17.3.10

Semana de Yale no Brasil – FAAP

Um dos mais importantes críticos de arte do mundo estará presente na Semana de Yale no Brasil, que será promovida pelo Centro de Estudos Americanos e pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) na sexta-feira (19/03), às 11h00. Storr, que é Reitor da Faculdade de Artes da Universidade de Yale, fará palestras sobre a formação de artistas no século XXI e os rumos das Artes nas Américas.

À frente da Faculdade de Artes da Universidade de Yale desde 2006, Robert Storr traz vasta experiência em sua trajetória profissional. Atualmente é Curador-Consultor em Arte Moderna e Contemporânea do Museu de Arte da Filadélfia, e Comissário da Bienal de Veneza, o primeiro americano a ser convidado para esta função. Foi curador do MoMA (Museu de Arte Moderna), em Nova York, de 1990 a 2002 e curador de mostras nacionais e internacionais, como a Bienal de Veneza (2007) e a Sala Especial Bruce Naumann na Bienal de São Paulo de 1998. Como crítico, escreve para os principais veículos especializados, como Art in América, Artforum, Parkett, ArtPress (Paris) e Frieze (Londres).

Escreveu vários catálogos, artigos e livros, incluindo Philip Guston (Abbeville, 1986), Chuck Close (com Lisa Lyons, Rizzoli, 1987), e o ainda a ser lançado Intimate Geometries: The Work and Life of Louise Bourgeois.

Entre os prêmios e homenagens recebidas destacam-se a condecoração ‘Rosalie Solow’ pelo Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova York; o título de Penny McCall Foundation em Pintura; Doutor Honoris Causa pela Faculdade do Instituto de Arte de Chicago e pela Faculdade de Arte do Maine; prêmios da Seção Norte-Americana da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), sendo um especial em virtude da Contribuição Notável à área de Crítica de Arte; prêmio Agnes Gund da entidade ICI (International Independent Curators), e o prêmio Fleischman Award por Excelência Acadêmica na área de História da Arte Americana dos Arquivos de Arte Americana do Instituto Smithtsonian. Em 2000, o Ministro Francês da Cultura o condecorou com a medalha Chevalier des Arts e des Lettres.

Semana de Yale no Brasil – FAAP
Palestra “A Universidade e a formação artística: como é possível formar artistas no presente?”
Data: 19 de março (sexta-feira)
Horário: Às 11h00
Local: Centro de Convenções da FAAP
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Inscrições: rsvp.robertstorr@faap.br

Curso de Branding - Criação e Gestão de Marcas

Em sua 5ª edição na cidade de São Paulo o curso aborda conceitos e estratégias de criação e gestão geral da marca, os valores agregados, a visão dos consumidores e a importância de uma marca forte e bem posicionada no mercado.

20 de Março (sábado) | Horário: das 08:00h às 18:00h
Carga Horária: 08 horas

Público Alvo
Estudantes e Profissionais envolvidos com Propaganda, Marketing, Publicidade e Design; Profissionais de Agências de Publicidade e Design; Diretores e Gerentes de Comunicação Corporativa; Analistas e Coordenadores de Comunicação.

Programa do Curso
O que é Marca e o que Define Branding;
Branding na Internet (E-branding);
Sua marca na rede - Social Media;
Construção e Gestão Estratégica de uma Marca;
Naming e Identidade Visual;
Relacionamento entre Marca e Consumidor;
Novos Nichos e Fragmentação do Mercado;
Endobranding - O DNA da Marca;
Experiência de Marca - LoveMarks.

Programação
08:00h - Credenciamento e Welcome-Coffee;
08:30h - Início do Curso;
12:30h - Intervalo (almoço);
14:00h - Retorno das atividades;
18:00h - Encerramento e Entrega de Certificados.

Facilitadores
Marcelo Trevisani

Formado há 8 anos em design gráfico e digital. Especialista em branding pelo Centro Universitário Belas Artes. Possui MBA em Gestão de Marcas pela Universidade Anhembi Morumbi com módulo internacional na Universidade Andrés Bello (Santiago – Chile). Desde 2008, palestra sobre Design Estratégico – Estratégia de Marca e E-branding. Atualmente é Diretor de Design e Gestor de Marcas na Agência A+ Criação e Design

Elcio Sartori
Publicitário, designer, redator, diretor de arte, palestrante, empresário e professor há quase 30 anos em disciplinas de Projeto, Criação, Marketing e Produção Gráfica. Pós-Graduado em Design Gráfico pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo e mestrando em Arte e Tecnologia pela PUC/SP. Fundador e sócio-diretor da Artwork Design, empresa de design e publicidade, atuante no mercado desde 1989.

Sérgio Lage
Mestre em Sociologia e pós-graduado em Publicidade e Marketing pela USP. Especialista na área de Análise de Tendências e Comportamento do Consumidor. Professor dos MBAs da FIA USP, do MBA de Branding da Rio Branco e dos Masters do Istituto Europeo di Design. Atua ainda como consultor associado da Agenda 4 na área de Consumo Responsável.

Karina Castardelli
Formada em Design Gráfico e especialista em Criação de Identidade de Marcas pelo Centro Universitário Belas Artes. Foi professora do curso superior em Design Gráfico da FMU, do MBA em Branding da Anhembi Morumbi e do curso de extensão universitária de Gestão de Marcas da Belas Artes. Dirige seu próprio escritório desde 2001, onde criou o conceito do Design Consciente: projetos que integram os objetivos e metas das empresas à responsabilidade sócio-ambiental e ao bem estar das pessoas. Atualmente desenvolve pesquisas de campo e participa de redes sociais a respeito de Permacultura, Tingimento Orgânico e Vestir Consciente.

Local
Mercure Apt. Central Towers - Rua Maestro Cardim, 407 – Paraíso - São Paulo - SP (Próximo a estação São Joaquim do Metrô).

Investimento
Estudantes (graduação e pós-graduação) R$150,00
Pagamento em duas vezes, 50% na reserva de vaga (R$75,00) e 50% no dia do curso (R$75,00);

Profissionais R$300,00
Pagamento em duas vezes, 50% na reserva de vaga (R$150,00) e 50% no dia do curso (R$150,00).

Desconto especial para grupos de 5 participantes ou mais.

Os valores para estudantes passarão para R$ 120,00 e profissionais R$240,00(50% na reserva de vaga e 50% no dia do curso).

Para saber mais entre em contato: atendimento@integracursos.com.br ou pelo tel. (11) 2936 0116.

Obs.: No valor stá incluso welcome-coffee, material de apoio e certificado.

Inscrições e informações: www.integracursos.com.br/cursos/html/branding_03_sp.html

Fundação Bienal apresenta o cartaz da 29ª mostra


A Fundação Bienal de São Paulo apresentou o cartaz da 29ª edição, mostra que acontecerá entre setembro e dezembro deste ano. A peça incorpora a nova identidade visual desenvolvida pela recém criada área de design, que traduz graficamente o título escolhido para a exposição deste ano: “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”, verso emprestado da obra maior do poeta Jorge de Lima, “Invenção de Orfeu” (1952).

O desenvolvimento da identidade percorreu diversos caminhos: imagens de privadas, panelas, pias e outros continentes cotidianos para a água, planos de cor, copos gráficos, silhuetas de objetos de consumo, marcas azuis de revisão de textos, imagens do sistema circulatório humano, códigos internacionais de navegação marítima, rosas-dos-ventos desconstruídas e até mesmo a dissolução total da identidade, expressa na adoção de superfícies brancas emolduradas, prontas para receberem sua identidade pelas mãos do público, que seria estimulado a preenchê-las com seus próprios desenhos.

Após percorrer diversos caminhos criativos, a equipe de design lembrou-se de um objeto ao mesmo tempo óbvio e esquecido, uma metáfora singela talhada para esta Bienal, que apontou para um rumo completamente diferente dos que haviam investigados até então: uma bússola caseira, improvisada num copo de plástico com uma rolha atravessada por uma agulha imantada.

A bússola caseira, presente na memória de muita gente, é uma imagem familiar, que produz reações tão afetivas quanto intelectuais. É forte em termos conceituais, reforçando a afirmação de que a dimensão utópica da arte está contida nela mesma e não no que está fora ou além dela. É forte em termos gráficos: dois círculos – um grande e definido, outro menor e cruzado por uma linha, formam um claro enigma visual.

Esse copinho de plástico, longe de ser um núcleo solitário, pode e deve ser acompanhado por outros copos, dando a medida de suas infinitas possibilidades de construção. Essa diversidade faz parte do espírito da Bienal em diversos níveis. Basta pensar na variedade de seu público, na multiplicidade das propostas artísticas expostas ou mesmo no heterogêneo grupo de co-curadores de diversas procedências, que apóiam o trabalho dos curadores Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias: Chus Martinez (Espanha), Fernando Alvim (Angola), Rina Carvajal (Venezuela / Estados Unidos), Sarat Maharaj (África do Sul / Reino Unido) e Yuko Hasegawa (Japão).

Sobre a nova área de Design da Fundação Bienal de São Paulo
A identidade da 29ª Bienal foi desenvolvida pela recém-implementada área de design da Fundação Bienal de São Paulo. Coordenada pelo designer André Stolarski, a equipe composta pelos designers Ana de Carvalho, Felipe Kaizer e Victor Bergmann, e pelos estagiários Fernando Petrich e João Parenti, contou com a estreita colaboração da curadoria, da diretoria, do serviço educativo e da área editorial da Bienal na elaboração dos elementos básicos que configuraram o projeto final. A equipe também será responsável pelo desenvolvimento de catálogo, guia, kits educativos, sinalização e portal da Fundação Bienal de São Paulo, que abrigará o site da 29ª Bienal.

André Stolarski, 40, é designer visual formado pela FAU USP. Foi responsável pelo departamento de design do MAM RJ de 1998 a 2000. Em 2002, associou-se à produtora de design Tecnopop, eleita Empresa de Design dos anos de 2007 e 2009 pelo Prêmio Colunistas. Lecionou na ESDI UERJ e na ESPM RJ de 2006 até 2008. Participou da direção da ADG Brasil entre 2007 e 2009. Como membro do Conselho Editorial da coleção de design da editora Cosac Naify, traduziu os livros Elementos do estilo tipográfico, Pensar com tipos e O ABC da Bauhaus e fez a revisão técnica do clássico História do design gráfico. É autor dos livros Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil e Art Breaks: a MTV e a cultura visual contemporânea. Atualmente, faz parte do programa de Mestrado da FAU USP e desenvolve as curadorias da exposição de design gráfico da Bienal Brasileira de Design 2010 em Curitiba e da exposição Alexandre Wollner: cartazes. Possui diversos trabalhos premiados no Brasil e no exterior.

Aninha de Carvalho (designer) é formada em Comunicação Social pela UNIP e está concluindo pós-graduação em Design Gráfico no SENAC SP. Foi produtora editorial da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008, onde também desenvolveu trabalhos de diagramação e layout. Em 2009 passou a atuar como designer gráfica.

Felipe Kaizer (designer), 26, cursou design na PUC-Rio e nos últimos anos tem se dedicado a trabalhos editorias de médio e grande porte. Trabalhou no Rio de Janeiro, na Tecnopop e também com Jair de Souza. Já desenhou fontes tipográficas para texto de forma amadora. Graduou-se com a monografia intitulada "Design Ex Machina", sobre a fundamentação política da atividade de projeto, tendo como ponto de partida o pensamento de Hannah Arendt.

Victor Bergmann (designer), 29, é designer digital há 10 anos. Passou por agências e portais que tiveram papeis importantes na história da internet no Brasil. Foi primeiro lugar no III CONE Design, categoria mídias digitais e destaque no NDesign em 2004 e 2005.

Fernando Petrich (estagiário), 23, cursa design gráfico na FAU USP onde também estudou arquitetura. Mantém interesse especial em identidade visual, tipografia e trabalhos editoriais. Estagiou em pequenos escritórios de design e publicidade antes de vir para a Bienal.

João Parenti (estagiário), 24, atualmente termina o curso de design na FAU USP, e nos últimos dois anos tem se dedicado a projetos de identidade visual, editorias e expositivos. Tem grande interesse em desenho, tipografia e fotografia – áreas que estuda e pratica constantemente.

Clube de Criação de São Paulo lança Categoria Estudantes no Festival do Anuário


O Clube de Criação de São Paulo (CCSP) apresenta a Categoria Estudantes, que em 2010 faz sua estreia no Festival do 35º Anuário. Poderão concorrer estudantes universitários ou alunos de cursos de extensão, que precisarão comprovar vínculo com universidade ou escola.

Os trabalhos serão julgados pelos diretores do CCSP (confira aqui). A peça vencedora será publicada no Anuário e seu autor irá ganhar um troféu, bem como a faculdade ou escola em que ele estuda terá direito a uma Estrela.

“É fundamental dar espaço para pessoas que estão entrando no mercado e essa nova categoria é uma porta importante que está se abrindo para os estudantes”, afirma Eduardo Lima, presidente do CCSP e diretor de criação da F/Nazca S&S. "Estamos proporcionando aos jovens talentos coisas que eu gostaria de ter tido e não tive”, diz.

Para o presidente do CCSP, a Categoria Estudantes chega com o papel de oferecer oportunidade e visibilidade aos mais novos. “Queremos mostrar o caminho certo a seguir. Sem desvios. Sem atalhos. Porque na malandragem ninguém amadurece. É com o trabalho bem feito e de verdade que você aparece", destaca.

As inscrições vão de 20 de março a 20 de abril de 2010, sendo que o regulamento completo já está no site da CCSP (confira aqui), bem como o briefing (aqui) e a ficha de inscrição (aqui). O briefing foi formulado pela Volkswagen, Anunciante do Ano do 34º Anuário.

Dúvidas podem ser sanadas pelo email ccsp@ccsp.com.br ou pelo fone 11 3030-9322.

Panamerica expõe trabalhos selecionados no Festival do 34° Anuário do Clube de Criação de São Paulo

Todos os anos, o mercado publicitário produz centenas de peças em vídeo, artes gráficas, internet, entre outras mídias. Muitas dessas idéias acabam fazendo parte de nossa lembrança, ganhando nosso carinho e fixando mensagens que combinam com nossa forma de pensar.

Agora, o que de melhor foi produzido pelas principais agências de publicidade do país estará à mostra na Panamericana Escola de Arte e Design, em exposição dos trabalhos premiados no Festival do 34° Anuário do Clube de Criação de São Paulo, até 28 de abril, na sede da Rua Groenlândia, 77, em São Paulo.

Entre os destaques da mostra, que reunirá mais de 250 trabalhos das principais agências publicitárias do Brasil, está a campanha “Até onde vai a sua criatividade?”, feita pela AlmapBBDO para a Panamericana Escola de Arte e Design, Ouro na categoria institucional.

Outro painel que merece especial atenção dos visitantes é o anúncio feito pela DM9DDB para a divulgação da exposição dos trabalhos do One Show Awards na Panamericana. Usando a arte das histórias em quadrinhos a campanha “One Show não erra” conquista pela irreverência das tirinhas.

Ao todo foram inscritos mais de quatro mil trabalhos, provenientes de várias partes do Brasil e divididos nas categorias TV e Cinema, Filmes para outras mídias, Mídia Exterior/ Ambiente, Imprensa (Revista e Jornal), Internet, Material Promocional, Marketing Direto, Campanha Integrada, Rádio e Design (Gráfico, Branding e Embalagens). Lew´LaraTBWA; F/Nazca Saatchi & Saatchi; AlmapBBDO; DM9DDB; Y&R, entre outras, estão entre as participantes.

Serviço

Exposição dos trabalhos selecionados no Festival do 34° Anuário do Clube de Criação de São Paulo
Local: Panamericana Escola de Arte e Design
Período: De 09/03 a 28/04
Horário: De 2ª a 6ª das 9h às 21h30, sáb. das 9h às 13h30 (fechado aos domingos e feriados)
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Groenlândia, 77 - Tel.: (11) 3887-4200

Bullet promove o livro “Se Sujar Faz Bem” em evento cultural para OMO


Para dar continuidade à campanha promocional “Leve Diversão com Omo”, criada pela Bullet para a marca de detergente em pó da Unilever, a agência vai promover e produzir uma tarde cultural para o público infantil com Mariana Caltabiano, autora do livro “Se Sujar Faz Bem”. Lá, além de autógrafos, a autora contará a história do livro e irá incentivar atividades e desafios às crianças, mostrando a importância de brincar. O evento será realizado no dia 21 de março, a partir das 15h00, na Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo. O livro está sendo distribuído através da promoção “Leve Diversão com OMO”.

A Promoção
Durante o mês de março, os consumidores que comprarem 3 kg de OMO Multiação Tanquinho (exceto nas regiões N e NE, onde a promoção é na compra de 2 kg), ganharão como brinde o livro “Se Sujar Faz Bem” da autora Mariana Caltabiano. Para realizar a troca, basta comparecer a uma das lojas participantes. Mais informações no site www.omo.com.br. A Bullet assina a parceria com Mariana Caltabiano e os materiais de divulgação dos pontos de venda.

Ficha técnica
Agência: Bullet
Atendimento: Thais Pitsch, Caroline Ciarleglio, Fernando Melo e Fernando Figueiredo
Planejamento: Daniel Marques e Denise de Cássia
Criação: Leandro Mendes, Daniela Tordino, Bruno Dias, Adriano Cerullo e Mentor Muniz Neto
Produção gráfica: Natalia Goto, Guilherme Gaggl e Neno Formiga
Produção de eventos: Isabel Marques e Juliana Queiroz
Aprovação: Thais Azevedo