10.11.09

4º Prêmio Tok&Stok de Design Universitário


Hoje (10) acontece no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, o 4º Prêmio Tok&Stok de Design Universitário. A iniciativa tem como intuito contribuir para a formação dos jovens designers brasileiros e aproximá-los do mercado de trabalho. Este ano o desafio dos participantes foi criar um móvel que estimule a atividade “Descansar”. A cerimônia será conduzida por Rafael Cortez, apresentador do programa CQC, e os convidados poderão degustar drinques Sagatiba.. Os projetos foram avaliados por um júri de especialistas em design e representantes da Tok&Stok.

Além do prêmio em dinheiro oferecido pela loja aos três primeiros colocados, a Sagatiba também homenageará os criadores dos melhores projetos com kits especiais. O evento que anunciará os vencedores acontecerá entre 19h e 23h.

Serviço
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Dia: 10 de novembro
Horário: 19h

Ana Couto Branding & Design participa da Rio + Design 2009

A Ana Couto Branding & Design, que atua no Brasil há 17 anos, participa do Rio + Design 2009, que acontece nos dias 16 e 17 de novembro, na Fecomercio – RJ – Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo. Os principais escritórios de design do Rio de Janeiro e seus potenciais clientes encontram-se no evento, reconhecido como uma rodada de negócios de Design.

No dia 16 de novembro, às 14h, o Diretor Executivo da Ana Couto Branding & Design, Luiz Felippe A. Netto, realizará um workshop sobre os critérios de sucesso para a construção de uma marca forte. Segundo o Diretor, um trabalho de Branding deve ter alguns critérios para que a marca realmente se transforme em um dos principais ativos das empresas. “É importante criar uma marca consistente com atributos relevantes para o mercado e para a sociedade. Para isso, a marca deve gerar diferenciação, criar propriedade, ter relevância e manter sua consistência ao longo do tempo”, explica Luiz Felippe.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, por intermédio do seu Programa Compra Rio, o Sebrae/RJ, a Fecomércio, a Firjan, a ACRJ e a ASSERJ.

“Esta rodada de negócios será um ótimo momento para a troca de experiências entre os diversos profissionais, além de promover o movimento de design no Rio de Janeiro”, analisa Luiz Felippe.

Os interessados podem se credenciar gratuitamente até o dia 11 de novembro, pelo site: http://www.ime2.com.br/rodadadesign

Serviço:
Workshop Luiz Felippe Netto - Ana Couto Branding & Design
Tema: Critérios de sucesso para a construção de uma marca
Data: 16 de novembro de 2009
Horário: 14h

Pierre et Gilles mostram suas obras no Rio de Janeiro

Pela primeira vez no Brasil, a dupla inaugurou, no dia 9 de novembro, sua exposição “A apoteose do sublime”. Pierre Commoy, fotógrafo, e Gilles Blanchard, pintor, são conhecidos no mundo inteiro como “Pierre et Gilles”. Nomes consagrados da arte contemporânea e ícones da cultura gay, o casal leva pela primeira vez ao Brasil suas fotos com poses ousadas e retoques altamente estilizados, na exposição “A apoteose do sublime”, evento oficial do Ano da França no Brasil.

A mostra, que conta com 25 quadros fotográficos de tiragem única e em grandes dimensões, foi inaugurada no dia 9 de novembro e permanecerá até o dia 17 de janeiro, no espaço Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com entrada franca. A cidade não foi escolhida por acaso. “O trabalho deles tem tudo a ver com o Rio. Esbanja sensualidade e tem uma representação multiétnica. A forma com a qual eles transformam seus modelos, criando todo um universo além da fotografia, lembra um pouco o carnaval”, avalia Marcus de Lontra, curador da exposição.

Outra semelhança com o Rio: as obras da dupla contêm muitas referências aos santos. Uma delas, que tem como modelo o brasileiro Jaime de Oliveira, representa São Sebastião, padroeiro da cidade. Os artistas também destacam a dimensão internacional do seu trabalho: “No Japão, alguns se identificaram com a mistura de violência e suaves das nossas telas. Na Rússia, com a referência aos ícones de santos ortodoxos. Aqui, podemos notar, além das imagens religiosas, a sensualidade, a leveza, mas também esse lado triste da saudade, que fazem parte do nosso universo”, observa Gilles Blanchard.

Depois de passear pelos principais pontos turísticos dois dias antes da inauguração, a dupla pretende agora buscar aqui no Brasil inspiração para futuras obras. “Estamos muito interessados na figura de Iemanjá e nos sincretismos afro-brasileiros”, diz Pierre Commoy.

O público ficou admirado com o trabalho diferenciado da dupla. “O estilo deles é único, como essas cores exuberantes e esse jeito kitch. Eles são realmente atípicos no mundo das artes plásticas de hoje”, diz Sylvia Oiticica, professora do Liceu francês do Rio de Janeiro. “A pintura dá um toque irreal às fotos. Parece mágico”, comenta Luciana Cepelowicz, que foi ver a exposição com as amigas.

Gustavo Barrese, coordenador de recursos humanos, ficou feliz ao finalmente conseguir ver essas obras no seu formato original: “Eu já tinha visto o trabalho deles num catálogo. Mas hoje, é bem diferente contemplar isso ao vivo. Consigo perceber muito melhor o tratamento das imagens”.

É justamente para dar a oportunidade aos cariocas de ver de perto a obra desses grandes nomes da arte plástica atual que Maria Arlete Gonçalves, diretora de cultura do Oi Futuro, resolveu trazer essa exposição na cidade maravilhosa. “O nosso espaço sempre teve compromisso em mostrar o que é novo e ousado. Acho que o Brasil precisa ver o trabalho deles. Pierre et Gilles tem um olhar contemporâneo sobre as diferenças na sociedade e sobre a religiosidade. E o estilo deles, de fotografia com interferências de pintura, tem a ver com a nossa vontade de valorizar a arte através de novas técnicas e tecnologias”, diz ela.

Ela recebeu o apoio de Dimitry Ovtchinnikoff, adido de Cooperação e Ação Cultural do Consulado da França no Rio de Janeiro, que a apresentou a Jérôme de Noirmont, galerista dos artistas: “Essa exposição mostra mais um aspecto da diversidade artística da França. Pierre et Gilles também usam muitas imagens populares, que se encontram em muitas formas de artes aqui no Brasil”, comenta ele.

Modernistas revisitam a Capela

Pela primeira vez em 40 anos, desde que foi formada a coleção de obras de arte dos palácios do governo paulista, que uma exposição completa do Acervo sai dos espaços palacianos para outro local e o escolhido foi o bairro de São Miguel. Na secular capela acontece de 08 de novembro a 10 de janeiro de 2010, a mostra " MODERNISTAS REVISITAM A CAPELA.”

A capela de São Miguel, que está sendo reaberta após um período de obras de restauração, foi construída no ano de 1622, segundo inscrições da verga da porta principal. Também é considerado o templo católico mais antigo da capital paulistana e integra um conjunto de monumentos coloniais e um dos primeiros edifícios a ser tombado em pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan), em 1938. Sua história se confunde com a da cidade de São Paulo.


No núcleo 1 da Mostra -Viagem pelas raízes do Brasil apresenta obras pertencentes à coleção dos palácios e fotografias do acervo particular de um artista convidado, associadas à idéia de resgate das origens do Brasil, da arte erudita e popular. Parte conceitualmente das viagens do intelectual modernista Mario de Andrade, que recolhe elementos da cultura brasileira á semelhança do olhar de cada artista que representa as regiões visitadas por Mário.

Núcleo 2
- Devoção revela a religiosidade popular por meio de obras de artistas como Tarsila do Amaral,que mostra em sua obra São Paulo Antigo , uma procissão; destaques, também como a Santa Cecília, de Djanira Motta e Silva.

Núcleo 3
- A Capela e a Cidade procura esatbelecer relações com as obras e o contexto da cidade de São Paulo que cresce e acolhe os milhões de migrantes vindos principalmente das regiões norte e nordeste. apresenta obras associadas à origem da cidade e
seu desenvolvimento. É o caso de obras como Bandeirante, de Portinarti.

Agendamento: 2032-3921
Ingresso:R$ 2,00
Entrada gratuita: Aos sábados e domingos -
estudantes da rede publica
Entidades assistenciasis
Crianças até 7 anos
Idosos com mais de 60 anos
Meia entrada: estudantes com carteirinha

Rafael Murió na Exposição de Primavera


A tela do pintor Rafael Murió será o destaque da “Exposição de Primavera 09”, a partir do próximo dia 16, no Edifício Villa Lobos Cultural, na capital paulista. Promovida pela Cia Arte Cultura, a mostra reunirá 20 artistas plásticos e as mais diversas técnicas e estilos em pinturas, assemblages, mosaicos, esculturas e fotografias.

Com 46 anos de carreira, Rafael Murió vem se destacando por ser um dos pintores com maior presença em eventos internacionais. Só neste ano, suas obras estiveram em importantes mostras e galerias, como a Puroarte, na Espanha, a Artexpo New York e a World Fine Art Gallery, nos Estados Unidos, a Art Meeting in London II”, na Inglaterra, a Unidos na Arte Brasil/Portugal II, em Portugal, a Poésie Visualle dans Paris, na França, a Marb Art, na Espanha e a Contemporary Diversity, na Ward-Nasse Gallery, em Nova York, nos Estados Unidos. Em dezembro, ele irá representar o Estado de São Paulo no “XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira”, em Santiago do Chile.

Seus quadros estão presentes em acervos de grandes colecionadores, principalmente europeus, americanos e australianos. No País, podem ser encontrados nos principais leilões do mercado de arte, além de galerias e museus. Detém inúmeros certificados, prêmios e menções honrosas, além de registros em diversos guias de arte. É filiado à Associação Internacional de Artes Plásticas (AIAP UNESCO), à Associação Internacional de Arte (IAA UNESCO), à Academia Latino-Americana de Arte (ALA), Academia Brasileira de Arte Cultura e História (ABACH), à Associação Paulista de Belas Artes (APBA) e ao Sindicato dos Artistas Plásticos no Estado de São Paulo (SINAPESP).

Serviço
“Exposição de Primavera 09”
Vernissage: 17 de novembro, às 20 horas
Visitação: de 16 de novembro a 4 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas
Local: Edifício Villa Lobos Cultural
Av. das Nações Unidas, 4.777 – Alto de Pinheiros
Informações: (11) 3034-5516 / www.ciaartecultura.com.br
Entrada gratuita
Estacionamento do Shopping Villa Lobos

ABTG lança cartilha de provas digitais

A ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) lança nesta quarta-feira (11/11), a partir das 18h30, nova versão da cartilha de provas digitais físicas. A nova cartilha, criada pela Comissão de Estudos de Gerenciamento de Cores do ONS-27, tem como objetivo padronizar a comunicação das cores e estabelecer um elo em todo processo gráfico.

O evento acontece no auditório da ABTG – rua Bresser, 2315, Mooca, em São Paulo. A participação é gratuita. Porém, para participar, basta se inscrever pelo e-mail ons27@abtg.org.br. Mais informações pelo telefone (11) 2797-6700.

Sobre ABTG
A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica é o principal canal de transmissão de conhecimentos técnicos da comunicação gráfica em todo o País. Fundada em 1959, com o objetivo de pesquisar, discutir e divulgar assuntos técnicos em nível nacional, a entidade logo se tornou uma referência para o setor gráfico brasileiro. Em 1962, foi declarada instituição de utilidade pública pelo Governo do Estado de São Paulo.

Tit Ideias faz arte em artigos de papelaria


A Tit Ideias está há dois anos no mercado de artigos de papelaria, oferecendo produtos customizados para anotar, para organizar e para não esquecer. São diversas opções para deixar a casa, o escritório e o material escolar das crianças cheios de estilo.

Teresa Machado e Teresa Reis são as idealizadoras da marca com a proposta de realizar ideias. Para a confecção de produtos exclusivos são utilizados materiais que variam entre papelão e papéis importados, fitas, metais, entre outros.

Entre os produtos que são criados pelo atelier estão: mini arquivos, blocos, agendas, mouse pads, conjuntos organizadores de bolsas, organizadores de mesa infantil e de cadernos, sanfonas para contas a pagar e para cartões de visita, risque e rabisque infantil, tudo produzido com muita criatividade. A Tit Ideias ainda oferece brindes para empresas, presentes e lembranças personalizadas para festas e eventos.

O objetivo deste “atelier de ideias” é unir os conceitos de praticidade e organização com cores e beleza, tornando os simples afazeres do dia-a-dia mais agradáveis. “Estamos preocupadas com a qualidade dos nossos produtos e do seu acabamento, além de oferecer também um bom atendimento”, afirma Teresa Reis.

O atelier está situado na Calçada Sírius, 24 – Sala 4, Alphaville, em Santana de Parnaíba, SP. Mais informações pelo telefone (11) 4153-9782 ou pelo endereço de e-mail atendimento@titideias.com.br ou site www.titideias.com.br.