11.2.11

Programa Comercial & Cia desvenda o mercado das agências de publicidade

O programa Comercial & Cia da próxima segunda-feira, 14, propõe uma conversa sobre o mercado de agências de publicidade, segmento que em 2010 ficou marcado por fusões e aquisições.
Para o ano de 2011, é esperado um novo cenário como alternativa à propaganda tradicional, com um relacionamento muito mais estreito com os consumidores, que estão cada vez mais digitalizados e exigentes.

Para comentar essas mudanças, o programa recebe o convidado Silvio Matos, sócio da holding SM FM e presidente e diretor de criação da agência Idealista.
Silvio também fala sobre as conquistas de sua nova agência. Com menos de dois meses de formação, a Idealista já conquistou clientes como Ducati, KTM e Polaris, e conta como foi o primeiro trabalho realizado pela agência para o lançamento do filme “Amanhecer”.

O programa conta também com a coluna “Trend Posts”, de Marcelo Tripoli.

Comercial & Cia vai ao ar nesta segunda-feira, dia 14, às 21h20, na rádio BandNews FM.

Acaba de nascer a Dogs Can Fly


À primeira vista, tango e samba não combinam. Porém, uma sociedade entre o diretor Ricardo Whately, seu sócio José Henrique Caldas e a premiada produtora Fight by Flehner promete provar o contrário. Acaba de ser lançada no mercado brasileiro a Dogs Can Fly, que une a alegria e a ousadia dos brasileiros à sensibilidade e experiência dos argentinos.

Localizada no bairro da Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo, num espaço de 1500 m², a Dogs Can Fly tem como sócios-diretores Ricardo Whately e José Henrique Caldas, que responderá pela direção executiva da produtora após anos de experiência em grandes produtoras e canais de TV dos Estados Unidos. Whately tem passagens pelas principais produtoras publicitárias do País, dirigindo projetos para SKY, VH1, FashionTV, entre outros.

“Trabalhar com a Fight by Flehner nos permitirá mesclar qualidade e criatividade. Além disso, nosso modelo de negócios possibilitará produções internacionais com know how e experiência locais em ambos os países”, afirma Ricardo Whately, sócio-diretor da Dogs Can Fly.

A primeira sociedade de fato entre Brasil e Argentina no mercado de produtoras de filmes publicitários permitirá ainda que a Dogs Can Fly tenha uma estrutura completa na Argentina, Uruguai, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, México e Alemanha com a liderança dos sócios da Fight by Flener: Sebastian Soneira, Edi Flehner e Cecilia Felgueras. O portifólio da produtora argentina é formado por diretores premiados e prestigiado, como Adriana Laham, Radames, Herman Almar, Henry Meziat, Chavo Emilio, Luciano Panei, entre outros. A Fight by Flener também representa diretores internacionais, como Ivo Wejgaard, Claudia Alberdi, Luis Gerard, Fred Clapp e Jean Claude Thibaut.

“Estamos há 35 anos no mercado e já produzimos quase dois mil filmes publicitários com orçamentos que variam de US$ 70 mil a US$ 2 milhões. Buscamos novos desafios e parceiros que tenham o mesmo espírito empreendedor, criativo e audacioso que o nosso. Os perfis de Ricardo e José Henrique se encaixam exatamente ao que procuramos”, complementa Edi Flehner, sócio-diretor da Fight by Flehner.

A sociedade facilita o processo com os trâmites legais entre os países, possibilita aos criativos de filmarem onde quiserem, possui a vantagem do atendimento local, o que agiliza a comunicação e o dia-a-dia entre agência e produtora, além de contar com um diretor nacional, Whately, que entende as necessidades do mercado brasileiro, estreitando a comunicação e as expectativas das produções internacionais.

“Trata-se de uma nova geração de empresários, com a visão de um mundo atual e globalizado. Acreditamos nas facilidades de filmar em países diferentes com diretores internacionais para atender agências de todos os continentes. Parte desta visão vem da segurança de nosso staff jurídico, administrativo e financeiro”, acrescenta José Henrique Caldas.

A Dogs Can Fly possui estrutura própria de finalização, que conta com o que há de mais moderno no mercado: pós-produção Full HD 2k e 4K, 12 ilhas de edição Avid HD, Smoke HD, 12 estações de VFX e 3D, Protools, central técnica com HDCAM, Beta Digital, além de uma equipe experiente de profissionais formada por diretores de arte, montadores, artistas de VFX, modeladores, animadores e todo o staff de apoio.

Alguns filmes dirigidos pelos diretores citados podem ser conferidos nos sites www.dogscanfly.com e www.fightfilms.la. A Dogs Can Fly já chega ao mercado com alguns prêmios na estante. Entre os destaques estão diversos Leões em Cannes; Fiap; Clio; El Ojo; New York Festival e Lapiz de Platino como melhor produtora da Argentina em 2010.

F/Nazca estreia quarto filme de varejo para Honda Automóveis


A trilha “I’m in paradise” novamente dá o tom bem-humorado ao quarto filme de varejo, assinado pela F/Nazca, para a Honda Automóveis. Com estreia nacional hoje, 11/02, "Dentista", em versão de 30", aborda o conceito criado para o segmento: “Você é mais feliz de Honda”.



No filme vemos em close o rosto de um homem feliz. A câmera abre e revela aos poucos que ele está sentado em uma cadeira de dentista. O dentista utiliza vários instrumentos, entre eles um alicate enorme, e ele, de boca aberta, sorri e não se abala. Pela janela do consultório ele olha feliz para uma empena de rua que traz uma oferta da Honda.

A proposta de uma linguagem bem-humorada e inovadora na comunicação de varejo foi iniciada em setembro de 2010 com os filmes “Controvérsias”, “Avião” e “Jogo”.

O filme terá veiculação em TV aberta nos principais canais. Assinam a criação Rodrigo Castellari e Pedro Prado, com direção de Fabio Fernandes e Eduardo Lima.



Ficha Técnica:
Cliente: Honda Automóveis
Título: Dentista
Produto: Varejo
Especificação: Produção de um 01x30” + versões
Direção de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima
Criação: Pedro Prado / Rodrigo Castellari
Rtvc: Igor Ferreira
Atendimento: Pedro Battesti / Florencia Lear
Mídia: Lica Bueno / Sandro Cachiello / Bruno Storace / Diogo Viudes
Planejamento: Fernand Alphen / Utymo Oliveira
Produtora/Filme: Zeppelin Filmes
Direção de cena: Rogério Souza
Atendimento: Markinhos Fagundes / Alessandra Luciano
Dir. de fotografia: Ralph Strelow
Produção executiva: Everson Nunes
Diretor de produção: Marco Bajotto
Montagem: Franciso Antunes
Pós /Finalização: Edmundo Machado / Alexandre Caliarie
Produtora de som: Tesis
Maestro/Produtor: Silvio Piesco / Marcos Vaz
Locutor: Krissus
Aprovação/Cliente: Alberto Pescumo Filho / Diego Fernandes

Henkel lança concurso interativo para desenho de embalagem

A Henkel convida criativos do mundo todo para participar do Concurso para Desenho de Embalagem dos Adesivos Henkel, que está vigente desde de 7 de fevereiro. As inscrições poderão ser realizadas até dia 18 de março de 2011. Ao contrário dos concursos habituais, nesse será possível discutir e votar as propostas por meio de uma plataforma online. Um júri de especialistas das áreas de capacitação empresarial e profissional irá escolher o vencedor. As propostas de Desenhos devem ser postadas no site: www.packdesign-contest.com.

A Henkel trabalha continuamente para desenvolver novos sistemas para adesivos. As embalagens fazem muito mais do que simplesmente oferecer proteção durante o transporte - elas também devem facilitar a sua utilização, chamar a atenção para o produto e apontar para outras opções inteligentes. Neste concurso, os desenvolvedores da Henkel recorrem ao novo conceito de 'crowdsourcing': pela primeira vez, todos os participantes podem proativamente influenciar o design de embalagens adesivas e trocar percepções valiosas para a área.

Designers interessados podem encontrar todas as informações relevantes na plataforma online criada especialmente para o concurso. Todos os usuários registrados podem comentar e avaliar os desenhos, e os desenvolvedores de embalagens da Henkel irão contribuir para o intercâmbio de ideias. A participação e o diálogo vão desempenhar um papel importante no Concurso, que será seguido no Facebook, Twitter e em blogs de design.

Após a fase criativa do concurso, será formado um júri de especialistas constituído por profissionais da Henkel e respeitados nomes do mundo acadêmico. Serão avaliadas as propostas apresentadas de acordo com cinco critérios: atratividade do projeto, sustentabilidade, poder de inovação, utilidade e eficácia das propostas de embalagens. Os três primeiros lugares ganharão 3.000, 1.500 e 500 euros respectivamente.

Agnelo Pacheco Rio aposta em campanha divertida para novo cliente



A peça criada para um dos tradicionais hotéis da cidade maravilhosa faz referência a uma expressão popular

O escritório carioca da Agnelo Pacheco já começa o ano com nova campanha desenvolvida para o cliente recém chegado à agência: Panda Hotel. As peças unem criatividade e bom humor, fazendo referência ao dito popular “tamanho não é documento”.

Na segunda peça desenvolvida para o novo cliente, a agência apostou na exibição da imagem de uma das suítes de luxo do hotel, e faz uma comparação bastante pertinente: “Quem falou que tamanho não é documento nunca ficou numa suíte assim”.

“A intenção é atingir o nosso público alvo com uma brincadeira leve e divertida, nosso escopo é inovar, sempre” diz o Diretor executivo da Agnelo Pacheco Rio, Marcelo Gorodicht.

A veiculação está prevista para a segunda quinzena de fevereiro, em uma das dez revistas mais vendidas do Brasil, a Playboy. Além disso, a campanha também se fará presente em programas de rádio do Rio, como Rock Bola da OI FM, trazendo spots, sorteios e concursos culturais para os ouvintes.

Ficha Técnica
Cliente: Panda Hotel
Criação: Priscila Paranhos e José Mauro Amorelli
Fotografia: Cícero Rodrigues
Produção: Cristiano Ferreira
Atendimento: Leticia Lomba

Router Beta seleciona estagiários para as áreas de Criação e Produção

A Router Beta, agência de marketing promocional e digital, iniciou processo de recrutamento e seleção de estagiários, que estejam cursando até o 6º semestre da faculdade, para diferentes departamentos da empresa. Os estudantes precisam ser comunicativos, organizados e possuir afinidade com tecnologia, ferramentas web, redes sociais e sites.

Os candidatos à vaga de estágio em Criação - Marketing Promocional devem cursar Publicidade e Propaganda ou Design Gráfico. Conhecimentos de Photoshop, Illustrator, InDesign e processos de fechamento de arquivo são necessários para ocupar a posição. Noções de 3D é um diferencial. Os interessados devem enviar currículos e também links de trabalhos ou de portfólio para análise.

Para a oportunidade de estágio em Produção – Marketing Digital, serão selecionados estudantes que cursem Comunicação, Tecnologia ou Design, no período noturno. Conhecimento de HTML, CSS, Flash e Mídias Sociais completam os requisitos. O uso das ferramentas PHP, Wordpress e ActionScript contam como diferencial.É solicitado que sejam enviados links de trabalhos e/ou portfólio juntamente com o currículo.

Pessoas que cursam Publicidade, Propaganda e Marketing, Eventos e áreas afins, no período noturno, podem concorrer ao estágio em Produção - Marketing Promocional. Eles devem ser usuários do Pacote Office e possuir inglês avançado.

A Router Beta tem seu escritório localizado no Brooklin, zona sul da capital paulista. Mais detalhes sobre as vagas no site podem ser obtidas no link http://vagas.routerbeta.com.br. Os currículos devem ser enviados para o endereço: vagas@routerbeta.com.br - colocar no campo “assunto” o título da vaga em questão. Currículos que não atenderem os requisitos mínimos não serão analisados.

Sobre a Router Beta
A Router Beta (www.routerbeta.com.br), agência de marketing promocional e digital, tem como sócios Daniel Prianti, Bruno Dollo, Robin Taffin e Thomaz Krause. Através da ferramenta Trendtech, idealizada e desenvolvida internamente, a Router Beta une conhecimentos de comunicação e marcas com constante análise de tendências e novas tecnologias. O resultado está em ações de ativação e interatividade integradas entre off-line e on-line. Natura, Sony, Bacardi, Claro, Rossi e Santander integram sua carteira de clientes.

Y&R tem nova dupla de Criação

Eij Kozaka e Marcelo Conde

O redator Marcelo Conde e o diretor de arte Eiji Kozaka reforçam o time de criativos, comandado por Rui Branquinho, vice-presidente de Criação da Y&R. Como dupla, desde 2008, os criativos atuaram na W/Brasil e na WMcCann. Antes disso, no início da carreira, Marcelo Conde passou pelas agências W/Brasil Rio, Y&R Rio e V&S. Já o diretor de arte Eiji Kozaka também passou pelas agências V&S, Y&R Rio, NBS e pela McCann Erickson Lisboa (Portugal). Entre os principais clientes, a dupla trabalhou para grandes anunciantes como GM, Nestlé, Tim, Oi, Telefônica, Bombril, Unimed, Schin (atual Nova Schin), Coca-Cola, Globo.com, Editora Abril, Folha de São Paulo, TSE e Diário de São Paulo.

Artista visual cearense radicado na Suíça, Victor de Castro expõe a Geometria do Caos em Fortaleza


Radicado na Suíça, o artista visual cearense Victor de Castro chega a Fortaleza para apresentar a sua exposição individual “Geometria do Caos”, com curadoria de Solon Ribeiro, no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Gratuita ao público, a mostra será aberta na próxima quinta-feira (dia 17), às 18 horas. Dentro da programação de abertura, acontecerá, às 20 horas, a performance “Aqui se acabam todas as diferenças”, com Victor de Castro, Uirá dos Reis e Reginaldo Dias. A exposição ficará em cartaz até o próximo dia 20 de março (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 10h às 20h).


Texto do artista Victor de Castro sobre a exposição
“O meu âmbito com esse projeto é desafiar o limite das categorias que constituem uma coleção de imagens. Tentar fragmentar a idéia da série em um elemento ou em conjuntos de elementos, dois, três, e daí por diante.
O mundo no qual vivemos se baseia na ordem arbitrária da linguagem. O que ando experimentando me leva a crer em um outro tipo de linguagem, algo que releva da coleção, da assemblage, da aglomeração, da justaposição, de um cavalgamento, de uma transgressão da ordem em vigor.

Neste trabalho focalizo minha atenção em elementos, fatos do cotidiano real ou de um cotidiano imaginário, inconsciente. Ao fio do tempo comecei a constituir o que chamo de um arquivo vivo de imagens. Essas imagens me interessam pelo fato de sofrerem uma mudança considerável de status, uma vez isoladas pela fotografia.



São cenas do cotidiano, paisagens, objetos, pessoas, detalhes que nos passam desapercebidos, visto que nossa atenção está sendo sempre bombardeada com imagens, imagens e mais imagens.

E como a nossa capacidade de leitura, a meu visto, está sendo aos poucos reduzida ao que conseguimos enxergar a um primeiro nível superficial, desejo voltar à interpretação, proporcionar uma outra forma de leitura. Uma leitura polifônica, que se baseia em eixos, formais e semânticos, sem que essa suscite uma ordem linear, arbitrária ou narrativa.



Mostrar uma imagem tal e qual. Constituir uma coleção de imagens.

Esse será o projeto principal da exposição e o enfoque com o qual desejo apresentar uma seleção dos trabalhos realizados desde 2006. A idéia é de se basear sobre a estética do Caos para definir a montagem da exposição. Outros livros serão projetados em forma de slide-shows e ao mesmo tempo mostrarei a parte de video arte que constitui minha pesquisa”.