17.9.08

Bom humor marca o primeiro dia do SPP´08

O primeiro dia do Seminário de Propaganda de Piracicaba foi marcado pela importânica da interação dos meios digitais e da tecnologia para o desenvolvimento de peças publicitárias.

Na noite de ontem, cerca de 100 pessoas entre publicitários e estudantes de Piracicaba e região, voltaram os olhos e ouvidos a João Binda e Pedro Gravena que, com muito bom humor falaram grandes verdades sobre tendências de mercado e o futuro de quem não estiver preparado para ele.

João Binda foi o primeiro a se apresentar, e de cara já avisou: “A Internet e os meios digitais são os principais meios de comunicação”, referindo se a MP3, iPod, celulares, Messenger e outros. E completou: “Quem não acompanha fica pra trás”.

Na seguência apresentou um vídeo da Microsoft de 2005, onde realidades do nosso dia a dia, eram vistas como previsão de futuro. Para Binda, cada vez mais as pessoas estão inseridas a diversas formas de contato, por isso é preciso saber como estes meios entram nas casas das pessoas e usar isso para difundir a propaganda.

Segundo o palestrante, esta forma de propaganda permite medir o sucesso ou o “fracasso” da campanha, já que a interação das pessoas é indispensável. Para isso mais um elemento torna-se fundamental: a parceria entre mídia e criação.

O palestrante destacou diversos cases, onde a convergência entre as mídias, através da interação do público, favoreceu e proliferou a campanha, como o case do Nike Plus, ao adquirir o tênis o consumidor leva também um iPod, que reproduz o treino, sendo possível estudar seus resultados através do site. Com isso uma comunidade global foi criada e a campanha teve sucesso instantâneo, e levou Titanium Lion, o prêmio máximo de Cannes, em 2007.

Outro case apresentado por Binda, que literalmente excitou a platéia, foi o da campanha criada pela AGE para a marca de preservativos Olla, a proposta foi criar o Dia do Sexo. O assunto impactou naturalmente e gerou pautas para diversos meios de comunicação, além de ser tema de 65 comunidades em sites de ralacionamento e de diversas festas temáticas. O site criado para a campanha recebeu 200 mil clicks e teve mais de 40 mil assinaturas. Para Binda, é o sucesso da ousadia permitida na Internet.

No case dos Biscoitos Plugados o importante foi atender o target do produto, que é 100% conectado. Por isso foi criado um site que oferece diversas formas de interação como winks e também criação de personagens físicos, inserindo assim a convergência de mídia para fazer com que o cliente queira sempre mais daquele produto. Outro sucesso: 7 milhões de winks foram enviados.

“Levar em consideração ações diferenciadas é necessário para não ficar pra trás é preciso ter a Big Idea e distribuir em outras peças”, revelou e deu a dica.

Pedro Gravena, foi vítima da lei de Murfhi, como ele mesmo mencionou, na noite de ontem. Após um pequeno “acidente” seu equipamento insistiu em não funcionar, então o jeito foi falar de Internet, sem seu Notebook e os valiosos arquivos que contidos alí.
Gravena, foi brilhante e tornou a palestra num “esta é a minha história”, que em nada se desvincula da propaganda.

Iniciou sua carreira há 10 anos na Internet, segundo ele, contra-gosto: “O que eu queria mesmo era criar anúncios para jornais e revistas”, revelou. Mas o destino o compensou, em sua trajetória fez parte de importantes campanhas e teve o privilégio de fazer parte da equipe da DM9DDB que conquistou um dos prêmios mais importantes da propaganda, o Gran Prix.

A estas alturas a Internet já fazia parte de sua vida, então, resolveu buscar outra agência onde só fizesse criação para Internet, foi para a Garage Interactive. Há quinze dias voltou para a DM9DDB, como diretor de criação. “Trabalhar com um só meio é bobagem, é preciso juntar o pensamento de Internet com o que está off-line”, alerta. “Hoje é preciso interagir com o usuário, depender de que o usuário passe o mouse sobre o banner, não funciona mais”, concluiu.

Gravena falou do case da Super Bonder para a Henkel, criado por ele e sua equipe na DM9DDB. “Com 175 reais criamos uma campanha onde 2 milhões de pessoas de 80 países diferentes interagiram” , revelou. A ação consistiu em colar um monitor na parede usando apenas Super Bonder, através do site da empresa o usuário podia enviar uma mensagem e em poucos minutos visualizava seu recado postado na tela do monitor, que estava colado e sendo monitorado 24h por dia, um verdadeiro reality show para provar o poder do produto do seu cliente.

“Tem que seduzir o consumidor, faze-lo participar sem ser penoso, para isso é preciso descobrir onde este consumidor está e o que ele esta fazendo”, e completou “seja honesto, pare em frente do que esta fazendo e pense: se eu visse isso iria gostar?”.

Para ele a junção da Internet com a propaganda é essencial: “A Internet tem um poder que todo mundo deve entender”. E depois de teimar mais um pouquinho com seu Note, conseguiu exibir o vídeo feito por ele mesmo na DM9DDM e mostrar que a mensagem por lá é: ou você é ON/OFF ou você é OFFDM9.

Encerrou a palestra com um recado aos que vislumbram uma carreira brilhante: “Basta querer fazer, todo mundo pode. Se eu fizer o que tenho na cabeça, pode dar certo” e concluiu com palavras que ouviu de um antigo chefe: “Eu acho melhor segurar louco que empurrar medíocre”.

No comments: