23.6.08

German Lorca - Fotografia como Memória



Com imagens que remetem a cenas e atmosferas que parecem de um clássico de cinema, a exposição traça um percurso dos 60 anos de carreira de German Lorca. Ao longo do caminho profissional, o fotográfo imprimiu marcas em sua arte, como o guarda-chuva - presente em vários trabalhos. Desde as primeiras fotografias até hoje, Lorca sempre retratou a cidade de São Paulo e, nessa expressão pessoal, registrou a transformação da capital paulista nas últimas seis décadas.

Paulistano do bairro do Brás, Lorca, de 86 anos, iniciou a carreira nos anos 1940, como autodidata. Dez anos depois, já era um profissional reconhecido. Em 1952, ganhou o prêmio Alexandre Del Comte, na exposição internacional de Buenos Aires. Sem formação acadêmica na área, Lorca descobriu-se fotografando, até ingressar no Foto Cine Club Bandeirantes. Junto de outros fotógrafos referenciais como Eduardo Salvatore, Thomas Farkas e Geraldo de Barros, quebrou paradigmas da fotografia brasileira com experimentos, montagens e enquadramentos.

Informações:
Local:
Museu Oscar Niemeyer (Curitiba)
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Zona 0 - 41 3350-4412
Preço: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes (crianças abaixo de 12 anos e idosos acima de 60 não pagam).
Data: de 13 de junho a 12 de outubro
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.
- - - - - - - - -
Sobre o Museu:
Localizado no Centro Cívico de Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 22 de novembro de 2002, quando o prédio principal, cujo nome era Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, deixou de ser sede da secretaria de Estado e ganhou um anexo chamado popularmente de Olho. As reformas tiveram custo estimado em 14 milhões de dólares e foram dedicadas às artes visuais, arquitetura e design. O museu possui cerca de 17.700 metros quadrados de área expositiva.

Composto por aproximadamente 2 mil peças, o acervo do museu guarda obras dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, responsável pela arquitetura do anexo e grande homenageado com a construção, Ianelli e Caribe.

Fonte: Guia da Semana

No comments: