14.7.08

Bambu, Bambusa, Bambual



Com curadoria de Tobias May, o fotógrafo Juvenal Pereira expõe a estética, a forma e o conjunto do bambuzal no ensaio Bambu, Bambusa, Bambual. Ao longo de duas décadas, o fotógrafo documentou o bambu, o que resultou em inúmeras imagens que reunidas na mostra. Alguns trabalhos são predominantemente estéticos, enquanto outros nos trazem a visão foto-jornalística do artista, com os contos que o bambu nos conta e como colocamos o bambu na nossa história.

Resultado de um longo trabalho, Juvenal Pereira diz que as fotografias foram realizadas dentro das referências que os japoneses gostam de atribuir ao bambu: a flexibilidade e a rigidez: O artista fotografou desde as pequenas espécies dos montes altos, no Pico das Agulhas Negras, à moita de bambu florida (muito raro de ver), no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A mostra têm 10 fotografias no formato 64cm x 44cm, com certificado de autenticidade e tiragem, impressas com tinta de pigmento mineral em papel Maranello. Em outro expositivo estão três fotos especiais: duas tramas (fotos tecidas) no formato 80cm x 120cm, e a Moita de Bambu (de 1,40 m x 2,50m), foto realizada em conjunto com o fotógrafo Marcelo Lerner, uma colagem de 36 fotografias da mesma moita montadas em uma única imagem. O fotógrafo pretende ampliar o Projeto "Bambu, Bambusa, Bambual", que deverá virar livro, oficinas musicais e palestras.

Informações
Local:
Edição Pocket
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 567 Pinheiros - Zona Oeste - São Paulo - (11) 3097-0068
Preço: Grátis.
Data: Até 15 de agosto de 2008.
Horário: Segunda a sexta, das 14h às 17h.

Fonte: Guia da Semana

No comments: