10.2.09

Inscrições para o Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental começam no dia 16 de fevereiro

A iniciativa, em sua primeira edição, visa estimular práticas sociais e ambientais na indústria gráfica.

No dia 16 de fevereiro começam as inscrições para o Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental, criado e promovido pela Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). A premiação, que tem por objetivo estimular práticas sociais e ambientais na indústria gráfica, é dividida em duas categorias: “Responsabilidade Social” e “Responsabilidade Ambiental”.

A categoria “Responsabilidade Social” leva em conta intervenções externas das empresas gráficas, nos campos educacional, cultural, esportivo, de inclusão social, iniciação profissional, participação em campanhas comunitária ou qualquer outra ação/conjunto de ações, voltadas à comunidade.

Na categoria de “Responsabilidade Ambiental” podem se inscrever as empresas que tenham implementado ações, tecnologias, métodos e processos ambientalmente corretos. Dentre estes podem ser citados os processos de reciclagem; utilização de papel e insumos menos poluentes; tratamento e destinação de resíduos; utilização racional e reutilização de água; economia de energia; e soluções globais para mitigar o impacto ambiental. Podem ser inscritas uma ou mais soluções, ou mesmo um conjunto de medidas.

Todas as empresas gráficas brasileiras, associadas ou não à Abigraf, de acordo com as determinações do regulamento, poderão participar da premiação. Cada uma delas poderá inscrever apenas um caso em cada categoria. As inscrições vão até o dia 15 de abril.

Entre os dias 23 de abril a 11 de maio acontece o julgamento dos casos. No grupo que avaliará os trabalhos de “Responsabilidade Ambiental”, encontram-se Wellington Braz C. Delitti (professor titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo/Ibusp); Silvio Roberto Isola (diretor da Gegraf Indústria Gráfica e presidente do Conselho Diretivo da ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica); Márcia M. Biaggio (consultora da ABTG); Manoel Manteigas de Oliveira (diretor da Escola SENAI Theobaldo De Nigris); Ricardo Fragoso, diretor-geral da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); e Giselen Cristina Pascotto Wittmann (Técnica de Ensino da Escola SENAI Theobaldo De Nigris).

Um dos integrantes do júri no segmento social é Heródoto Barbeiro, escritor e jornalista, gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio, apresentador do Jornal da Cultura, na TV Cultura, colaborador em diversas publicações, além de membro da Ong “Sociedade Amigos de Taiaçupeba”; José Roberto Bellintani, superintendente do Instituto São Paulo contra a Violência; Max Scharappe, ex-presidente da Abigraf Nacional; e Mariana Battaglia, diretora geral do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Os prêmios serão entregues em 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente -, em São Paulo.

O regulamento completo e a ficha de inscrição encontram-se no site www.abigraf.org.br.

Mais informações sobre o Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental podem também ser obtidas com Gustavo (tel.: 11 3164-3256) e Sharon (tel.: 11 3164-3199).

Almap cria para Panamericana



A AlmapBBDO criou para Panamericana Escola de Arte e Design campanha composta por filme (em breve no Clubeonline), anúncios em jornais e revistas, mídia exterior, internet e outras ações especiais.

Com o conceito “Até onde vai a sua criatividade?”, as peças colocam diante das pessoas espaços brancos com alguns traços (como círculos e cruzes) como pontos de partida para o trabalho interativo. A partir destes pequenos desenhos, a pessoa é estimulada a prosseguir e criar.

O objetivo é divulgar os cursos de artes, design, moda, fotografia e comunicação da Panamericana Escola de Arte e Design.

Ficha Técnica - Anúncio
Anunciante: Panamericana Escola de Arte e Design
Título: Até onde vai a sua criatividade?
Produto: Institucional
Diretores de Criação: Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira, Luiz Sanches
Diretor de Arte: André Gola
Redator: André Godoi
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Martha Almeida, Isabela Filippi
Mídia: Fernando Vida
Aprovação: Enrique Lipszyc


Fonte: CCSP

Exposição Rico Lins: uma gráfica de fronteira

Mais de 100 trabalhos do designer Rico Lins poderão ser conferidos de 10 de fevereiro a 15 de março, na Galeria 1 da CAIXA Cultural, no Rio de Janeiro. Trata-se da exposição "Rico Lins: uma gráfica de fronteira", com curadoria de Agnaldo Farias, auxiliado pelo próprio autor.

A proposta da mostra, que fica aberta sempre 10 às 22h, com entrada franca, é de gerar uma discussão sobre a fronteira entre artes gráficas e plásticas.

Entre os trabalhos expostos estão capas de revistas como Time, Newsweek e Kultur Revolution, de livros e CDs, álbuns que vão de Miles Davis a Gilberto Gil; cartazes de filmes, como "Labirinto de Paixões", de Pedro Almodovar; e uma de suas mais recentes produções, o cartaz criado para a Bienal de Ópera de Munique (Alemanha/2008), ainda inédito no Brasil.

No dia 13 de fevereiro, Rico apresenta uma palestra. Em março, no dia 14 de março, ele conduz uma visita guiada à exposição e, em seguida, um workshop - voltado para designers e estudantes. A oficina segue a metodologia utilizada pelo designer em várias cidades do Brasil e da Europa, onde ele estimula os participantes a criarem uma peça gráfica sem o uso de recursos digitais.

Para se inscrever, o interessado deve enviar um e-mail para a Zucca Produções, produtora da exposição, para zucca@email.com ou pelo telefone: (21) 2556-5265. As vagas para as atividades do dia 14/03 serão limitadas a 20 pessoas.

A Caixa Cultural do Rio de Janeiro fica na Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro. O telefone é (21) 2544-4080.

Fonte: Rede Design Brasil