4.9.09

Bienal Internacional de Design em Lisboa


A capital portuguesa foi escolhida para receber esse importante encontro europeu devido a influência dos grandes designers e arquitetos portugueses. Desde a primeira edição em 1999, a Experimenta Design coloca Lisboa, Portugal e os criadores nacionais, na linha de frente do design e da produção cultural contemporânea.

A Experimenta Design 2009 abre em 9 de Setembro, e vai até 8 de Novembro, e traz as novas tendências do segmento de design, arquitetura e práticas criativas contemporâneas.

O tema desse ano é a expressão “It’s About Time”, que propõe uma reflexão sobre o papel do tempo e o seu aperfeiçoamento no design e nas disciplinas projetuais.

Durante a programação, além da exposição, ocorrerão workshops, debates, ciclos e conferências que discutirão os processos criativos e a questão do "Menos é Mais", do aprendizado com relação ao uso consciente de energia e outros recursos, do desenvolvimento sustentável, e como tudo isso se reflete no design e na arquitetura.

Para mais informações e fotos sobre todos os eventos e acontecimentos que farão parte da Experimenta Design 2009 em Lisboa, acesse os sites www.visitlisboa.com e www.experimentadesign.pt

Artista plástico radicado em Nova York debate arte urbana no Instituto de Artes da Unesp

Artista plástico paulistano radicado em Nova York há 10 anos, Duda Penteado estará, dia 10 de setembro, às 15h, participando do debate Projeto “Beauty For Ashes”: A Arte e a Educação Globalizada, no Instituto de Artes (IA), no câmpus da Barra Funda, em São Paulo. Ele busca, com esses encontros, desencadear um projeto de arte urbana, com crianças e adolescentes de bairros periféricos da Capital.

Duda Penteado se mudou para os EUA há dez anos e agora retorna à sua cidade natal para uma série de encontros que resultarão em um trabalho de arte urbana. Ele já desenvolveu diversos projetos em vários países, geralmente baseados no tema da paz mundial. Ele já inaugurou em Nova York um mural de 50x30 metros, nomeado Nature is love on earth, sobre o aquecimento global, feito com crianças e adolescentes do Brooklyn. A ideia do artista é repetir a iniciativa em um parque do Brasil com o apoio da CITYArts, entidade organizadora dos projetos americanos que há mais de 40 anos envolve crianças e adolescentes na criação de arte pública.

No debate, Penteado falará da mostra “Beauty for Ashes” (Das Cinzas à Beleza), uma releitura do quadro “Guernica”, de Pablo Picasso. Após ver de perto a queda das torres gêmeas do terraço do seu ateliê, Duda lançou, um ano depois (2002), essa inédita mostra que traz a mencionada escultura com destroços do ataque terrorista. O projeto já passou pelas cidades de Nova Iorque (EUA) e Vitória, ES, e, em 2010, chegará a São Paulo e posteriormente à Espanha, Porto Rico, China e Índia. Para cada região foi feita uma nova releitura da obra, de acordo com a realidade local.

Duda está também escrevendo o livro “Deconstructing Beauty for Ashes“. O orientador desse trabalho, Carlos Hernández, também estará no debate no IA. A obra será publicada pelo Jersey City Museum em 2009. O livro trata, entre outros assuntos, sobre "Os caminhos da Arte e da Educação num Mundo Globalizado”. Neste mesmo livro, Hernández escreve sobre o futuro da educação, a globalização e o papel das artes como veículo de reflexão sobre os novos caminhos do mundo atual. Para ele, a arte e a educação influenciam a postura das pessoas nas suas ações individuais e coletivas frente a questões como a preservação do meio ambiente e a paz mundial.

Debate:
Duda Penteado – Projeto “Beauty For Ashes”
A Arte e a Educação Globalizada
Abertura – Pelópidas Cypriano, docente do IA
Palestrantes: Duda Penteado e Carlos Hernández
Dia 10 de setembro de 2009 (quinta-feira), das 15 às 17 h

Instituto de Artes
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271
01140-070 Barra Funda - São Paulo - SP

Ano da França no Brasil traz a Brasília obras de arte dos principais museus da França



Fotografias de altíssima qualidade reproduzem trabalhos dos maiores nomes da pintura e da escultura do ocidente e do oriente.


O enigma do sorriso da Monalisa, a decisão do passo da Vitória de Samotrácia, a pureza das cores de Matisse, ou o embrião da organização social no Código de Hamurabi. Oito mil anos de manifestações culturais ocidentais e orientais estão presentes em 131 reproduções fotográficas da exposição “Obras-Primas dos Museus da França”, inaugurada no dia 2 de setembro, em Brasília. Parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil, a exposição permite ao público conhecer as mais significativas obras do acervo dos museus franceses, reproduzidas em painéis fotográficos de altíssima qualidade.

O embaixador da França no Brasil, Antoine Pouilleute elogiou a iniciativa. “Por uma questão de conservação, essas obras não podem deixar os museus. Agora, milhares de alunos terão a oportunidade de descobrir essas obras, que expressam a curiosidade francesa sobre outras civilizações”, afirmou.

A viagem por técnicas e estilos variados que narram a história da arte universal encantou autoridades e convidados presentes na noite de abertura, como a professora de artes Tatiana Paola, 38 anos. “É uma exposição maravilhosa. As reproduções, muitas em tamanho real, nos permite apreciar as obras em detalhe. É uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais o trabalho de grandes artistas”, afirmou a professora. Surpresa semelhante compartilhava a administradora Alda Leal, 48 anos. “Está fantástico. Essa iniciativa favorece sobretudo aqueles que não podem ir a esses museus”, avaliou.

Presidente do SESC, Adelmir Santana lembrou o esforço de quase dois anos de negociação para trazer a exposição, que já rodou mais de 50 países e passará três anos circulando pelo Brasil. “Ela resulta de um intenso trabalho de pesquisa, cenografia e iluminação, que incluiu também técnicos brasileiros, para que outros brasileiros possam desfrutar da beleza dessas obras”, afirmou o presidente do SESC.

Para a curadora da exposição, Elisabeth de Balanda, as reproduções expostas têm a importância de mostrar a trajetória humana no campo das artes. “O homem está há mais de 35 mil anos fazendo arte sobre a Terra. E essa exposição nos dá uma amostra dessa aventura estética”.

Até 20 de setembro, o público poderá conferir ícones da cultura universal que retratam a arte do extremo oriente, antiguidades egípcias e greco-romanas além dos grandes nomes da arte ocidental como Paul Cézanne, Pieter Bruegel, Botticelli e Leonardo da Vinci.

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:

Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, SESC, SESC SP.

Barcos do Brasil



A exposição itinerante Barcos do Brasil e a Coleção Álvares Câmara – Século XXI chega a Fortaleza na próxima terça-feira, 8 de setembro, com abertura às 19 horas. A mostra poderá ser visitada até o dia 13, no Centro Cultural do Banco do Nordeste-Fortaleza. A entrada é franca.



A mostra é uma ação do projeto Barcos do Brasil, iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em parceria com diversas instituições, entidades públicas e privadas e sociedade civil, e atua na proteção e valorização do patrimônio naval em todo o Brasil. A ideia é homenagear milhares de brasileiros que tiram da pesca seu sustento e, ao mesmo tempo, valorizar seus modos de vida, tradições e conhecimentos.

No Brasil, já foram identificados mais de 200 tipos de embarcações tradicionais, destinadas aos mais variados ambientes, sejam eles lacustres, fluviais ou marítimos, e empregadas nos mais diversos fins. Trata-se de um patrimônio utilizado por populações costeiras e ribeirinhas, integrado a um imenso contexto de festas, tradições, conhecimentos e trabalhos.

A exposição Barcos do Brasil e a Coleção Alves Câmara – Século XXI apresenta modelos em escala reduzida, e painéis sobre o patrimônio naval brasileiro e o projeto Barcos do Brasil. O objetivo é sensibilizar os visitantes sobre a importância do reconhecimento de técnicas tradicionais, seus usos e contextos, e sua preservação.

Os modelos de embarcações apresentados na exposição itinerante são uma reprodução da coleção que o Almirante Alves Câmara, então Ministro da Marinha, encomendou em 1908. Sua preocupação era registrar os principais barcos tradicionais do Brasil, que já no início do século XX corriam o risco de desaparecer.



A coleção Alves Câmara original possui pouco mais de 40 tipos de barcos e está exposta no Museu Naval do Rio de Janeiro. Já a Coleção Alves Câmara Século XXI foi ampliada e conta com mais de 60 modelos de barcos brasileiros. Ela faz parte do acervo do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. As 15 maquetes exibidas na exposição itinerante foram feitas a partir desses novos modelos criados por três modelistas navais especializados na reprodução em escala de barcos tradicionais do mundo todo.



A mostra já passou por Brasília, Manaus, Salvador e João Pessoa e também poderá ser visitada em São Luís e Rio de Janeiro.

Abertura: terça-feira, 8 de setembro, às 19h
Período: 8 a 13 de setembro de 2009
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h - domingo, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza
(Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108)
Entrada franca

Mizuno apresenta novidades na São Paulo Running Show 2009



Marca líder e referência no mercado de corrida de alta performance, a Mizuno tem presença confirmada na 4ª edição da São Paulo Running Show – feira que aborda a saúde e a qualidade de vida por meio da prática esportiva. O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de setembro, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, e estima-se que mais de 25 mil pessoas visitarão a feira.

O estande da Mizuno, com 80 m2, leva o conceito da tecnologia Gender Engineering, que utiliza nos tênis elementos únicos desenvolvidos especificamente para as características biomecânicas de homens e mulheres. Dessa forma, no espaço da Mizuno haverá ambientes customizados para homens e mulheres: de um lado ficarão os produtos destinados ao público feminino e, do outro, ao masculino.

Além de apresentar as novidades em calçados, vestuário e acessórios da marca, no espaço também serão realizadas vendas dos produtos. Para orientar o consumidor na escolha certa de seu tênis, a marca preparou mais uma novidade para os visitantes da feira: a realização gratuita do Teste do Pedígrafo 2009. Essa análise gera os resultados biomecânicos da pessoa, como o tamanho e o tipo de pé e de pisada, o ângulo de pronação, a frequência das passadas por minuto, além de resultados fisiológicos (índice de massa corporal, gasto calórico e consumo máximo de oxigênio) e diversas outras informações que, após a realização do teste, serão entregues em CD à pessoa avaliada.

Os visitantes da Running Show que comprarem produtos Mizuno na feira serão ainda premiados com ações especiais durante o evento. Nas compras acima de R$ 400, a marca presenteará os clientes com um aparelho MP3. Já as 30 primeiras pessoas que comprarem um calçado com tecnologia Gender Engineering na quinta e na sexta-feira, poderão participar no sábado (26) de um treino comandado pela assessoria ZTrack. Após a prática esportiva, um café da manhã será servido no local e a entrada na feira nesse dia será gratuita.

Outra atração que a marca promoverá na feira é a realização de um concurso cultural. Para participar, basta visitar o estande da Mizuno e responder à questão “Por que devo correr as 10 milhas de Brasília?”. O autor da melhor resposta ganhará uma viagem para participar da prova. Além das passagens e da inscrição para a corrida, estão inclusos nesse pacote hospedagem de um dia e jantar.

Teste do Pedígrafo 2009
Evento: São Paulo Running Show
Quando: dias 24 e 25 de setembro, das 14 às 22 horas; dia 26/09, das 10 às 22 horas, e dia 27/09, das 10 às 20 horas
Onde: Estande da Mizuno (Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera)