25.8.11

Mestres do Grafite expõem em Galeria de Arte

Juneca, 6emeia, Jerry Batista, Drika Prates, 9Polar e outros artistas expõem Arte Urbana na Galeria L’oeil a partir deste sábado (27).

O Grafite como conhecemos hoje, chegou a São Paulo no final dos anos 70 com o término gradual da Ditadura e se tornou sucesso em várias tribos como punks, surfistas, skatistas, grupos de hip-hop, etc. Cultural e sem ilegalidade, diferente da pichação, o grafite é um meio de expressão muito elaborado, que requer tempo, temas, recortes stencils, esboços, molduras, cores e fundos detalhados, ganhando o "status" de obra de arte, sendo exibido em galerias e museus de todo mundo.

No Brasil, um dos grandes precursores do grafite é o artista e professor Oswaldo Campos Junior, o Juneca, que alcançou sucesso nos anos 80 e se tornou inimigo declarado de Jânio Quadros. Atualmente muitos são os grafiteiros que possuem suas obras reconhecidas, como o 6emeia, dupla de artistas paulistanos da Barra-Funda que tornaram bueiros, calçadas, postes e caixas de luz, verdadeiras telas a céu aberto.

Obras do Juneca, 6emeia e de outros nomes como Jerry Batista (professor do Projeto Quixote, que recupera viciados em drogas), Drika Prates e o colombiano 9Polar estarão expostas em mostra denominada “Arte Urbana SP” a partir deste sábado (27) quando será inagurada a Galeria L’oeil, no Brooklin, fruto da parceria entre a Aliança Francesa e Galeria Central.

Com o objetivo de ampliar o conceito de espaços expositivos em São Paulo, fomentando o acesso à cultura contemporânea, a Aliança Francesa e a Galeria Central inauguram no mês de agosto, em São Paulo, a galeria L’OEIL e também a IMAGO, nos Jardins. A Aliança Francesa busca não só ensinar francês ao brasileiro, mas também disseminar a cultura e em parceria com a Galeria Central (renomado espaço de arte contemporânea) transforma suas unidades de ensino em verdadeiras galerias de arte para o paulistano. A galeria da unidade do Brooklin se chama L'oeil e nela acontecerão 3 mostras simultâneas, a "GRAVURA BRASILEIRA: NOVAS APROXIMAÇÕES” (com vários artistas), a “ARTE URBANA SP” (vários artistas) e a obras da artista ISABELLE RIBOT.

LANÇAMENTO E VISITAÇÃO:
Lançamento da Galeria L’Oeil - Brooklin: 27 de agosto, sábado, das 15h às 19h.
Endereço: Avenida Santo Amaro, 3921
Mostras: “GRAVURA BRASILEIRA: NOVAS APROXIMAÇÕES”,
“ARTE URBANA SP” e “ISABELLE RIBOT”
Artistas convidados: Ana Kesselring, Andréa Tavares, Armando Sobral, Arnaldo Battaglini, Augusto Sampaio, Christy Wyckoff, Cláudio Mubarac, Cris Rocha,Edith Behring, Edith Derdyk, Eliana Anghinah, Ernesto Bonato, Florian Foerster, George Gutlich, Jacqueline Aronis, Jerome Cornet, Kika Levy, Laerte Ramos, Margot Delgado, Marisa Hypólito, Nina Kreis, Paulo Carapunarlo, Raquel Kogan, Renata Basile da Silva, Renina Katz, Sheila Goloborotko, Thomas Ianelli, Tomie Ohtake, Ulysses Boscolo, Vicente Kutka, Alex Senna, Anderson Hope, Armamento Visual, Bruno Pastore, 6emeia, Drika Prates, Enivo, Everaldo Matias | Coletivo 5 Zonas, Jerry Batista, Juneca, Marina Zumi, Nave Mãe, Neco Soares, 9Polar, Ota, Pack Toledo, Rafael Sliks, Ricardo AKN, The Ruggi, Thiago Gomes e Isabelle Ribot.
Visitação: de 29 de agosto à 24 de setembro. De segunda à sexta-feira, das 9h às 20h. Sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos e feriados
Classificação: livre
Entrada Franca.

Young & Rubicam contrata para a criação

Raphael Quatrocci, Pedro Bullos e Pedro Guerra

Como parte do processo de fortalecimento do departamento de Criação da Young & Rubicam, o VP da área, Rui Branquinho, anuncia a contratação de três novos redatores: Pedro Guerra, Raphael Quatrocci e Pedro Bullos.

Com 14 anos de experiência no mercado publicitário e prêmios nacionais e internacionais no portfólio, o cearense Guerra iniciou sua carreira na agência Íntegra, de Fortaleza, e veio para São Paulo há sete anos. Passou pela Propeg, Fischer América (hoje Fischer & Friends), Neogama/BBH e Loducca, onde ocupou o cargo de diretor de Criação até migrar para a Y&R. Ao longo desse período, trabalhou para clientes como Honda, Nova Schin, Kaiser, Renault, Bradesco, Caixa e Panasonic.

Já Quatrocci atua há oito anos com publicidade e tem passagens pelas agências Santa Clara, Neogama/BBH e Loducca, onde trabalhou com clientes como Coca-Cola, Nycomed, Som Livre, Bradesco, Renault, ESPN, GE e Playboy. Em 2008 foi integrante da delegação brasileira do Young Lions.

Bullos, por sua vez, vem da Talent e já assinou trabalhos para importantes anunciantes, como Santander, Semp Toshiba, Tubos e Conexões Tigre, Sony Ericsson, Bavaria e MaxHaus. Ao longo da carreira acumulou prêmios nacionais e internacionais, incluindo Leão em Cannes, One Show e Wave Festival, além de peças no Anuário do CCSP e Revista Archive.

WMcCann cria nova campanha de comemoração dos 90 anos da Nestlé

Ação promocional será veiculada à nova atração do SBT, o programa “Um Milhão na Mesa”


A WMcCann é a responsável pela criação da nova campanha da Nestlé que comemora seus 90 anos de história no Brasil. Para isso, uma promoção foi desenvolvida em parceria com o novo programa do SBT, “Um Milhão na Mesa”, que estreia em Setembro sob o comando de Silvio Santos.



A Nestlé será a porta de entrada para participar do mais novo jogo de perguntas e respostas do SBT. Pela primeira vez na televisão brasileira, os participantes já começam o jogo com R$ 1 milhão, quantia que deverá ser apostada nas respostas que os jogadores considerarem corretas, para as perguntas realizadas sobre diversos assuntos.

Para participar da promoção, o consumidor deve comprar um produto Nestlé e enviar, via SMS, o código da embalagem ou cadastrá-lo no site da promoção. A compra de um filhote da Galera Animal também pode ser um passaporte para o programa “Um Milhão na Mesa”.



Intitulado “Holofotes”, o filme criado pela WMcCann tem como objetivos divulgar a campanha e anunciar a mecânica da promoção, que pode deixar um consumidor milionário. Para finalizar, o locutor assina “Nestlé Um Milhão na Mesa. Uma virada emocionante na sua vida”.



A campanha contempla filmes, mídia impressa, material de PDV, merchandising e ações online. Maiores informações sobre a ação e o regulamento podem ser encontradas no site oficial da promoção: www.promonestle.com.br.

TNT lança campanha com Minotauro durante o UFC Rio de Janeiro

Comercial de TV é inspirado na história de vida do campeão de MMA patrocinado pelo energético do Grupo Petrópolis

O Grupo Petrópolis, terceiro maior do setor cervejeiro no Brasil e produtor das cervejas Crystal, Lokal, Itaipava, Black Princess, Petra, Weltenburger, da vodca Premium Blue Spirit e da Blue Spirit Ice, começa a veicular a partir de sexta-feira (26/08) o novo comercial do TNT Energy Drink.

Com o conceito “Minha energia é TNT”, a marca abre a campanha com o filme de 30 segundos que apresenta a história de vida de Minotauro, único lutador de MMA campeão por três organizações distintas do esporte. A estreia está planejada para o mesmo período em que o Rio de Janeiro sediará o Ultimate Fighiting Championship (UFC), maior evento da modalidade no mundo, que acontecerá no próximo sábado (27/08).



Criado pela agência Multisolution, o comercial tem status de superprodução e traz imagens da vida do lutador enquanto o próprio Minotauro narra sua história em off. O filme apresenta a história de superação do atleta, vencendo os obstáculos impostos em sua vida. Ele menciona que um acidente aos 11 anos quase o impossibilitou de andar, mas a pancada foi superada e que as marcas e cicatrizes fazem parte da sua vida. Simultaneamente as imagens trazem as lembranças de combates ao som de música rock’n roll. No final, o campeão diz: “Meu Nome é Minotauro. Minha Energia é TNT”.

O filme será veiculado nos canais Band, Band Sports, Record, SBT, Rede TV, Record News, TV Mix, Turner, GloboSat, Auto+, Play TV e Sky. Também estão programados para entrar no ar, em breve, mais anúncios com outros atletas patrocinados pelo TNT Energy Drink.

FICHA TÉCNICA
TITULO ORIGINAL: MINHA ENERGIA
TITULO VERSÃO: MINOTAURO 30 01 05
DURAÇÃO: 30”
PRODUTO: TNT ENERGY DRINK
ANUNCIANTE: CERVEJARIA PETRÓPOLIS SA
AGÊNCIA: MULTI SOLUTION PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO LTDA.
PRODUTORA: RAIO - X FILMES
DIRETOR: MAURICIO EÇA
APROVAÇÃO/CLIENTE: DOUGLAS COSTA

Sorel lança campanha dos óculos Jean Monnier com a atriz Mariana Rios

Inspirada na música, a campanha de óculos é pra todos os ritmos

A Sorel, fabricante de óculos solares e oftálmicos, apresenta a nova campanha publicitária para a marca Jean Monnier, estrelada pela atriz e cantora Mariana Rios. "O conceito da campanha está atrelado à música, que está presente no dia a dia das pessoas, à moda e ao estilo de vida urbano e jovem", conta Daniela Motta, coordenadora de marketing da Sorel. O trabalho de comunicação leva a assinatura da agência Desafio Comunicação Integrada, com clicks do fotógrafo Amaury Simões e foi realizada em Campinas (SP).



Com diversos visuais, Mariana Rios mostra nos clicks como é possível compor looks alegres para qualquer ocasião, tanto com os óculos de receituário como com os solares. Os modelos, fabricados em trogamid (plástico antialérgico e resistente), conferem jovialidade, cor e modernidade. A campanha inclui material de PDV, como display e cartazes, além de anúncios na mídia especializada do setor óptico.



Ficha técnica
Diretor de Criação: Nino Botelho
Criação: Marcio Sandolin / Janilson Paiva
Redação: Fabio Cavinatto
Atendimento: Mariana Carvalho
Aprovação: Daniela Motta de Castro

Sobre a Sorel
A Sorel (Grupo Tecnol) começou suas atividades em 1986, na cidade de Campinas (SP) e em 1991 se mudou para Morungaba, também no interior paulista, onde permanece até hoje. A empresa é responsável por gerar empregos para mais de 250 pessoas que integram seu quadro de colaboradores.

Do portfólio da Sorel fazem parte os óculos solares das marcas United Colors of Benetton, Platini, Playboy, Pierre Cardin e Jean Monnier, e também armações oftálmicas em trogamid (plástico antialérgico e resistente) e acetato das grifes Pierre Cardin e Jean Monnier. Com essas grifes, atende tanto os jovens urbanos como homens clássicos e mulheres que valorizam a elegância e a sofisticação.

Artistas brasileiros desenvolvem peças para a nova campanha arte e rock, do Spoleto


Eles são naturais de diferentes estados, mas seus trabalhos falam uma mesma linguagem: a da diversidade cultural e brasilidade. Anna Anjos, Combone, Apolo Torres, Mack Viralata e Kajaman assinam a nova série de pratos Arte e Rock, inspirada no megaevento Rock In Rio, que acontece em setembro no Rio de Janeiro. As oito peças reproduzem o traço principal de cada artista e exploram a música em suas diferentes tribos e expressões.

A coleção faz parte do projeto cultural Spoleto, que há quase uma década dissemina em seus 243 restaurantes a street art brasileira, estimulando e viabilizando a arte contemporânea em todo o país. O Spoleto investiu R$ 1,2 milhão na iniciativa e distribuirá, a partir de 20 de agosto, 180 mil pratos em 23 estados e no Distrito Federal. As peças de porcelana vieram da China, onde a empresa foi buscar a verdadeira louça chinesa como base para essa nova coleção.

A coleção de pratos apresenta oito modelos diferentes pintados pelos cinco artistas, que este ano serão lançados em duas etapas. Os quatro primeiros, que contemplam a coleção Arte da campanha, estarão nos restaurantes a partir de 20 de agosto. Serão dois de autoria de Anna Anjos e os outros de Mack Viralata e Kajaman. A partir do dia 20 de setembro, dois modelos de Combone e dois de Apolo Torres serão lançados na segunda fase da campanha, a coleção Rock. Para obter os pratos, os interessados devem comprar uma refeição Spoleto (prato + bebida), acrescentar mais R$ 5,90 e escolher a peça exclusiva que desejarem. O produto também será vendido separadamente por R$ 20,00 (vinte reais).

Serviços:
Descubra o restaurante mais próximo de você: www.spoleto.com.br

Breve perfil dos artistas

A paulistana Anna Anjos (www.annaanjos.com) é arte-ilustradora e já assinou campanhas e projetos para grandes empresas. Também desenvolveu ilustrações para revistas e livros infanto-juvenis. Ao misturar formas estilizadas, ela extrai elementos lúdicos para incorporá-los em sua realidade de criação, que nos faz entrar num espaço original, em que as cores brincam com as formas. Essa alquimia de criação expõe uma produção bastante especial: personagens puros, que refletem uma ingenuidade em seus corpos, mas que revelam a firmeza de suas personalidades e de suas emoções.

Pela primeira vez, a artista tem seu trabalho aplicado em pratos de porcelana. Suas ilustrações especiais para a coleção possuem a diversidade como tema central. “Busco recriar um universo lúdico, orgânico e recheado de elementos visuais, onde os personagens parecem saltar do suporte”, explica Anna, que explora as diferenças (não apenas étnicas, como também as tribos sonoras). “Temos punks e hippies, roqueiros e geeks, que constroem lado a lado o alegre mundo multicolorido”, complementa. O uso de mandalas e padrões geométricos também é recorrente no trabalho da artista.

Wesley de Oliveira, o Combone (www.combone.com), nasceu na Serra dos Aimorés, em Minas Gerais, e atualmente reside no Estado do Rio de janeiro. Caminha no trajeto do graffiti art desde 2005. Com características orientais, aperfeiçoou seu estilo inserindo junto ao estilo oriental um toque de características brasileiras, dando uma nova cara a seus personagens.

Combone é grafiteiro, ilustrador, compositor digital e designer. O artista desenvolve em seus personagens características com a cultura brasileira relacionadas às músicas e festividades de seu país, junto a elementos que compõem suas obras com expressões simples e poéticas, passando sentimento a quem já vivenciou algo parecido pelo Brasil.

O paulistano Apolo Torres já expôs em Nova York e Milão e fez duas mostras individuais em São Paulo. Há seis anos também atua como ilustrador para o mercado editorial, publicitário e têxtil. Sua marca registrada são os personagens esguios e uma de suas características mais marcantes é a relação entre figura e plano de fundo. O vínculo com a arte urbana se dá ao representar as texturas dos muros e portões - um suporte que traz consigo de registro plástico de cores e texturas obtido lentamente através da ação do tempo, das pessoas e das máquinas - e aplicar a ilustração sobre essa superfície.

Como o tema da campanha é o Rock in Rio, Apolo se inspirou nas sensações que a música provoca tanto no espectador quanto em quem toca. “Procurei encontrar expressões nos personagens que representem aquela espécie de transe em que as pessoas entram quando fecham os olhos e deixam a música fluir por todo o seu corpo, um momento de total desprendimento e liberdade de pensamento”, explica. Para isso, o artista buscou referência em capas de discos clássicos de rock’n roll, “enciclopédias do rock” e outros acervos de imagens de música de épocas diferentes. “Mesclei a pesquisa com o trabalho que já venho desenvolvendo há algum tempo, que consiste em criar um plano que remete a um muro, com as texturas, nuances de cor, pichações etc. e adicionar profundidade a essa imagem, sugerindo um plano de perspectiva através do uso de sombras”, completa Apolo, que terá pela primeira vez seu trabalho em porcelana.

André Lourenço, conhecido como Kajaman (http://kajaman471.blogspot.com), seguiu a mesma linha e jogou as cores, os traços e as formas tão explorados nos espaços urbanos na coleção do Spoleto. “Meu trabalho está fiel a minha maneira de pintar. É como se fosse um grafite em miniatura”, diz.

Desde o ano 2000, Kajaman vem se aprofundando em estudos do grafite arte e se adaptou ao estilo de ilustração vetorial, ou seja, feita a partir de fotos. Suas obras são inspiradas no comportamento infantil e em elementos da natureza e vieram do meio urbano, incorporaram-se à moda, passearam pela publicidade, chegando às salas das galerias de arte. Kajaman define-se como um artista em constante desenvolvimento profissional, permitindo testar suas habilidades além dos muros. Já participou de importantes projetos sociais, auxiliando muitos jovens a reconhecerem a superação em torno de suas habilidades pessoais, criando interação e possibilidades de mercado.

Pintor, escultor e designer autodidata, assim se define Marcelo Macedo, o Mack Viralata, que completa o quinteto de artistas. Ele divide a arte entre a rua e suas produções pessoais. O trabalho reflete sua personalidade. Criativo e curioso, procura despertar a pureza no observador. Seu espírito livre combina traços soltos e formas orgânicas, que compõem a identidade do artista.

Marcelo parece se sentir muito à vontade no uso de técnicas e suportes mistos. A rua não só é cenário para seus trabalhos, mas também de onde tira o material utilizado em muitas de suas obras, como madeiras, papéis, garrafas, chapinhas de ferro etc. “Essa combinação de improviso e minimalismo dos detalhes, texturas e cores caracteriza e marca muito um estilo próprio dos meus trabalhos”, explica Mack, que também se diz entusiasmado com a coleção Arte e Rock.

Os artistas são: Anna Anjos, Combone, Apolo Torres, Mack Viralata e Kajaman.

Panamericana: cursos de Design de Interiores e Acessibilidade, Design de Embalagem e Marketing Digital


São várias opções de cursos de extensão, com 30h, para quem quer se aprofundar nessa área


Cada vez mais presente no nosso vocabulário e no nosso dia a dia, a palavra design é tão complexa quanto suas áreas de atuação. Para atender à crescente demanda de um público que busca entender e se aprofundar no universo do design, a Panamericana Faculdade de Arte e Design oferece cursos voltados para esse campo de atuação, dando ênfase à prática e ao foco no mercado atual.


Na área de Design de Interiores, por exemplo, o designer de hoje deve usar uma arquitetura inclusiva, que permita o acesso a pessoas com necessidades especiais. No Design de Embalagens, se analisarmos o aumento do universo de produtos e a conseqüente disputa nas gôndolas dos supermercados, cada vez é mais importante criar mecanismos que atraiam e seduzam o consumidor. Por fim, a rápida evolução e surgimento dos meios digitais e suas variações completam um cenário que exige a especialização de quem quer se destacar no mercado do Design. Abaixo, alguns dos cursos oferecidos pela Panamericana Faculdade de Arte e Design nesse segmento:


Design de Embalagem

O curso é dividido em dois módulos. Na primeira parte, vai abordar as questões mercadológicas referentes à comunicação visual na embalagem, conceituando-a como um elemento estratégico de mercado. Além de introduzir e exercitar métodos, conceitos e elementos da comunicação visual aplicada ao projeto de embalagem. Na segunda fase, o curso vai apresentar aspectos elementares da produção e reprodução da comunicação visual na embalagem e, por fim, introduzir principais sistemas de impressão e rotulagem. As aulas vão ocorrer as segundas, das 14h às 17h, na unidade da Av. Angélica. O início das aulas é no dia 12 de setembro. Duração: 30h.

Design de Interiores e Acessibilidade

O curso visa proporcionar ao aluno o entendimento do design de interiores acessível e arquitetura inclusiva, desenvolvendo conceitos do design universal que contemplam o ser humano em sua diversidade sem discriminações, buscando o conforto e a boa forma em um ambiente de uso democrático. As aulas têm início no dia 13 de setembro e vão ocorrer as terças, das 14h às 17h, na unidade da Av. Angélica. Duração: 30h.
Design e Marketing Digital

O curso tem como objetivo introduzir os conhecimentos do marketing e da comunicação visual aplicados ao varejo digital; estudar a sociedade e comportamentos do consumidor contemporâneo buscando identificar seus anseios e motivações para a efetivação da compra; e, refletir sobre a comunicação visual e o espaço comercial na era das novas mídias digitais. As aulas têm início no dia 13 de setembro e vão ocorrer as terças, das 14h às 17h, na unidade da Av. Angélica. Duração: 30h.

Investimento: 03 X R$400,00.
Matrícula: R$300,00 (isenta até 31/08/11)
Local: Unidade Groenlândia
Endereço: Rua Groenlândia, 77- Jardim Europa
Local: Unidade Angélica
ENndereço: Av. Angélica, 1900 – Higienópolis
Iormaçõesnf: (11) 3661 8511 ou 38874200
Ficha de inscrição: No site www.escola-panamericana.com.br/faculdade
Início das aulas: setembro

Francesca Alzati reinventa o geomestrismo moderno no tapete Zegna


O geometrismo e a assimetria minimalista marcantes na moda da década de 60 e 80 foram reinventados no mais novo tapete By Kamy, o Zegna. A peça assinada pela designer de tapetes Francesca Alzati resgata a nostalgia que desconhece o significado de defasado. “Geometrismo é sinônimo de hype. Linhas retas e singulares sempre são referências de vanguarda e contemporaneidade, nunca se perdem no tempo”, explica Francesca.



Feito em lã e seda, as matérias-primas realçam o design na composição em alto e baixo relevos. O tapete nepalês está disponível em medidas sob encomenda e é vendido para todo Brasil através do site.

FAAP: Semana de Comunicação debate os paradoxos do novo

Novos produtos fervilham a cada dia nas vitrines e nas rodas de conversa. Os ‘early adopters’, pessoas que sempre buscam ser os primeiros a adotar novidades e a possuir novas tecnologias. Neste contexto de culto à inovação, a Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) promove a 34ª Semana de Comunicação com o tema “O Novo é Velho”.

Entre os dias 12 e 16 de setembro, profissionais, professores e estudantes irão debater sobre a evolução do "velho". Segundo o Coordenador de Rádio e TV, Prof. Vagner Matrone, o humano idolatra o que é novo e muitas vezes rejeita o que considera velho. “Esquecemo-nos, porém, que sem o velho, não haveria o novo. Será que o jeans é novo? Será que o rock é novo? O jovem é novo? Não! Eles são apenas resultados da evolução do velho”, explica.

A programação, em breve disponível no site www.faap.br, incluirá palestras e debates com renomados profissionais de comunicação.

Gafisa lança game de interação para os criadores do seu Edifício Colaborativo


A Gafisa, uma das principais construtoras e incorporadoras do país, lança hoje (25/8) uma nova ferramenta de interatividade para o seu Edifício Colaborativo, projeto no qual usuários da rede social Facebook podem sugerir todos os detalhes que fazem parte da concepção e desenvolvimento do empreendimento EUREKA (nome sugerido por um usuário).

Para proporcionar ainda mais diversão ao público, a companhia criou o game Gafisa Xtreme Air. Com um boneco em uma tirolesa que parte do Edifício Colaborativo, o objetivo do jogo é recolher o maior número possível de triângulos. O game estará disponível em uma das mídias de maior destaque no YouTube (www.youtube.com.br), o Masterhead - banner que permite a veiculação de vídeo, interações em flash, feed do twitter, entre outros. Além disso, o jogo também estará na fan page da Gafisa no Facebook (www.facebook.com/ideiasgafisa).