21.8.07

Tipografia Elementar



Alexandre Wollner e Rodolfo Capeto irão ministrar uma palestra sobre tipografia, no próximo dia 4. O evento, que irá abordar questões referentes ao processo de ordem estrutural e forma da comunicação visual, acontece nas Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo.

A apresentação ocorre em comemoração ao lançamento do livro “Tipografia Elementar”, de Iwan (Jan) Tschichold. A obra reúne aspirações da Nova Tipografia, além da junção de textos e trabalhos de precursores do novo movimento, entre eles El Lissitski, Lálszló Moholoy Nagy, Kurt Schwitters e Hebert Bayer. Todo o conteúdo se refere a um documento histórico da tipografia mundial, originalmente publicado em 1925. Esta é a primeira e direta tradução do alemão para o português.

Durante a palestra serão discutidos pontos relevantes da tipografia e da obra, como “Construção da edição em português”, “Passagem histórica do momento em que a obra original foi publicada” e “O significado da obra e seus desdobramentos no design e na tipografia”. Para isso, os mais importantes nomes do designer gráfico brasileiro foram convidados para ministrar uma aula sobre os conhecimentos tipográficos.

Alexandre Wollner pode ser considerado o pai do design gráfico no Brasil, além de ser um dos idealizadores da Escola Superior de Desenho Industrial. É dele, também, a criação de marcas consagradas como Itaú, Bovespa, Metal Leve e Eucatex. Já Rodolfo Capeto é um dos mais importantes nomes da tipografia no Brasil, além de ser um nome de grande expressividade na área do design gráfico.

Quando: 4 de setembro
Onde: Faculdades Integradas Rio Branco
Rua Capitão José Inácio do Rosário, 133 - Lapa - São Paulo - SP
Maiores informações no tel (11) 3881-0262 ou (11) 3879-3100 ou no site da editora.

Fonte: ZUPI

No comments: