10.11.08

Pedro Martinelli lança Gente x Mato



O fotojornalista Pedro Martinelli lança, no dia 11 de novembro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o livro “Gente x Mato”, da editora Jaraqui.

A publicação se propõe a trazer algumas das razões para a devastadora ocupação da Floresta Amazônica e resultados das políticas públicas adotadas desde a ocupação da região até os dias de hoje

A obra começa com uma provocação: na contracapa, a reprodução de um anúncio dos anos 70, veiculado na imprensa nacional pelo governo brasileiro. Sob o título “Chega de lendas, vamos faturar”, a Sudam conclamava: “Há um tesouro à sua espera. Aproveite. Fature. Enriqueça junto com o Brasil”.

As viagens de Martinelli à região tiveram início na década de 70, quando, sob o comando dos militares, foi iniciada a exploração da Amazônia e também a construção da Cuiabá-Santarém.

O fotógrafo conheceu a região como integrante de uma expedição liderada pelos irmãos Villas-Boas e registrou, para O Globo, o primeiro contato com os índios Panará, imagem que ganhou a mídia mundial.

“Gente x Mato” tem 168 imagens, formato tablóide e colaboração do jornalista e roteirista Marcelo Macca e do designer Ciro Girard.

Está subdividido em 9 capítulos: Moda; Ferramentas; Visite a Amazônia; Amazônia de quem?; Profissões; Compras; Comida; Solidões e Troncos.

www.pedromartinelli.com.br

Lançamento “Gente x Mato”
Local: Livraria Cultura – Cjto Nacional
Av. Paulista, 2.073
Data: 3ª feira, 11/11
Horário: das 19h às 21h30
Preço: R$ 50

Venda exclusiva: Livraria Cultura
www.livrariacultura.com.br

Fonte: CCSP

No comments: