21.2.11

Promoção Curso de Luxury Branding - Design e Gestão de Marcas de Luxo


O Blog Design Informa em Parceria com a Integra Cursos irá sortear 2 vagas para o Curso de Luxury Branding - Design e Gestão de Marcas de Luxo a ser realizado no dia 26 de Março de 2011 em São Paulo.

Os leitores interessados devem se cadastrar no Design Informa e aguardar o resultado do sorteio que acontece dia 21 de Março de 2011. Serão sorteados 2 leitores do blog, o primeiro sorteado receberá o curso totalmente grátis e o segundo sorteado ganhará 50%. Após o resultado do sorteio a equipe da Integra entrará em contato com os internautas.

Sobre o Curso:
Branding é a primeira preocupação no mundo organizacional, principalmente no setor de luxo que é extremamente competitivo e exigente, mas que oferece grandes oportunidades às pessoas criativas.

Desta forma, o curso prepara o participante para criar, programar e controlar todo o processo de criação, conceituação e gestão de marcas neste mercado específico.

Programa do Curso
• A psicodinâmica do luxo;
• As origens do mercado de luxo- A história da fascinação pelo luxo;
• A paixão e o consumidor do Design de Luxo;
• O ambiente do varejo do luxo;
• A arte de criar e gerenciar uma marca de luxo;
• Conceito, identidade, posicionamento, lealdade, equidade e valor;
• Precificação e qualidade no Design de Luxo;
• Case Stories - Armani, Pierre Cardim, entre outros;
• Prática 1: Criação de estilo e linhas de caráter para uma marca de luxo;
• Prática 2: Criação de identidade visual e embalagem para uma marca de perfume de alto
luxo.

Mais informações sobre o curso na página da Integra.

Clique e faça seu cadastro para o sorteio.

Skol estreia filme de carnaval com personagens históricos em criação da F/Nazca


O carnaval da Skol vai reunir os personagens que fizeram sucesso na história da marca no filme institucional Carnaval Adocica, em versão de 30’’, criado pela F/Nazca. O filme faz parte da campanha “Um por todos. Todos por uma”.

Com bom humor, o cantor Beto Barbosa recebe alguns personagens que dançam ao som de Adocica, como os Argentinos do Samba, os velhinhos roqueiros, as velhinhas que jogam buraco, o chinês e o monstro do pântano.O filme tem veiculação nacional nos principais canais abertos e a cabo do País.

Assinam a criação Fabio Fernandes, Pedro Prado e Rodrigo Castellari, com direção de Fabio Fernandes e Eduardo Lima.



Ficha técnica:
Cliente: Skol
Título: Carnaval Adocica
Produto: Skol
Especificação: Produção de 2 filmes com 30” de duração cada
Direção de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima
Criação: Fabio Fernandes / Pedro Prado / Rodrigo Castellari
Rtvc: Regiani Pettinelli
Atendimento: Marcello Penna / Christiano Bock / Rafael Pontes / Danielle Cabral
Mídia: Lica Bueno / Fabio Baracho / Vanessa Giosa
Planejamento: Fernand Alphen / Bertrand Cocallemen / Guilherme Pasculli
Produtora de imagem: Prodigo Films
Direção: André Godoi
Dir. Fotografia: Pedro Cardillo
Dir. Arte: Andres Zarza
Montador: Alexandre Boechat/ Andre Dias
Atendimento: Doralice Sander / Karina Amabile
Produção Executiva: Francesco Civita
Finalizador: Equipe Prodigo Films
Produtora de som: Tesis
Produtor: Silvio Piesco
Locutor: Roberto Rocha
Aprovação/Cliente: Jorge Mastroizzi / Pedro Earp / Ricardo Marques

5ª edição do WEB EXPO FORUM

Com participação de especialistas nacionais e internacionais, o evento terá painéis temáticos e palestras diferenciadas. Já estão confirmadas as presença de palestrantes como Vincent Broady, This Moment ( EUA); Adriana Bello, do PayPal: Andréa Dietrich, do Pão de Açucar, Gil Giardelli da ESPM, Fernando Taralli, da agência Energy; Marcelo Coutinho, Terra; Juliano Marcílio, Serasa-Experian; Max Petrucci, Garage Interactive; Francisco Gioieli, Google; Daniel Funis, Groupon, entre outros.

Serão debatidos temas como o desafio do marketing e publicidade nas redes sociais nas empresas, marketing de geolocalização, internet das coisas (internet things), acesso por diferentes dispositivos, e-commerce e compras coletivas, uso da web 2.0 pelas PMEs.

A 5ª edição do WEB EXPO FORUM contará também com workshops, que terão como tema quatro tópicos principais. São eles: Web Tech (App Zone – apresentações de soluções para desenvolvimento de aplicativos para diferentes plataformas); Web Business (Marketing e Negócios Digitais 2.0 – apresentações de soluções e casos de sucesso dentro do conceito de web 2.0, redes sociais e comunidades), Web Commerce (Ferramentas e soluções de e-commerce – apresentações de ferramentas de meios de pagamento, de relacionamento com o consumidor, lojas virtuais, compras coletivas, segurança e métricas) e Web Innovation (Tudo sobre tecnologia, uso e modelo de negócios em Realidade Aumentada).

TV 2.0 – Paralelamente à 5ª edição do WEB EXPO FORUM, ocorre, no dia 18 de março, o Congresso TV 2.0 que irá analisar a decolagem dos serviços premium de vídeo on-demand no Brasil, tanto online quanto pelas redes de cabo. Também irá debater a consolidação de novas plataformas, como a broadband TV e as caixas Over the Top. Para mais informações, clique aqui.

Serviço
5ª edição do WEB EXPO FORUM
Quando: de 16 a 18 de março
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – 4° andar
Telefone: (11) 3138-4660
Site: www.webexpoforum.com.br

Getty Images Brasil apóia o Projeto “Reclame por um mundo Melhor”, do programa Reclame, no Multishow

A Getty Images Brasil firmou parceria com o programa Reclame, do Canal Multishow, da Globosat, e proverá conteúdo para a nova temporada do Projeto “Reclame Por um Mundo Melhor”, que este ano tem como tema a “Segurança no Trânsito”. Os participantes são agências de propaganda, de toda América do Sul, que têm como tarefa criar e produzir um comercial de até 60 segundos ou uma ação de Relações Públicas sobre o tema. Para isso, a Getty Images Brasil disponibilizará seus clipes de filmes e músicas, que serão utilizados pelos participantes do projeto. O objetivo é ajudar a divulgar e conscientizar os assinantes do canal sobre este assunto de interesse público.

As criações serão julgadas por profissionais da TV, cinema e entidades de trânsito. Os melhores filmes serão veiculados gratuitamente pelo Multishow e demais canais Globosat, entre junho e dezembro deste ano.

Situação no trânsito: atualmente, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial de fatalidade no trânsito. Para cada morte, ocorrem quase mil colisões. Em um ano morrem uma média de 37 mil pessoas e o número de feridos não fatais alcança 500 mil, gerando um gasto de 34 milhões de reais com hospitalização.

Isso acontece porque falta à maioria dos condutores noções básicas de prevenção para um trânsito mais seguro.

Como Participar: As agências e produtoras que desejarem participar do projeto devem entrar em contato pelo e-mail mundomelhor@comercialecia.com.br.

As criações serão recebidas pelo Projeto “Reclame Por um Mundo Melhor” até o dia 25 de março.

Sobre Reclame
Donos da marca reconhecida no mercado publicitário, Roger Garcia, Toshio Yamasaki, Emerson Souza e Bruna Calmon são os responsáveis por trazer, via rádio e televisão, aquilo que de mais relevante acontece no mercado publicitário. Na televisão, o programa Reclame é transmitido pelo Multishow e traz os melhores comerciais, os bastidores, entrevistas com os criativos, making of, reportagens e um time de colunistas formado por profissionais atuantes.

Comercial & Cia retoma conversa sobre mercado das agências de publicidade

O programa Comercial & Cia desta segunda-feira, 21, retoma o tema da semana passada: o aquecido mercado das agências publicitárias.

Para aprofundar ainda mais o assunto, o programa conta com a participação de Maurício Kato, CEO da Euro RSCG em São Paulo, que explica suas impressões sobre o segmento. Maurício acredita que o ano será de consolidações e expansão de negócios em várias frentes. Ele comenta também a crescente participação do Brasil na indústria da comunicação, que tem exportado muitas campanhas com contas globais.

O entrevistado fala ainda sobre a trajetória da Euro, ressaltando as campanhas de maior sucesso, como o conceito “cervejão”, da Nova Schin, e as contas da Citroën e da Reckitt, cliente global do Grupo Euro.

O programa também conta com a coluna Ideias e Tendências, de Beth Furtado, com o tema “Games e Aventuras Urbanas”.

Comercial & Cia vai ao ar nesta segunda-feira, dia 21, às 21h20, na rádio BandNews FM.

Jaques Lewkowicz é o priomeiro convidado do ano no “Ciclo de Palestras Contribuição Profissional”


A APP, Associação dos Profissionais de Propaganda, uma das mais tradicionais entidades de publicitários da América do Sul, promove nesta terça-feira, 22, a partir das 19h30, o primeiro encontro do “Ciclo de Palestras Contribuição Profissional”, série de palestras com os maiores nomes da publicidade no Brasil. A primeira edição deste ano tem como convidado Jaques Lewkowicz, que irá ministrar a palestra “Do Bom Retiro para o Hall da Fama”.

Chief Creative Officer da Lew’Lara\TBWA, Lewkowicz é um dos profissionais mais premiados da propaganda brasileira, tendo 35 anos de atuação no mercado. Tem passagem pelas principais agências como Salles, McCann Erickson e Artplan, além de ter exercido o cargo de VP de Criação das agências Standard e Ogilvy & Mather.

“Para abrir o Ciclo de Palestras Contribuição Profissional deste ano convidamos uma das grandes personalidades do meio e vencedor do nosso Troféu Garra do Galo no ano passado. Alguém como o Jaques lembra a característica do ‘Ciclo’ que é criar a oportunidade e oferecer o espaço para trocar conhecimento e fomentar a área”, afirma Paulo Chueiri, presidente da APP.

Agenda
Ciclo de Palestras Contribuição Profissional
“Do Bom Retiro ao Hall da Fama” com Jaques Lewkowicz
Data: 22 de fevereiro de 2011
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Auditório Ivandir Kotait / APP
Endereço: Rua Hungria, 664 – 12º andar
Para participar: (11) 3813-0188
Associados – gratuito
Não-associado – R$ 80,00

Caixa Cultural São Paulo apresenta a exposição Mirando(a)


A exposição do fotógrafo curitibano Tom Lisboa será inaugurada no dia 1º de março, na Galeria Octogonal da Caixa Cultural São Paulo (Sé). A série, intitulada Mirando(a), é composta por 12 fotos-adesivos medindo mais de 2 metros de altura e resulta de uma intervenção urbana realizada pelo artista em 2009, nas cidades de Curitiba/PR, Paraty/RJ e Feira de Santana/BA.

Comumente rotulado como artista multimídia, Tom tem transitado suas obras em diversos espaços: cibernéticos (web), urbanos, a céu aberto ou em galerias. As imagens de Mirando(a) são um bom exemplo desses deslocamentos: imagens de pássaros foram “capturadas” da internet, emolduradas, penduradas em árvores de verdade e refotografadas, criando um curioso contraste entre o que seria realidade ou representação.

A instalação convida o público a refletir sobre os deslocamentos e ajuda o artista na construção do próximo espaço a ser ocupado por Mirando(a). O artista ainda complementa que uma das fotos da exposição foi reproduzida em 6.000 cartazes para que o espectador leve e exponha onde quiser. “A galeria não é um fim, mas ponto de partida para um novo processo. Muito em breve alguns destes cartazes poderão ser vistos, por exemplo, pendurados na casa de alguém e propondo novos questionamentos”.



Tom ressalta ainda uma referência fundamental para este trabalho: o filme “Eu, Você e Todos Nós”, da diretora Miranda July (inclusive, o “(a)” de Mirando(a) é uma homenagem direta a ela). Apesar dessas modalidades artísticas se desenvolverem em suportes distintos, cinema e fotografia têm em comum o uso da imagem do pássaro como metáfora das artificialidades do nosso cotidiano que fomos condicionados a aceitar como naturais.

No dia 02 de março, às 19 horas, será ministrada uma palestra pelo artista que explorará mais detalhes sobre sua trajetória.

INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA MIRANDO(A)
Abertura para convidados e imprensa: dia 1º de março, às 19h
Palestra "fotografia marginal": 02 de março, às 19h
Visitação: de 1º de março a 1º de maio de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Octogonal - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Site da produção: www.sinTOMnizado.com.br/mirando
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Programa Avesso visita os bastidores do time de estrelas do comercial da Nova Schin



A mais recente estreia do Programa Avesso está repleta de celebridades. Essa semana mostramos os bastidores da propaganda “Feijoada”, da cerveja Nova Schin, criada pela Agência Euro RSCG. Trata-se de um comercial musical, realizado no litoral da Bahia, e que conta – mais uma vez – com a anfitriã e garota-propaganda da marca há dez anos, Ivete Sangalo. No entanto, dessa vez a “rainha da Bahia” não está sozinha: ela vem acompanha de ilustres artistas como as atrizes Deborah Secco e Cléo Pires, os atores Bruno Gagliasso e André Ramiro e os cantores Carlinhos Brown, Samuel Rosa e Zeca Baleiro – tudo regado a muita feijoada, calor e Nova Schin.


“Essa campanha é a continuidade da campanha do ‘Cervejão’, e para esse verão a gente queria uma coisa mais grandiosa”, explica Luís Fernando Amaro, diretor de atendimento da Euro RSCG. Justamente por isso, foi formado esse time de peso para ilustrá-la. “Sempre que você trabalha com uma personalidade, você espera encontrar nela o que você almeja para a sua marca”, afirma o diretor de criação da Euro RSCG, PH Gomes.



No programa, é possível conferir os contratempos que a equipe de produção enfrentou, como uma tempestade que aconteceu no dia das gravações. “A gente tinha de rolar seis filmes, e tínhamos apenas uma diária. Então, era um desafio muito grande”, conta o diretor Gustavo Leme, que além de dos oito artistas, tinha de dirigir um grupo de mais de oitenta pessoas, entre músicos e figurantes.



Sobre o Programa Avesso
O Avesso é um programa de entretenimento com três minutos de duração, que mostra os bastidores da indústria da comunicação para o grande público, responsável pelo desenvolvimento do conceito do Brand Backstage no Brasil. Se destaca, por sua ampla interação entre os meios, com uma linguagem moderna e dinâmica.

Volkswagen lança campanha para o Novo Gol Rallye



Filmes, anúncio, spot e peças diferenciadas na web, criadas pela AlmapBBDO, destacam os diferenciais desta edição especial do carro mais vendido do Brasil

Robusto, jovial e inserido na categoria compacto com estilo off-road, o Gol Rallye é a nova opção para quem gosta de um carro forte e bonito. E a AlmapBBDO desenvolveu uma campanha para destacar as características deste modelo da Volkswagen, que chega em edição especial com design arrojado, resistente e valente.

A campanha tem duas fases e é composta por filmes, anúncio e peças diferenciadas na Internet. A primeira fase começa a ser veiculada em 18 de fevereiro e a segunda, no dia 25 de fevereiro. A primeira etapa é composta por um anúncio que sairá nas revistas mensais e semanais, hotsite e teaser no horário nobre da Rede Globo. Assim como o anúncio, banners estarão nos principais portais nacionais a partir do dia 18 e serão veiculados até o final da campanha.


No teaser do filme, que estreou no fim de semana, há uma câmera posicionada no chão de um terreno descampado filmando o Gol fazendo manobras. Diversos takes dão errado até que o motorista fala: “Desse jeito, o comercial não vai ficar pronto nunca!”. O filme encerra com o letreiro: “Vem aí o novo comercial de Gol Rallye. Monte sua versão em vw.com.br/golrallye.”, convidando a todos para visitarem e se divertirem no hotsite, montando versões personalizadas do comercial, com várias opções para ordenar as cenas, criar legendas e enviar os filmes criados para os amigos. A campanha também terá peças diferenciadas na web, como vídeos que espalham “lama” além dos limites dos banners, nos principais portais nacionais.


O anúncio exibe o carro em ação em dunas e cita alguns dos itens exclusivos do modelo, incluindo suspensão elevada, interior com logotipia Rallye e sensor de estacionamento traseiro, por exemplo. Seu título brinca com o espírito off-road do carro: “Os cowboys têm razão. A cidade é pequena demais”.  A peça será utilizada nas duas fases da campanha.

A assinatura é “Novo Gol Rallye. O asfalto é opcional”. A campanha é de Marcelo Nogueira e Julio Andery, com direção de criação de Luiz Sanches.


Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Volkswagen
Título: Quatis
Produto: Gol Rallye
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Criação: Marcelo Nogueira, Julio Andery
Produtora:  Fat Bastards             
Direção:  Pedro Becker/Bru
Fotografia:  Rhebling Júnior
Rtvc:  Vera Jacinto, Gabriel Aguiar Dagostini
Trilha / Locutor:  Raw Produtora de Áudio
Montador / Editor: Pedro Becker
Finalizadora: Bitt Animation/ Rodrigo Zorack
Planejamento: Cintia Gonçalvez, Sergio Katz, Renata Bonilha
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Rodrigo Falcão, Camila Figueiredo, Bruna Perez
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle e Camila Moraes
Aprovação: Herlander Zola, Ana Paula Lobão

Ficha Técnica - Hotsite
Anunciante: Volkswagen
Título: Quatis
Produto: Gol Rallye
Diretor de Criação: Sergio Mugnaini
Diretor de Arte: Fabio Benedetto
Redator: Marcelo Pignatari
Arquitetura de Informação: Vanessa Marques, Andressa Curvelo
Programação: On Interactive
Diretor de Tecnologia: João Lopes
Produtora de Vídeo: Fat Bastards            
Produtora de Áudio: Raw Produtora de Áudio
RTV: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Rodrigo Falcão, Camila Figueiredo, Bruna Perez
Aprovação: Herlander Zola, Ana Paula Lobão

CAIXA Cultural São Paulo exibe a obra iconoclasta do fotógrafo German Lorca


A Caixa Cultural São Paulo inaugura, no dia 1º de março de 2011, a mostra fotográfica “German Lorca: Olhar Imaginário”, que ocupará a galeria Neuter Michelon com obras realizadas ao longo de 60 anos, entre 1949 e 2009, por esse que é um dos fotógrafos mais importantes do Brasil.

A obra de Lorca, ícone da fotografia moderna brasileira, foi sintetizada em 57 imagens pelo curador Eder Chiodetto, que optou por selecionar imagens marcantes do experimentalismo radical e a ruptura com o realismo empreendidos por Lorca. Tal atitude foi pautada pela clara influência que o artista paulistano absorveu de movimentos como o surrealismo e o concretismo.

No dia da abertura, dia 1º de março, às 19h, acontece um bate-papo entre o fotógrafo, o curador e o público. A mostra “German Lorca: Olhar Imaginário” tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e chega a São Paulo após receber ótimas críticas da mídia durante itinerância na CAIXA Cultural de Brasília e do Rio de Janeiro no ano passado.

Nascido 100 dias após a Semana de Arte Moderna de 1922, German Lorca auxiliou de forma decisiva a implantar a fotografia de pensamento e estética modernista em meados da década de 1940 e 1950, quando atuou no Foto Cine Clube Bandeirante, em São Paulo. Hoje, aos 88 anos de idade, e em plena atividade, o artista paulistano é considerado por historiadores como um marco da fotografia experimental no Brasil. Sua produção de caráter mais subjetivo e onírico tornou-se um divisor de águas na fotografia brasileira ao atribuir à linguagem novas possibilidades de representação, por meio da introdução da ficção e da livre imaginação, em detrimento da função estritamente documental que vigorava até aquela época.



Deixando de lado o caráter de denúncia social, Lorca capitaneou no Brasil, junto com alguns de seus parceiros de Foto Clube – como Geraldo de Barros, Thomaz Farkas e Eduardo Salvatore, entre outros – uma profunda mudança de paradigma da fotografia, agregando à linguagem uma grande parcela de lirismo e de investigação estética, como poderá ser observado na mostra da CAIXA Cultural.

Esta produção, isolada na época, só voltou à tona a partir de pesquisas de acadêmicos na última década. De fato, observou-se um lapso desta atitude experimental entre as décadas de 1960 e 1980, quando a fotografia brasileira voltou-se com força para o fotojornalismo e o fotodocumentário em função do momento sócio-político do país.

A partir da restauração da democracia, a fotografia de caráter mais lúdico e experimental voltou à tona nos anos 1990, tendo a produção dos fotoclubistas, sobretudo Geraldo de Barros e German Lorca, como fonte de inspiração.

A produção de Lorca transita até hoje entre diversas áreas: arte, publicidade, reportagem, retrato e ensaio. Em todas elas, é visível um traço comum: a fotografia como ferramenta de acesso ao imaginário. A possibilidade de vislumbrar mundos paralelos ao real: o mundo da criação poética que ressignifica o entorno visível.

German Lorca
Nascido em São Paulo, em 1922, German Lorca formou-se em Ciências Contábeis pelo Liceu Acadêmico, em 1940. Em 1946, comprou uma câmara fotográfica de 35 mm da marca alemã Welti e, dois anos mais tarde, filiou-se ao Foto Cine Clube Bandeirante. Autodidata, começou a registrar a paisagem da cidade de São Paulo.

Em 1950, trabalhou no projeto de montagem do laboratório de fotografia do Museu de Arte de São Paulo (MASP), com Geraldo de Barros e Thomaz Farkas.

Barros passaria a ser uma espécie de mentor intelectual e artístico da turma do fotoclube e sobretudo de Lorca, que lhe emprestava o laboratório fotográfico instalado em sua casa, no bairro do Brás, para que ele desenvolvesse parte de sua famosa série Fotoformas.

Em 1952, Lorca abandona a carreira de contador e abre seu próprio estúdio fotográfico. Atuou comercialmente na área de publicidade, mantendo em paralelo ao longo de sua vida, até os dias de hoje, aos 88 anos, uma intensa produção de cunho mais experimental, além de registrar as transformações da cidade de São Paulo ao longo do século 20. Ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais.

Eder Chiodetto
É mestre em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, jornalista, fotógrafo e curador independente. Atuou no jornal Folha de São Paulo como repórter fotográfico (1991 a 1995) e como editor de fotografia (1995 e 2004).
É autor do livro ‘O Lugar do Escritor’ (Cosac Naify), um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2004, e também coordenador editorial de livros de fotografia brasileira.

SERVIÇO
Mostra fotográfica “German Lorca: Olhar Imaginário”
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Neuter Michelon - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Abertura: 1º de março de 2011, às 19h com visita guiada e bate-papo com o artista (para convidados e imprensa)
Visitação: 1º de março a 15 de maio de 2011
Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Classificação: Livre
Entrada franca
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Monte sua própria estampa no Museu Hering


A Cia. Hering de Blumenau é uma das mais antigas companhias têxteis em atividade no país. Em agosto de 2010, a empresa comemorou 130 anos de história e, para celebrar esta data, inaugurou o Museu Hering junto com a exposição “Tempo ao Tempo”, onde os visitantes podem ter contato com a história tanto da empresa quanto da indústria têxtil em geral. O museu é a concretização de um desejo expressado em 1980 pelo então presidente da companhia, Ingo Hering, onde ele deixou registrado em uma carta a vontade de reunir a história da companhia em um museu.

Montado no casarão enxaimel próximo à fábrica no bairro Bom Retiro, o Museu Hering traz à público os equipamentos e tecidos utilizados ao longo dos anos, além de peças de roupa e documentos, publicidade e muitas fotografias, propondo uma imersão dos visitantes no universo da Hering e a compreensão do mercado da moda.



Experiência interativa no Museu Hering
O espaço alia à história um quê de modernidade e interatividade. Além de conhecer todo o espaço e mergulhar na história da empresa, a Hering tem mais um presente aos visitantes: a possibilidade de você criar sua própria estampa e sair com ela impressa em uma camiseta na hora.

O aplicativo foi desenvolvido pela Morphy (www.morphy.com.br) e possibilita ao visitante interagir mais ainda com a Hering, criando sua própria estampa com uma grande variedade de desenhos pré-definidos e inserir frases em diferentes tipos de letras e tamanhos.

DM9DDB cria Social Teams exclusivos


As redes sociais com suas ferramentas, linguagens e tempo distintos estão desafiando as marcas a reverem a forma de como se comunicam com seu consumidor. Na busca do entendimento de como este neoconsumidor se comporta nas redes, a DM9DDB iniciou, há dois anos, um processo de criação de cargos que não existiam com a incorporação de especialistas em redes sociais, conteúdo, Search Engine Optimization, Search Engine Marketing e Business Inteligence em sua estrutura. Agora, mais um passo é dado com criação de Social Teams exclusivos e dedicados a contas específicas.

Alguns clientes já montaram seus próprios Social Teams dentro da DM9DDB, como é o caso de Sukita. Com profissionais de diversas disciplinas, estes Social Teams tem o desafio de criar reputação e aumentar constantemente a relevância digital das marcas, construindo relacionamentos com os consumidores, por meio de conteúdo customizado. "A comunicação no meio digital não pode ser a comunicação off line adaptada. Temos um novo padrão de comportamento do consumidor no ambiente das redes e só é possível entrar neste mundo participando de fato, mergulhando nele", afirma Mônica de Carvalho, vice-presidente de Mídia.

Os Social Teams trabalham integrados com a criação, com o planejamento e tem acesso direto ao cliente. "Trabalhamos diretamente em estratégia e criação de projetos, ações e conteúdos, além de monitoramento de perfis e campanhas por isso é imprescindível que este time esteja integrado no processo de construção de marca", analisa Bruno Tozzini, head de Social Media da DM9DDB, que faz dupla - não a convencional - com o diretor de conteúdo Philippe Bertrand. "Para entrar nas conversas das pessoas pelas redes sociais é preciso ir além da mensagem. Com um social team a marca consegue criar um diálogo diário com as pessoas oferecendo o que elas pessoas querem: conteúdo, serviços, informação, entretenimento", comenta Bertrand.

Antes da formalização dos Social Teams, este grupo já assinou cases de sucesso para a DM9DDB como a ação BEP Roadie para o Black Eyed Peas, o tripstreaming 99NOVAS, o desafio Volta Ferrorama e a plataforma convergente de Brastemp.

"Hoje as marcas são construídas - ou quebradas - diariamente por meio das redes sociais. As equipes exclusivas que os clientes da DM9DDB dispõe trabalham constantemente com o objetivo de deixá-los atuantes dentro das principais redes, fomentando conversas e interações entre consumidores e brand lovers", finaliza Tozzini.