23.3.09

Homenagem ao desenhista Will Eisner em São Paulo

Exposição, que terá abertura na sexta-feira (27), homenageia o desenhista norte-americano Will Eisner (1917-2005), artista de histórias em quadrinhos e criador do personagem que se transformou em longa, "The Spirit", em cartaz nas telonas no Brasil.

A mostra "Em Torno de Will Eisner", que acontecerá em São Paulo, no Sesc Vila Mariana, traz itens do acervo do especialista em quadrinhos Álvaro de Moya, que conheceu Eisner em 1958 e recebeu o artista nas cerca de sete visitas que fez ao Brasil.

Serão exibidos 26 painéis de 90 X 60 cm, com imagens e legendas do personagem "The Spirit", desenhos originais, edições norte-americanas das revistas "The Spirit" e de outras publicações.


Haverá a exibição contínua de um vídeo com depoimento de Álvaro de Moya sobre sua relação com Eisner e a carreira do quadrinista.

O projeto "Quadrinhando", que a cada trimestre disponibiliza para leitura novas publicações de HQs, trará edições atuais das graphic novels de Eisner em português, da década de 70 aos anos 2000: O Complô, Fagin, O Judeu, A Força da Vida, O Nome do Jogo, entre outras.

No dia 27, haverá ainda bate-papo com a participação de Álvaro de Moya e do jornalista Jotabê Medeiros. O debate será precedido da exibição do documento "Will Eisner - Profissão Cartunista", produção do SescTV.

No dia 28, o projeto realiza a projeção do filme "Scarface, a Vergonha de uma Nação (1932)", de Howard Hawks, drama policial baseado na vida de Al Capone, um dos mais poderosos gângsteres de todos os tempos.

O objetivo é mostrar a relação entre a estética da produção de Will Eisner nos anos 40 e 50 e a dos clássicos do cinema noir.

Leia mais sobre o assunto aqui.

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE: CCSP

No comments: