13.11.10

Exposição Casapina



A partir de 18 de novembro de 2010, os 153 metros quadrados da Galeria Mário Schenberg da Funarte São Paulo serão transformados em uma casa ao receberem a exposição Casapina, da artista plástica Patricia Osses, um dos quinze projetos contemplados com o “Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 - Ocupação dos Espaços Funarte”.

Casapina consiste em uma série de trabalhos em artes visuais realizados por Patricia durante residência artística em Santiago do Chile, seu país de origem. Os espaços internos de uma casa foram o ponto de partida para a produção e realização destas obras em duas fases, em 2007 e 2009.

“Eu queria descobrir como seria a minha casa se tivesse vivido no meu país natal, e ali estava Casapina, onde morou a minha avó paterna, Agripina. Há mais de 40 anos a casa, além de moradia, abriga uma loja de artefatos de pesca, que dá nome ao lugar e ao projeto”, conta a artista.

Casapina será instalada na galeria Mário Schenberg. Para tanto, o local será dotado de diversos interiores por meio de divisórias, abrigando assim os cômodos reconstruídos pelas obras. A artista contemplou a divisão dos espaços segundo os preceitos da planta de uma casa.

A cada cômodo da casa-galeria corresponderá uma obra – em vídeo ou fotografia - realizada na casa original: do Vestíbulo (Mampara), passando pelo Corredor (Pasillo), Sala de Jantar (Comedor), Dormitório, Banheiro (Baño), Quarto de Castigo (Cuarto de Castigo) à Copa (Cocina Americana) e à Clarabóia (Tragaluz). Estão ali também a Fachada, o Telhado Azul (Techo Azul), as Portas (Puertas), a Passagem Secreta (Pasaje Secreto) e o Pátio de Luz.

O processo - No desejo de compreender a casa, a artista decidiu reconstruí-la progressivamente por meio do seu trabalho. “Ela revelou-se passível de ser pensada cômodo a cômodo, lentamente, como uma maneira de desenovelar o labirinto que era”, explica Patricia. “Ocupei cada ambiente desenvolvendo projetos visuais específicos, considerando aspectos formais, funcionais e de contexto, narrando experiências sobre as diferentes formas de ali estar”.

Buscou, então, reconstruir ou interpretar esses espaços, tanto na forma como no significado, através da fotografia, da instalação, da performance e do vídeo. “Nestas obras, o espaço da casa é tema e suporte, conteúdo e continente. Um corredor, um banheiro, uma sala, a forma como são utilizados, como a luz se comporta, a espessura das paredes, a idade da casa, se está ocupada ou vazia e há quanto tempo, quem são ou foram seus moradores – enfim, como se habita esse lugar”, continua. Uma casa que, uma vez transformada em imagem, torna-se matéria “leve e transportável, um espaço acessível desde qualquer lugar”.

CASAPINA na Roda - No dia 27 de novembro, a exposição será tema de uma conversa entre artistas contemporâneos. Para tanto, Patrícia convidou Debora Bolsoni, Fernanda Chieco, Rafael Carneiro, Thiago Honório e Wallace Masuko para o evento “CASAPINA na Roda”, no saguão do espaço expositivo, às 17h00. A entrada é gratuita.

ANEXO Fotografia - Patio de Luz, "Casapina", Patricia Osses; Clarabóia, "Casapina", Patricia Osses
PARA SABER MAIS sobre Casapina, ACESSE: www.patriciosses.com
ou ASSISTA a UM dos VIDEOS que integram a exposição - TANGO DEL PASILLO
 

SOBRE PATRÍCIA OSSES, ARTISTA PLÁSTICA
Nasce em Santiago do Chile em 1971. Vive e trabalha em São Paulo desde 1973. Artista plástica formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo(ECA-USP), recentemente concluiu mestrado em Poéticas Visuais sob orientação de Carlos Fajardo. Tem formação também em arquitetura e música (violoncelo). Seu trabalho trata de reflexões sobre o espaço e sua relação com o indivíduo, através de diversos meios como instalação, performance, fotografia e som.

Principais prêmios e residências: Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 - Ocupação dos Espaços Funarte, São Paulo (2010); Artist Links – residência artística, British Council/ Arts Council, Inglaterra (2008); 11º Salão de Artes de Itajaí - prêmio aquisição, Fundação Cultural de Itajaí, Itajaí/ SC (2008); 7º Salão do Mar – prêmio aquisição, Casa Porto de Artes Plásticas, Vitória/ES (2006).

Principais exposições individuais: Galeria Leme, John’s House, São Paulo (2009); Beaconsfield, John’s House - a work in progress, Londres / Inglaterra (2008); Paço das Artes, Temporada de Projetos, São Paulo (2006); Centro Cultural São Paulo, Programa de Exposições 2004, São Paulo (2004).

Principais exposições coletivas: Liceu de Artes e Ofícios, PARALELA 2010, São Paulo (2010); MAC Curitiba, 63º Salão Paranaense, Curitiba/PR (2009); Casa da Cultura, Narrativas, Ribeirão Preto/SP (2007); SESC Paulista, Trilhas Metragens, São Paulo (2006); Galeria Vermelho,Verbo, São Paulo (2006); SESC Vila Mariana, Do corpo à casa, Da casa à rua, São Paulo (2006); Centro Universitário Maria Antonia, Visualidade Nascente 14, São Paulo (2005).
Site: www.patriciaosses.com







SOBRE O PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2010Artistas, coletivos ou empresas de natureza cultural de todo o país inscreveram seus projetos para a realização de exposições gratuitas nos Espaços Funarte de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Quinze projetos receberam o “Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 - Ocupação dos Espaços Funarte”. O objetivo da instituição é difundir, fomentar e promover a reflexão, a produção artística e o intercâmbio entre todos os que compõem o campo das artes visuais. Com isso, a Fundação Nacional de Artes pretende estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens nas suas variadas modalidades de manifestação.

Exposição
CASAPINA, de Patrícia Osses
Abertura: 18 nov 2010, 19h30
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo/ Galeria Mário Schenberg
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos – São Paulo/SP
Informações: (11) 3662-5177
Visitação: até 23 jan 2011
Segunda a Domingo, das 14h00 às 22h00
Entrada Gratuita
Classificação etária: Livre


- CASAPINA na Roda -
Artistas convidados discutem a exposição
Debora BOLSONI, Fernanda CHIECO, Rafael CARNEIRO,
Thiago HONÓRIO e Wallace MASUKO
Local: Saguão do espaço expositivo
Data: 27 nov 2010, 17h00 - Entrada Gratuita