9.8.12

Alunos de cinema concorrem no Festival de Gramado

Esse ano, o 40º Festival de Cinema de Gramado contará com duas obras de três alunos da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)- em São Paulo. “A Triste História de Kid-Punhetinha” e “Meta” foram selecionados para concorrer na categoria de curtas-metragens brasileiros. O Festival, que é o segundo mais antigo do Brasil amplamente reconhecido pela crítica, acontece entre os dias 10 e 18 de agosto.

André Azevedo e Diego Andrade realizaram “A Triste História de Kid-Punhetinha” para o trabalho de conclusão do curso de Cinema. Os jovens foram responsáveis pela direção, roteiro, fotografia e montagem do filme. O curta conta a história de Victor e Verônica, que estudam na mesma classe. A menina, que nunca beijou ninguém, é apaixonada por Victor. Um dia, por pressão dos amigos, ele transa com ela. Dois meses depois, entre silêncios e angústias, Vitor e Verônica vão a uma clinica de aborto.

O curta-metragem “Meta” conta com direção e roteiro elaborados pelo aluno Rafael Baliu, também do curso de cinema da FAAP. O trabalho extra-curricular entrou na lista dos concorrentes ao Kikito e conta história de Federico, que vive em um filme que ele mesmo dirige e, em paralelo, tenta conquistar a garota de seus sonhos.

Cinema Universitário 
Os alunos do curso de Cinema da FAAP vêm ganhando destaque nos importantes festivais de curtas-metragens tanto no Brasil como no exterior, com produções realizadas nos estúdios da Fundação. A execução de filmes qualificados, instigantes e reconhecidos pelo público tem projetado os alunos para o mercado do cinema antes mesmo de concluírem a graduação.

O curta “Minduim”, dirigido por Helena Guerra, venceu na categoria “Melhor curta-metragem de Ficção” durante a 7ª Mostra de Curtas PUC-RJ. Além disso, foi selecionado para importantes mostras, como a 10ª Semana ABC, a 15ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas - FBCU-RJ, o 4º Perro Loco: Festival de Cinema Universitário Latino Americano, a 1ª Mostra de Curtas de Paranavaí e o IV Curta Cabo Frio.

Os curtas “A Mais Forte”, dirigido por Ricky Mastro, “Projeto Silêncio”, dirigido por Bruno Caticha, e “Os Sapatos de Aristeu”, dirigido por Renê Guerra, foram selecionados para o 10º Goiânia Mostra de Curtas. O 5º CineFantasy selecionou os curtas-metragens “Decreto Fúnebre”, dirigido por Carla Saavedra, “A Última Ceia” e “O Canto Minguante”, ambos dirigidos por Laila Paschoal.

Todos os filmes foram produzidos pelos alunos a partir da infraestrutura oferecida pela FAAP, composta por amplos estúdios, câmeras digitais, câmeras 35 mm, câmeras 16 mm, parque de luz, ilhas de edição, avid e protools. Os alunos gravam em média 12 curtas-metragens por semestre, realizados por meio digital ou em película. A biblioteca possui uma completa coleção de livros de cinema, mais de mil filmes em DVD, película e vídeo, 3 mil cartazes de cinema e mais de 7 mil fotografias de still.

No início desse ano, o Departamento de Cinema ganhou novos e modernos projetores para exibição de filmes digitais em HD e Blu Ray. Foram instalados um projetor para exibição em Digital HD de alta qualidade para até 2k de resolução, dois projetores com Sistema Full HD e fotômetros Sekonic Digital Master para uso em aulas de fotografia e filmagens.

SPR Brand reposiciona marca Sorrifácil



“Sorrir é uma conquista” é a manchete que passa a assinar e posicionar a marca Sorrifácil, líder no segmento de clínicas odontológicas no Rio Grande do Sul, com 50 unidades espalhadas no Estado e também em outras regiões do país. A criação é da SPR Brand, que chegou a esse resultado após uma detalhada análise e construção de branding, cujo desafio principal foi determinar quem é a Sorrifácil, o que ela oferece ao seu público e como ela deve ser percebida. Após diagnóstico interno da empresa, avaliação da concorrência e estudo de tendências e pesquisas envolvendo seu público, a SPR Brand encontrou o que a marca tem de singular. Esse diferencial foi traduzido em um posicionamento e uma manchete que representam a essência de marca e negócio, combinando seus propósitos com a posição mais aderente ao mercado.



O trabalho de branding mostrou que o sucesso é um desejo ambicionado por todos, inclusive pelas emergentes classes C e D – público-alvo da Sorrifácil. E que a aparência e o sorriso são chaves para essa conquista. O estudo concluiu que a Sorrifácil existe não apenas para oferecer dentes bonitos, mas para oportunizar as pessoas sorrirem mais e de forma confiante. E assim elas poderem conquistar seus sonhos em um tempo onde todos esperam e lutam para que o amanhã seja melhor que ontem. Essa é a essência da manchete “Sorrir é uma conquista”.

Definidos a personalidade, o discurso e os valores que a marca Sorrifácil deseja transmitir e inspirar nas pessoas, entrou em cena o trabalho da SPR Design, responsável por criar a nova identidade visual da rede de clínicas odontológicas. “Com base nos trabalhos da SPR Brand, o desafio era construir uma identidade visual que transmitisse de maneira sensorial – e simpática – os valores da marca”, conta o designer Gilnei Silva, diretor da SPR Design. A inspiração para o ícone e a tipografia são as formas do dente e do sorriso, e a cor azul transmite confiança, credibilidade e solidez à marca e aos serviços por ela oferecidos.

Y&R Promove série de palestras com John Vorhaus, roteirista da série Married with Children e professor da UCLA

A Y&R dá continuidade às iniciativas para estimular o desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores promovendo o workshop Ferramentas Criativas, com o roteirista, professor da UCLA e consultor criativo John Vorhaus. Entre os dias 9 e 10 de agosto, Vorhaus apresentará uma série de palestras sobre criatividade e storytelling – a arte de contar histórias, que, em especial nos últimos anos, passou a ser fortemente aplicada às estratégias de marketing das empresas. Os workshops vão ocorrer na sede da agência e na produtora O2 Filmes.

“Nosso objetivo é inspirar, dia após dia, os colaboradores da Young construindo um ambiente propício ao surgimento de grandes ideias, por meio, inclusive, do intercâmbio cultural”, explica o COO David Laloum.

Com 27 anos de experiência na indústria cinematográfica e televisiva, Vorhaus já levou seus serviços para 28 países, além dos Estados Unidos. Entre eles, Inglaterra, Israel, Bulgária, Jamaica e Noruega. Escreveu para as séries Married with Children (coordenando também a equipe de roteiristas da versão russa do programa) e House Arrest; e foi roteirista dos seriados The Sentinel, Viper e The Flash e dos filmes Save Angel Hope e Extreme Close-Up, entre outros. Criou, desenvolveu e produziu atrações também na Suíça, Romênia, Nicarágua e Suécia.

Vorhaus é também autor de livros como The Comic Toolbox: How To Be Funny Even If You’re Not e Creativity Rules! A Writer’s Workbook, e já publicou uma série sobre pôquer, jogo no qual é expert. Tanto na agência quanto na produtora O2 Filmes, as sessões serão divididas nos módulos Princípios da Criatividade, Colaboração Criativa, Criatividade para Todos e “Mãos na massa” Criativa. Haverá ainda espaço para consultas individuais e para uma sessão de encerramento. “Estou especialmente entusiasmado em dividir minha experiência e ferramentas criativas com pessoas que trabalham com isso diariamente. Eu acredito que o universo de criação de roteiros e a criação publicitária têm muitos pontos em comum, e temos muito o que aprender um com o outro”, disse o roteirista sobre a palestra na Y&R.

Debora Nitta é a nova Diretora de Planejamento da WMcCann


Para reforçar a equipe liderada por Aloisio Pinto, Vice-Presidente de Planejamento, Debora Nitta foi promovida a Diretora Geral do departamento em São Paulo.

Neste novo desafio, além de continuar gerenciando seu grupo de contas, Debora apoiará Aloisio Pinto no aprimoramento dos trabalhos do departamento, zelando para que as entregas aos clientes se mantenham sempre em alto nível.

Debora, que faz parte da equipe da McCann desde 2006 e até então sustentava o cargo de diretora de planejamento, também será responsável pelo gerenciamento de todo o departamento em ocasionais ausências de Aloisio Pinto, no caso de férias e viagens. Eduardo Iguelka e Iris Coldibelli, ambos diretores da área, passam a contar com a experiência e parceria de Debora nas tomadas de decisões.

Palestra na ESAMC Santos aborda “A Moda e a Economia Criativa”

A ESAMC Santos realiza nesta segunda-feira (13), às 20h, a palestra “A Moda e a Economia Criativa”. Larissa Ortiz, sócia do Instituto DATAVIP, empresa especializada em Pesquisa de Mercado e Comunicação, com sede em Campinas (SP), virá ao litoral do estado para explicar este novo conceito adotado por países desenvolvidos e em desenvolvimento.

“O tema Economia Criativa faz parte da nova agenda do Ministério da Cultura (que criou, em junho deste ano, a Secretaria da Economia Criativa) onde a Moda e Design, junto com diversas outras especializações transformam a criatividade em um movimento de economia do país”, adianta Larissa.

Segundo a profissional, que também é professora de graduação e MBA da ESAMC, trata-se de uma grande mudança na leitura de como usar a criatividade como fator de competição, visão esta que já era incorporada na filosofia da faculdade.

“Economia Criativa nada mais é do que o nosso made in Brazil, por isto, afeta diversos setores e interessa a todo tipo de público, não apenas o da Moda”.

A palestra “A Moda e a Economia Criativa” é gratuita. As inscrições são feitas no site www.esamc.br/eventos. Outras informações são obtidas através do telefone (13) 3269-5759 ou e-mail santos@esamc.br.

Serviço: Palestra “A Moda e a Economia Criativa” 
Palestrante: Larissa Ortiz
Data: Segunda-feira (13/8)
Horário: 20h
Local: Teatro ESAMC (rua Doutor Egydio Martins, 181, Ponta da Praia, Santos/SP)
Inscrição gratuita: www.esamc.br/eventos
Informações: (13) 3269-5759 ou santos@esamc.br

Sobre a palestrante - Larissa Ortiz é sócia do Instituto DATAVIP; atuante em projetos de Leis de Incentivo em Economia Criativa; consultora da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) e Sebrae Nacional no projeto +B de Economia Criativa; representante no interior paulista e Baixada Santista da Edições Globo Condé Nast, detentora dos títulos Vogue no país; professora de Marketing para os cursos de Moda, Comunicação, Administração e Relações Internacionais, e de MBA na área de Inteligência Competitiva, Etiqueta Empresarial e Varejo, na ESAMC; colaboradora convidada de alguns dos principais meios de comunicação em mídia digital e impressa do Brasil.