19.2.09

Exposição “Diálogo concreto – Design e Construtivismo no Brasil"

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a exposição “Diálogo concreto – Design e Construtivismo no Brasil" pode ser conferida pelo público de São Paulo. A mostra, que reúne trabalhos como designers de artistas plásticos brasileiros que participaram das vanguardas construtivistas nas décadas de 1950 e 1960, fica aberta na Caixa Cultural de São Paulo até o dia 8 de março.

Entre os destaques estão as embalagens criadas por Lygia Pape, ao longo dos anos 1960, para os biscoitos e massas Piraquê. Lygia aplicou no desenho das embalagens os principais jogos óticos usados pelo construtivismo. Outras embalagens importantes foram as feitas por Alexandre Wollner para as sardinhas Coqueiro, em 1958. O público terá a oportunidade de ver o estudo para o logotipo e sua aplicação nas latas.

A mostra traz ainda obras de outros artistas que aplicaram em seus trabalhos como designers princípios visuais, estéticos e conceituais do construtivismo, como Abraham Palatnik, Almir Mavignier, Aluisio Carvão, Amilcar de Castro, Antonio Maluf, Geraldo de Barros, Mary Vieira, Willys de Castro e Lygia Clark, que está presente com a maquete “Construa você mesmo o seu espaço para viver”, de 1960.

A curadoria é de Daniela Name.

Serviço
Caixa Cultural de São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro), São Paulo.
(11) 3321-4400
www.caixacultural.com.br

Entrada franca

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE: Rede Design Brasil

No comments: