10.11.06

Angola – A esperança de um povo

Depois de temporadas bem-sucedidas em São Paulo, Salvador e Brasília, a exposição fotográfica Angola – A esperança de um povo está no Rio de Janeiro, no segundo andar do Centro Cultural Justiça Federal, onde permanece até 26 de novembro.

A cidade, que abriga a maior colônia de cidadãos angolanos do país, tem a oportunidade de ver o trabalho dos fotógrafos documentaristas Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá, que percorreram diversas cidades do país africano logo após o acordo de paz que deu fim à guerra civil, entre setembro e outubro de 2002.

Por intermédio do apoio de entidades como Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Grupo Bíblico de Estudantes Cristãos de Angola, Schweizer Allianz Mission (Sole), The Halo Trust (desminagem) e Médicos Sem Fronteiras, os fotógrafos chegaram a várias regiões de difícil acesso, visitando campos de deslocados, hospitais, campos minados e escolas na capital e no interior. O resultado desta documentação fotográfica é revelado em 60 fotos preto-e-branco e coloridas presentes na exposição e nas 48 publicadas no livro que deu origem à mostra, lançado em 2004. São imagens de esperança, alegria e fé num futuro de paz que finalmente aparecem refletidas nos olhos de cada pessoa comum nas ruas das grandes cidades, em distribuições de alimento, nos cuidados médicos recebidos e no reencontro com familiares.

“A África sempre foi a meca das expedições de fotografia documental. Imagens de crianças desnutridas e guerras fratricidas circulam pelos jornais, revistas e publicações de todo o mundo de tempos em tempos. Imagens de esperança, solidariedade e luta para reconstrução de vidas, entretanto, são bem mais raras. O desafio maior, nos parece, é penetrar na alma do povo sofrido para resgatar os valores, sentimentos e fé que não foram destruídos pela ganância, guerra e desespero. E, obviamente, traduzir tudo isso em imagens fotográficas de alto impacto”, afirma Vinicius Souza.

– Angola vive hoje um momento diferente, uma mudança completa em poucos meses. Seu povo quer mostrar sua cara, se identificar, se conhecer, se enxergar. Não como pobres africanos que necessitam de ajuda, mas como um povo orgulhoso que enfrenta de cabeça erguida sua difícil situação e tem esperança no futuro próximo. A fotografia e o vídeo são também instrumentos dessa mudança. E por isso é tão importante colocar seus rostos em película, papel, fita… Somos privilegiados em poder compartilhar desse momento histórico e “clicar” a nova face de Angola.

Angola – A esperança de um povo
Local: Centro Cultural Justiça Federal,
Av. Rio Branco, 241, 2º andar, Centro, RJ
Até 26 de novembro
Terça a domingo das 12 às 19h
Entrada franca

Fonte: Portal Photos

1 comment:

Unknown said...

Embalagens de luxo em:

www.polidesign.com.pt

(temos preços para revenda)