23.11.11

Nova campanha da MasterCard retrata experiências vividas por ganhadores da Promoção Surpreenda



A MasterCard estreia nesta semana, os novos filmes da promoção Surpreenda Disney, criada pela agência WMcCann. Desta vez, a campanha mostrará os momentos vividos, em tempo real, por seis famílias ganhadoras de viagens à Disney, em setembro último.

Baseado no conceito “Não tem Preço”, os filmes têm o objetivo de mostrar a emoção dos ganhadores da promoção, durante toda a viagem. “O consumidor hoje não quer mais ser simplesmente impactado por uma propaganda e sim, fazer parte dela. Então, para conquistá-lo, temos que interagir com ele e levá-lo a enxergar nossa comunicação como entretenimento. Por isso, a ideia foi captar as reações de pessoas que tiveram a oportunidade de compartilhar com amigos e familiares experiências que não tem preço. E é nisso que a MasterCard aposta - na valorização e na preferência do que não tem preço”, explica Rogério Bonfiglioli, sênior de marketing da MasterCard Brasil e Cone Sul. “Os prêmios são mais do que simples viagens, cada detalhe é pensado e planejado para que nossos portadores tenham momentos únicos.”


Segundo Duda Hernandez, diretor de criação da WMcCann, o filme tem ainda a missão de prestar contas para o consumidor. “Muitas marcas fazem suas promoções, poucas mostram quem ganhou, o que ganhou e como foi esta experiência. Quisemos mostrar, com alguma poesia, o quanto esse prêmio foi importante para essas pessoas", explica.

A direção do filme ficou por conta da premiada diretora de cinema e TV Georgia Guerra-Peixe, da Bossa Nova Films, que utilizou diversas câmeras para produzir um conteúdo rico em memórias. Com isso, foi possível gravar sequências incluindo imagens sob a ótica das famílias.



A Promoção Surpreenda Disney
Neste final de ano, a promoção Supreenda Disney da MasterCard vai sortear mais seis portadores de cartões para uma viagem aos parques da Disney World, em Orlando, com direito a conhecer os Muppets.

Para participar, basta se cadastrar apenas uma vez no site do Programa Surpreenda MasterCard (www.naotempreco.com.br). A cada ponto obtido, o usuário tem direito a um cupom para concorrer ao sorteio.

Com um sorteio por mês, a promoção é valida até 22 de abril de 2012.



Sobre o Programa Surpreenda
O Surpreenda gera benefícios diretos aos usuários que pagam suas compras com os cartões da bandeira MasterCard. Para participar, basta cadastrar o cartão de débito ou crédito apenas uma vez no site www.naotempreco.com.br. Após o cadastro, cada transação, de qualquer valor, passa a valer um ponto. Os pontos podem ser trocados com os parceiros do programa: na compra de um produto com um parceiro, o consumidor leva outro igual. Entre os parceiros da promoção estão TAM Viagens, Teka, Black&Decker, LEGO, Tramontina, entre outros. A MasterCard também possui outra segmentação dentro da plataforma, o Surpreenda Experience, que oferece benefícios exclusivos para usuários de cartões MasterCard Platinum e Black.

Ficha Técnica :
Agência: WMcCann
Cliente: MasterCard
Produto: MasterCard Surpreenda
Nome da campanha: MasterCard Surpreenda Disney
Nome do filme: Disney 2011
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Duda Hernandez
Direção de arte: Mauro Villas-Boas, Adriano Ambrósio
Redação: Sandro Nascimento
Atendimento: Andréa Sanches, Paula Fernandes, Ana Pallotta, Marcella Bessa Albino Silva e Diego Garcia
Mídia: Paola Frajdrach, Horácio Rosário, Mariana Giudice
Aprovação pelo cliente: Rogerio Bonfiglioli, Camila Maranezzi, Luciana Leal e Gabriela Alves
RTV: Paula Moraes e Julia Seligmann
Produtora do filme: Bossa Nova Films
Produtor: Equipe Bossa Nova
Diretora: Georgia Guerra-Peixe
Diretor de Arte: Equipe Bossa Nova
Diretor de Fotografia: Marcelo Rocha
Edição: Rafael Mesquiara, Luciano Rossi, Thiago Toleto, Lucas Soares
Finalização: Bossa Nova Films
Pós-produção: Bossa Nova Films
Produtora de Som: Timbre
Trilha: Equipe Timbre
Locutor: Edinho Moreno

Diretor de Criação da OC Promo palestra no Adobe Camp Brasil 2012


O diretor de criação da OC Promo, Rafael Machado, será um dos palestrantes do Adobe Camp Brasil 2012. O publicitário foi convidado pelo CEO da Action Creations, organizadora do evento, para falar sobre as novidades das versões dos softwares de design que serão lançados em abril e sua utilização na criação promocional, além de uma abordagem sobre o Marketing Promocional.

O encontro acontece nos dias 27 e 28 de abril de 2012, no auditório do Ritz Lagoa da Anta Hotel, em Maceió - AL. Segundo dados da empresa organizadora, em 2010 o evento, que era chamado de Flash Camp, registrou 300 participações, em 2011 o número de presenças dobrou, e para 2012 a expectativa é atingir 1000 participações.

Para o próximo ano, já estão confirmadas presenças de grandes nomes da Adobe, além de profissionais do Google e de empresas brasileiras de destaque. “Ser um dos palestrantes do Adobe Camp é além de tudo concretizar um sonho que envolve mais de 10 anos ministrando os cursos para a ADOBE. São tantos nomes de peso que fico atordoado e, ao mesmo tempo, emocionado com tamanha responsabilidade ”, afirma Machado.

Dentre os assuntos que serão discutidos no evento, destacam-se as últimas novidades da Adobe, design e development para dispositivos móveis, plataformas e app stores disponíveis no mercado, 3D e Games, futuro da interatividade e interação humana apresentadas por líderes mundiais no assunto, entre outros. Haverá ainda um concurso inédito no Brasil de Vídeo Digital, Motion Graphics, Design, Fotografia, Ilustração e Criação de Aplicativo para dispositivos móveis.

Mais informações poderão ser obtidas no site do evento: www.adobecampbrasil.com.br

Consumidores experimentam cerveja misteriosa


A Cervejaria HEINEKEN está preparando sua primeira grande novidade desde que desembarcou no Brasil há pouco mais de um ano. Contudo, convida os consumidores a experimentarem às escuras um produto de seu portfólio, antes de chegar aos pontos de venda. Confiando em sua tradição cervejeira de 145 anos e processos rigorosos de produção e escolha da matéria-prima, está certa que vai conquistá-los pelo paladar. Hoje, dia 23 de novembro, geladeiras que estarão posicionadas em pontos estratégicos da cidade vão receber cidadãos maiores de 18 anos para uma degustação de garrafas de cerveja sem rótulo. Ao serem abertas, as geladeiras publicam posts no Facebook dos participantes dizendo que eles foram os primeiros a conhecer a novidade.



“Nosso objetivo é fazer o consumidor se apaixonar, mesmo às escuras, por algo que a Cervejaria HEINEKEN está cuidando com todo o carinho e know how que só ela tem. Livre de rótulos e preconceitos, queremos mostrar o que é uma cerveja de verdade”, explica Mariana Stanisci, Diretora de Marcas Mainstream da HEINEKEN Brasil.

Alelo aposta no bom humor em nova campanha publicitária



A partir desta semana, Alelo substitui CBSS (Companhia Brasileira de Soluções e Serviços) e torna-se a nova marca de administradora de cartões-benefício e pré-pagos do Brasil. A iniciativa marca o novo posicionamento da companhia, que busca expandir seus negócios para outros segmentos. Para divulgar a mudança, a empresa lança campanha publicitária assinada pela agência Young & Rubicam. A Alelo investiu cerca de R$ 6 milhões no desenvolvimento e lançamento da nova identidade corporativa.

“Sempre fomos conhecidos pelo nome do nosso principal produto, o cartão Visa Vale. Mas estamos em um novo momento, em que trabalharemos com múltiplas bandeiras e ofertaremos produtos pré-pagos para pessoas físicas”, comenta Fabio Frazão, gerente de Marketing e Internet da Alelo. “Nosso objetivo é tornar a empresa cada vez mais conhecida pelo mercado corporativo, e agora também pelo consumidor final.” Como parte dessa estratégia, a Alelo divulga a partir desta terça-feira, 22, filme para TV aberta e fechada, anúncios, spots de rádio, peças de internet e de mídia indoor.

A campanha utiliza o conceito de benefícios para representar as entregas e o papel da marca, bem como ressalta os atributos de robustez e porte da companhia. No filme de 30 segundos, um personagem criado especialmente para a Alelo explica e dimensiona os serviços oferecidos pela empresa de forma bem-humorada. O “personal expliquêitor” é convocado por um colaborador da companhia quando um amigo lhe pede mais informações sobre o local onde ele trabalha. O personagem sai então de dentro de um sofá para contar que a Alelo administra 5,4 milhões de cartões aceitos em mais de 220 mil restaurantes e supermercados de todo o Brasil. A assinatura diz: “Alelo. A gente trabalha em seu benefício”.

Já a peça de mídia impressa conversa com os clientes institucionais e usuários que interagem com os cartões-benefício, refeição e alimentação, todos os dias e informa que em breve a marca terá mais novidades. Além dos tradicionais produtos com a bandeira Visa Vale, a companhia se prepara para lançar, em 2012, os cartões-benefício Elo e ampliar seu leque de opções de pré-pagos – inaugurado no início deste ano com o cartão para viagens internacionais MoneyCard. Até o fim de 2011, a companhia lança o MoneyCard em euro, libra e real.

Com mais 34 milhões de transações mensais, Alelo já conquistou a confiança de mais de 70 mil empresas-clientes e 3,2 milhões de usuários. Operando com excelência e foco na melhoria contínua de seus processos, Alelo tem conquistado, ano a ano, índices de satisfação de clientes institucionais superiores a 90%.



Desenvolvida pela FutureBrand, a marca explora um conceito orgânico, seja na aplicação de cores, seja no formato de seu ícone. A palavra “alelo” remete às formas alternativas de um mesmo gene, ou seja, ao diferencial. Na sua origem grega, a palavra traz o significado de reciprocidade, de troca.


A criação da campanha de publicidade é de Fabio Victoria, Fabio Tedeschi e Leandro Camara, sob direção de criação de Rui Branquinho e Flávio Casarotti.

Ficha Técnica – Filme
Cliente: Alelo
Produto: Institucional
Título: “Personal expliquêitor”
Duração: 1x30”
VP de Criação: Rui Branquinho
Direção de Criação: Flávio Casarotti
Criação: Fabio Victoria / Fabio Tedeschi / Leandro Camara
Atendimento Agência: Alessandro Cardoni / Helena Rossi / Christiane Kristensen
Aprovação Cliente: Ronaldo Varela / Fabio Frazão
Mídia: Gustavo Gaion / Davi Monteiro / Izabela Vilela
Planejamento: David Laloum / Flavio Proença
RTVC: Nicole Godoy / Marcel Weckx
Produtora: Spray Filmes
Produção: Daniela Andrade
Direção: Camila Faus
Produção Executiva: Daniela Andrade
Atendimento Produtora: Lucia Leite
Dir. Fotografia: Ted Abel
Montagem: Rami D’Aguiar
Finalização: Sergio Marcelino
Produtora: Cream Studio
Produtor / Maestro: Waldo Denuzzo
Produção: Waldo Denuzzo / Vinicius Villani
Produção: novembro 2011



Ficha Técnica – Anúncios
Título: Alelo. Milhões de pessoas almoçam com a gente...
Peça: Revista
Cliente: Alelo
Produto: Institucional
VP de Criação: Rui Branquinho
Direção de Criação: Flávio Casarotti
Redator: Fabio Victoria / Fabio Tedeschi
Diretor de Arte: Leandro Câmara
Ilustração: Boreal Imagem
Art-Buyer: Monica Beretta / Stephanie Wang
Produção Gráfica: Elaine Carvalho / Rodrigo Cassino
Fotolito: Ação
Atendimento: Alessandro Cardoni / Helena Rossi / Christiane Kristensen
Mídia: Gustavo Gaion / Davi Monteiro / Izabela Vilela
Planejamento: David Laloum / Flavio Proença
Aprovação Cliente: Ronaldo Varela / Fabio Frazão
1ª Veiculação: 24/11/2011
Ficha Técnica – Filme

Nova campanha do CentralServer vincula a computação em nuvem à evolução humana


A nova campanha do provedor de hospedagem CentralServer traz o slogan "A evolução está no nosso DNA" e apresenta os serviços de computação em nuvem como uma nova etapa no processo evolutivo do homem. Os anúncios se baseiam na tradicional imagem da evolução - do primeiro hominídeo ao homo sapiens - e acrescenta um novo estágio referente ao cloud computing.

Segundo o diretor de tecnologia do CentralServer, Juliano Simões, o objetivo da campanha é destacar o papel determinante que a computação em nuvem vem ocupando na vida das pessoas. "Assim como a web se tornou sinônimo de internet com a popularização dos navegadores, a nuvem assumiu a mesma dimensão com o amadurecimento das tecnologias de virtualização e armazenamento de grandes volumes de dados", explica Simões.

Se antes os usuários preferiam manter suas informações no PC, hoje a maioria encara com naturalidade o fato de armazenar na nuvem os seus e-mails, fotos, músicas, arquivos e perfis pessoais. "As empresas também têm acompanhado essa tendência e migram cada vez mais seus sistemas para os grandes data centers da internet. Nessa hora, a computação em nuvem mostra seu valor, ao permitir a oferta de servidores virtuais com poder de processamento e custo escalonáveis conforme a demanda de cada projeto", ressalta Simões.

Se as telecomunicações ajudaram a encurtar distâncias e criar a aldeia global, a nuvem libertou as pessoas das limitações da tecnologia da informação tradicional, estabelecendo novos paradigmas de mobilidade, consumo e relacionamento pessoal. E esta é a evolução retratada na nova campanha do provedor.


Há dez anos atuando nos segmentos de hospedagem de sites e Data Center, o CentralServer está associado à inovação e tecnologia. Com ações pioneiras no país, foi um dos primeiros provedores a lançar serviços de Cloud Computing e de backup online, com o produto denominado HotBackup. Mais informações: www.centralserver.com.br

Grupo Rái promove a divulgação da campanha “Carnívoros”, da Subway


A campanha “Carnívoros”, da rede de restaurantes Subway, já está em veiculação e foi criada pela Rai Comunicação. A ação destaca o novo sanduíche Subway Churrasco, com um suculento steak, feito especialmente para clientes que não abrem mão de uma boa carne em seu menu. Neste sentido, o filme publicitário retrata os típicos amantes desta iguaria – leões, tigres e um gaúcho – diante de um restaurante da Subway visivelmente tentados a saborear esta nova delícia.

O plano de mídia é de abrangência nacional, com divulgação em Pay TV e TV Aberta. Além de TV, a divulgação inclui também a criação de peças para outdoors e comunicação de PDV padronizada nas lojas, com o visual da campanha.

A direção de criação é assinada por Camila Maschietto e Maurício Cavalcanti, da RAI Comunicação. A criação é de Diogo Patoilo, Luis Baselli e Rodrigo Machado, com RTVC de Luana Trentin e Fernanda Peixoto. O atendimento é de Ana Peixoto e Amanda Narcizo e a mídia de Renata Amarello e Cristiane Marti.

FICHA TÉCNICA:
Anunciante: Restaurante Subway
Produto: Sanduíche de Churrasco
Título: Carnívoros
Agência: Grupo RAI
Criação: Rodrigo Machado, Diogo Patoilo, Luis Baselli
Direção de Criação: Camila Maschietto e Maurício Cavalcanti
Atendimento: Ana Peixoto / Amanda Narcizo
RTVC: Luana Trentin / Fernanda Peixoto
Produtora: Black Maria
Direção: Rodrigo Moreira
Fotografia: Christian Lesage
Produtora de som: Rítmika Audio Arts
Diretor Musical: Henrique Tanji
Produtor Musical: Luiz Vital /Henrique Tanji
Locução: Helio Vaccari
Mídia: Cristiane Marti / Renata Amarello
Aprovação cliente: Leandro Florio

Zurich Seguros lança primeira campanha de marca criada pela 141 Soho Square



A Zurich Seguros, multinacional suíça e um dos três maiores grupos seguradores do mundo, lança este mês sua primeira campanha publicitária de abrangência nacional. A ação tem o objetivo de fortalecer a marca da seguradora no mercado nacional e destaca com bom humor sua preocupação em buscar entender as necessidades dos consumidores. A campanha foi desenvolvida pela agência 141 Soho Square, que pertence ao grupo WPP, e visa diretamente o consumidor final, principalmente o segmento de pessoas físicas. O conceito principal da campanha, voltada à mídia de massa e com duração de três semanas, será o bom humor, com peças irreverentes que destacam os diferenciais da companhia frente à concorrência.

“Identificamos por meio de pesquisas que o bom humor é uma característica apreciada pelo público brasileiro e que renderia um maior recall de marca e um relacionamento mais humano. Por isso, desenvolvemos a campanha tendo como fio condutor situações inusitadas, às quais qualquer pessoa está sujeita e para as quais ainda não existe a proteção de um seguro”, afirma Ivan Ferrando, Chief Marketing Officer da Zurich para a América Latina. Como resultado, a Zurich espera aumentar seu brand awareness no Brasil, consolidando sua imagem na mente do consumidor de forma a fazer parte de seu shopping list. Além disso, a marca Zurich é uma das 100 mais valiosas do mundo, segundo pesquisa da Interbrand. A seguradora quer potencializar este valor no Brasil, consolidando sua marca na região e contribuindo para seu desempenho no mercado.

Com o slogan “Ainda não inventamos seguro contra tudo, mas você pode contar com a Zurich Seguros sempre que precisar, para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro”, a campanha contará com dois filmes para Redes de TV aberta, dois spots para Rádio, três anúncios para revistas de grande circulação e ações para a mídia na Internet, além de “hotspot” no aplicativo da Veja para Ipad, entre outros. “As situações das peças variam, até para podermos nos adaptar as características de cada canal. Teremos, por exemplo, gafes no ambiente de trabalho e até uma noiva que diz não em pleno altar”, afirma Armando Castro, Chief Marketing Officer da Zurich Seguros no Brasil. Castro ressalta que o trabalho de construção de uma marca é contínuo e a seguradora está preparando várias ações que darão continuidade a este movimento.



Para o Chief Creative Officer da 141 SoHo Square, Celso Alfieri, criar um conceito local para a Zurich, que possibilitasse inúmeras execuções, foi o grande desafio da agência desde o início do projeto. “Ao olhar para o resultado do trabalho, acredito que a campanha tem todos os ingredientes para cair no gosto do consumidor. Ela é inteligente, engraçada e, principalmente, popular", detalha Alfieri.

Em um dos filmes, vários banhistas, após presenciarem uma sessão de respiração boca-a-boca realizada por uma bela salva-vidas, deitam na areia da praia, fingindo ter passado por um afogamento. Mais uma vez, um representante da Zurich Seguros aparece em quadro e explica: "Ainda não inventamos seguro contra ‘cara-de-pau’, mas você pode contar com a Zurich Seguros sempre que precisar, para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro". Os filmes têm produção da Cine e direção de Clovis Mello.

Os anúncios seguem a mesma linha, com situações como: encontrar uma colega de trabalho com a mesma roupa; encarar um banho na rua, após um carro espirrar água em você; se deparar com a sinceridade de um filho ou até ouvir uma frase como: "hoje não, estou com dor-de-cabeça”, da esposa.

“Embora esta campanha faça parte da estratégia global do Grupo Zurich na América Latina, é importante ressaltar que os planos e mensagens foram desenvolvidos localmente, de forma a capturar melhor a cultura brasileira. Queremos ser vistos como uma seguradora flexível, otimista e de mente aberta, características muito valorizadas pelos brasileiros”, afirma Castro.

As peças da campanha podem ser conferidas no Portal WWW.zurichseguros.com.br.(Landing Page)

FICHA TÉCNICA – FILMES
Título Original: Salva Vidas / Igreja
Produto: Institucional
Cliente: Zurich Seguros
Agência: 141 SoHo Square
Direção de criação: Celso Alfieri
Criação: Celso Alfieri / Rafael Goulart / Luis Musa / Ignacio Carelli
Atendimento Agência: Glória Domenech / Raquel Abdalla / Giamile Rossato
Planejamento: Sumara Osório / Fernanda Galvão / Joyce Mescolotte
Aprovação Cliente: Ivan Ferrando
RTVC: Antonia Fonseca
Produtora: Cine
Produção: Equipe Cine
Direção: Clovis Mello
Produção executiva: Raul Dória / Waldemar Tamagno
Atendimento produtora: Ana Oliveira / Maria Marta Caldeira
Dir. fotografia: Fernando Oliveira
Montagem: João Branco / Clovis Mello
Finalização: Digital 21
Produção de Som e Trilha: A9 Áudio
1ª veiculação: 20/11/2011

FICHA TÉCNICA – PRINTS
Cliente: Zurich Seguros
Produto: Institucional
Agência: 141 SoHo Square
Direção de criação: Celso Alfieri
Direção de arte: Celso Alfieri / Rafael Goulart
Redação: Luiz Musa / Ignácio Carelli
Planejamento: Sumara Osório / Fernanda Galvão / Joyce Mescolotte
Atendimento Agência: Glória Domenech/ Raquel Abdalla/ Giamile Rossato
Aprovação Cliente: Ivan Ferrando
Art Buyer: Daniele Sampaio
Produção gráfica: Marcello Venturineli
Arte-Final: Ricardo Costa
Fotografia: Maurício Nahas
Tratamento de imagem: Boreal

STEFAN FÄHLER em sua primeira exposição no Brasil hoje no mezanino do Gorila Café


STEFAN FÄHLER, artista gráfico greco-alemão, residente em Berlim, fundador do grupo de rock experimental Chateau Laut. Em sua primeira exposição no Brasil.

No Gorila Café apresentará a série “New York Cocks”, pôsters gigantes serigrafados em edição limitada.
Mezanino do Gorila Café



Rua Melo Alves, 74 - Jardins
Fone: (11) 2364 0436
Horário - de terça a domingo das 19h30 à 1h00

Novo modelo da New Balance é customizado por artistas plásticos


Cinco jovens artistas de diferentes vertentes, como grafiteiros, designer gráficos e artistas de moda, receberam o desafio de criar uma obra de arte contemporânea a partir de pares de tênis New Balance V50 brancos. Os artistas convidados foram os mineiros Thiago Mazza, Binho Barreto, Denis Leroy, Marcelo Dante e Juliano Augusto - que formam a dupla 45 Jujubas –, e Felipe Pedri e Antonio Torriani, designers da marca de moda gaucha VULGO. A proposta é expressar no espaço do tênis todo o sentimento artístico de cada um e, daí, criar um produto exclusivo com um conceito diferenciado.

A mostra dos tênis customizados será aberta no dia 24 de novembro, data do lançamento do New Balance V50 na loja Zak Lourdes, em Belo Horizonte. A exposição permanece até o dia 10/12 e, posteriormente, os pares serão leiloados on line e toda a renda será usada para levar esperança a crianças e adolescentes com câncer. A doação beneficiará a Casa de Apoio Aura, que assiste crianças e adolescentes em tratamento na capital. “Nosso objetivo é utilizar essa renda para fazer o bem a essas crianças. Participando do leilão, as pessoas terão a oportunidade de doar e ajudar a quem precisa”, afirma Bruno Nunes, proprietário da Zak.

Com conceito clássico, leve e simples, o New Balance V50 é inspirado nos retro-trainers, sucesso dos anos 70. Atualmente, o modelo unissex segue pela linha do old school e day-by-day, ideal para looks jovens e descolados e anda fazendo os pés da garotada.

Exposição illumiNAÇÕES em cartaz Panamericana


Nomes importantes da fotografia, das artes plásticas e do design, como Arnaldo Pappalardo, Cláudio Tozzi e Enrique Lipszyc, se uniram na curadoria da Exposição illumiNações, mostra inspirada na Bienal de Veneza e idealizada pela Panamericana Escola de Arte e Design, em cartaz até o dia 10 de dezembro nas duas unidades da Panamericana em São Paulo – Avenida Angélica, nº 1900 e Rua Groenlândia, nº77.
O evento apresenta trabalhos multidisciplinares de 60 alunos da instituição, executados em formatos diversos que promovem uma reflexão sobre o mundo atual e seus antagonismos: globalizado, alienado, desigual, belo, avançado, racional e emotivo, objetivando a expressão artística autoral e universal, a arte como meio de comunicação de todas as nações.

A proposta, inovadora, foi a de um evento completamente aberto, sem preconceitos, que levasse a experimentações irrestritas para abordar temas contemporâneos. A mostra é dividida em dois espaços. Na unidade da Angélica, os visitantes têm a oportunidade de apreciar os trabalhos selecionados na área de fotografia, enquanto na unidade da Groenlândia, podem ver obras de artes plásticas em diversos tamanhos e formatos.

Os trabalhos dos artistas podem ser vistos em painéis, telas, computadores e em instalações artísticas espalhadas pelo local. Ilustrações, pinturas, colagens, esculturas, performances, maquetes, vídeos, motion graphics, fotografias, entre outros, fazem parte dos meios escolhidos pelos artistas para expressarem sua compreensão sobre o tema. O evento é aberto ao público.
Bastidores

Foram necessários cerca de seis meses para desenvolver esta grande mostra. Para chegar aos trabalhos selecionados, foram mobilizados professores, representantes da diretoria e profissionais convidados, caso dos membros do Comitê de Notáveis da Panamericana Cláudio Tozzi, Enrique Lipszyc, Arnaldo Pappalardo, além da psicanalista Andréa Naccache, especialista em Ética, Inovação e Design.

O aspecto inovador da curadoria esteve na discussão e troca de informações entre profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, em todas as obras que serão apresentadas ao público. Dessa forma, a liberdade artística foi levada também para o âmbito da escolha dos trabalhos, evitando, mesmo que involuntariamente, qualquer cerceamento ou imposição de valores.

Em aproximadamente dez encontros de longa duração, Notáveis e membros da Escola transformaram suas visões sobre a arte ali colocada à prova e, mesmo que temporariamente, criaram uma experimentação de critérios, colocando seus olhares em discussão entre os pares para o surgimento de um novo conceito, que agora poderá ser visto em suas inúmeras facetas na Exposição illumiNAÇÕES.

Exposição illumiNAÇÕES
Grátis!
Fotografia
Data: até 10 de dezembro
Endereço: Avenida Angélica, 1900, Higienópolis
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.
Artes Plásticas
Data: até 10 de dezembro
Endereço: Rua Groenlândia, 77, Jardim Paulista
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.

Exposição no Museu da Casa Brasileira destaca os projetos que concorreram ao prêmio O Melhor da Arquitetura 2011

Até o dia 11 de dezembro, está aberta no Museu da Casa Brasileira - instituição da Secretaria da Cultura -, a exposição O Melhor da Arquitetura 2011. Promovido pela revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril, a premiação destaca o trabalho dos projetos arquitetônicos selecionados para disputar a quarta edição do prêmio.

A mostra interessa ao visitante que aprecia a arquitetura brasileira. O Melhor da Arquitetura tem como objetivo destacar a criatividade dos profissionais, os projetos inovadores, as soluções sustentáveis, os aspectos técnicos e estéticos, além de mostrar as tendências em arquitetura e urbanismo que promovem a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais.

A exposição, que tem curadoria da redação da revista, apresenta por meio de painéis com fotografias, desenhos e textos, os 68 finalistas da quarta edição do prêmio. Os projetos arquitetônicos que serão apresentados na mostra foram construídos no Brasil entre janeiro de 2008 a 31 de maio de 2011. Foram inscritos pelos autores para concorrer nas categorias: Intervenção Urbana; Retrofit; Edifícios Institucionais Administrativo, Educação, Cultura, Saúde, Lazer; Edifícios Industriais; Edifícios Comerciais ou de Escritórios (limitados a até 4 pavimentos ou 500 m²; e acima de 4 pavimentos ou 500 m²); Escritórios; Hotelaria; Restaurantes; Casas Noturnas; Cafés, Bares etc.; Lojas e Showrooms; Condomínios Residenciais (limitados a até 5 pavimentos ou 3.000 m²; e acima de 5 pavimentos ou 3.000 m²) e Residencial (Reforma de Casa; Reforma de Apartamento; Cidade; Praia e Campo).

De acordo com Lívia Pedreira, publisher do Núcleo Casa e Construção da Editora Abril, a mostra reafirma o compromisso da revista em ampliar o espaço de discussão sobre a arquitetura no Brasil.

Projetos Finalistas
Intervenção Urbana
A Gente Transforma
Rosenbaum
Lançada em 2010, a proposta visa transformar um bairro carente da zona sul de São Paulo por meio de mutirões. Uma das ações envolveu esta área de 1000 m2, na qual moradores realizaram a pintura de casas e ajudaram a construir praças e jardins do entorno, além de uma biblioteca comunitária.

Estação Cidade Nova
JBMC Arquitetura & Urbanismo
No centro do Rio de Janeiro, perto do Sambódromo, a estação de 6.121 m2 liga duas linhas da malha metroviária. Sustentada por apenas três arcos metálicos entrelaçados, uma grande passarela coberta de 207 m de extensão transpõe a avenida e integra o sistema de trens com o de ônibus urbanos.

Portais Morro do Socó
Vigliecca & Associados
Localizada em um grande declive, ao lado de um parque ecológico e próxima de áreas de preservação, a maior favela de Osasco, SP, passa por reurbanização parcial. São 542 novas habitações, distribuídas em 30 mil m2, com prédios de tipologias diferentes que incluem espaços de lazer, comércio e instalações esportivas.

Praça Doutor Octávio de Moura Andrade
Aflalo & Gasperini Arquitetos + Purarquitetura
A estância hidromineral de Águas de São Pedro, SP, ganhou uma nova praça central, alocada numa rotatória de 70 m de diâmetro. Com 3.846 m2, ela conta com um espelho-d’água ladeado por um deck, nova vegetação e piso de pedra assentado sobre areia, o que facilita a drenagem.

Retrofit
Ageo/Copape
Athié Wohnrath
Com 1 400 m2, este galpão, construído em 1929, funciona como terminal de carga e descarga de uma empresa no Porto de Santos, SP. O edifício teve toda sua fachada revitalizada. Seguindo o padrão dos imóveis do centro da cidade, as paredes brancas e lisas deram espaço a tijolos, em referência à arquitetura do final da década de 20.

Fábrica Santa Helena
Kruchin Arquitetura
A construção de 1918 em Jacareí, SP, abrigava uma fábrica de tapetes. Embora tombada, encontrava-se deteriorada e carente de novo uso. O projeto recuperou a fachada em ruínas e inseriu um elemento inovador: a cobertura, sustentada por tesouras de aço. Hoje, o imóvel de 5.700 m2 tornou-se um entreposto de alimentos.

Palácio da Abolição
Beatriz Carneiro
A sede do governo cearense, em Fortaleza, compreende o palácio principal, o prédio anexo, uma capela e um monumento ao presidente Castelo Branco. Na reforma, o espaço, de 7.104 m2, ganhou um auditório e duas novas portarias. A estrutura é do tipo tubular, de aço, com fechamentos de alvenaria e janelas basculantes de ferro.

Edifícios Institucionais – Administrativo
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Projeto Paulista de Arquitetura
Parte do Eixo Monumental de Brasília, esta construção de 48.250 m2 cria por meio de sua estrutura dois espaços públicos separados por um muro: o do plenário, na porção mais alta da praça de acesso, e o da área de convívio, na parte rebaixada. Os gabinetes compõem uma longa lâmina horizontal interligada por uma galeria.

Sede do Confea
PPMS Arquitetos Associados
Sem pilares internos, os dois andares deste edifício de 10.460 m2 em Brasília têm 22,50 m de vão. A solução estrutural consiste em tramos metálicos centrais de 15 m, apoiados em estrutura de concreto com balanços internos simétricos. Painéis de membrana têxtil perfurada fazem a proteção solar.

Sede do Sebrae Nacional
gruposp + Luciano Margotto
Integrado à paisagem de Brasília, o projeto responde às condicionantes urbanísticas da cidade. Com térreo aberto, o conjunto de 25 mil m2 não interrompe a vista da paisagem ao fundo – nem a do céu, presente através do grande espaço central. A curva do setor de serviços, na face norte, dá identidade à construção.

Edifícios Institucionais – Cultura
Biblioteca Mário de Andrade
Piratininga Arquitetos Associados
O restauro do edifício de 12 mil m2 no centro de São Paulo, feito desde a escala dos revestimentos até a do mobiliário, reconfigurou a biblioteca circulante, um novo acesso e as salas de pesquisa. Redimensionada, a rede de infraestrutura inclui sistemas de climatização e de controle de umidade.

Galeria Miguel Rio Branco
Arquitetos Associados
Esta galeria de 1 100 m2 no Instituto Inhotim, em Brumadinho, MG, divide-se entre uma área elevada, cuja estrutura em balanço dá a sensação de flutuar sobre o jardim e a praça de entrada, e dois pavimentos expositivos. Um deles, semienterrado, está rebaixado 4,50 m. O outro define-se pela caixa de aço corten.

Memorial Minas Gerais
Eduardo França, Carlos Maia, Débora Mendes, Humberto Hermeto, Igor Macedo
A antiga Secretaria de Estado da Fazenda da capital mineira transformou-se neste memorial dedicado à história local. O projeto recuperou a luminosidade natural do imóvel tombado. Pátio, auditório, salas expositivas e setores administrativos organizam-se em 4.200 m2.

Museu do Chocolate
Metro Arquitetos Associados
Na fábrica de chocolates em Caçapava, SP, uma porção de 2 mil m2 foi aberta à visitação pública. A construção pretende provocar uma experiência sensorial e tornar-se um marco na paisagem da via Dutra. Torres e passarelas de vidro e aço, além de elevadores panorâmicos, cumprem essa função.


Edifícios Institucionais – Educação
Escola Estadual Residencial Parque São Bento
bvy arquitetos
Construída com estrutura pré-moldada de concreto armado, esta escola pública em Campinas, SP, organiza-se em dois blocos – um para os ambientes de ensino e outro para as áreas administrativa e de convivência. O prédio, de 3.991 m2, tira proveito das vigas de concreto como elementos para sombrear as salas de aula.

Parque da Terceira Água
M3 Arquitetura, Silvio Todeschi, Vazio S/A, Alexandre Campos
Marcado por um invólucro de chapa metálica, o prédio de 4.300 m2 em Belo Horizonte faz parte de uma intervenção numa favela. Dedicado a cursos técnicos e programas de educação ambiental, o edifício conta com cozinha coletiva, creche e brinquedoteca.

Sede da Fiocruz
Ceplan + Fiocruz
O projeto de 8.260 m2 em Brasília conecta seus blocos por meio de caminhos, passarelas e calçadas orientados pela localização das árvores. Além das alas acadêmica e administrativa, há um auditório para 110 pessoas. A área sob a cobertura triangular abriga a cafeteria, a editora e a sala de exposições.

Edifícios Institucionais – Lazer
Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás
Designo Arquitetura
Um antigo depósito deu origem a este espaço de 2.800 m2, que reúne duas galerias de arte, um teatro, sala de dança, lugar para eventos da comunidade e área administrativa. Externamente, a fachada recebeu revestimento de telhas metálicas onduladas, enquanto o pé-direito de 8 m possibilitou a inserção de mezaninos metálicos.

Clube Ville Sainte Hélène
Casa de Arquitetura
Dentro de uma área de preservação ambiental no distrito de Sousas, em Campinas, SP, este loteamento inclui 917 m2 de espaços de convívio e lazer (unidos à portaria do condomínio pela cobertura metálica). Rampas, passarelas e um belvedere tiram partido da topografia para interligar quadras, playground e piscina.

Orquidário Professora Ruth Cardoso
Decio Tozzi
Arquitetura e Urbanismo
Com 633 m2, o orquidário localizado em um parque da capital paulista teve como referências as culturas africana, indígena e précolombiana – inspirações que levaram ao formato da oca. Claraboias em sua estrutura de aço, vidro e plástico permitem a entrada controlada de luz natural e ventilação permanente.

Edifícios Institucionais – Saúde
Centro Social e Médico Enkyo
Shieh Arquitetos Associados
Na nova sede deste centro médico nipo-brasileiro, com 6.033 m2, a implantação tira proveito da rua em declive, formando assim uma passarela para pedestres e um subsolo ajardinado e bem arejado. As fachadas com pastilhas cerâmicas e vidro são suavizadas pelo painel laminado de madeira.

Hospital Albert Einstein – Unidade Perdizes
Levisky Arquitetos Associados
Num lote de esquina de 2 500 m2 em um bairro nobre de São Paulo, esta unidade soma 20 mil m2 de área construída. Painéis e reentrâncias verticais nos setores de espera e de circulação interna reforçam a iluminação natural, enquanto os painéis de vidro insulado e serigrafado fazem o controle térmico.

Edifícios Industriais
Estúdios de Cinema
Mauro Munhoz Arquitetura
O complexo em Paulínia, interior paulista, soma 6.970 m2. Compreende quatro estúdios e um corredor central, que interliga marcenaria e áreas de acesso de veículos de carga aos setores de apoio (camarins, figurino etc.). Nos estúdios, as vigas metálicas formam passarelas sobre os espaços de produção e sustentam os equipamentos.

Nazca Cosméticos
Toledo Arquitetura
A fábrica de produtos de beleza segue um projeto prático e clean, com uso de porcelanato, aço inox, manta de piso com solda eletrônica e concreto lapidado. As instalações foram criadas para facilitar a produção, com shafts e um túnel subterrâneo que permite manutenção pelo lado de fora da planta de 18 mil m2 em São Bernardo do Campo, SP.

Edifícios Comerciais - Até 4 Pavimentos ou 500 m2
1 Escritório
Alan Chu & Cristiano Kato
Para transformarem-se em escritório, os 450 m2 deste imóvel, em São Paulo, sofreram intervenções específicas na fachada e no pavimento superior, onde se localizava a área íntima. Ali, foram mantidas a estrutura da cobertura, com lajes inclinadas, e a iluminação zenital. A remoção de paredes reforça a entrada de luz, o que trouxe amplitude.

Galeria Concreta
GCP Arquitetos
O concreto é o protagonista desta galeria de 168 m2 em São Paulo. A estrutura combina vigas e pilares metálicos modulares que, em forma de pórtico, sustentam os fechamentos laterais, a escada, o mezanino e a cobertura. Um pátio aberto facilita a circulação e aumenta a área de incidência de luz natural e ventilação no interior.

Galeria Zipper
Rosenbaum®
O projeto desta galeria de 401 m2, em São Paulo, definiu dois blocos principais. No fundo do terreno, a sala de exposição conta com aberturas com sheds, que intensificam a entrada de luz natural no espaço expositivo. No bloco da frente, estão recepção, café e acervo. A fachada chama a atenção pelo revestimento de chapa metálica.

Edifícios Comerciais - Acima de 4 pavimentos ou 500 m2
Eco Mercado Palhano
Studio Guilherme Torres
Alocado num declive de 35 m, este edifício de 11.337 m2 em Londrina, PR, possui o selo LEED para construções sustentáveis. Há um sistema para captar água da chuva e medidores individuais de consumo. Com soluções para integrar vários comércios relacionados à alimentação, a arquitetura remete aos tradicionais mercados municipais.

Jatobá Green Building
Aflalo & Gasperini Arquitetos
A implantação deste prédio paulistano, erguido de acordo com princípios da construção sustentável, libera espaço para uma praça no acesso principal. O empreendimento, de 14.255 m2, em São Paulo, contempla outros ambientes de uso comum, como auditório e café. Diferentes tipos de aberturas e materiais definem a estética da fachada.

SAP Labs
Eduardo de Almeida + SIAA
Planejado para abrigar o setor de desenvolvimento de softwares da empresa em São Leopoldo, RS, o edifício de 7.500 m2 divide-se em três pavimentos, com estruturas de concreto aparente associadas a materiais metálicos. Dois blocos paralelos criam áreas centrais abertas e vãos que possibilitam aproveitar luz e ventilação naturais.

Escritórios
Agência D3
Estúdio Guto Requena + I/O Design
Este projeto buscou criar um ambiente inovador para uma agência de design gráfico em São Paulo. Nas paredes, o fechamento emprega chapas perfuradas pintadas de cinza, com iluminação na parte de trás. Já o forro de gesso foi substituído parcialmente por madeira – mas boa parte do teto fica propositalmente à mostra no conjunto de 80 m2.

Kagen
Sergio Camargo
Arquitetos Associados
O espaço de 200 m2 adequou-se às atividades de suporte a novos negócios da agência. Incubadora, sala de reunião e auditório são delimitados por uma única parede sinuosa de tijolos aparentes. A remoção do forro de gesso, das antigas luminárias e dos dutos de ar condicionado revelou a estrutura de concreto, com laje maciça e pilares duplos.

Miroglio Textile
Rocco, Vidal + arquitetos
Integração, elegância e neutralidade orientam este projeto em São Paulo. A planta de 300 m² contempla duas alas principais, a de atendimento e o escritório. Divisórias de concreto aparente formam paredes soltas que setorizam os ambientes, sem confiná-los. O piso de cumaru e a laje aparente, com instalações sobrepostas, conferem ares de fábrica ao lugar.

Hotelaria
NauRoyal Hotel Boutique e Spa
GCP Arquitetos
Com linhas que privilegiam a visão da paisagem, o hotel em São Sebastião, litoral norte paulista, tem 950 m2. Os terraços das 15 suítes funcionam como brises, que protegem o interior do aquecimento da luz solar. Já o sistema de iluminação, com leds, evita a geração de carga térmica. A estrutura é de concreto, com paredes divisórias de drywall.

Casa Turquesa
Renato Tavolaro Arquitetura
Construído sobre ruínas de pedras do século 18, este sobrado colonial de 845 m2 em Paraty, RJ, consistia em dois armazéns no térreo e uma moradia no piso superior. O restauro e a conversão da construção em pousada ocorreu com base em técnicas locais, como o emboço, as paredes de pedra, os barroteamentos e as estruturas de madeira.

Restaurantes
Oiticica
Rizoma Arquitetura
O projeto em Brumadinho, MG, potencializa a ventilação e a entrada de luz natural por meio de brises, aberturas e espaços generosos para a circulação. Com 704 m2 e térreo, sem interferir na
paisagem natural do Instituto Inhotim, o restaurante convida a admirar as obras de um dos principais acervos de arte contemporânea do Brasil.

Koban
Design + Arquitetura
Este restaurante paulistano de 200 m2 ocupa um terreno de 4,50 m de largura e apoia-se no seguinte tripé: sustentabilidade (com reúso de água pluvial), funcionalidade (com ambientes integrados) e praticidade construtiva. Seu único elemento atípico, a forma curva na extremidade frontal, consumiu apenas uma semana de trabalho.

Viena
Fernando Brandão Arquitetura + Design
A adaptação do antigo restaurante no Aeroporto Internacional de Brasília dividiu os 2 mil m2 de área em três frentes para atender a diferentes demandas. Com poucas intervenções, adotou-se um conceito sustentável na iluminação, com lâmpadas frias e leds, persianas, tecidos, além da luz natural.

Cafés, Bares etc
Talchá
Studio MK27
A casa de chás em São Paulo pautou-se pela simplicidade para recriar o modelo asiático de servir a bebida. Um balcão central comanda toda a atividade nos 45 m2 do local, ao lado de prateleiras que expõem e valorizam os produtos graças ao pé-direito duplo. A madeira clara em profusão reveste móveis, paredes e painéis de fechamento.

Deliziosa
Mareines + Patalano Arquitetura
Com o objetivo de vencer o exíguo espaço de 30 m2, a solução para o projeto desta franquia de comida italiana, no Rio de Janeiro, recorreu ao fundo infinito combinado a revestimentos e acabamentos padronizados, sem abrir mão do conforto dos clientes. Além disso, 80% dos materiais escolhidos são reciclados.

The Gourmet Tea
Alan Chu & Cristiano Kato
Um antigo sobrado de 90 m2 transformou-se na primeira loja de chá de uma marca paulistana. As cores das latinhas dos 35 blends, a predominância da madeira e a iluminação indireta criam o ambiente minimalista dentro da casa. Um único móvel, de compensado naval com adesivagem colorida, reúne balcão, expositores, caixa, quitutes e área de preparo.

Casas Noturnas
naSala
Gustavo Penna Arquiteto e Associados
Em Belo Horizonte, o local de 925 m² prima pelo luxo e aconchego. Reentrâncias e formas curvas, cortinas de veludo, sofás capitonê e adornos recriam uma sala de estar. O vermelho predomina nos materiais e nas estruturas, da fachada aos ambientes internos. Uma grande cúpula sustentada por um pilar ilumina a pista.

Alley Club
AUM Arquitetos
Com 400 m², o antigo imóvel no tradicional bairro da Barra Funda, em São Paulo, foi dividido em três pavimentos para compor a casa noturna. Os blocos de concreto, a infraestrutura e a parte elétrica mantiveram-se aparentes, respeitando o estilo arquitetônico do espaço. Dos fundos, é possível ver os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Na Mata Café
Forte, Gimenez & Marcondes Ferraz
O acesso envidraçado desta casa noturna na zona oeste paulistana criou um espaço amplo e iluminado nos seus 700 m². A fachada de cimento, mais discreta e convidativa, e o bar longilíneo evidenciam a nova identidade visual do clube. Renovada, a área de shows dobrou o tamanho do palco e a pista ganhou camarotes laterais.

Lojas e Showrooms
Decameron
Studio MK27
O showroom de 250 m2 da marca paulistana de móveis realiza uma ocupação leve do solo, com elementos de fácil montagem. A solução combina contêineres – que, empilhados, criam os andares e formam tuneis para expor os produtos – com uma estrutura metálica padronizada. O vão amplo resulta da laje feita no próprio local.

Garoa
Una Arquitetos
Esta loja de 90,50 m2 vale-se de sua localização (uma esquina no bairro dos Jardins, em São Paulo) para criar um jogo estético com o recorte na fachada, de um lado, e o pátio, do outro. Resultado: dois planos transparentes expõem a parte interna. Organizada de forma longitudinal, ela abriga escada, copa, sanitário e provadores.

Welt
Laboratório de Arquitetura Brasileira
Espaços integrados pela estrutura metálica aparente e uma fachada versátil formam esta butique de roupas femininas em São Paulo, com 198 m2. Suas placas de policarbonato receberam um sistema de iluminação que, por meio de cores, muda a cara do estabelecimento de acordo com a hora do dia.

Condomínios Residenciais – Até 5 pavimentos ou 3 mil m2
Condomínio Baleia GD8
Studio Arthur Casas
O desalinhamento e a verticalização das casas permitem que, de qualquer ambiente, se contemple a paisagem da praia da Baleia, em São Sebastião, SP. As quatro unidades distribuem-se em 4 mil m². Com amplas esquadrias de vidro, que garantem a ventilação cruzada, o living também faz a função de terraço.

Condomínio em Ilhabela
Rocco, Vidal + arquitetos
O condomínio de 3.300 m2 tem como mote a preservação da geografia e da vegetação típicas da região de Ilhabela, no litoral norte paulista. Caso das grandes pedras que foram mantidas e participam da composição dos ambientes. As cinco construções posicionam-se de forma a aproveitar ao máximo a luz natural, em todas as épocas do ano.

Edifício Alvar Aalto
Laclau + Borelli Arquitetos Associados
A solução para este edifício de três pavimentos e 814 m² no Rio de Janeiro valoriza o volume compacto e materiais que remetem a uma casa vertical. Brises reguláveis garantem a boa entrada de luz natural em todos os apartamentos, que contam com a versatilidade de portas divisórias para integrar sala e varandas.

Condomínios Residenciais - acima de 5 pavimentos ou 3 mil m2
Edifício Simpatia
Gruposp
Com 3 mil m2, o prédio paulistano se vale do terreno acidentado para definir a ocupação em dois setores: o dos apartamentos e o das áreas comuns. Entre eles há uma laje livre, acessada por uma passarela, que permite ver através do edifício. A iluminação natural é abundante nas faces leste e oeste, por meio de grandes painéis de vidro.

Edifício Montevidéu
Vazio S/A
Com variações de posicionamento, jardineiras em balanço caracterizam este edifício de 2.700 m2 em Belo Horizonte. Implantada num terreno estreito, a construção, vista de frente, lembra um paralelepípedo. Sua concepção levou em conta o desvio padrão permitido por lei para aproveitar o espaço ao máximo nas unidades.

Verdi
Anastassiadis Arquitetos
A cortina formada pelos painéis laminados na fachada destaca-se neste condomínio paulistano. Entre os benefícios do material, estão economia na obra, menor tempo de execução, facilidade de manutenção e resistência. O projeto do prédio de 7.800 m2 privilegia, ainda, a vista da sala dos apartamentos para o entorno, bastante arborizado.

Residencial – Reforma de Apartamento
Apartamento Edifício Santa Amália
Apiacás Arquitetos
A demolição das paredes e o novo mobiliário integraram os cômodos deste apartamento de 185 m2 em São Paulo, projetado nos anos 40. Assim, a vista para o entorno tornou-se possível de qualquer cômodo. A varanda, que pertencia à sala, retomou seu tamanho original – mas integra-se ao interior por meio de portas do tipo camarão.

Apartamento Edifício Ana Lisa
Neto Porpino
A reforma prevista no banheiro estendeu-se a todo o apartamento de 73 m2, localizado em São Paulo. Isso resultou no melhor aproveitamento de área e da iluminação natural. A copa deu lugar a uma mesa e a um bufê que atende à cozinha e à sala de jantar. A antiga sala de jantar virou home theater e o gabinete, o home office.

Apartamento Louveira
AR Arquitetos
O projeto original de Vilanova Artigas para o apartamento paulistano de 144 m2 foi mantido, com a valorização da vista para uma charmosa praça paulistana. Mas a grande sacada desta reforma foi a instalação de uma estante de aço que percorre todo o imóvel e define melhor seus espaços. De um lado, funciona como armário da cozinha, de outro, como bar da sala de jantar.

Residencial – Reforma de Casa
Townhouse
Laboratório de Arquitetura Brasileira
Abrir a frente e os fundos deste sobrado de 150 m2 para obter mais luz e ventilação naturais foi a missão deste projeto em São Paulo, que enfrentou a limitação do terreno de 3,45 m de largura. Um dos trunfos são o caixilhos (com vidro e treliças de madeira) instalados em portas do tipo camarão.

Casa Lapa
Zemel + Chalabi Arquitetos
Térrea, esta casa de 165 m2 em São Paulo teve todas as paredes internas removidas. No centro da planta, um volume negro com estantes de concreto reúne áreas molhadas e armários, além de dividir a parte social da íntima. Ao lado desse elemento, os pórticos de concreto e vidro na fachada marcam a modernização do imóvel da década de 50.

Residência Emilio Pedutti
Reinach Mendonça
Arquitetos Associados
Construída nos anos 80, esta moradia de 1.200 m2 em São Paulo apresentava uma implantação correta, uma boa estrutura e distribuição bem resolvida. A reforma unificou seu estilo arquitetônico e melhorou a integração com o jardim. Novas aberturas voltadas para o norte proporcionam controle térmico.

Residencial – Campo
Residência em São Francisco Xavier
Nitsche Arquitetos Associados
A casa térrea de 392 m2 em São Francisco Xavier, SP, ocupa a borda de uma colina. Uma fachada grande, retilínea e envidraçada volta-se para o vale. Esse corpo principal contém quatro suítes, cozinha, sala de estar e varanda. Os demais ambientes orientam-se para o interior do terreno.

Casa Condomínio Morro do Chapéu
Ângela Roldão
O projeto pautou-se na admiração do cliente pela Casa Farnsworth, do alemão Ludwig Mies van der Rohe: simples, transparente e com ambientes integrados. A laje do piso, acima do nível do solo, isola a casa de 600 m2 da umidade típica da cidade de Nova Lima, MG, e se posiciona atrás dos pilares de aço que atravessam o espelho-d’água.

Residência Quinta da Baroneza
Gui Paoliello Arquiteto
A madeira dá o tom na estrutura, na vedação e nos acabamentos desta casa de 1.700 m2 em Bragança Paulista, SP. Ao lado de um centro hípico, o projeto remete ao estilo rural, com duas alas independentes protegidas por telhados tradicionais, ligadas por um trecho de cobertura plana. Leves desníveis adaptam a construção ao relevo do lote.

Residencial - Praia
Casa Paraty
Studio MK27
Encravada num terreno de 50 mil m2, esta casa de 840 m2 consiste em dois volumes: o inferior, dos blocos sociais e de serviço, e o superior, da ala íntima. Um vão de 27 m com janelas de vidro oferece a vista perfeita para o mar. Já as áreas viradas para a montanha têm pátios com iluminação zenital, e as coberturas servem de mirantes.

Casa Número 6
Eduardo Martins de Mello
A premissa deste projeto de 66 m2 em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, está na ocupação de uma área de preservação, sem degradá-la. Para isso, optou-se pela montagem de um pavilhão elevado de madeira, que permite contemplar toda a natureza do entorno sem impermeabilizar o solo ou interferir demais na mata nativa.

Casa Vilela
Marcel Mitsuzawa Arquitetura
Avarandada e com beirais largos, esta moradia de 220 m2 em Aracaju remonta ao estilo de fazenda. Lajes em balanço projetam-se por 2 m e controlam a entrada de luz na varanda e sobre os vãos da sala, fechado com vidro temperado. Numa das laterais, a construção apoia-se sobre pilotis e apresenta um balanço de 3,50 m.

Residencial – Cidade
Residência Belvedere
Anastasia Arquitetos
Grandes aberturas e a varanda em balanço determinam o estilo desta residência de 370 m2 em Belo Horizonte. Soluções como as portas de madeira na fachada, com fechamento de vidro opaco entre as lajes, e a cobertura de vidro sobre o jardim interno garantem integração e boa iluminação.

Casa Mirante do Horto
Flavio Castro
Com um teto-jardim, esta casa-mirante de 300 m2 em São Paulo apoia-se numa estrutura em balanço – com dois cubos de concreto sobre duas vigas metálicas – que sustenta a garagem e os pavimentos superiores. Versátil, o projeto define ambientes e circulação interna tirando partido da volumetria e da iluminação zenital.

Casa Moras
Carolina Rocco
Situada na zona oeste paulistana, esta moradia de 380 m2 equilibra traços retos e materiais brutos (como pedra e concreto aparente), com o paisagismo e as áreas verdes do entorno. O terreno em declive influenciou a distribuição: o piso inferior, um nível abaixo da rua, comporta a ala social e a piscina, enquanto o térreo contempla os quartos.

serviço:
exposição: O Melhor da Arquitetura 2011
evento de abertura: 9 de novembro, às 19h30 – Entrada Gratuita
visitação: 10 de novembro a 11 de dezembro, das 10h às 18h
local: Museu da Casa Brasileira
endereço: Avenida Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
telefone: 11 3032-3727
ingresso: R$ 4,00 - estudantes: R$ 2,00 – gratuito aos domingos e feriados
acesso a portadores de deficiência física.
visitas orientadas: 11 3032-2564 ou por email: agendamento@mcb.org.br
site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
estacionamento: de terça a sábado até 30 minutos: grátis, até 2 horas: R$ 10,00, demais horas: R$ 2,00; domingo: preço único: R$ 15,00

1º Seminário Ford de Sustentabilidade

A Ford anuncia a realização do 1º Seminário Ford de sustentabilidade, que acontecerá no MAM, Museu de Arte Moderna, em São Paulo. O evento vai ao encontro da estratégia global da montadora, que tem Sustentabilidade como um dos pilares de marca e trará diversos assuntos de interesse da sociedade como um todo, incluindo setor público e privado.

Como parte do evento, haverá ainda a cerimônia de entrega do 16º Prêmio Ford de Conservação Ambiental, considerado um dos reconhecimentos mais importantes da área no país.

O seminário trará palestras de John Vieira, diretor global de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Segurança da Ford, que abordará a estratégia global de eletrificação e sustentabilidade da montadora; Luiz Machado, coordenador nacional do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo da ILO (International Labor Organization), que falará sobre o trabalho que a organização realiza contra o trabalho escravo, Ricardo Muneratto, gerente de engenharia avançada da Ford, que explicará sobre o desenvolvimento de materiais alternativos na produção de veículos, e Luiz Henrique Lopes Vilas, da Ouro Verde Negócios Sustentáveis, abordando temas em torno da logística reversa e da política nacional de resíduos sólidos.

“Para esse ano reservamos um dia todo de troca de aprendizados e experiências. Teremos palestras importantes sobre temas relacionados à conservação ambiental e, ao final do dia, acontecerá a tradicional entrega do Prêmio Ford”, acrescenta a gerente de Relações Corporativas da Ford, Adriane Rocha.

A inscrição para participar do seminário é gratuita e pode ser feita por meio do email premioford@bm.com. No entanto, as vagas são limitadas.

Serviço:
1º Seminário Ford de Sustentabilidade e 16º Prêmio Ford de Conservação Ambiental
Quando: 5 de dezembro de 2011
Onde: MAM – Museu de Arte Moderna – Parque do Ibirapuera – Portão 3 – São Paulo (SP)
Horário: A Partir das 14hs