28.3.11

Novos profissionais integram criação da Ogilvy & Mather













Novos profissionais, vindos de diferentes agências, do Brasil e do exterior, integram a equipe de criação da Ogilvy & Mather, liderada pelo VP nacional da área, Anselmo Ramos. Os reforços vieram para contas como Unilever, Burger King e Motorola, mas especialmente para a Claro. Um grande número de prêmios conquistados nos mais importantes festivais de publicidade está entre os destaques dessa equipe.

Cassiano Saldanha (diretor de criação), Duda Hernandez (redator), Guto Kono (diretor de arte) e Vinícius Valeiro (diretor de arte) já estão integrados ao time.

Saldanha, que na Ogilvy cria para Motorola e Unilever, já trabalhou em agências como JWT São Paulo, OgilvyInteractive SP, OgilvyOne São Francisco, Ogilvy West (Los Angeles), Publicis Modem & Dialog. Entre os clientes, estão Ford Motors, IBM, Sony Playstation3, Cisco, LG Mobile Global e USA, Guaraná Antarctica e Itaú. Para a função de redator foi contratado Duda Hernandez, ex-W/McCann e LeoBurnett. MasterCard, GM e Fiat são contas para as quais já criou. Duda é graduado na Berlin School of Creative Leadership. Completam o time os diretores de arte Guto Kono (ex- Leo Burnett, Grey Brasil e com experiência de dois anos na Cheil Communicatinos, de Seul) e Vinícius Valeiro (ex-LeoBurnett).

Com emoção e otimismo, AlmapBBDO divulga nova comunicação de O Boticário


Colorida, dinâmica e alto-astral como a vida deve ser. Assim é a campanha que divulga a nova linha de comunicação de O Boticário e que estreou no domingo (27/3), durante o programa Fantástico, da Rede Globo. A maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo lançou sua nova logomarca no dia 23/3 e a campanha apresenta a nova plataforma de comunicação da marca nas emissoras de TV por assinatura, cinema e nas revistas de maior circulação nacional, que destacam seu novo conceito: “A vida é bonita, mas pode ser linda”. Os primeiros anúncios sequenciais estão nas revistas Veja (2/4) e Caras (6/4).


No filme “Carta”, uma jovem mulher pega um livro e vê cair de dentro dele uma carta que escreveu, destinada a ela mesma no futuro. Ao abri-la, sente o perfume no papel e lê seus questionamentos, enquanto lembra de fatos marcantes de sua vida. Uma das lembranças a leva para um músico de rua tocando em frente a uma loja de O Boticário. Os pedestres passam apressados, sem notar a magia da música do artista, ao contrário dela. E segue uma das perguntas para o futuro: “Será que o tempo não nos tirou o dom de nos emocionar?”. Correm várias cenas de passado e presente, ligadas às suas perguntas: ela escrevendo um twit no celular, dirigindo o carro com a família, passando um creme de O Boticário, enquanto é admirada pelo marido. O filme termina com a pergunta que ela fez para si: “O mais importante: estamos felizes? De volta ao quarto, lê a última linha que escreveu naquela época: “Se eu nos conheço bem, devemos estar”. E sorri. Entra o off:” Onde quer que você chegue, chegue linda”. A assinatura da campanha é: “O Boticário. A vida é bonita, mas pode ser linda.”



A percepção das novidades na comunicação de O Boticário continua no anúncio sequencial, a começar pela paleta de cores contrastantes e as fotos claras, naturalmente iluminadas e que destacam a alegria de momentos descontraídos, vividos por belas mulheres. Em cada página, salta aos olhos o novo logotipo de O Boticário, moderno e simplesmente sofisticado, que retrata a evolução da empresa e é resultado das pesquisas realizadas com os consumidores da marca, somadas a um levantamento feito por meio de estudos qualitativos entre o final de 2009 e meados de 2010 com o público feminino. Da logomarca, a letra B é destacada de maneira a ligar as imagens e a atrair ainda mais a atenção das leitoras para os anúncios. As primeiras páginas mostram uma mulher linda com seu companheiro e a frase: “Com o passar do tempo, quero continuar recebendo elogios”. Ao virá-las, ela está se maquiando e a frase completa a cena: “Um dia, eu quero chegar lá. Mas quero chegar linda”. E fecha com a assinatura: “O Boticário. A vida é bonita, mas pode ser linda.”

Depois da estreia no “Fantástico”, o filme “Carta”, com 90”, passa a ser veiculado durante a novela das 21 horas na Rede Globo. Ele também vai ao ar durante os programas dirigidos ao público feminino nas emissoras de TV por assinatura Sony, Fox, Fashion TV, Warner, AXN, Universal e GNT. Na versão de 45”, “Carta” será veiculado nas diversas emissoras de TV abertas e a cabo. No cinema, a versão original irá para as telas da rede Cinemark de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Brasília e Recife.



A mídia impressa se desdobrará em anúncios de páginas duplas e triplas. A campanha também permanecerá no ar nos patrocínios de O Boticário na TV.



Ficha Técnica – Filme
Anunciante: O Boticário
Título: “Carta”
Produto: institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Criação: Ana Carolina Reis, Renato Simões, Bruno Prósperi
Produtora: Killers
Direção: Claudio Borrelli
Fotografia: Ted Abel Pedro
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Aguiar Dagostini
Trilha / Locutor: Raw Produtora de Audio
Montador / Editor: Claudio Borrelli e Marcelo Cavalieri
Finalizadora: Casablanca
Atendimento: Fernão Cosi, Ana Carolina Boccia, Carol Gouveia, Flavia Locci
Planejamento: José Luiz Madeira, Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Bruno Chenque
Mídia: Paulo Camossa, Wanderley Jovenazzo, Isabela Albero e Marcelo Coleto
Aprovação: Andrea Mota, Katya Hochleitner, Evandro Madeira e Andrea Pacheco.

Ficha Técnica Anúncio
Anunciante: O Boticário
Título: “A vida é bonita, mas pode ser linda”
Produto: institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Bruno Prósperi
Redator: Ana Carolina Reis, Renato Simões
Fotógrafo: Thelma Vilas-Boas
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Ana Carolina Boccia, Carol Gouveia, Flavia Locci
Planejamento: José Luiz Madeira, Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Bruno Chenque
Mídia: Paulo Camossa, Wanderley Jovenazzo, Isabela Albero e Marcelo Coleto.
Aprovação: Andrea Mota, Katya Hochleitner, Evandro Madeira e Andrea Pacheco.

Paschoal Fabra Neto e Fernando Quinteiro se juntam à M & C Saatchi para criar a M & C Saatchi F & Q no Brasil


Aumenta o investimento da M & C Saatchi no mercado brasileiro de propaganda. O grupo anunciou hoje a criação da M & C Saatchi F & Q. A agência é produto da união entre a operação brasileira da M & C Saatchi e os renomados publicitários Paschoal Fabra Neto e Fernando Quinteiro, que serão sócios da nova empresa, juntamente com o atual sócio e CEO para America Latina Geoffrey Hamilton-Jones. Fabra e Quinteiro atuarão como Diretor Geral de Criação e Diretor de Atendimento e Planejamento, respectivamente.

Esta é mais uma demonstração do forte movimento de expansão internacional da M & C Saatchi. Com a inauguração do escritório da Rússia, na semana passada, o grupo passa a operar em 19 países em seis continentes com 26 escritórios, permitindo-lhe assim aumentar a oferta global de serviços a seus clientes internacionais. O grande diferencial da M & C Saatchi é seu inconfundível conceito Brutal Simplicity of Thought, que agrega eficiência e objetividade aos processos de comunicação.

Para Moray MacLennan, CEO da M & C Saatchi Worldwide, "São Paulo é um componente chave da nossa rede mundial de escritórios, por isso estávamos alertas para eventuais oportunidades que pudessem existir no Brasil para uma aquisição ou fusão com uma forte agência local de publicidade”. Segundo ele, quando a FabraQuinteiro deixou o Grupo Eugenio esta chance apareceu. “Fizemos o contato e conseguimos chegar rapidamente a um acordo com eles, e estamos muito felizes em receber Fabra, Quinteiro e sua equipe, que vão fortalecer ainda mais nossa presença no Brasil”.

Para fazer o monitoramento do mercado brasileiro de publicidade e suas oportunidades, a M & C Saatchi contratou a SPGA, consultoria de comunicação que também atua na área de fusões e aquisições. "Quando pesquisamos o mercado chegamos à conclusão de que Paschoal Fabra e Fernando Quinteiro tinham a cultura pessoal e corporativa adequada para atender as necessidades da M & C Saatchi no Brasil", diz Sérgio Guerreiro, sócio da SPGA que coordenou os trabalhos.

Geoffrey Hamilton-Jones – Presidente e Fundador da M & C Saatchi no Brasil que agora será Sócio-Presidente da M & C Saatchi F & Q –, acredita que "a incorporação de Fabra e Quinteiro a nosso time de gestores é a continuidade da estratégia da M & C Saatchi de se expandir internacionalmente investindo em projetos empreendedores”. Segundo Hamilton-Jones, com a chegada de Paschoal e Fernando, juntamente com uma equipe sênior de gestão vinda da FabraQuinteiro, “teremos uma agência com 60 executivos experientes e talentosos, que irão aumentar significativamente nossa capacidade de atender os atuais clientes e atrair novos negócios nas áreas de publicidade e design”.

“Estamos muito satisfeitos estar com a M & C Saatchi neste desafio”, dizem Paschoal Fabra Neto e Fernando Quinteiro. “Admiramos a agência e sua filosofia Brutal Simplicity of Thought, adoramos seu espírito empreendedor e criativo. Unindo forças com a M & C Saatchi no Brasil para formar a M & C Saatchi F & Q teremos uma agência que já nasce com uma forte lista de clientes, tanto locais como internacionais”.

Geoffrey Hamilton-Jones
Geoffrey é britânico, graduado em Oxford, e é da terceira geração de sua família a viver e trabalhar no Brasil. Antes de ingressar na M & C Saatchi, trabalhou em toda a década de 90 com o Grupo Ogilvy no Reino Unido, Europa, Ásia, América do Sul e EUA. Foi diretor da Ogilvy São Paulo e Diretor Regional para América Latina, com sede em Miami, executivo responsável pelos clientes internacionais da Ogilvy na região. Em 2008 trabalhou junto ao board internacional da M & C Saatchi para planejar a estratégia de entrada do grupo no mercado brasileiro. Fundou a M & C Saatchi Brasil em março de 2009.


Fernando Quinteiro
Tem 32 anos de profissão. É formado em Administração de Empresas pela FAAP. Iniciou sua carreira como Gerente de Novos Produtos na Kolynos, e atuou como Diretor de Atendimento e Planejamento em importantes agências do país como Leo Burnett, Y & R e Talent – grupo onde foi Diretor Geral da Talent Biz. Foi co-fundador da FabraQuinteiro e Sócio e Diretor de Atendimento e Planejamento da Fabra E Quinteiro.

Paschoal Fabra Neto
É formado pela School of Visual Arts and Center for The Media Arts em Nova York, com especialização em Design e Center for the Media Arts. É membro do Type Directors Club de NY. Tem em seu currículo mais de 500 prêmios nacionais e internacionais. Trabalhou como Diretor de Arte e Diretor de Criação em grandes agências como JWT, Talent, Y & R, DPZ, Fischer,Justus e Newcomm Bates. Foi co-fundador da FabraQuinteiro e Sócio e Diretor de Criação da Fabra E Quinteiro.

M&C Saatchi
M&C Saatchi, terceira agência no Reino Unido, foi fundada simultaneamente no Reino Unido, Estados Unidos e Austrália em 1995. O Grupo M&C Saatchi teve apoio do Mercado de Investimento Alternativo para formar a M&C Saatchi PLC. A rede M&C Saatchi tem agora 26 escritórios em 19 países, com sede em: Londres, Paris, Berlim, Genebra, Madri, Milão, Los Angeles, Nova York, Nova Delhi, Mumbai, Kuala Lumpur, Hong Kong, Xangai, Guangzhou, Pequim, Singapura, Tóquio, São Paulo, Sydney, Melbourne, Wellington, Auckland, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Beirut, Bahrain e Moscou. A rede tem 1200 funcionários no mundo inteiro, com grupo de apoio de 320 pessoas em Londres trabalhando em diversas áreas especializadas de comunicação.

F/Nazca Rio contrata para RTV


O escritório da F/Nazca no Rio contrata o executivo de RTV e art buyer João Maia. Formado em cinema e com 11 anos de experiência no mercado publicitário, João iniciou sua carreira na Salles d`Arcy, onde permaneceu por 6 anos como assistente. Posteriormente foi coordenador da Publicis Brasil e art buyer da Publicis Rio.

Em 2007, como coordenador e art buyer, integrou o RTV da Euro por um ano. Em seguida, assumiu o departamento da DM9 no Rio de Janeiro. Seu último trabalho foi na NBS como assistente da direção de RTV.

Programa Comercial & Cia debate a digitalização das agências offline

O programa Comercial & Cia desta segunda-feira, 28, explica porque o mundo da publicidade derrubou definitivamente a barreira entre o online e o offline. Hoje, os profissionais da área digital já ocupam os espaços mais nobres das agências, sempre integrados às equipes. Para falar sobre o assunto, o entrevistado é Márcio Oliveira, vice-presidente de operações da Lew’Lara/TBWA.

Márcio explica que essa é uma mudança natural, devido a nova geração de profissionais já ter crescido no mundo online. “Não existirão mais agências que só trabalhem a comunicação offline, a digitalização é uma coisa inevitável no mundo das agências”, diz. Ele também comenta porque no Brasil os investimentos de publicidade nas mídias de grande massa ainda são muito maiores do que os investimentos online.

O entrevistado também conta o que mudou na Lew’Lara após a união, há quase quatro anos, com a TBWA, e comenta sobre as recentes campanhas feitas para a Nissan, que tem gerado grande repercussão devido ao conteúdo provocativo dos anúncios.

O programa conta ainda com a coluna Ideias e Tendências, de Beth Furtado.

Comercial & Cia vai ao ar nesta segunda-feira, dia 28, às 21h20, na rádio BandNews FM.