12.12.12

DAVID anuncia novas contratações


A agência DAVID anuncia três novas contratações. Fernando Ribeiro e Atair Trindade, ambos gerentes de planejamento, e Carolina Rocha, diretora de contas. Os três profissionais já estão integrados ao time.

Ex-WMcCann, Fernando tem passagem pelas agências Artplan e Paim (Porto Alegre), e já trabalhou ara marcas como TIM, Coca-Cola, Petrobrás e Lojas Renner. Atair Trindade, por sua vez, vem F/Nazca. Nike, Trident Electrolux, Pepsi e H2OH estão entre as marcas para as quais já criou. Fernando e Atair fazem parte do time liderado pela diretora-geral de planejamento da DAVID, Nazia Du Bois.

A nova diretora de contas da DAVID, Carolina Rocha, já trabalhou em agências como Ogilvy & Mather, JWT, Talent, além do Grupo Doria. Ford Motor Company, Multibrás (Brastemp e Consul), Semp Toshiba JAC Motors, TAM linhas aéreas, Pernambucanas, Revista Forbes Brasil estão entre as contas que já atendeu.

PANDE comemora 10 anos em grande estilo

Para comemorar seus 10 anos nesta terça-feira, dia 11/12, a PANDE fez um exclusivo coquetel no restaurante Santinho, comandado pela Chef Morena Leite, dentro do Instituto Tomie Ohtake e juntou seus principais executivos, colaboradores, clientes e alguns dos mais importantes profissionais do mercado de design brasileiro.

Para reforçar a importância da data, a PANDE aproveita para lançar a Revista da PANDE em uma edição comemorativa de 10 anos. Numa interessante mistura de histórias e depoimentos, seu conteúdo foi elaborado com a ajuda de alguns profissionais que fizeram parte de sua história. Nesta mistura aparecem opiniões de personalidades como a do publicitário Nizan Guanaes falando sobre a "oportunidade Brasil", Rogério Bellini, diretor da APEX, falando sobre o processo de internacionalização das marcas brasileiras, Ana Carla Fonseca especialista em economia criativa falando sobre a importância dos setores criativos no contexto mundial e Neide Montesano, presidente da ABMAPRO, (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) falando sobre o potencial ainda inexplorado deste segmento.

SOBRE A PANDE® 
A Pande® é uma agência de design estratégico e branding. Fundada em 2002, trabalha o design de forma multidisciplinar e integrada. É esta visão que batiza a empresa Pande®, que em tupi-guarani significa ‘Todos Nós’, termo que traduz sua filosofia e permeia o dia a dia da agência. www.pande.com.br

JWT Brasil lança site que avalia popularidade das marcas mais valiosas do mundo no Twitter em tempo real


Será que as marcas mais valiosas são necessariamente as mais faladas nas redes sociais? Muitas empresas monitoram o que é dito sobre elas na internet, mas agora essa análise pode ser feita em tempo real, com relatórios diários e, consequentemente, de forma mais precisa e interessante. É o que oferece um novo site criado pela agência de publicidade JWT Brasil, o The Most Tweeted Brands (MTB). Trata-se de uma experiência para rastrear a popularidade das marcas mais valiosas – de acordo com o ranking anual BrandZ, da Millward Brown – no Twitter, considerando todas as menções feitas em mais de 200 países. Por dia, são processados em média mais de dois milhões de tuítes em todo o mundo para as marcas monitoradas.



Ao todo são 149 marcas, incluindo nesse número as 100 mais valiosas do mundo e as 49 mais valiosas do Brasil – a Petrobras é a única marca brasileira que está presente em ambos os rankings da BrandZ. Sua posição, aliás, 75ª na lista das mais valiosas, é superada no ranking das mais comentadas no Twitter. No dia 23 de novembro, por exemplo, a Petrobras era a 59ª e chegou a ser a marca mais mencionada de seu setor no mundo.

O Facebook apresenta uma liderança absoluta no ranking do MTB com uma média de 35% do total de tuítes. Em um único dia, durante o último mês, o Facebook atingiu um milhão de tuítes em todo o mundo. Chama atenção também o fato do Brasil ser o país onde mais se fala sobre Facebook, com 13% do total de tuítes. Isso quando o país tem 61 milhões de usuários na rede social – um número bem distante ainda dos Estados Unidos, que tem 168 milhões.

As marcas que se destacam constantemente na briga pelo segundo lugar são Apple, Google, Amazon, Samsung e Disney. Geralmente, as posições seguintes são disputadas de forma intensa por McDonalds, Walmart, Starbucks, Nike e Coca-Cola. Também é interessante constatar na avaliação do MTB, que a IBM – número 02 no BrandZ – não costuma ficar entre as 20 mais comentadas do Twitter.



Mas como o MTB é uma plataforma capaz de levantar dados relevantes pontuais, foi observado também que a Microsoft, por exemplo, alcançou o 3º lugar no ranking geral quando lançou o Windows 8. Já a Disney, ao anunciar a aquisição da LucasFilm, aproximou-se consideravelmente do Facebook, ameaçando inclusive a sua liderança. Em outro exemplo recente, o Walmart chegou ao 2º lugar durante o Black Friday.

“O MTB age como um termômetro – atualizado minuto a minuto e com relatórios acumulados periodicamente – das marcas no mundo. Utilizado de forma inteligente, selecionando marcas e mercados, o MTB pode ser uma ferramenta poderosa para planejar as estratégias de conteúdo nas redes sociais das marcas, não somente comparando concorrentes em termos de categoria, mas também em termos de equity. Ele também é um alarme sensível para antecipar eventuais problemas na reputação das marcas", afirma Fernand Alphen, Head of Strategy da agência. “A JWT possui um arsenal de ferramentas globais que lhe permite monitorar e acompanhar as performances das marcas nas redes sociais. As marcas não podem mais dar-se ao luxo de não ouvir e dialogar com seus consumidores ou correm sérios riscos”. Para Alphen "o MTB é também uma ferramenta divertida e ilustrativa que ajuda a expressar análises de forma visual. E o melhor: é aberto a todos, gratuitamente".

Patrice Lamiral, diretor de estratégia da agência e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do site, destaca que o MTB propõe uma evolução na forma de prover informações relevantes que ajudam na tomada de decisão. “Até então, 99% das ferramentas disponíveis para monitoramento são direcionadas para analistas de mídias sociais. E, na maioria dos casos, as informações levam muito tempo até chegar àqueles que de fato têm o poder de decidir pelas marcas. O que estamos propondo é tornar essas informações mais acessíveis para o profissional de marketing trabalhar. Ou mesmo para qualquer pessoa em busca de conteúdo sobre as marcas”, afirma Lamiral. “Nossa missão aqui é entregar ao cliente uma solução que melhor representa o que estão falando sobre a sua marca no dia a dia. E de uma forma ágil e de fácil acesso. Menos técnica, mas não menos rica”, conclui.



Para utilizar o Most Tweeted Brands, basta entrar no link www.mosttweetedbrands.com. Em breve, o serviço oferecerá diferentes opções de customização, como por exemplo, maior histórico de menções e análises qualitativas.

A visualização das informações pode ser realizada de diferentes formas: pelo ranking das mais mencionadas, por país e ainda por região. O MTB consegue ainda rastrear o que é dito sobre as marcas em qualquer língua do mundo – e em mais quatro idiomas ideográficos: japonês, russo, coreano e árabe.

Também participaram do protejo Bruno Oyama, líder de design responsável pela interface gráfica, e Miguel Galves, líder de desenvolvimento que cuidou de toda a parte técnica do MTB.