24.1.07

Mulheres africanas

O fotógrafo Celso Bayo apresenta a partir de 1º de fevereiro a exposição fotográfica Mulheres Africanas, no Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, na Avenida Paulista, em São Paulo. A mostra representa a primeira etapa de um projeto que visa documentar as diversas culturas do continente africano. As fotografias de Bayo buscam retratar as raízes, os costumes e a história de um continente marcado por tantas diferenças e injustiças, mas ao mesmo tempo por uma forte interação com a natureza.

A idéia de fotografar a África e depois reunir as 30 melhores imagens numa exposição não surgiu por acaso: “Sempre me impressionou observar o cotidiano das mulheres e saber que, mesmo parecendo tão frágeis, sua força em todos os sentidos está sempre presente. Isso é um conforto para todos nos, é quase saber que aquele instinto materno ao nosso redor nunca irá acabar”, diz Bayo.

A trajetória do artista brasileiro começou em Nova York, Estados Unidos, na fotografia tradicional. Hoje, na Califórnia, Bayo se dedica mais intensamente ao estudo da foto digital. Seu trabalho está direcionado para diferentes culturas, a fim de difundir suas características, estimular o respeito a elas em todos os continentes e, também, ao meio ambiente, com o objetivo de divulgar a preservação da fauna e da flora.

Após apresentar suas fotografias em exposições realizadas nos Estados Unidos e no Brasil, obteve o 2º lugar da prestigiada revista norte-americana Forums Magazine e Canon, com a foto Hanging loose in Jeri.

Mulheres Africanas
Local:
Espaço Cultural do Banco Central do Brasil
Endereço: Av. Paulista, 1.804 – Térreo
Abertura: 1º de fevereiro de 2007, 18h às 22h
Exposição: 2 a 16 de fevereiro, segunda a sexta, das 10h às 16h
Informações: (11) 3491-6916 / 3491-7847

Fonte: Portal Photos