6.10.08

Granimado começa nesta quinta-feira



Entre os dias 9 e 12 de outubro, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é palco do 3º Granimado – Festival de Animação de Gramado. As atividades programadas, como exibição de curtas e longas em animação, debates, encontro de dubladores e oficinas abertas ao público, são inteiramente gratuitas.

O evento tem caráter competitivo e os filmes, previamente selecionados, concorrem ao Troféu Galgo Animado nas categorias Nacional, Infantil e Gaúcha. Foram inscritos 132 curtas metragens e videoclipes em animação de 11 estados brasileiros.

Uma das novidades da programação é a mostra de animação de celular, que apresenta cerca de 20 animações nacionais de 30 segundos a um minuto de duração, feitas especialmente para aparelhos de telefonia móvel, que serão exibidas na tela grande.

Serão exibidos também três longas de animação: o inédito Belowars, do brasileiro Paulo Munhoz , que é uma adaptação do livro Guerra Dentro da Gente, de Paulo Leminski; Persépolis, produção franco-americana de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi; e Kung Fu Panda, de Mark Osborne e John Stevenson, produção americana.

Em sua terceira edição, o evento reúne animadores do Brasil e do exterior, que vêm mostrar seu trabalho e discutir os rumos do cinema de animação. O Ministério da Cultura escolheu o Granimado para o lançamento das novas políticas públicas do Governo Federal para a animação brasileira. O lançamento do edital do projeto AnimaTV acontece no dia 10 de outubro, com presença confirmada do Ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Além disso estarão presentes nas mesas de debates os diretores da Ancine - Agência Nacional do Cinema - Mario Diamante, Sergio de Sá Leitão e o presidente Manoel Rangel, falando sobre produção de animação brasileira e do Fundo Setorial do Audiovisual.

O Granimado realiza também o encontro Brasil-Canadá, com destaque para a presença de Mac Holyoke, produtor executivo da Pipeline Studios Inc, estúdio que produz a série Backyardigans, dentre outros convidados.

Para saber mais, visite o site oficial do evento, em www.granimado.com.br.

Publicado em HQManiacs.com

No comments: