8.4.09

Tátil Design conquista ReBrand 2009 com projeto para a Energisa



O projeto de desenvolvimento da nova marca e posicionamento do Grupo Energisa, especializado em geração e distribuição de energia, rendeu à agência brasileira Tátil e ao cliente o Prêmio ReBrand 2009, referência no mercado mundial de branding. Os jurados reconheceram a excelência do trabalho da agência para renovar a imagem da centenária empresa e unificar a comunicação das cinco distribuidoras do grupo: Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (Cenf); Empresa Energética de Sergipe S.A. (Energipe); Companhia Energética de Borborema (Celb); Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa) e a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (CFLCL).

O prêmio ReBrand reconhece mundialmente os melhores projetos de reposicionamento de marca e conta com um grupo de conceituados jurados que se renova a cada ano. Este ano, participaram mais de 40 empresas de 21 países. A Tátil conquistou o primeiro lugar na categoria Distinction. “A conquista do ReBrand representa o reconhecimento internacional da nossa metodologia de branding, que passa por um amplo mergulho no universo das pessoas, da marca e do mercado, para a criação de um posicionamento único”, ressalta Tânia Savaget, diretora do Núcleo de Inspiração da Tátil.

Para revitalizar a marca e o posicionamento da empresa, um grupo de profissionais da Tátil realizou pesquisas com funcionários, analistas do mercado financeiro e clientes no Rio de Janeiro, Aracaju, João Pessoa, Cataguazes e Nova Friburgo. “Era preciso destacar a competência, a capacidade de adaptação e conquista como atributos de um grupo forte, consistente e comprometido com as pessoas, com o desenvolvimento das regiões onde atua e com o meio ambiente”, afirma o sócio e diretor de Criação da Tátil, Fred Gelli. “Mais que gerar, distribuir e comercializar energia elétrica, a nova marca deveria enaltecer o trabalho conjunto, que amplia possibilidades, estimula a imaginação e transmite conforto e segurança”, destaca.

Com o intuito de substituir a imagem fragmentada e divergente por uma identidade forte e única, a agência de branding e design realizou ainda auditorias de materiais de comunicação, estudo das tendências dos mercados - nacional e internacional - de energia e análises comparativas de mercado. “Foi um desafio envolver o board de todas as empresas do grupo, entender o momento de cada uma delas e construir um posicionamento que trazia um pouco de cada uma. Além disso, tivemos que estudar o mercado de energia em um momento estratégico para esse segmento em todo o mundo”, explica Tânia Savaget.

Além da nova marca, essência e posicionamento, o projeto de branding, desenvolvido pela Tátil, inclui ainda criação do BranDirection (ferramenta que define os pilares e atributos direcionadores da comunicação), das expressões da marca (linguagem visual e verbal) e criação e desenvolvimento de materiais de comunicação para diversos pontos de contato da marca: conta de luz, papelaria, frota de veículos, uniformes, site, fachada e ambientação da loja.

“Utilizamos formas mais fluidas, suaves e humanizadas para revitalizar a marca. A nova tipografia foi customizada para valorizar as aplicações exclusivas. E o símbolo, derivado da marca atual, foi desenvolvido a partir de inspirações em formas dinâmicas, caminhos que se encontram, união das empresas em torno de um mesmo foco, fluxos de energia e de movimento”, conclui Roberta Gamboa, diretora de Criação e Branding da Tátil.

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