19.8.09

Alpino se consolida como Chocolate Premium



Uma das principais marcas da Nestlé, o bombom Alpino está passando por um reposicionamento no mercado para se consolidar na categoria de chocolates premium. O projeto, desenvolvido pela consultoria em branding FutureBrand, incluiu a análise do mercado, a construção da proposta de valor e a revitalização da identidade visual. Todas as embalagens da linha ganham novo layout, mais moderno e elegante, com menos elementos gráficos, resultando em maior sofisticação e aproximação com o universo de produtos para presente.


Com o reposicionamento, Alpino passa a se situar entre a linha de chocolates mainstream da Nestlé e a linha Gold. A equipe da FutureBrand criou uma nova proposta de valor para o bombom, relacionada com características da marca levantadas por meio de pesquisas.

Uma das conclusões dos estudos é que Alpino faz parte da vida de quem tem entre 30 e 40 anos e consome o chocolate desde criança. É, portanto, um bombom clássico. Outra característica essencial do produto é a pureza e simplicidade de seu chocolate, sem adições. Seu sabor é tão marcante que Alpino é identificado como um tipo de chocolate específico, ao lado dos chocolates ao leite, branco e dark. O fato de ser vendido como bombom também é um dos ícones da marca. Alpino é consumido um por um, e cada pessoa tem sua maneira própria de comer o bombom.

A partir desses atributos, uma nova identidade visual foi desenhada para combinar com o novo posicionamento, sólido e diferenciado. Como as pesquisas apontaram que havia uma relação de carinho do público com a marca antiga, a logomarca passou por uma evolução, sem mudanças radicais em seu desenho. A fita vermelha da embalagem antiga foi substituída por um filete, como se fosse a silhueta de uma fita de presente. O nome passa a ser grafado sobre um fundo dourado, em sintonia com o novo posicionamento. O fundo tem uma estampa listrada bem fina, em alusão à textura com ranhuras do bombom. Já o desenho dos Alpes foi diminuído, com o objetivo de diferenciar a marca Alpino de outras logomarcas representadas por morros.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há sete anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, Comgás, Garoto, Itaú, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, RBS, Ultra e Whirlpool. A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

GOL lança nova identidade visual em lojas e aeroportos


Quem passar pelas lojas da GOL nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, notará a diferença. Reformulados, os balcões da Companhia ganharam um visual mais jovem, atraente e arrojado. Com imagens descontraídas de cidades, pessoas alegres indo e vindo, aviões partindo, entre outros elementos gráficos – desenhados nas paredes em laranja e branco –, a nova identidade visa construir um ambiente amigável e envolvente, com uma identidade que expresse e renove o “espírito GOL”.

A mudança segue um conceito de aviação presente no perfil da GOL desde sua criação, há oito anos: estar cada vez mais próxima do cliente. “Para se identificar com produtos e serviços, o consumidor precisa ter certeza de que a marca que está falando com ele é real, transparente e verdadeira. Mais do que isso, ele precisa ter certeza que tem espaço para expressar sua identidade e construir uma forte afinidade”, explica Tarcisio Gargioni, vice-presidente de Marketing e Serviços da Companhia.

A agência 100% Design foi a responsável pela criação das peças, que têm o objetivo de captar as atenção de pessoas que procuram agilidade, tecnologia, boas tarifas e relacionamento com a marca. Gradualmente, a GOL adotará o visual em todos os aeroportos em que opera e em suas lojas no Brasil e América do Sul.

4º Prêmio Formato de Design



Mais uma vez, a Gráfica Formato promove o concurso de Design para estudantes de Minas Gerais, com o objetivo de revelar talentos através de criação de projetos gráficos e contemplá-los com prêmios em dinheiro e estágios em agências e propaganda.

As Inscrições estão abertas de 17 de agosto a 11 de novembro de 2009.

Nesta 4º edição o tema abordado será: OS MEIOS FAVORECEM SUA CRIAÇÃO, quando o participante poderá criar seus projetos valendo-se das diferentes mídias, canais e fontes disponíveis para pesquisa e produção, finalizando em uma peça gráfica para uso comercial ou não.
Podem participar alunos de qualquer curso superior, matriculados no segundo semestre de 2009.

Saiba mais sobre o concurso no clicando aqui.