perfis muito variados: empresários, designers, promotores culturais, publicitários, professores e dirigentes empresariais. Dentre eles, nomes como Hubert Alquéres, Paulo Skaf, Alex Periscinotto, Helena Montanarini, Dorothea Werneck, Zeco Beraldin, Mário César de Camargo, Sérgio Amaral, Marcos Mendonça, Fabio Arruda Mortara, Danilo Santos de Miranda, Roberto Duailibi.

Por ocasião do lançamento do livro haverá uma mesa redonda sobre Design onde participarão: Sheila Brabo, gerente do SENAI-SP Design; Joice Joppert Leal , diretora executiva da Associação Objeto Brasil; Cadu Scheliga, presidente da Associação dos Designers de Produto e Luiz Cláudio Rodrigues, jornalista e especialista em Design.

Sobre a autora
Joice Joppert Leal é fundadora e diretora-executiva da Associação Objeto Brasil, organização que promove o design brasileiro no país e exterior. Curadora, formadora de opinião e editora de publicações sobre design, é coordenadora geral do Prêmio IDEA/Brasil, a maior e mais importante premiação de design no país.

Também fundou recentemente e é diretora de gestão e planejamento do Instituto Brasil de Economia Criativa.

Implantou e dirigiu por 20 anos o Departamento de Tecnologia e Núcleo de Desenho Industrial da FIESP, foi diretora de Projetos Institucionais do SESI, integrante da Comissão de Avaliação dos Institutos de Pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Foi curadora de diversas exposições de design brasileiro no Brasil e no exterior: Tóquio, Lisboa, Milão, Roma, Buenos Aires, México, Londres, Seul, Nova Iorque, Paris, Em São Paulo organizou a exposição Design nos 500 Anos na Pinacoteca e no Parque da Luz, Design Brasileiro na Triennale de Milão; Design brasileiro de Embalagens, em Tóquio, e Marca Brasil – o Brasil como Marca, em Roma na Embaixada do Brasil, de duas salas especiais na I Bienal Brasileira de Design promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em 2006. Organizou e criou, pesquisou, produziu, a edição do livro “Um olhar sobre o design brasileiro”, em coedição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Lançou a nova edição Internacional em inglês, e de edição revisada e atualizada em português do livro “Um olhar sobre o design brasileiro”.

Texto introdutório 
Joice Joppert Leal 
O livro Um olhar sobre o design brasileiro foi lançado em 2002. Três anos depois, em 2005, apresentamos a segunda edição atualizada e ampliada. Agora, em 2012, temos o prazer de lançar a terceira edição revisada, cujo texto atende às novas regras de ortografia. Mantivemos o conteúdo na íntegra, fazendo apenas pequenos acréscimos que consideramos indispensáveis. Os cargos dos autores dos artigos permanecem inalterados, contemplando as posições que ocupavam a frente de instituições e empresas na época da publicação da primeira edição.

Para entendermos a proposta desta publicação, vale à pena lançar um olhar sobre o passado para compreender o contexto em que ela foi criada. Na época, embora o design brasileiro aflorasse em iniciativas variadas, da filatelia ao setor de automóveis, esboçando um jeito brasileiro de unir estética e funcionalidade, poucas eram as obras dedicadas ao tema. Ao contrário do que acontece hoje, quando é possível encontrar livros sobre design até mesmo numa banca de jornal, nossas referências eram principalmente as obras internacionais, que nem sempre refletiam nossa realidade criativa e produtiva.

A Mostra 500 anos de Descobrimento, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, da qual tive o orgulho de ser a idealizadora e curadora, trouxe à tona uma profunda reflexão sobre a produção brasileira em design, revelando a abrangência do design verde e amarelo, suas raízes, manifestações e possibilidades. Na época, já intuíamos a importância de questões hoje primordiais quando o tema em debate é a efervescente economia criativa: diversidade cultural e valorização do patrimônio tangível e intangível.

Como as exposições, por mais abrangentes que sejam não conseguem abarcar a totalidade de um tema, decidimos condensar todas as informações levantadas durante anos de pesquisa em um livro-catálogo, capaz de servir de referência para estudantes, profissionais e todas as pessoas interessadas no tema. Nosso propósito era dar uma contribuição valiosa para a sociedade mostrando como o design está presente nas inúmeras atividades da nossa vida cotidiana, na cultura e na economia.

Uma década depois, nossa intenção novamente é iluminar os primórdios do design brasileiro para inspirar todos aqueles que se sentem tocados pelo assunto, resgatando a memória de homens e mulheres pioneiros, empresas de vanguarda, instituições e personalidades que ajudaram a definir os rumos da produção nacional nas mais variadas vertentes.

Serviço: Título Um Olhar sobre o Design Brasileiro - edição revisitada – São Paulo 2012
Autora Joice Joppert Leal
Editora SENAI-SP Editora
Miolo Couché Suzano Reflex L2 Matte 150 g/m2
Capa Papel Supremo Duo Design 350g/m2/
Tiragem 1.000 exemplares
Páginas 304 Ilustrações mais de 600
Preço R$ 98,00
Nº do ISBN 978-85-65418-59-1

O livro poderá ser adquirido nas principais livrarias ou por meio da distribuidora Catavento, a partir da data do lançamento. Lançamento: 11 de agosto de 2012, a partir das 11 horas 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo Pavilhão de Exposições do Anhembi Estande do SENAI-SP Editora: Rua E nº 80 Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo – SP

Grey141 em dose dupla na Archive

A 141 SohoSquare, unidade da agência Grey141, é destaque na nova edição da conceituada Luerzer's Archive. As campanhas “A prova d’água” de Avon e “Reciclagem”, criada para a WWF foram selecionadas para figurarem no próximo exemplar da revista.
Imagens Avon:

 
 
 

Na primeira, com o objetivo de divulgar a mascara à prova d’água para os cílios, os anúncios mostram imagens distorcidas de situações que normalmente levam as mulheres às lágrimas, porém sem borrões, fazendo referência aos benefícios do produto, com o conceito ”Momentos especiais. Produtos especiais”.

Já as peças da campanha de WWF, dedicadas à conservação da natureza, trazem imagens de crianças se divertindo com objetos transformados em brinquedos: latas e cordão transformados em telefone, uma caixa de papelão transformada em casinha e pneu que vira balanço, sob a assinatura “A gente nunca deveria parar de reciclar”.

Imagens WWF:


 


A criação é de Bruno Souto, Cristiane Parede e Rogério Lima, para Avon e, Ignácio Carelli e Rafael Goulart para WWF. Ambas têm direção geral de criação de Celso Alfieri.

Premiado codiretor de Persépolis lança Pinóquio para adultos


Lançamento da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o clássico de Carlo Collodi ganha versão do quadrinista e cineasta francês Winshluss, que mescla técnicas do grafite, da caricatura e da tira de jornal

Em vez do boneco de madeira mentiroso que sonha em se transformar em menino de carne e osso, um super-robô criado por Gepeto para uso militar. Assim é o protagonista de um dos lançamentos mais aguardados pelos fãs brasileiros de HQs: premiada no Festival d'Angoulême de 2009, a graphic novel Pinóquio, do autor francês Winshluss, é publicada no Brasil pela Globo Livros Graphics.

A inocência do personagem original criado por Carlo Collodi dá lugar a um protagonista sombrio. Pinóquio é uma máquina de guerra que, em suas andanças por locais sórdidos, entra em contato com a violência, a ganância, a corrupção e a crueldade enquanto conhece a fauna humana – do industrial que explora a mão de obra infantil (e para quem Pinóquio trabalha) a implacáveis caçadores de recompensas, além de uma Branca de Neve pós-moderna e sete anões sadomasoquistas.

A trama é contada quase exclusivamente por meio de imagens. Só há texto nas reflexões do personagem Jiminy Barata, correspondente ao Grilo Falante original. Em sua talentosa criação, Winshluss – pseudônimo de Vincent Paronnaud – alia desenhos com alto grau de detalhamento a uma estética que mescla técnicas do grafite, da caricatura e da tira de jornal.

O autor
Mestre do humor macabro, Winshluss (pseudônimo do artista francês Vincent Paronnaud) ganhou em 2007, junto com Marjane Satrapi, o Prêmio do Júri do Festival de Cannes como codiretor do longa de animação Persépolis, que também recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação em 2008. Com Pinóquio, Winshluss ganhou o prêmio de melhor álbum no Festival International de la Bande Dessinée de 2009 em Angoulême (França).

Ficha técnica
Título: 
Pinóquio
Autor: Winshluss
Tradução: Carol Bensimon
Gênero: Graphic Novel
Páginas: 192
Formato: 21 cm x 29 cm
ISBN: 978-85-250-5168-4
Preço: R$ 75,00
Editora: Globo Livros Graphics

Especial Cannes Lions 2012 no Reclame

No Reclame especial Cannes Lions desta quinta-feira, 09, Bruna Calmon entrevista Damian Kulash, vocalista da banda norte-americana OK Go que é um sucesso na internet. Ele esteve em Cannes participando de um painel do Youtube que debateu como os vídeos online estão trazendo inovação na criatividade. A OK Go é muito famosa pela rapidez com que conseguem viralizar seus clipes, sempre criativos e inovadores. E foi exatamente sobre isso que Damian falou.

O programa mostra também que, além das premiações, os seminários que acontecem em Cannes são disputadíssimos. Muitas personalidades passaram pelo Palais durante a semana do Festival de Criatividade, como o ex-presidente Bill Clinton, o escritor Alain de Botton, e marcas como Google, Facebook e Coca-cola. O jornalista Luiz Marinho e a consultora de marketing, Beth Furtado, contaram quais foram os pontos altos dos mais de 60 seminários desse ano.

E a repórter Luna França tenta descobrir em mais um divertido episódio do quadro “Que Festival é Esse?” se as pessoas nas ruas de Cannes sabiam do que se tratava o festival de criatividade.

O Reclame exibe o making of da nova campanha da cerveja Itaipava, que agora traz o novo conceito de cerveja “100%”. A campanha, desenvolvida pela agência Y&R, mostra de formas divertidas o que é 100% para cada tipo de pessoa.

O Reclame vai ao ar quinta-feira, dia 09, às 17h, no Multishow. Mais novidades sobre o programa no Twitter (@programareclame) e na fan page (Reclame).

Blogueiros invadem hipermercado em ação da F/Nazca


A F/Nazca criou uma ação integrada para divulgar o Especial da Tecnologia do hipermercado Carrefour. Em uma campanha inédita, os blogueiros PC Siqueira, Cid (do blog Não Salvo), Cauê Moura e Kéfera Buchmann combinaram nas redes sociais de passar uma noite dentro de um hipermercado. Na noite do dia 30 para 31 de julho, eles ficaram dentro de uma loja Carrefour postando tweets com a hashtag #noitenohiper, vídeos e fotos no Instagram, mostrando o que estavam aprontando durante a madrugada inusitada, contando com a ajuda dos internautas que sugeriam a bagunça a ser feita.



No dia seguinte, os blogueiros postaram vídeos personalizados, especialmente criados para essa ação, no canal #noitenohiper, no YouTube. Tanto nos filmes quanto nas fotos era possível ver o material de comunicação e as principais ofertas do Especial de Tecnologia.



Um merchandising no programa Pânico na TV completou a ação. O personagem O Impostor mostrou aos blogueiros que ele também consegue passar a noite em um hipermercado, divulgando novamente a hashtag #noitenohiper, levando o Carrefour aos Trending Topics na noite de domingo, dia 5 de agosto.

Foram criados anúncios, material de PDV e filme para TV. O Especial da Tecnologia começou no dia 1º e vai até o dia 12 de agosto.



Assista aos filmes criados pelos blogueiros:
http://www.youtube.com/user/noitenohiper

FICHA TÉCNICA 
CLIENTE: CARREFOUR TÍTULO: ESPECIAL DA TECNOLOGIA PRODUTO: ELETRO DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes e Rodrigo Lugato CRIAÇÃO: Rodrigo Lugato, Rafael Klein e Roger Sakamoto RTVC: Regiane Pettinelli e Adriana Monteiro ATENDIMENTO: Marcello Penna, Daniela Keller, Eduardo Paoliello, João Brito e Rafael Martins MÍDIA: Lica Bueno, Rafaela Queiroz e Leonardo Moraes PLANEJAMENTO: José Porto, André Foresti e Rodrigo Néia GERENTE DE PROJETO: Ivan Mendonça APROVAÇÃO/CLIENTE: Adriana Muratore, Vinícius Daniele e Magnólia de Souza