31.3.09

Resgate da memória



A exposição Uma São Paulo Noir, do artista plástico Maramgoní, que retrata a capital paulistana do século XIX em sofisticadas acrílicas sobre telas em preto e branco com um toque de luz, será inaugurada em 16 de abril (quinta-feira), às 19h, na Galeria Romero Britto, nos Jardins.

O vale do Anhangabaú e a rua Marechal Deodoro (telas em anexo) dos velhos tempos, entre outros endereços tradicionais da cidade, poderão ser vistos na galeria da Oscar Freire, 562, até 30 de abril.



Histórico
Maramgoní nasceu em São Paulo, em 1972, e desde pequeno demonstrou interesse por desenho, já mostrando grande habilidade com formas e proporções. Começou a pintar aos 10 anos como autodidata, evidenciando precocemente seu talento para a pintura.

Inicia seus estudos “formais” em 1987, com o pintor Renato Pinto. Pouco tempo depois, abre seu atelier, onde veio a ter seus próprios alunos. Em 2005, passa a freqüentar o atelier do pintor Sérgio Longo, onde mergulha de cabeça na arte contemporânea.

Hiper-realista, Maramgoní segue a linha acadêmica por certo tempo, até se deparar com a necessidade de romper barreiras e buscar novas linhas. Utilizando uma preferência pessoal, começa a fazer estudos com a arquitetura, mais especificamente a greco-romana.

Não demora muito, surgia a questão: por que não retratar a arquitetura local?

E assim, Maramgoní dá início à sua série de quadros sobre a São Paulo do século XIX, retratando endereços e marcos famosos da cidade, como o vale do Anhangabaú, avenida Paulista, edifício Altino Arantes (Banespa), entre outros, em acrílica sobre tela – tendo como base fotografias antigas, livros de história etc.

“Minha intenção é resgatar a beleza da cidade. Retrato São Paulo em preto e branco porque a terra da garoa é uma cidade em PB, fria. Utilizo a cor em alguns elementos do quadro, como a luz vinda dos postes e janelas, para esquentar essa aparente ausência de sentimentos”, explica Maramgoní, que também retrata cenas do cotidiano nestes cenários.

Visite o site: www.maramgoni.net

Prêmio ABRE de Design & Embalagem



Prêmio ABRE de Design & Embalagem é o Prêmio Institucional do setor. Este vem ganhando destaque e reconhecimento a cada edição devido a sua qualidade e seriedade.

Em sua 9ª edição é considerado o mais importante concurso nacional de embalagem, com reconhecimento internacional. As embalagens vencedoras são expostas nas principais feiras mundiais e podem concorrer ao WorlsStar, mais importante prêmio internacional do setor realizado pela Organização Mundial de Embalagem – WPO, que apóia o Prêmio ABRE.

O Prêmio ABRE, possui, ao todo, seis módulos – Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de materiais, conversão e impressão, Marketing e Especial – divididos em estratégicas categorias que representam importantes frentes de atuação do setor. A avaliação das embalagens inscritas é feita através de rigorosos critérios por um grupo de profissionais especializados em diversas áreas do segmento de embalagem.

A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, que trabalha para o desenvolvimento da cadeia brasileira de embalagem, criou em 2001 o Prêmio ABRE para empresas que acreditam na valorização da embalagem brasileira.

O Prêmio ABRE de Design & Embalagem tem o apoio da:
WPO – Organização Mundial de Embalagem
Ulade – União Latino Americana de Embalagem
PBD – Programa Brasileiro de Design do Ministério de Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior
CSPD – Centro São Paulo Design

Participe! Concorrendo ao Prêmio ABRE sua embalagem poderá ser reconhecida nacional e internacionalmente!

IED recebe palestra do italiano Nello barile

O Istituto Europeo di Design promove no dia 7 de abril (terça-feira), às 19h30, a palestra do professor italiano Nello Barile, docente de Sociologia da Comunicação no IULM (Libera Università di Lingue e Literatura) de Milão e especialista em Organização da Moda e New Branding.

O encontro traz uma discussão contemporânea na sociologia da moda, traçando convergências e conflitos entre as ruas e as passarelas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos.sp@iedbrasil.com.br.

Serviço:
Palestra: Bello Barile – docente no IULM (Milão)
Tema: Convergências e conflitos entre as ruas e as passarelas: uma discussão contemporânea na sociologia da moda
Data: 7 de abril (terça-feira), às 19h30
Local: Local: Istituto Europeo di Design (IED)
Endereço: Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Inscrições pelo e-mail eventos.sp@iedbrasil.com.br