13.11.09

Clever Pack inicia suas operações com foco em embalagens inovadoras

Acaba de chegar ao mercado a Clever Pack, que traz um pacote completo de soluções em fechamentos de embalagens plásticas. A empresa começa a oferecer ao mercado sistemas inovadores, que vem desenvolvendo há dois anos, com foco em três segmentos de mercado pouco explorados no Brasil: tampas à prova de criança, que evitam a intoxicação pela ingestão indevida de medicamentos e produtos de limpeza, por exemplo; lacres incorporados à própria tampa, que impedem a adulteração de produtos e a pirataria; tampas com travas, que impossibilitem, por exemplo, que uma embalagem se abra por acidente dentro da bolsa.

Dados como os divulgados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas – Sinitox, da Fiocruz, referentes a 2007, mostram que os principais agentes de intoxicação em crianças menores de cinco anos no país são medicamentos (36,1%), seguidos por artigos de higiene e desinfecção (21,6%). Ou seja, 57,7% dessas crianças de intoxicaram porque conseguiram abrir uma embalagem de medicamento ou produto de limpeza. “Queremos dar a nossa contribuição para reduzir números assustadores como esse”, conta Claudio Patrick, idealizador da Clever Pack. Ele explica que a ideia de montar a empresa veio da observação de pesquisas como essas e da constatação de falhas e falta de segurança nas embalagens oferecidas no mercado. Para ele, os mercados mais demandantes dessas soluções são o farmacêutico, o de produtos de higiene e limpeza e o de agrotóxicos.

Claudio Patrick acredita que o raro uso deste tipo de tampa no Brasil se dá em função da falta de legislação no setor. Além disso, as empresas ainda não adotariam espontaneamente este tipo de fechamento porque as soluções disponíveis no mercado mundial possuem um custo alto, o que acabaria impactando no preço final do produto para o consumidor. “Cientes disso, trabalhamos com base no pilar das embalagens seguras, sustentáveis, a preços acessíveis e com melhor usabilidade. Desde o momento da concepção de uma solução há a preocupação com esses fatores. Para exemplificar, a maioria das tampas à prova de criança na indústria farmacêutica usa duas peças acopladas. A Clever Pack já tem a patente de uma solução alternativa que usa uma peça apenas, com a mesma função. A eliminação de uma peça e da montagem torna a solução mais sustentável e econômica”, comenta.

A empresa tem soluções já prontas e patenteadas, mas também pode desenvolver projetos sob medida de acordo com as necessidades do cliente. Além disso, ela pode desenvolver o projeto só da tampa ou da embalagem como um todo. A Clever Pack se propõe a ser uma fábrica de patentes de embalagens diferenciadas, o que faz com que a própria empresa tenha uma concepção tão inovadora quando as soluções que apresenta.

Claudio Patrick é de uma família que está há 73 anos no ramo de produção de embalagens plásticas. Ele próprio construiu sua carreira na área e fez curso de dois anos de formação técnica em transformação de plástico na Alemanha. Essa expertise, com certeza, será fundamental para o sucesso dessa nova empreitada.


Fulvio Pennacchi é tema de livro biográfico e exposição em São Paulo



O artista italiano Fulvio Pennacchi escreveu seu nome como um dos mais plurais das artes brasileiras e é considerado um dos grandes nomes da arte paulista do século XX. Para celebrar os seus 100 anos de nascimento e 80 anos de sua chegada ao Brasil, o Museu a Céu Aberto está lançando o livro “Seu Tempo, Seu Percurso” e uma exposição com obras do artista, no próximo dia 23 de novembro (segunda-feira), na Galeria James Lisboa, em São Paulo.

A publicação, ricamente ilustrada com mais de 260 páginas, foi escrita pelo apreciador e estudioso das artes, Valério Pennacchi. Além do parentesco e, principalmente, por ter convivido com o artista, o autor recupera a trajetória desse imigrante, falecido em 1992, que chegou ao Brasil no final dos anos 20, fugindo da burocracia fascista na cidade italiana de Lucca e já formado em pintura mural no “Reale Istituto d’Arte Augusto Passaglia”.


O livro de caráter monográfico aborda passagens significativas da vida e da obra de Pennacchi, como sócio de açougues com os irmãos, sócio de uma empresa de cartazes publicitários e professor no Colégio Dante Alighieri – quando conheceria Filomena Matarazzo, sua esposa, depois de dar aulas a sua irmã caçula – até surgirem as primeiras oportunidades de pintar afrescos, técnica que dominava como poucos.

Mostra, ainda, sua experiência como pintor do Grupo do Santa Helena, em São Paulo. Sua atuação como arquiteto, produtor de afrescos, ilustrador e ceramista, além de ser desenhista de móveis. Desde o início de sua carreira optou pelo figurativo, aprofundando seu trabalho nas temáticas populares do País e fundindo-as com elementos da tradicional pintura italiana.

EXPOSIÇÃO
Simultaneamente, acontece a exposição Fulvio Pennachi com mais de 50 obras em guache, óleo, acrílico, pinturas, desenhos e esculturas com acabamento cerâmico. Ela será dividida por décadas e terá como foco a visão do artista, de cada uma daquelas fases e de seu tempo. A mostra transforma-se, assim, num roteiro de vida representado por objetos artísticos que fizeram parte do seu cotidiano muito rico.

Numa segunda etapa, a exposição deverá ser ampliada e seguir itinerante pela Itália, como forma de resgatar e dar visibilidade à sua contribuição artística e difundir o seu legado, que exprime o desejo de integrar o passado europeu e sua vida no Brasil, os prazeres pela vida simples e honesta, como o trabalho, a amizade e a família, presentes tanto no ambiente bucólico dos campos como no das cidades.

Já o livro ganhará uma versão em italiano. O lançamento da obra e a exposição são uma iniciativa do Museu a Céu Aberto, com apoio institucional do Ministério da Cultura do Brasil e patrocínio do Grupo Comolatti.

Sobre o artista
Fulvio Pennacchi nasceu em Villa Collemandina (Lucca), Itália, em 1905. Formou-se em pintura pela “Real Academia de Arte Augusto Passaglia”. De 1924-1929, o artista executou os primeiros murais a tempera na Itália e revisitou a obra de Ottone Rosai, Sironi – que já era um dos pilares da cultura italiana do “Novecento” – e Carrà. Na década de 30, recebeu duas vezes a Grande Medalha de Prata, no Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e no Salão de Belas Artes de São Paulo. Em 1938-1939 iniciou a pintura de murais a óleo que rapidamente evoluíram para os murais afresco. Até 1959, dedicou-se àquele tipo de trabalho, concebeu o projeto arquitet& ocir c;nico e todos os afrescos que compõe a decoração interna da Igreja Nª.Sª. da Paz, fundamental para a integração harmônica entre a arquitetura e a pintura.

Outros afrescos são representados pelo conjunto do Hotel Toriba, pelos da Catedral e Palácio Episcopal de Uruguaiana, dezenas de outros espalhados pelas residências e prédios comerciais em São Paulo, Santa Rita do Passa Quatro, Ribeirão Pires, Mauá; além de suas duas residências em Santo Amaro e no Jardim Europa, das quais também executou todo o projeto arquitetônico. Para aquela última residência, Pennacchi projetou todas as portas, janelas, móveis, louças, etc. chegando mesmo a decorar, com assuntos e cenas pertinentes, os azulejos da cozinha e banheiros.

Em 1952 recebeu a Medalha de Ouro no Salão Paulista de Arte Moderna; e, na mesma década, inicia os estudos e pesquisas relativas às argilas brasileiras e à cerâmica policromada. Em 1973, sua retrospectiva contemplando 40 anos de pintura, é organizada pelo Professor Pietro Maria Bardi, no MASP, em São Paulo.

O diuturno ritmo de trabalho continuou até 1987 quando comemorou o sexagésimo aniversario de sua produção artística. Os anos subseqüentes foram marcados por uma série de enfermidades que reduziram sua produção e que posteriormente causaram sua morte, em outubro de 1992.

Serviço: Lançamento do livro Livro “Seu Tempo, Seu Percurso” e Exposição Fulvio Pennacchi
Dia: 23 de novembro de 2009, das 19 às 22 horas (só para convidados)
Livro “Seu Tempo, Seu Percurso”
Autoria: Valério Pennacchi
Número de Páginas: 260
Iniciativa: Museu a Céu Aberto
Apoio Institucional do Ministério da Cultura do Brasil
Patrocínio: Grupo Comolatti

Exposição – de 24 de novembro a 10 de dezembro (aberta ao público)
Curadoria: Valério Pennacchi
De Segunda a sexta, das 10 às 19 horas. Sábados das 10 às 14 horas.
Local – Escritório de Arte Galeria James Lisboa
Rua Dr. Melo Alves, 397, Cerqueira César, São Paulo.
Informações: 3081- 6581 ou 3061-3155.
Entrada gratuita.

piauí # 38


Para divulgar a edição 38 da Revista piauí, que já está nas bancas, a agência Loja Comunicação criou filme, anúncios para mídia impressa e spot para rádio que começaram a ser veiculados nesta semana. Batizado “piauí_38”, o filme será veiculado na Internet e nos cinemas das redes Unibanco Arteplex e Espaço Unibanco.

Os destaques editoriais da piauí deste mês são:
- Consuelo Dieguez conta a história da fusão da Sadia com a Perdigão, originando uma das maiores fornecedoras de alimentos do país;
- Roberto Kaz conta como foi a viagem do presidente Lula pelo Rio São Francisco;
- Nos quadrinhos de Caco Valhardo, a história do fumante que foi contratado para fazer o marketing da Lei Antifumo;
- Dexter Filkins traça o perfil do general McCrystal, o coronel americano por trás das operações no Afeganistão;
- Rafael Teixeira revela as técnicas do BOPE de como invadir uma favela.

Ficha Técnica
Filme:
Anunciante/cliente: Revista piauí
Título do filme: “piauí_38”
Agência: Loja Comunicação
Redação: Gustavo Giorelli
Direção de criação: Marcelo Giannini
Produtora de filme: Cinerama
Montagem do filme: Décio Savelli
Atendimento: Paula Stockler
Duração filme: 0:49

Spot:
Nome do spot: piauí_38
Agência: Loja Comunicação
Redação: Gustavo Giorelli
Direção de criação: Marcelo Giannini
Produtora de som: Zuera
Atendimento: Paula Stockler
Duração: 30"

Anúncio:
Nome campanha: piauí_38
Redação: Gustavo Giorelli
Direção de criação: Marcelo Giannini
Diretor de arte: Marcelo Giannini
Atendimento: Paula Stockler
Aprovação: João Moreira Salles

Alunos da MAUÁ recebem menção honrosa no 4ª Prêmio Tok & Stok de Design Universitário Instituição foi a única premiada no Estado de São Paulo

Criatividade e originalidade. Estas são as palavras que definem os projetos finalistas do 4º Prêmio Tok & Stok de Design Universitário, cuja cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (10), no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Com o tema “Descansar”, o concurso buscou estimular estudantes de cursos de Design de todo o país a projetar e desenvolver um produto com o “DNA” da Tok & Stok. E, mais uma vez, a qualidade do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, mereceu destaque. Dois alunos da instituição, Isabela Gyurkovicz Santini e Murilo Gonçalves Gomes, ambos da 3ª série, receberam menções honrosas pela originalidade de suas criações. A Mauá foi a única instituição de ensino do Estado de São Paulo a ser premiada na edição 2009 do concurso, um reconhecimento ao curso da instituição que irá formar sua primeira turma somente em 2010.

No total foram 368 trabalhos inscritos, de 92 universidades de diferentes estados do Brasil, dos quais apenas 53 projetos foram selecionados para a fase final da premiação. Conduzida pelo humorista Rafael Cortez, a cerimônia de entrega premiou sete produtos desenvolvidos, sendo três referentes aos melhores trabalhos e quatro menções honrosas pela criatividade. Segundo a coordenadora do curso de Design do Produto da Mauá e orientadora dos projetos, professora Cláudia Facca, todos os alunos que participaram do concurso trabalharam muito para estar entre os finalistas e, ter cinco deles classificados entre os finalistas, é um prestígio para a Mauá. “Para a instituição, ter o talento de seus alunos destacado em concursos como esse, significa reconhecer o trabalho desenvolvido pela equipe de professores e confirma a qualidade do ensino oferecido. Para os alunos, é ótima oportunidade de projeção para o mercado de trabalho”, assinala.

A estudante Isabela Gyurkovicz Santini recebeu uma menção honrosa pela sua prática e divertida Sunbag. Feita em tecido e EVA, a peça é uma esteira de praia no formato de um chinelo. A grande inovação: quando fechada, a esteira se transforma em uma prática mochila, que pode ser facilmente carregada. Murilo Gonçalves Gomes, o outro aluno da Mauá, também recebeu uma menção honrosa pelo desenvolvimento do curioso projeto Leva. Trata-se de um objeto estruturado, feito de papelão e revestido com lona, que pode ser utilizado como bolsa ou mochila, mas também serve como um cômodo banco para descanso.

Além dos alunos da Mauá, também receberam menções honrosas Luísa Jannuzzi Fonseca, da Universidade de Brasília (UNB), pelo desenvolvimento da Poltrona Meinrola, e Rafael Von Rondon Gomes, da Universidade do Estado de Minas Gerais, pelo projeto Banco Teddy. Os premiados foram: Tâmara Barbian, estudante da Feevale – RS, que obteve o primeiro lugar do concurso, com o produto Circo dos sonhos; em segundo lugar, Bruno Pagnoncelli, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com projeto Móvel Molécula; em terceiro lugar, Luiz Carlos Bittencourt Junior, da Univille – SC, com o produto Baião.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Evento: ResultsOn Day

A Sixpix Content, empresa de criação e comercialização de conteúdo em formatos multiplataforma para jovens da Geração Y, realiza na próxima terça-feira, 17 de novembro, a partir das 16h, no espaço de eventos da Gradual Investimentos, o ResultsOn Day que, desta vez, terá como foco as mídias sociais aplicadas ao mundo dos negócios.

Durante o evento serão realizadas palestras rápidas de 30 minutos, nas quais profissionais ligados ao segmento irão abordar o assunto em diversas vertentes, como marketing, networking, comunicação corporativa e modelos de negócios. Os palestrantes confirmados são: Edney Souza (Pólvora Comunicação), Manoel Lemos (BlogBlogs), Roberto Loureiro (Tecnisa), René de Paula (Microsoft), Eric Archer (IKWA), Alessandro Lima (E-Life); Eduardo Vieira (Agência Ideal) e Rodrigo Prior (PR Branding LA).

“Baseamos o evento nas mídias sociais porque elas já fazem parte da realidade de qualquer negócio, seja na divulgação voluntária de marcas na web, ou em comentários, twittadas e posts rede afora”, explica Bob Wollheim, sócio fundador da Sixpix. “Desse modo, entender esse universo digital é fundamental em todas as áreas do mundo corporativo. Relacionamento, vendas, marketing, networking e aplicações são ilimitadas para quem sabe aproveitá-las”, finaliza.

O evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo e tem como objetivo trazer ao público cases, dicas e estratégias para esses novos canais, onde o principal interlocutor é o consumidor.

As inscrições são gratuitas. Os interessados devem acessar a página do ResultsOn Day e preencher os dados solicitados.

PROGRAMAÇÃO
16h00 - Abertura dos portões
16h45 - Aquecimento: Edney Souza - Pólvora! - Apresentação de case
17h00 – Manoel Lemos – BlogBlogs – Mídias sociais como modelos de negócios
17h30 – Roberto Loureiro – Tecnisa – Oportunidades no marketing digital
18h00 – René de Paula – Microsoft – Como levar uma empresa para o Twitter
18h30 – Momento gradual
18h45 - Intervalo
19h00 – Eric Archer – IKWA – Plataformas de networking nas mídias sociais
19h30 – Alessandro Lima – E-Life - Mídias Sociais e inteligência de mercado: métricas e oportunidades
20h00 – Eduardo Vieira – Agência Ideal – Blogs corporativos e geração de conteúdo
20h30 - Rodrigo Prior (Convidado SEBRAE) - Social Branding LA - Mídias Sociais: Oportunidades frente ao novo consumidor
21h00 – Coquetel

Serviço
Data: 17 de novembro de 2009
Horário: a partir das 16h
Local: Espaço de eventos da Gradual Investimentos - Av. Juscelino Kubitschek, 50, 6º Andar – SP