8.7.10

Bienal Brasileira de Design 2010


De 14 de setembro a 31 de outubro, Curitiba vai respirar design. Neste período, a capital paranaense recebe a Bienal Brasileira de Design 2010, com o tema “Design, Inovação e Sustentabilidade”, sob curadoria geral de Adélia Borges.

O evento, de repercussão internacional, pretende refletir sobre como projetar, produzir e consumir bens, satisfazendo as demandas do mundo atual, sem comprometer o futuro do planeta. Desafio este que, desde os anos 80, se transformou em meta na agenda da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para tanto, a Bienal 2010 vai promover mostras, seminários, fóruns, workshops, ações educativas, interativas e culturais paralelas. A edição deste ano inova ao acontecer não em um único local e sim simultaneamente em vários lugares de Curitiba. A programação inclui tanto espaços expositivos institucionalizados – como museus e universidades –, quanto espaços públicos de alta movimentação de pessoas – como parques e o calçadão da Rua XV de Novembro, o mais antigo do país.

Assim, a iniciativa transborda o campo habitual das exposições e extravasa para a cidade.Os organizadores esperam receber 250 mil visitantes, não apenas designers e profissionais de áreas afins, mas a comunidade em geral. Crianças, idosos e portadores de necessidades especiais encontrarão a estrutura necessária para prestigiar o evento com segurança e autonomia, a partir da presença de monitores treinados e de conteúdo adaptado. Além disso, a expectativa é que 500 mil internautas naveguem pelas exposições virtuais e elejam o produto-destaque da Bienal 2010.

Stefan Sagmeister em Novembro no Brasil

Curso de Extensão em Marketing Cultural

Curso de extensão tem como foco o planejamento e a gestão da atuação empresarial em cultura. As inscrições estão abertas e as aulas iniciam em agosto.

Associar o principal patrimônio institucional de uma empresa – sua marca – a uma ação cultural exige adequação de objetivos, público-alvo e identidade. Mais do que isso, é necessário o comprometimento da empresa e de seus profissionais para identificar as principais áreas de atuação e os benefícios gerados tanto para a marca, quanto para a sociedade.

Para aprofundar essa discussão, a Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) oferece a partir de 25 de agosto o curso de extensão em Marketing Cultural. O curso tem como objetivo analisar, sob ponto de vista das empresas, as principais áreas de investimento em cultura tanto para quem já patrocina como para as organizações que desejam investir. As aulas são direcionadas a profissionais e gestores de patrocínios, consultores, fornecedores e estudantes de Administração, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, bem como interessados no tema.

Com carga horária de 72 horas – de 25 de agosto a 29 de novembro – o programa visa proporcionar visão estratégica, abrangente e metodológica sobre a atuação empresarial em cultura de forma a evidenciar os benefícios que esse investimento agrega às marcas, ao meio cultural e à sociedade. Ao longo das aulas serão abordadas, por exemplo, as diferenças entre o marketing cultural e o investimento social privado em cultura, as possibilidades de atuação das empresas no âmbito cultural, as premissas para o uso responsável das leis de incentivo à cultura e a definição dos papéis do Estado e das empresas no financiamento à cultura.

“O patrocínio é uma importante ferramenta de comunicação a ser usada pelas empresas, tanto por dar visibilidade a sua imagem e reputação, quanto por favorecer a sociedade. O grande desafio é transformar o investimento cultural em uma prática independente das leis de incentivo. O curso de extensão em Marketing Cultural da FAAP pretende enfocar os benefícios estratégicos do patrocínio cultural, muito além dos benefícios fiscais”, explica o professor Lárcio Benedetti, especialista em patrocínio cultural e coordenador do programa.

As aulas serão divididas em três módulos. O primeiro, “Cultura e Arte no Brasil”, faz introdução ao mundo das artes e traça o panorama geral da produção artística brasileira, contando com renomados especialistas para falar sobre teatro, dança, cinema, artes visuais, música, literatura e patrimônio.


O segundo módulo contempla temas sobre “Cultura e Desenvolvimento”, como economia da cultura, políticas públicas, leis de incentivo, jornalismo cultural, além da relação de cultura com educação e formação. “Atuação Empresarial em Cultura”, último módulo do programa, vai aprofundar conceitos e metodologias sobre planejamento e gestão do patrocínio cultural, incluindo a apresentação de casos práticos.

As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 22h00 no Centro de Excelência da FAAP, localizado à Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449 ou através do site da Pós-Graduação - www.faap.br/pos.

Sobre o coordenador
Lárcio Benedetti é especialista em patrocínio cultural, consultor e responsável nos últimos quatro anos pela atuação do Grupo Votorantim na área de cultura. Durante seis anos trabalhou na agência Significa, em planejamento e implantação de programas de patrocínio cultural para Petrobras, Natura, Nestlé, Sul América, Philips, entre outros. Trabalhou na área de Marketing da Colgate-Palmolive e foi consultor da Accenture. É integrante do Comitê Aberje de Gestão Cultural e professor de Marketing do curso de Produção Cultural da FAAP.

Corpo Docente
1 - Cultura e Arte no Brasil
Aimar Labaki - Teatro
Helena Katz - Dança
Heloísa Dallari - Artes Visuais
Irineu Franco Perpétuo – Música Instrumental e Erudita
Ricardo Lísias – Literatura
Silvio Oksman - Patrimônio
Sergio Rizzo – Cinema e Música Popular

2 - Cultura e Desenvolvimento
Ana Carla Fonseca Reis - Economia da Cultura
Ana Paula Sousa - Jornalismo Cultural
André Sturm - Políticas Públicas para a Cultura
Gilberto Dimenstein - Cultura, Educação e Formação
José Maurício Fittipaldi – Leis de Incentivo à Cultura

3 - Atuação Empresarial em Cultura
Carlos Harasawa - Formatação de Projetos para Apresentação a Empresas
Eliane Costa – Caso Prático de Programa de Patrocínio Cultural
Fernando Rossetti - Investimento Social Privado em Cultura
Lárcio Benedetti – Planejamento da Atuação Empresarial em Cultura
Rafael Gioielli – Gestão da Atuação Empresarial em Cultura e Campos de Atuação Profissional
Sharon Hess - Atitude de Marca

FAAP - Pós-Graduação: Curso de Extensão em Marketing Cultural
Data de início: 25/08/2010 (segunda-feira)
Horário: segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 22h00
Local: FAAP – Centro de Excelência
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília
Investimento: Matrícula + 4 parcelas de R$ 720,00
Informações: (11) 3662-7449 ou www.faap.br/pos

Começa a contagem regressiva para o Brasil 2014


Na noite desta quinta-feira, o Emblema Oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi lançado no Sandton Convention Centre de Johanesburgo na presença do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Presidente do Comitê Organizador do Brasil 2014 e Membro do Comitê Executivo da FIFA, Ricardo Teixeira, e do Presidente da FIFA, Joseph S. Blatter. O evento também contou com a participação dos campeões mundiais Cafu, Carlos Alberto Torres, Romário e do técnico Carlos Alberto Parreira.

Antes do lançamento propriamente dito, 500 convidados, entre eles representantes da mídia internacional, puderam conferir uma prévia do clima aguardado na primeira Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil desde 1950. Os grupos musicais Barbatuques e Bossa Cuca Nova e a cantora Vanessa da Mata, ganhadora do prêmio Grammy, se apresentaram durante uma hora na cerimônia comandada pelo casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.

A FIFA e o Comitê Organizador do Brasil 2014 convidaram 25 agências brasileiras a confeccionarem a logomarca do torneio. A tarefa de escolher a imagem vencedora coube a um comitê formado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo, além de Teixeira e do Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke.

O emblema escolhido foi "Inspiração", criado pela agência Africa. O desenho deriva de uma célebre fotografia de três mãos que juntas levantam o troféu mais famoso do planeta. Além da mensagem humanista das mãos entrelaçadas, a imagem em verde e amarelo representa a acolhida generosa que o mundo receberá no país anfitrião.

O próximo marco importante no caminho até o Mundial de 2014 será o sorteio preliminar, que será realizado no Brasil em julho do ano que vem.

Centro Europeu participa do N Design 2010



Entre os dias 11 e 18 de julho, Curitiba irá sediar a vigésima edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design (N Design), evento promovido por diretórios estudantis e que tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias entre os futuros profissionais da área. Dentre as diversas atividades programadas, realizadas na Universidade Positivo, o Centro Europeu irá oferecer oficinas especiais com os temas Design Gastronômico e Design de Interiores.




Contando com a participação de grandes nomes da gastronomia paranaense, entre eles os chefs Sandro Duarte, Manu Buffara e Enzo Ambrosetti, a oficina de Design Gastronômico irá ensinar técnicas de arquitetura de pratos durante toda a semana do N Design. No decorrer do evento, os participantes poderão saborear e apreciar o design de pratos como o canestrino de cordeiro ao molho de vinho do porto e o rosbife com batata virtual, gelo de azeite de oliva e aceto balsâmico. Já a oficina de Design de Interiores tratará da composição de cores em um ambiente e será comandada pelas designers Cristiana Miranda e Manuela Lamego.

Para conferir a programação completa do N Design acesse o site www.ndesign.org.br.

Universidade Positivo recebe o 20º NDesign

Já pensou em passar uma semana discutindo, debatendo e elaborando novas tendências do design? Essa é a proposta do 20º NDesign, Encontro Nacional de Estudantes de Design, que será realizado neste ano na Universidade Positivo, em Curitiba. De 11 a 18 de julho, mais de cinco mil participantes de todo o Brasil e da América Latina estarão na capital paranaense em busca de aperfeiçoamento pessoal, disseminação de conhecimento e integração à comunidade brasileira de Design.

Durante os sete dias, além da série de atividades diárias, os estudantes poderão participar de palestras com grandes nomes do mundo acadêmico e profissional das mais diversas áreas do Design. Os debates contarão sempre com a presença de três convidados e um mediador e acontecerão do Teatro Positivo - Grande Auditório. Entre os profissionais confirmados estão o renomado arquiteto, Manoel Coelho, o designer e Ph.D em Vehicle Design pela Royal College of Art, Kleber Puchaski, o escritor e Ph.D em Design, Dijon Moraes, o designer holandês Bas Raijmarkes, a designer brasileira Cyntia Santos Malaguti de Sousa, e o responsável pela identidade visual das bandas Pedro Luiz e a Parede e Monobloco, Billy Bacon.

Atividades
O evento também contará com uma programação especial de atividades que têm como objetivo estimular a troca de ideias e a geração de soluções para as questões relativas ao Design.

Para os interessados no mundo da arte, o NDesign 2010 traz diversas exposições, ente elas a Jogos-Arte, que vai difundir o conceito de jogos como uma forma de arte. Já a mostra que traz como tema a Moda estará exposta no hall da biblioteca da UP. A Sala de Eventos do Prédio da Pós-Graduação e Extensão vai abrigar mais cinco exposições com temáticas diferentes: Talentos, Interatividade, Imagem 3D e ABC Design. Haverá ainda a mostra Design de Perifa, que debaterá o contraste do design de elite com o design dos produtos produzidos por comunidades.

O evento contará ainda com uma mostra de vídeos. O concurso premiará os melhores trabalhos audiovisuais inscritos. Seguindo o ritmo da Copa do Mundo da FIFA, o evento está organizando uma nova edição da Copa Design. Cada estado participante poderá inscrever uma equipe para disputar o campeonato que irá premiar a melhor seleção de design do Brasil.

A 20ª edição do NDesign premiará ainda os melhores trabalhos acadêmicos. O seminário de Produção Acadêmica reunirá trabalhos de estudantes de todo o Brasil.

Projeto Verde
Antenado com as questões de sustentabilidade, o formato do evento possibilitará um maior controle do impacto ambiental. Para minimizar a produção de resíduos, serão utilizados materiais eletrônicos, como totens interativos e ambientes virtuais. Em vez de materiais descartáveis, durante o evento serão produzidos e utilizados materiais reutilizáveis.

Serviço
NDesign
Data: De 11 a 18 de julho
Local: Universidade Positivo
Inscrições: Inscrições no local durante todo o evento
Mais informações: www.ndesign.org.br

WMcCann promove na área de criação digital


A WMcCann acaba de anunciar a promoção de Fabio Matiazzi a Diretor Geral de Criação Online. Fabio irá trabalhar ao lado de Fernando Penteado, também Diretor Geral de Criação Online.

Matiazzi começou sua carreira em 1994 na área de finalização digital para Televisão, desenvolvendo projetos importantes para a televisão brasileira. Em seguida, trabalhou por 5 anos na agência EURO RSCG 4D, sendo responsável pela criação de diversos projetos para clientes como Intel, Nokia, Votorantim, Peugeot, Philips, Cartoon Network, Citroën, Embratel e Star One.

O Diretor de Arte tem 4 anos de WMcCann e participou do desenvolvimento de trabalhos para clientes como TIM, MasterCard, L´Oréal, Microsoft, Nestlé, Wyeth, Leroy Merlin, entre outros, sendo que alguns destes projetos se tornaram grandes cases de sucesso. Dentre estes cases estão: a campanha do “Viajante MasterCard” e a plataforma online de “Não tem preço” para MasterCard, além do portal Nestlé.

Fabio Matiazzi, teve seus trabalhos reconhecidos em diversos Festivais como Cannes Lions, LIA Awards, D&AD, One Show, Clio Awards, New York Festival, CCSP, entre outros.